sábado, 28 de junho de 2008

Vítor Fonseca ganha 4ª edição de Dança Comigo!


Num espectáculo pleno de ritmo, luz e cor

Vítor Fonseca ganha a 4ª edição de Dança Comigo


Eram 8 os concorrentes nesta final de seus nomes: Vítor Fonseca, Marta Cruz, João Correia, Carla Chambel, David Mesquita,Marta Fernandes, Rui Unas, Sofia de Portugal.
A luta foi renhida e dificil ao júri avaliar o desempenho dos concorrentes, cheios de vigor e de ... vontade de ganhar!
A tarefa das pontuações coube hoje a : S.José Lapa, Eunice Muñoz, Diogo Infante, Rita Blanco e Marco de Camilis.
As danças a interpretar foram a rumba, a salsa, o samba , a valsa , o tango e o sempre apreciado pasodoble.
E foi agradavel de ver o entusiasmo dos concorrentes e o vigor que deram às suas interpretações.
Mas não foi só disto que viveu esta Final.
A organização presenteou-nos com a exibição de dois tipos de Dança, bem diferentes mas ambos excelentes.
Telmo Moreira, o menino português que sonhou ser bailarino e hoje estuda em Nova Iorque, interpretou de forma admirável " Danças Ocultas", uma mistura de ritmo africano em bailado moderno.
Em jeito de contraponto dançam os Campeões do Mundo de Danças de Salão, Sergej e Katerine.
Uma exibição que abrilhantou a festa!
Uma novidade: Raquel Tavares, uma fadista muito jovem mas de nome já bem conhecido vai representar Portugal no Festival de Dança da Eurovisão.
E depois desta animação em boa hora conseguida, dançaram os finalistas dos finalistas: Vítor Fonseca, um DZRT que já foi e Marta Fernandes, uma Chiquitita que também já não é.
Mas isso pouco importa. Ao som do trepidante YMCA com uma coreografia estonteante, os dois finalistas deslumbraram os 8.000 espectadores que enchiam o Campo Pequeno.
Nesta altura e felizmente para o juri é já o público que decide e decidiu por Vítor Fonseca.
Foi um espectáculo que correu bm, com elevado nivel de qualidade. Falando com o Director de Programação, Dr. José Fragoso, também ele acentuou a beleza do espectáculo e a forma ordeira como tudo se processou.
A tarefa da apresntação coube mais uma vez a Catarina Furtado.
Está de parabéns a RTP. Foi um bom final para este espectáculo que semanalmente pudemos acompanhar .

Agenda da Byblos para Julho


NOVAS OBRAS A SEREM
APRESENTADAS NA BYBLOS


Segunda-feira, 30 › 18h30 › Lançamento
Julieta Monginho, Helena Roseta (Apresentação), Carmen Dolores e José Manuel Mendes (Leitura de excertos)

A Terceira Mãe


Julieta Monginho tem já um lugar próprio no meio literário nacional.

Estreou-se na escrita em 1996, com Juízo Perfeito, que mereceu o imediato reconhecimento dos leitores e da crítica.

Seguiram-se outras obras, como A Paixão Segundo os Infiéis (1998), À Tua Espera, vencedora do Prémio Máxima de Literatura, em 2000, Dicionário dos Livros Sensíveis, Onde Está J.? e A Construção da Noite.

O seu mais recente romance, A Terceira Mãe, será agora apresentado ao público, nesta sessão de lançamento na Byblos Amoreiras.
Edição: Campo das Letras


Segunda-feira, 30 › 21h30 › Lançamento
António Victorino D'Almeida

António Victorino D'Almeida

Um encontro com a música de António Victorino D'Almeida, reunida nesta nova edição integrada no projecto Antologia da Música Portuguesa, da Numérica.


O CD António Victorino D'Almeida, que dá o mote para a conversa com um dos mais conhecidos compositores e divulgadores da cultura musical no nosso país, reúne quatro obras sinfónicas: O Judeu, Memórias de Amanhã, Abertura Clássica e Sinfonia N.º 1, esta última dedicada ao Sport Lisboa e Benfica.
Edição: Numérica


Quarta-feira, 2 › 18h30 › Encontro com...
Filomena Marona Beja
, Annabela Rita (Apresentação)

Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLB 2007 na Byblos

Este é um novo espaço de encontro entre leitores e escritores portugueses na Byblos Amoreiras, com a leitura de obras pelo próprio autor.


Para começar, Filomena Marona Beja aceitou um diálogo em torno do seu mais recente livro, A Cova do Lagarto, galardoado com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e Direcção-Geral do Livro e da Biblioteca 2007.
Este romance retrata um homem que marcou uma época, Duarte Pacheco, o mítico ministro das Obras Públicas do Estado Novo.
Edição: Sextante


Quinta-feira, 3 › 18h30 › Lançamento
Isabel Girão, José de Medeiros (Apresentação)

Reflexões de uma Cristã a Partir d'O Código da Vinci


Isabel Girão assume-se como uma cristã que se reaproximou da Igreja, depois de um período de afastamento. A curiosidade levou-a a pesquisar áreas como a Meditação Transcendental, o Reiki, a Rosa-cruz, o Budismo e a Cabala Mística, estando actualmente a estudar Esoterismo Bíblico.

Um somatório que deu origem a este seu primeiro livro, uma obra única que, evitando o dogmatismo, "deixa ao juízo do leitor, em última instância, a livre escolha (…), a partir dos elementos de reflexão que a autora (…) vai expondo ao longo do seu texto."
Edição: Roma Editora

Million Dollar Lips festeja primeiro aniversário!!!


O projecto Million Dollar Lips comemora o seu primeiro aniversário no próximo dia 3 de Julho e, para comemorar esta importante data, vai realizar um concerto inesquecível no Cine Teatro João Mota em Sesimbra.
Este será um concerto com muitas surpresas, com especial destaque para a estreia ao vivo do seu mais recente membro Gambler na Bateria, convidados especiais, entre outros.
O concerto terá início ás 22.00 horas
Para comemorar este momento especial, a SprayMusic promoveu uma forte remodelação no myspace da banda.
.

Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira



Até 3 de Julho, em Vila Franca de Xira
XIX Semana da Cultura Tauromáquica


A cidade de Vila Franca de Xira está a acolher até 3 de Julho, a realização da XIX Semana da Cultura Tauromáquica, numa organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Clube Taurino Vilafranquense, com o apoio do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.


A Semana da Cultura Tauromáquica, que iniciou no passado Sábado, dia 28 de Junho, visa homenagear a Festa Brava e toda a Cultura envolvente, assumindo-se, por isso, como uma das mais importantes referências na agenda dos aficionados.

2.ª Feira - 30 de Junho

21.30 Horas - Clube Vilafranquense
Conferência “Família Salgueiro, 5 Gerações de Cavaleiros Tauromáquicos”
Moderador: Vítor Escudero, crítico taurino
Oradores: Fernando Salgueiro, João Salgueiro, João Salgueiro da Costa e o apoderado,
António Manuel Cardoso


3.ª Feira - 1 de Julho

21.30 Horas - Salão Nobre dos Paços do Concelho
Conferência: “História da Dinastia Bienvenida”
Intervenientes: Elementos do Círculo Taurino Amigos da Dinastia Bienvenida
Juan de Lamarca – Ex-presidente da Praça de Toiros de Las Ventas (Madrid)
Miguel Bienvenida – Filho do Maestro Angel Bienvenida

O Círculo Taurino Amigos da Dinastia Bienvenida irá homenagear:

Augusto Gomes, José Júlio, Mário Coelho, Ricardo Chibanga, José Falcão, Victor Mendes, Maria da Luz Rosinha (Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira), Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, Escola de Toureio José Falcão e Clube Taurino Vilafranquense (pelo 25º Aniversário)

X-Wife actuam em Portugal


X-WIFE estão de volta!


Os X-WIFE lançam um vinil de 7 polegadas intitulado “On the Rádio” .

É uma edição limitada a 525 exemplares e que inclui o novo single da banda “On the Rádio” e o tema “Turn Around” um exclusivo do lançamento.

Os dois temas contam com a participação especial de Raquel Ralha dos Wraygunn.

A produção é dos X-WIFE e Zé Nando Pimenta

O grafismo esteve a cargo do vocalista João Vieira.

Este lançamento antecede a edição do terceiro álbum de originais “Are you ready for the Blackout?”, prevista para final de Setembro de 2008.

Mad Caddies em Alvalade- não é futebol!!!!


MAD CADDIES (EUA)

29 Junho – Sala Tuatara (Alvalade - Lisboa)


Fazendo praticamente parte da família, não só pelo seu som, mas também pela ligação criada com o nosso publico ao longo destes anos, a Xuxa Jurássica Produções tem o prazer de apresentar os norte-americanos Mad Caddies, que regressam a terras lusitanas depois de terem encabeçado a Vans Club Tour 2006 e de terem praticamente esgotado a Discoteca Bauhaus no Jurassic Summer Party 2007.

Na bagagem, a banda traz o seu último trabalho de originais, intitulado "Keep It Going", cuja produção ficou a cargo de Wayne Jobson (No Doubt, Gregory Isaacs, Toots & the Maytals) e que conta com a participação especial da lenda do reggae, Duckie Simpson (Black Uhuru), numa versão do tema "Riding For a Fall" de Delroy Wilson.
Com lugar na Sala Tuatara, em Alvalade, (Lisboa), um local que tem vindo a receber grandes espectáculos, no próximo dia 29 de Junho, os Mad Caddies vão-se fazer acompanhar pelos portugueses Humble com o seu som descontraído e quente, continuando a promover o seu ultimo trabalho "Get Up" lançado pela Sons Urbanos Records e os puros e ambiciosos Banshee And Something Else We Can´t Remember, ainda em promoção do seu álbum de estreia "This Palce IS a Zoo" lançado pela Raging Planet Records.

O início está agendado para as 22 horas

Raquel Tavares vai cantar no Estoril e em Valença


Depois da experiência cultural única que viveu no início de Junho, quando actuou pela primeira vez na América do Sul (Uruguai, Chile e Argentina), a fadista Raquel Tavares vai actuar em terras lusas, no próximo mês de Julho para, no mês seguinte, voltar a (en)cantar Espanha.

Na bagagem, a fadista leva o seu mais recente álbum, "Bairro", editado no dia 5 de Maio, bem como alguns temas do disco de estreia homónimo que a deram a conhecer ao grande público como, por exemplo, "Fado Lisboeta".
Assim, no dia 5 de Julho, a vencedora do Prémio Revelação Amália Rodrigues 2006 actua em Valença, no âmbito da Expominho 2008 - Feira das Artes, Saberes e Sabores, quando forem 21:30h.
O certame, que já vai na sua 8ª edição, decorre entre os dias 3 e 6 de Julho no recinto da feira semanal.
No dia 11 de Julho, é a vez da Feira de Artesanato do Estoril - FIARTIL aplaudir o fado de Raquel Tavares, quando forem 21:30h.
O evento, que festeja o 45º aniversário este ano, abre as portas já a partir de 5ª feira, dia 26 de Junho, para só as fechar no dia 31 de Agosto.
Como sempre, a FIARTIL decorre no recinto em frente ao Centro de Congressos do Estoril, de 2ª a 6ª feira, das 18h às 24h e, aos sábados, domingos e feriados, das 17h às 24h.

Hospital de Santa Maria da Feira vai "sorrir" melhor


Fundação Pintar um Sorriso -“Paint a Smile”-
vai colorir
o Hospital de S. Sebastião de Santa Maria da Feira


A Fundação Pintar um Sorriso recebe no Hospital de S. Sebastião, de Santa Maria da Feira, os irmãos Paiva depois de terem percorrido o trajecto de 1.900 Km em bicicleta entre Genebra e o Porto.

Os ciclistas, naturais de Santa Maria da Feira e a residirem em Genebra, chegam a Portugal bastante satisfeitos por terem cumprido o desafio lançado no passado dia 15 de Junho e que hoje termina, após 13 dias a pedalarem entre as duas cidades.
As paredes do Serviço de Pediatria – Internamento, Consulta Externa e Urgência – do Hospital de S. Sebastião, de Santa Maria da Feira, vão receber um mundo mais colorido com pinturas do imaginário das crianças.


A Fundação Pintar um Sorriso lançou uma campanha de angariação de fundos, em princípios de Junho, junto da população e de empresas para decorar o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, e a Escola La Petite Arche, para crianças com deficiência, em Genebra.

Agora é a altura de reunir e começar a realizar os projectos para os pintores decorarem as paredes do Hospital de S. Sebastião. Pode, ainda, fazer a sua doação através do NIB – 0079 0000 3676 7615 10195 – da conta “Pintar um Sorriso”, da Liga dos Amigos do Hospital de São Sebastião.
A missão da Fundação Pintar um Sorriso é melhorar o ambiente hospitalar de modo a reduzir a angústia e desdramatizar a situação das crianças que passam por estas unidades transformando as paredes brancas em desenhos muito coloridos, agradáveis e acolhedores.
O sorriso de uma criança é o mais importante!

A Fundação Pintar um Sorriso, “Paint a Smile”, já decorou as paredes de 54 hospitais, em 13 países.

Em Portugal já foram pintados o Hospital D. Estefânia, em Lisboa, em 2004, o Hospital Maria Pia, no Porto, em 2005, o Hospital Distrital de Pombal, em 2006, o Hospital Garcia de Horta, em Lisboa, e o IPO, do Porto, ambos em 2007.

Com mais esta iniciativa, o Hospital de S. Sebastião, de Santa Maria da Feira, será o sexto hospital a ter as suas paredes mais alegres.

Este sábado vá à Byblos a maior livraria do País


28 JUNHO . SÁBADO CHEIO DE MÚSICA
NA BYBLOS AMOREIRAS


16h00
Anita em concerto para pais e filhos



19h00
Janez Škof canta 13 poetas eslovenos

Na RTP 2 hoje pode ver

Dia 28 de Junho 22:40h

NOS PASSOS DE MAGALHÃES







Ao longo de sete meses, percorrendo 15 países e atravessando três oceanos, Gonçalo Cadilhe seguiu a vida e as viagens de Fernão de Magalhães, o maior navegador português da História da Humanidade.



Da luminosidade equatorial das ilhas Molucas ao vento gelado da Patagónia, dos caminhos medievais de Espanha aos monumentos coloniais das Filipinas, da Lisboa de D. Manuel I ao Marrocos português de quinhentos, seguimos Gonçalo Cadilhe numa moderna e trepidante volta ao mundo.


Com a imprescindível mochila às costas e o polegar estendido, apertado nos autocarros precários do terceiro mundo ou sentado em tascas onde o prato do dia é cão esquartejado com molho de malaguetas, Gonçalo Cadilhe propõe-nos um documentário algures entre um programa de viagens e um programa de História universal, com uma abordagem divertida, despretensiosa e informada.



A versão televisiva "Nos Passos de Magalhães" resultou de uma ideia de Daniel Deusdado e Nuno Artur Silva, a partir da viagem desenhada por Gonçalo Cadilhe.


Uma expedição que se tornou numa singular série televisiva de oito episódios nunca antes realizada.


Cinco séculos depois, o feito de Magalhães continua – apesar de considerado um dos mais notáveis de toda a história da navegação – relativamente pouco explorado.



Gonçalo Cadilhe segue a rota do navegador, mostra as terras e as gentes que ele terá visto e revela-nos quem era o homem que realizou a primeira viagem de circum-navegação.




Último Programa -


Quando Magalhães chega às Filipinas constata a verdadeira dimensão da Terra.



E descobre uma verdade terrível. Será que Magalhães não pode regressar à Europa?


Será que procura a morte na batalha de Mactan? Das Filipinas a Sevilha, Gonçalo Cadilhe regressa ao ponto de partida.




23:35h – A MULHER ABSOLUTA -


«PAT AND MIKE»




George Cukor reuniu o irresistível par Katharine Hepburn-Spencer Tracy numa comédia desportiva e de conflito de personalidades.


Pat Pemberton, uma decidida e atlética professora de um liceu na Califórnia, participa em várias provas desportivas, onde nunca consegue bons resultados quando o seu noivo está presente.


Um dia, conhece num torneio de golfe Mike Conovan, um promotor desportivo de meia-idade, que repara na sua potencialidade e aceita ser o seu agente.


Pat começa a obter alguns sucessos no golfe e no ténis, pelo menos quando o noivo não está presente, e por fim apaixona-se por Mike.




"A Mulher Absoluta" foi o sétimo filme da celebérrima dupla Hepburn-Tracy que, sob as ordens de George Cukor e com argumento de outra dupla lendária em Hollywood, Garson Kanin-Ruth Gordon, terá aqui alcançado um dos momentos mais perfeitos dos seus fabulosos choques de personalidade em cinema.


Desta vez, Hepburn é uma ginasta de grandes dotes e Tracy um promotor desportivo, hábil e oportunista, que decide lançá-la em torneios de golfe e ténis.


Uma comédia em atmosfera desportiva que vive do delicioso, espirituoso e irresistível relacionamento entre Katharine Hepburn e Spencer Tracy, num filme de Cukor que obteve um estrondoso sucesso no início dos anos 50


Autoria: Ruth Gordon e Garson Kanin


Produção: Lawrence Weingarten


Realização: George Cukor

Fotografia: William Daniels

Companhia do teatro do Mar no Mimarte em Braga


"Nusquam" Festival de Teatro de Braga

MIMARTE LEVA TEATRO DO MAR À ARCADA


A Companhia Teatro do Mar, de Sines, estreia este sábado (28 de Junho, 21h45) no "Mimarte - Festival de Teatro de Braga", a peça "Nusquam".

Da autoria e encenação de Julieta Aurora Santos, o trabalho dramático sobe ao palco da Arcada, espaço ao ar-livre de acesso gratuito.

"Nusquam", interpretado por Carlos Campos, Luis Mosteias, Sandra Santos e Sérgio Vieira, apresenta «o retrato possível do Homem contemporâneo na busca de si próprio e da sua razão de ser no mundo».

Especializada num género teatral designado por "teatro físico", o Teatro do Mar construiu este trabalho em torno de uma busca de modelos/ideais e do conflito gerado entre o idealismo e respectiva incapacidade de concretização de quatro personagens que, consequentemente, as isola e conduz a uma gradual ruptura com a realidade.

Tendo por objectivo constituir a base para uma reflexão sobre um sistema que através de ideais de beleza, status, competição ou, contrariamente, da exclusão social, têm vindo a provocar uma maior alienação e isolamento, "Nusquam" coloca em cena personagens que representam o limbo do Homem contemporâneo, cada vez menos predisposto ao questionamento e ponderação.

Fundado em 1986 como companhia de teatro físico, itinerante e vocacionada para audiências mais jovens, o Teatro do Mar diferencia-se pela linguagem multidisciplinar de carácter contemporâneo que aplica nas suas criações, agregando ao teatro outras artes como o novo circo, dança, música, artes plásticas e novas tecnologias, por forma a produzir uma significação comum e global.

Estreante no Mimarte, o Teatro do Mar já produziu mais de cinquenta produções teatrais que levou não só a festivais nacionais – FITEI (Porto), Imaginarius (Santa Maria da Feira), Festival Gil Vicente (Guimarães), entre outros – mas também a eventos internacionais, designadamente na Alemanha, Polónia e Espanha.

Teatro Nacional de D.Maria II estreia peça de Heiner Muller


TRÍPTICO + 1
ESTREIA 3ª-FEIRA, DIA 1 DE ABRIL ÀS 21H45

NA SALA ESTÚDIO DO TEATRO NACIONAL D MARIA II



O Teatro Nacional, em colaboração com o Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), estreia a 1 de Julho "Tríptico + 1", o exercício-espectáculo dos alunos finalistas da licenciatura em Teatro da ESTC., às 21h45, na Sala Estúdio.

A partir de textos emblemáticos da dramaturgia de Heiner Müller – "Margem Decrépita", "Material de Medeia", e "Paisagem com Argonautas", com tradução de Anabela Mendes e ainda o fragmento "Descrição de um Quadro", na tradução de João Barrento – este trabalho pretende convocar um conjunto de imagens e reflexões cénicas sobre a ruína e a barbárie, no indivíduo e na História.

Sinopse

"Tríptico + 1 é uma sequência de quadros cénicos que apresentam as catástrofes com as quais a Humanidade se ocupa, descrevendo uma paisagem violenta, cruel, apaixonada e até hilariante na sua prostração.
Um quadro onde o presente político e social de Heiner Müller se miscigena com o nosso, sob a ameaça da auto-destruição, e em permanente confronto com o íntimo desejo revolucionário de um outro mundo.

O espaço é o lugar comum, do eu colectivo, da memória e da imaginação, onde não há passado, presente ou futuro, apenas a vida condensada na raia do aniquilamento, onde emergem problemas e conflitos insolúveis.

Neste espaço autónomo, com regras próprias onde as coisas acontecem per si, libertas da causalidade aristotélica, rompe um teatro de manifestações contidas, angustiante e frenético, insólito e inoportuno, repugnante e sensível.

Heiner Müller
Heiner Muller (1929-1995) é considerado um dos maiores dramaturgos da segunda metade do século.

Comunista alemão radicado desde sempre em Berlim Leste, com 19 anos participa num concurso de peças radiofónicas.

Em 1951, ao contrário da família, fica na RDA, onde conhece Brecht, de quem herda várias teorias.

Homem profundamente ligado à prática teatral como dramaturgista e encenador, escreve, com Inge Müller, O Fura-Tabelas e A Correcção.

Em 1959, é dramaturgo no Teatro Máximo Gorki.

Em 1961, depois de proibida a encenação de A Emigrante ou A Vida No Campo em Berlim-Leste, Heiner Müller é expulso da Associação dos Escritores.

Em 1965, A Construção recebe duras críticas e é abandonado o projecto de encenação.
É por esta altura que trabalha sobre temas da Antiguidade Grega (Homero, Ésquilo e Sófocles), que traduz Shakespeare, Molière, Tchekov, Pogodin e Césaire e que escreve libretos para Paul Dessau.

Desta fase são Filoctetes (1958/64), Hércules (1964), Édipo Tirano (1966) e Os Horácios (1968). Nos seus últimos anos de vida, depois da reunificação da Alemanha, foi director do Berliner Ensemble.

Heiner Müller reclama um novo teatro didáctico, violento, que se insurja contra o esvaziamento do sentido da cultura e da vida social.

design de cena e produção JOSÉ ESPADA
dramaturgia ARMANDO NASCIMENTO ROSA

com FRAN GUINOT JOÃO ABEL MANUEL HENRIQUESRITA PIMENTEL RUBEN SANTOS SOFIA DINGERSOFIA GALLIS TIAGO VIEIRA

design de cena ANNA KUCEROVÁ CHRISTINA ROMIRER LENA GÄTJENS TOMÁS SCHIAPPA

dramaturgia ISABEL BARROS SÍLVIA ALBERTO VERÓNIKA DIANISKOVA

corpo e movimento LUCA APREA

voz MARIA JOÃO SERRÃO

guarda-roupa MESTRA OLGA AMORIM

produção CATARINA FERREIRA

gabinete de produção ESTC PEDRO AZEVEDO CONCEIÇÃO ALVES COSTA RUTE REIS


(créditos Pedro Azevedo )

Rock in Rio emite esclarecimento!


Em virtude das notícias publicadas no AmbienteOnline, de 26 de Junho e no Diário Económico, de 27 de Junho, a organização do Rock in Rio vem esclarecer qualquer mal-entendido que possa haver relativamente à instalação dos painéis solares no Palco Mundo.
A ideia inicial da organização era utilizar a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos instalados no Palco Mundo de ambas as Cidades do Rock, em Lisboa e em Madrid, e após o evento os painéis serem oferecidos às duas cidades para que permanecessem no Parque da Bela Vista (Lisboa) e na Cidade do Rock, em Arganda del Rey (Madrid).
Devido a algumas inviabilizações alheias à organização do Rock in Rio esta situação não avançou mas a organização do evento optou por mantê-los na cenografia do Palco Mundo, e esta informação foi comunicada em vários momentos, para sensibilizar quer o público que marcou presença na Cidade do Rock quer os milhares de pessoas que assistem à transmissão dos concertos (a nível nacional e internacional) para o tema das alterações climáticas que foi o tema escolhido para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.
Deste modo, a organização do Rock in Rio-Lisboa lançou um desafio a todas as escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de todo o país através do concurso "Rock in Rio Escola Solar" em parceria com o Ministério da Economia, DGEG e ADENE, Ministério da Educação, SIC Esperança, Lobo Solar, LG, BP e Global Notícias.
Foram seleccionadas 20 escolas dos vários distritos do país onde vão ser colocados ao todo 400 painéis fotovoltaicos que vão captar a energia solar para posteriormente ser vendida à rede pública, transformando-se em fonte de financiamento para projectos sociais ao longo de 15 a 20 anos.
Os 200 painéis solares utilizados no Palco Mundo vão ser instalados em 10 dessas escolas permitindo consciencializar alunos e professores de que o comportamento de cada um e de todos em conjunto pode contribuir "Por Um Clima Melhor".
Para além disso, os equipamentos instalados nas escolas incluem um ponto de informação interactivo, desenvolvido pela YDreams que inclui conteúdos educativos e informativos sobre energias renováveis e alterações climáticas, além de permitir monitorizar em tempo real a produção de energia dos 20 micro-sistemas instalados em todo o país e a contribuição para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.

O Expresso acordou no chão



Pouco passava das 8 da manhã quando os participantes do "Expresso das Nações" despertaram, iniciando-se de imediato os preparativos para a viagem, de autocarro, para Coimbra e Figueira da Foz.

Após o, tão desejado, banho matinal, algo que não acontecia desde a saída das suas casas, procedeu-se ao pequeno almoço e ao arrumar as mochilas e sacos cama.

A noite foi muito, mas mesmo muito, sossegada, tal não era o cansaço que os jovens tinham. A chegada ao Estádio do Mar, local onde estavam guardados os sacos cama e mochilas, aconteceu próximo das 00.30h, depois foi fazer, mais uma, caminhada até ao Pavilhão Óscar Lopes, local onde foi a, merecedida, dormida.

As caras dos jovens, esta manhã, já mostravam contentamento pelo descanso, pois antes do "recolher", durante a caminhada, ouvia-se "Já não aguento!", "Estou todo partido!", "Isto é demais!", "Não posso mais com as minhas pernas!", "Nunca pensei que fosse tão duro!"
Eram 10h e os autocarros, que transportará os participantes, começaram a sair de Matosinhos em direcção à cidade dos estudantes.

O "Expresso das Nações" fará uma visita à Universidade de Coimbra programada para as 12.30h, seguido do almoço.

Hoje o grupo tem preparada uma festa de despedida na Figueira da Foz, uma vez que estamos na recta final da viagem.

Exposição de azulejaria no Casino Lisboa


Exposição ao encontro de outra arte
azulejo alicatado

Há mais de cinco séculos que a azulejaria ocupa uma posição de relevo entre as artes decorativas portuguesas.
Apesar de ao longo da sua história ter sofrido múltiplas influências, em Portugal essas influências caracterizaram-se pela riqueza cromática, a monumentalidade, o sentido cenográfico e a sua integração na arquitectura.
O termo azulejo “, derivado da palavra árabe “ al zulej “, significa pedra lisa e polida.
Com efeito, foi durante a ocupação árabe que os povos ibéricos tomaram conhecimento destas pedras lisas e polidas, que eram placas de barro cobertas de vidrado colorido e uniforme.

Estas placas eram então cortadas em fragmentos mais ou menos geométricos que depois eram recombinados em belos painéis decorativos.

Esta forma de cortar e trabalhar o azulejo, que era feita com alicate, foi desenvolvida e implementada pelos Mouros na Península Ibérica e esteve em voga durante os séculos XVI e XVII, embora em Portugal os exemplares deste género de azulejaria sejam escassos.
O trabalho que o autor da presente Exposição pretende mostrar é uma adaptação da técnica do azuledo “alicatado” aos materiais e ferramentas actualmente disponíveis.

O autor, José Freire, nasceu em 1946 no Fundão.
Há cerca de 20 anos inicia como autodidacta a sua própria arte, criando e recriando com pedaços de azulejos, variados tipos de quadros painéis e de peças decorativas.
As suas obras encontram-se, em larga maioria, na posse de particulares.
A exposição estará patente ao público na Galeria de Arte “Panorâmico” do Casino Lisboa, Piso 2, de 30 de Junho a 13 de Julho.

As obras poderão ser apreciadas, das 15 horas às 3 horas da madrugada, excepto às Sextas-Feiras e aos Sábados, cujo horário será das 16 horas às 04 horas da madrugada.

António Raposo apresenta concerto em Pirescouxe


Hoje, dia 28 de junho, pelas 22h.

Castelo de Pirescouxe (Santa Iria de Azóia – Loures)

António Raposo & Ensemble


Este projecto presta um tributo a temas clássicos que foram grandes êxitos desde a década de 40 até à actualidade, e que ficaram imortalizados pelas vozes de alguns dos nomes mais marcantes da música portuguesa de uma forma bem original, será uma interpretação conjunta e original de um ensemble de cordas de músicos consagrados (violoncelo – viola de arco - violinos) e o cantor António Raposo. Esta viagem musical passará por nomes que fizeram e fazem parte da nossa História musical e nos relembram o Portugal de outros tempos, carregado de nostalgia e glamour.

Estes temas musicais ficaram conhecidos por vozes como: Amália, Paulo de Carvalho, Carlos Ramos, Tristão da Silva, Carlos do Carmo, Max, Tony de Matos, Carlos Paredes, Trovante, Madredeus, entre outros.

Onda Jazz recebe os Roda de Choro


Ondajazz
Dia 28 (Sábado)23H00




Roda de Choro


Múcio Sá - bandolim e cavaquinho


Carlos "bisnaga" Lopes - acordeão


Nuno Gamboa - violão de 7 cordas


Alexandre "barriga" Santos - percussão

Na noite de sábado, 28 de Junho, os músicos da Roda de Choro de Lisboa voltam a formar o semi-círculo para fazer girar os pares no Onda Jazz, por entre rodadas de bebidas frescas!

Esta assembleia musical convoca os pares mais atrevidos para umas voltas e contravoltas de dança, fazendo uma circunferência completa pelo seu reportório de choros com sabor de riso redondo, apertando o cerco em volta do círculo de bailes estonteantes do circuito musical do Rio dos nossos avós.

É pois à volta dessa doce nostalgia de um Brasil desaparecido que a Roda ressuscita toda a arte dos mestres – nunca é demais recordá-los – Waldyr Azevedo, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e seus pares, trazendo à cena todo o ritmo e todo o frenesim que agora animam as melhores festas da Lisboa desta Roda de Choro.

Voces Caelestes canta em S.Nicolau


O grupo vocal Voces Caelestes apresenta-se no Domingo,

29 de Junho, às 16.00,

na Igreja de São Nicolau, em Lisboa.


Sob a direcção do maestro Sérgio Fontão, será interpretado o ciclo de madrigais espirituais Lagrime di San Pietro (Lágrimas de São Pedro), a última e genial obra de Orlando di Lasso (1532-1594), um dos mais ilustres compositores da Renascença.
O concerto encerra o ciclo Concertos de Música Sacra nas Igrejas da Baixa-Chiado.

Voces Caelestes é um grupo vocal de constituição variável, de acordo com as exigências das obras a interpretar.

Esta característica, aliada à vasta experiência dos cantores profissionais que o integram, permite ao grupo abordar um extenso repertório, que se estende da música medieval à criação musical contemporânea.

As Voces Caelestes estrearam-se, com grande êxito, em 1997, na produção da ópera Platée, de Rameau, que assinalou a reinauguração do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa.

Dirigido desde o início por Sérgio Fontão, o grupo, que se tem distinguido pela grande qualidade das suas prestações, tem sido chamado a colaborar com maestros como Harry Christophers e Peter Schreier, entre outros.
Como director ou membro de diversos agrupamentos vocais e instrumentais, Sérgio Fontão tem desenvolvido uma intensa actividade, que o tem levado a inúmeros pontos do País, mas também a Espanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Áustria, Itália, Malta, Brasil, Argentina, Uruguai, EUA, Canadá, Índia, Japão e China.

Actualmente, além do grupo Voces Caelestes, dirige, entre outros, o Coral Vértice, fundado em 1974 por cantores do Coro Gulbenkian.

Os Slide uma banda do Porto que promete


Os Slide são um grupo de música cantada exclusivamente em português.
É praticamente impossível ficar indiferente a este grupo do Porto, nomeadamente nesta fase em que muito se fala da qualidade (ou da falta desta) da música realizada em Portugal.
Estão numa fase promocional do single «sopro ausente» (rádios e concertos) mas se quiserem saber mais sobre eles podem fazê-lo em http://www.slide.pt/
daniel fontoura voz
daniel mota baixo
miguel botelho guitarra
nuno costa teclados
josé santos bateria

Exposição sobre presença portuguesa no Brasil






FORTIFICAÇÕES PORTUGUESAS NO BRASIL - Séculos XVI a XVIII



Por Aline Oliva e Mário Bertoncini

Dia 1, Terça, 18h30, na Casa da América Latina (até 31 de Julho)
(visitas entre as 10-13h e as 14-18h)



Imagens de fortes e fortalezas do sistema defensivo construído pelos engenheiros militares ao serviço da Coroa Portuguesa, na extensa costa e nas regiões de fronteira – que desempenharam papel fundamental na arquitectura, na ordenação e na consolidação territorial – do Brasil.

Há duzentos anos, quando a Família Real desembarcou no Rio de Janeiro, este impressionante conjunto patrimonial luso-brasileiro já possuía três séculos de história…

Aline Oliva, arquitecta e urbanista, dedica-se ao estudo destas fortificações no âmbito do seu Mestrado em História da Arte, Património e Teoria do Restauro, na Universidade de Lisboa. Mário Bertoncini é economista e fotógrafo, com formação pela UNICAMP e USP.

O seu trabalho, diversas vezes premiado, recebeu uma Menção Honrosa no II Concurso Fotográfico Yage – XICÓATL, em Salzburg (2006).