quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dia da Criança no Odivelas Parque



NO ODIVELAS PARQUE PODES GANHAR PRÉMIOS NO DIA DA CRIANÇA

Dia da Criança no Braga Parque



Para comemorar o Dia da Criança, o Braga Parque apresenta nos próximos dia 30 de Maio às 10h30 e às 15h00, e no dia 1 de Junho às 16h00 a peça de Teatro "A Bela Adormecida" da Companhia de Teatro Magia e Fantasia.
A Bela Adormecida é um conto de fadas, criado pelo escritor francês Charles Perrault, sobre uma princesa que é enfeitiçada para dormir até que um príncipe encantado a desperte com um beijo de amor.

Museu do Neo-realismo em Vila Franca de Xira



“Encontros e Desencontros”
com Fernando Rosas
no Museu do Neo-Realismo


No âmbito da sua programação cultural, o Museu do Neo-Realismo apresenta para
o próximo Sábado, a seguinte sugestão:
31 de Maio - 17.00 Horas
“Encontros e Desencontros com o Neo-Realismo”
Convidado
: Fernando Rosas
Tema: Evocação do Maio de 68

Dia Mundial da Criança em Vilamoura

Vila Sol assinala o Dia Mundial da Criança com exposição de pintura infantil



O Vila Sol Vilamoura Spa & Golf Resort inaugura, no dia 30 de Maio, a exposição de pintura infantil “Os Gatos”, associando-se às celebrações do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho.

A exposição, patente na galeria de arte do hotel até 7 de Junho, inclui pinturas de crianças e adolescentes de diversas nacionalidades, com idades compreendidas entre os quatro e os 17 anos.

As crianças são alunas da professora Natália Yaskevich, que dirige a galeria Artidea, que tem como objectivo principal a divulgação da pintura junto de crianças e jovens.

Natália Yaskevich vive e trabalha desde 2001 no Algarve, tendo frequentado a Universidade de Belas Artes em Vitebsk, na Bielorrússia, entre 1994 e 1999.

.

A Caminho de Santiago, uma iniciativa na Póvoa do Varzim


A Caminho de Santiago



Depois do sucesso das edições anteriores, o Museu Municipal e o Albergue do Peregrino organizam, no dia 31 deste mês, mais um percurso A Caminho de Santiago, desta vez de São Pedro de Rates à Barca do Lago, em Esposende.

Os interessados em participar nesta etapa do Caminho de Santiago, e assim ser peregrino por um dia, devem inscrever-se previamente no Museu Municipal, através do telefone (252 090 002) ou email (museu@cm-pvarzim.pt) .

Esta é também uma forma de conhecer os vários lugares e monumentos históricos que ficam neste troço do Caminho, para além de proporcionar excelentes momentos de convívio.

Para os mais corajosos, são 15 quilómetros a pé, que se iniciam às 14h30, com ponto de encontro na Igreja Românica de Rates e que, se tudo correr dentro do previsto, terminarão, aproximadamente, às 19h00, na Barca do Lago.

Aqui estará um autocarro para trazer de volta os "peregrinos" ao albergue de São Pedro de Rates, onde haverá o tradicional Jantar-convívio no Albergue / Casa do Lavra­dor de Rates, animação com música tradicional e, a também tradicional queimada Galega, acompanhada da tarte de Santiago.

A participação nesta iniciativa é gratuita, devendo os participantes levar o seu próprio lanche e água, bem como calçado apropriado para marcha.

A passagem pelas diversas etapas do percurso será assinalada através de carimbos, numa credencial de peregrino, simulando uma verdadeira peregrinação, entre S. Pedro de Rates e Barca do Lago.

" Quem nunca escreveu a lápis? " de Rosa Guedes


Quem nunca escreveu a lápis?


É esta a pergunta que dá nome ao livro de Rosa Guedes, que será lançado no próximo dia 31, às 16h00, no Diana Bar.

Sobre o livro, a autora escreve que :

"O lápis é essencial no meu dia-a-dia. Ainda que, actualmente, não esteja muito em voga, continuo a utilizar o lápis: sublinho no livro as frases que pretendo registar na alma. Também é um bom delator da insegurança seja do texto, da grafia ou do desenho, pois, facilmente, posso corrigir sem deixar rasto da incerteza ou indecisão ou até da alteração do pensamento. Gosto imenso de afiar os lápis de cor, de sentir o cheiro da madeira e do graffiti soltos nos leques de lápis, suspensos no afia prateado Lus. E, de seguida, colocá-los num copo transparente com os bicos afiadíssimos, virados para cima. Assim, arrumadinhos e prontos a dar asas à minha imaginação."


Rosa Guedes é já uma autora conhecida entre os poveiros pois lançou na Póvoa, em Outubro do ano passado, o livro Clara toma chá com a consciência.

Natural de uma pacata aldeia do distrito de Viseu, Rosa Guedes fez o seu percurso escolar e académico em Coimbra, onde viveu até 1986.

Actualmente, reside na Póvoa de Varzim. Além de leccionar Português e Francês no ensino secundário, já publicou livros de apoio à análise de obras francesas para esse nível de ensino, bem como traduções de textos literários franceses e espanhóis.

Interessa-se também pela dinamização de bibliotecas escolares e pelo estudo comparativo dos sistemas educativos e de ensino europeus e nipónicos, tema a propósito do qual já organizou, com reconhecido entusiasmo e profissionalismo, seminários, congressos e jornadas.

" A Gorda " continua em cena no Villaret



PROLONGAMENTO DE CARREIRA
A GORDA
FAT PIG de NEIL LABUTE


encenação

AMÂNDIO PINHEIRO

interpretação

CARLA VASCONCELOS

RICARDO PEREIRA

MARIA JOÃO FALCÃO

CARLOS ANTÓNIO



Devido ao sucesso que está a obter junto do público, o espectáculo “A Gorda – Fat Pig”, peça de Neil LaBute que nos confronta com os preconceitos de uma sociedade obcecada com a imagem e incapaz de ver o outro para além da sua aparência, vai prolongar a sua carreira no Villaret, onde estreou no passado dia 25 de Março numa cerimónia que assinalou também a reabertura daquele espaço histórico da cidade.
Com encenação de Amândio Pinheiro – cuja leitura do texto de LaBute tem sido unanimemente elogiada – este trabalho desloca-nos para o universo ‘yuppie’ e coloca-nos no seio de uma empresa onde gente jovem e ambiciosa compete sem tréguas pelo melhor lugar.
Um lugar onde a diferença simplesmente não é tolerada.

É aqui que Tomás (Ricardo Pereira), trabalha.

É, também, aqui, que a sua nova namorada, Helena (Carla Vasconcelos), vai ser alvo das mais cruéis perseguições.

E tudo porque tem peso a mais.

“Fat Pig”, que conta ainda com interpretações de Maria João Falcão e de Carlos António, está em cena de quarta a sábado às 21h30 e aos domingos ás 16h00.

Ciclo de Debates sobre a peça " Um Conto Americano"



Ciclo de Debates a propósito das temáticas do espectáculo
“Um Conto Americano” pelo olhar de…
“História e Sociologia”
Salão NobreTNDM II
29 de Maio
18h30




Sendo, actualmente, a transdisciplinaridade um paradigma emergente do século XX/XXI, esta iniciativa pretende transcender o universo fechado da ciência e das artes e falar sobre a multiplicidade de modos de conhecimento, seja na área do Teatro, História, Ciência, Economia, Política ou Justiça.

A exploração das vias abertas pelo diálogo entre o Teatro, a História e a Sociologia é o tema deste primeiro debate.

Partindo da temática contemporânea das relações entre o indivíduo, a ciência e a sociedade industrial, presente no texto de David Mamet, os quatro oradores convidados apresentarão uma perspectiva problematizante em torno dos factores históricos e sociológicos que serviram de matéria de criação ao dramaturgo americano: a crise americana dos anos 30, pós-depressão, e a Exposição Mundial de Chicago.

Sobre os oradores:

Professor Doutor Adelino Maltez (ISCPS)

Iniciou a sua actividade docente como assistente na Faculdade de Direito de Lisboa e no ISCSP. Doutorou-se, em 1990, com uma dissertação intitulada Ensaio sobre o Problema do Estado.

A partir do ano lectivo de 1997-1998, regressou à Faculdade de Direito como professor convidado, regendo as disciplinas de História do Pensamento Jurídico e de Filosofia do Direito.

É, desde 1999, Professor Catedrático do 1º grupo de disciplinas (jurídico-políticas) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Professor Doutor Hélder Santos Costa (ISCPS)

Coordenador do curso de pós-graduação em Estudos Islâmicos, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, é ainda membro do Conselho Consultivo do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação.

Professor Doutor Luís Reto (ISCTE)

Presidente do ISCTE, é doutorado em Psicologia Social pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica).

Membro do Departamento de Ciências da Gestão, com especialização em Metodologia e Comunicação, assinou obras colectivas como Porque nos Matamos na Estrada (2003) ou Voz Populi – O Estado da Opinião em Portugal (2002).

Professor Doutor Salvato Telles de Menezes (Fundação D. Luís I)

Actual administrador delegado da Fundação D. Luís I, assumiu, em 2007, a coordenação da programação do Lisbon Village Festival.

Deu início à sua carreira académica na Faculdade de Letras de Lisboa e foi Director de Programação do Festroia e Vice-Presidente e Presidente do IPACA – Instituto Português da Arte Cinematográfica e Audiovisual.

Tem ainda integrado o júri de vários festivais internacionais de cinema, entre os quais o de Istambul e o de Valência e editou algumas obras como autor e tradutor.

Póvoa do Varzim comemora Dia do Pescador


Biblioteca Municipal assinala

Dia do Pescador


A 31 de Maio comemora-se o Dia do Pescador, efeméride que a Biblioteca Municipal assinala com iniciativas que visam sensibilizar a comunidade para os problemas e desafios inerentes à arte da pesca e de toda a actividade marítima.

Sexta-feira, 30, às 21h30, será apresentado, no Diana Bar, o livro Portugal no Mar – Homens que foram ao bacalhau coordenado por Álvaro Garrido, Director do Museu Marítimo de Ílhavo.

A obra trata de uma saga fascinante que, de certo modo, simboliza o crepúsculo do "Portugal marítimo" – real ou imaginário.

O presente livro álbum pretende dar uma expressão territorial e aberta, visível e esteticamente exaltante, às memórias da pesca do bacalhau.

No mesmo dia, às 14h30, os mais novos terão oportunidade de conhecer melhor a vida de pescador num ateliê “Ser Pescador ontem, hoje e amanhã”, na Sala Infanto Juvenil da Biblioteca Municipal.

O Serviço Educativo da Biblioteca organiza um encontro com José do Amaral, pescador e formador da Forpescas, que irá falar da sua experiência profissional e das artes da pesca.

Boxnova no Centro Cultural de Belém



boxnova
dançaplay
31maio / 19h
sala de ensaio
CCB

Play é um trabalho surpreendente sobre os limites do humano e das possíveis e impossíveis manipulações do corpo e do ser.

Manipulando com que objectivo? Na procura do quê? Na tentativa de atingir a perfeição, porquê ensaiar em nós quando podemos experimentar nos outros?

Assim pensaria Yehudi, Gepetto ou Frankenstein e os autores de criaturas como Eduardo Mãos-de-Tesoura ou a clonada ovelha Dolly

Para além das brincadeiras com a realidade, as tentativas de ligação do humano com o objecto ou com o divino são viagens no tempo, loops, rewinds, viagens ao passado e ao futuro: jogos onde se cruzam personagens manipuladas e manipuladoras, sempre tentando modificar o outro, do inerte ao vivo, do vivo ao humano, do simplesmente humano até ao emotivo...


Criação e interpretação: Borja Fernández, Uxía P. Vaello

Assistência à criação: Madalena Silva, Antón Coucheiro

Técnico: Alfonso Castro

Figurinos: Clotilde Vaello

Couple Coffee & Band em Coimbra

Couple Coffee & Band
Young and Lovely – 50 Anos de Bossa Nova
30 de Maio às 22h00
FNAC Forum Coimbra
Couple Coffee & Band juntam-se às comemorações dos 50 anos de existência da Bossa Nova através de Young and Lovely, o sucessor de Puro e Co’As Tamanquinhas do Zeca. Gravado ao vivo no Musicbox em Lisboa, este trabalho recria dezassete temas clássicos de Bossa que pretendem homenagear não só o género e os seus autores, mas também grandes intérpretes como Elizeth Cardoso, Leny Andrade, Alaíde Costa, Claudette Soares, entre outros. Norton Daiello (baixo) e Luanda Cozetti (voz) são o núcleo criativo do projecto que inclui ainda Ruca Rebordão (percussão) e Sérgio Zurawski (guitarra).
Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Nancy Vieira apresenta novo disco



Nancy Vieira




A cantora cabo-verdiana Nancy Vieira vai deslocar-se a Cabo Verde para apresentar oficialmente o seu mais recente disco, “Lus”.

O espectáculo decorrerá Sexta-Feira, dia 30 de Maio, no Salão Nobre da Assembleia Nacional, na Cidade da Praia, e tem início marcado para as 21h30.

Já no dia 1 de Junho, às 18h15, Nancy Vieira sobe ao palco Sunset do Rock in Rio para cantar ao lado da Ala dos Namorados e de Rão Kyao.

Esta parceria em palco, surge na sequência da participação de Nancy Vieira no álbum “Mentiroso Normal” da Ala dos Namorados.


Nancy Vieira confirma-se como uma referência obrigatória do panorama da World Music quando em 2004 edita Segred, mas a afirmação do seu sucesso, junto dos nomes mais sonantes da música de Cabo Verde, vem acontecendo desde 1995, ano em que lança o seu primeiro disco, Nos Raça.

A princesa da voz de oiro, como a chamou Paulino Vieira, lança em 2007 o seu terceiro álbum, Lus, que aposta no cruzamento das sonoridades cabo-verdianas com sons de outras paragens, nomeadamente do Brasil, do Peru e de Cuba.

Nancy Vieira tem sido convidada a participar em discos e espectáculos de inúmeros artistas, de entre os quais se destacam Rui Veloso e Ala dos Namorados.

No âmbito da nova campanha de educação e sensibilização relativamente ao cancro do colo do útero, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, Nancy Vieira participou no recente cd "Mulher Passa a Palavra", cantando ao lado de inúmeras cantoras, tais como Rita Guerra, Mafalda Arnauth, Jacinta, Lúcia Moniz, entre outras.

Madonna de novo em Portugal!



THE WORLD'S TASTIEST SWEETHEART

AO VIVO EM PORTUGAL!




.Um dos nomes mais importantes de sempre na história da música, a cantora nova-iorquina, é considerada pelo Guinness como “A Mais Bem Sucedida Artista Feminina de Todos os Tempos”, circunstância à qual não serão certamente alheios os mais de 63 milhões de álbuns vendidos ao longo da carreira, só nos Estados Unidos.


Ao longo dos tempos, Madonna, manteve-se sempre artisticamente na vanguarda, sendo uma das principais responsáveis por ditar modas e direcções da música Pop.

A “Sticky and Sweet Tour” passa por Lisboa, numa altura em que o novo álbum “Hard Candy” anda nas bocas do mundo, tendo entrado directamente para o primeiro lugar do top em 27 países, incluindo Portugal.

A digressão, onde Madonna volta a juntar forças criativas com o director Jamie King, promete ultrapassar a previamente esgotada, “Confessions Tour”, em termos de produção, cenografia, tecnologia, coreografias, vozes, guarda-roupa e entretenimento constante.


A procura de bilhetes tem sido tão elevada em Paris, que foi acrescentada uma segunda data, dia 21 de Setembro. O concerto de Zurique já ultrapassou os 70 mil bilhetes vendidos, com as entradas a serem adquiridas em tempo recorde, tal como aconteceu em Vancouver, onde a actuação para 50 mil pessoas, esgotou em apenas 29 minutos!

Muitos dos espectáculos marcados encontram-se já esgotados, como é o caso de Toronto, Montreal, Boston, Chicago e três Madison Square Garden em Nova Iorque


Os bilhetes para o espectáculo em Portugal são colocados à venda, este sábado, dia 31 de Maio às 10 horas da manhã, nos locais habituais, sendo de prever uma procura massiva logo nas primeiras horas.

Os membros do clube de fãs de Madonna, Icon, terão acesso a um período especial de aquisição antecipada, dias 29 e 30 de Maio, através do site oficial www.madonna.com.

Ana Lains no Ondajazz


Ana Laíns ao vivo no Ondajazz


Dia 29 (Quinta) 23H00



Com este espectáculo Ana Laíns abre espaço para as influências que o fado e outras formas tradicionais portuguesas têm na sua música.

O seu espectáculo é por isso mesmo desenhado como uma viagem, não apenas por lugares, mas também por diferentes emoções.

Este concerto de Ana Lains já foi aplaudido por todo o mundo, tendo a sua voz sido ouvida em locais como Alemanha, Grécia ou Estados Unidos.

De valor indiscutível, a voz de Ana Lains é de facto um prazer para os sentidos e uma das mais recentes revelações que o terreno do fado ofereceu ao país e ao mundo.


Ana Lains - voz

Eurico Machado:guitarra portuguesa

Tó Neto: viola acústica

Vasco Sousa: baixo acústico

Paulo Loureiro: piano, acordeão e clarinete

Beto Betuk: percussionista convidado


Ana Moura em espectáculo no Porto e em Lisboa



Ana Moura ao vivo nos Coliseus
do Porto e Lisboa!


Coliseu do Porto – 24 de Junho – 22H

Coliseu dos Recreios – Lisboa – 26 de Junho – 22H


Ana Moura vive o momento da sua carreira. 50 semanas consecutivas no Top de vendas nacional fizeram de “Para Além da Saudade”, o seu mais recente álbum, um dos mais bem sucedidos discos de fado de sempre.

Ultrapassado a fasquia da Platina, com perto de 30 mil unidades vendidas, nomeada para a edição deste ano dos Globos de Ouro na categoria de Melhor Intérprete, anunciada já como vencedora do Prémio Amália, na mesma categoria, aplaudida pela crítica, acarinhada pelo seu público, dentro e fora do País, Ana Moura quer agora culminar o seu ano brilhante com dois concertos naquelas que são as salas mais nobres de Lisboa e Porto.

Dia 24 de Junho no Coliseu do Porto e dia 26 no de Lisboa, Ana Moura percorrerá, num espectáculo com a emoção que só ela lhe sabe dar, os fados que a fizeram chegar a este ponto como uma das mais bem sucedidas fadistas da actualidade.

Teatro na Politécnica






FESTIVAL ALKANTARA


MUNDOS EM PALCO NA POLITÉCNICA

DAS COISAS NASCEM COISAS de Cláudia Dias


quinta, 29 Maio, 21h00

sexta, 30 Maio, 23h00

sábado, 31 Maio, 19h00



No âmbito de mais uma edição do Alkantara Festival, ao qual o Teatro Nacional D. Maria II se volta a associar em 2008, o espaço da Politécnica recebe, a partir da próxima quinta e até sábado, o espectáculo “das coisas nascem coisas”, projecto que assinala uma nova colaboração entre a criadora Cláudia Dias e a produtora RE.AL, de João Fiadeiro.


Nesta sua nova criação, Cláudia Dias ‘re-apresenta’ ao público, entre quatro paredes de cartão e perante um microfone, diversos objectos com os quais ele tem alguma familiaridade.

Trata-se, na verdade, de uma série de produtos fabricados em série que, em palco, assumem novas funções e adquirem novos significados, nova história.

“O espaço cénico transforma-se num local de debate, como se o teatro pudesse ser, por momentos, uma arena de discussão, de manifestação.”
Embalagem de papel totalmente reciclável

Peso máximo a ser embalado: 25 kg

Não empilhar mais do que 3 caixas

Não serve para embalar líquidos ou produtos perigosos
Proteger da humidade
O fabricante não pode ser responsabilizado por qualquer utilização indevida desta caixa

direcção e coreografia cláudia dias


intérpretes márcia lança e rui silveira


acompanhamento crítico joão fiadeiro, david-alexandre guéniot, rita natálio


espaço cénico walter lauterer


desenho de luz e direcção técnica mafalda oliveira


direcção de produção e difusão sofia campos


produção re.al

Braga adia Festa Histórica

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADIAM
RECRIAÇÃO DO PASSADO ROMANO DE BRAGA

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga adiou por uma semana a realização do programa “Braga Romana - Reviver o Passado na Bracara Augusta”, que deveria realizar-se de 29 de Maio a 1 de Junho.
O adiamento – para o fim-de-semana imediato, de 5 a 8 de Junho – é motivado pelas condições meteorológicas adversas, «que impedem, desde logo, a montagem de toda a estrutura logística exterior».
De acordo com a Vereadora da tutela, todas as instâncias consultadas, desde o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica ao centro meteorológico do Aeroporto São Carneiro, prevêem a continuação das condições climatéricas registadas nos últimos dias.
Ora – diz Ilda Carneiro – estamos perante uma iniciativa que exige condições meteorológicas satisfatórias, tendo em conta que o seu êxito implica com a imprescindível adesão da comunidade escolar e da população adulta.
O programa está, assim, adiado para o fim-de-semana seguinte, embora a nova data careça ainda de confirmação em tempo mais próximo, tendo em conta que nenhuma entidade está em condições de garantir que nesse período de tempo estejam reunidas as circunstâncias meteorológicas desejáveis.
“Braga Romana – Reviver o Passado na Bracara Augusta”, já em oitava edição, é uma recriação histórica do passado romano da cidade, pretendendo celebrar a matriz fundacional de Braga através da reconstituição de um vasto conjunto de actividades que marcavam o seu quotidiano nos primeiros séculos da nossa era.
O mercado romano e alguns cortejos temáticos – recriações mais visíveis e de maior impacto público – têm o seu epicentro no casco histórico da cidade, designadamente no rossio da sé e espaços conexos.

Dança no àtrio


Museu do Oriente :onde se passa o domingo em família



Domingos passados em família
no Museu do Oriente


Para o mês de Junho o Museu do Oriente sugere domingos diferentes, passados em família, que começam com uma visita ao espaço expositivo, seguida de um ateliê, onde miúdos e graúdos podem aprender, divertir-se e surpreender com os seus dotes artísticos.
Especialmente dedicados a crianças entre os 5 e os 12 anos, acompanhadas por um adulto, os workshops têm o preço de três euros por participante.
No primeiro domingo do mês, coincidente com o Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, o workshop “Mascare-se quem puder!” proporciona um divertido momento em família.

O que se pretende é que cada família escolha uma personagem e crie a respectiva máscara que, no final, será confrontada com a máscara original, em exposição.

A 8 de Junho, o destaque vai para o ateliê “O Baú do Oriente”, com o desafio de construir um baú de família, no qual se guardam exercícios, charadas e peças que resultem de vivências passadas e da visita ao Museu.
Haverá, ainda, a possibilidade de analisar a colcha birmanesa existente na colecção, explorando o bestiário nela contido, e de construir uma escultura, num material à escolha, durante o ateliê “Mitos & Bichos”, no último domingo de Junho, dia 22.

O Museu do Oriente está aberto das 10h00 às 18h00, de Quarta a Segunda-feira, e às Sextas-feiras encerra às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00.
O museu encerra às Terças-feiras.


Domingos em Família
1, 8 e 22 de Junho
Horário: 11h00 - 12h30

Concerto na Casa da América Latina




António Chainho em Coimbra


ANTÓNIO CHAINHO

EM SESIMBRA

Dia 30 de Maio

Fado e Tango

Músicos: António Chainho, Isabel de Noronha, Fernando Alvim

Bailarinos de Tango: Alejandro Laguna e Solange Galvão

Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

21:30h


"Fado e Tango"

Duas expressões socioculturais portuárias com origem no século XIX e com grande desenvolvimento no XX.

Duas cidades, Lisboa e Buenos Aires. Dois ícones, Amália Rodrigues e Gardel Carlos.

Alejandro Laguna foi convidado, em 2001, para dançar tango com a música do mestre António Chainho, na entrega dos Prémios Bordalo, no Grande Auditório da Culturgest.

Esse concerto possibilitou uma tour por várias cidades de Espanha no ano seguinte.

O evento "Fado e Tango" vai permitir o reencontro de António Chainho, do seu companheiro de longa data, Fernando Alvim, e de uma das novas revelações do fado, Isabel de Noronha, que com eles tem actuado um pouco por todo o mundo, com Alejandro Laguna e a bailarina portuguesa Solange Galvão.

Santiago Alquimista com Jazz


Transatlantistas + Afonso Pais

Novas Rotas Atlânticas

Santiago Alquimista

Sexta, 30 Maio, 23h00


Os Transatlantistas pretendem materializar um laço entre o Jazz e a Música Brasileira, nomeadamente no que diz respeito ao balanço e ao improviso.

São estes pontos de convergência que tornam as duas correntes musicais compatíveis, e a sua combinação verdadeiramente interessante e aliciante.

Na continuidade de todas as confluências e similitudes artísticas entre as Américas do Sul e do Norte, pela palavra implícita na música de impressão digital Lusa, assim se apresentam, espelhados num céu azul de mar, os Transatlantistas.

O reportório dos Transatlantistas engloba um conjunto de compositores americanos e brasileiros, protagonistas de uma forma de compor tipo "cant’autor", unificando-os através de uma teia de arranjos que conduz a narrativa musical.

O septeto tira partido da instrumentação utilizada, criando uma variedade de coloraturas musicais a par da imperativa releitura e reinvenção dos temas, de forma a acrescentar uma liberdade interpretativa, mas preservando o apelo e a simplicidade de uma canção, e salvaguardando recorrências caracteristicamente jazzísticas, como o improviso o groove e a harmonia.

O espectáculo propõe temas que apresentam a vertente mais sofisticada, universal e arrojada de uma "fusão" de influências, sob um nova roupagem jazzística, e constam do seu alinhamento autores como Edu Lobo, Hermeto Pascoal, António Carlos Jobim, Chico Buarque, Francis Hime, João Bosco ou Wayne Shorter.


Na história do Jazz, nomeadamente a partir dos anos sessenta, a música brasileira foi mote de inspiração.

Grandes compositores como Wayne Shorter ou Joe Zawinull, improvisadores de excepção, tais como Miles Davis ou Herbie Hancock, abraçaram novas propostas estilísticas daí advindas e repertórios de autores brasileiros.

Em alguns casos, realizaram-se mesmo parcerias entre autores, como Miles Davis com Hermeto Pascoal ("Live Evil"), Wayne Shorter com Milton Nascimento ("Native Dancer"), Joe Zawinull / Wayne Shorter com Airto Moreira ("Weather Report").

Os Transatlantistas sugerem, pois, a criação de um novo vértice na rota entre as Américas e a Europa, e apresentam-no na próxima Sexta-Feira, no Santiago Alquimista.


Inês Sousa Voz

César Cardoso Saxofones

Gonçalo Sousa Harmónica

Iuri Gaspar Piano e teclado

André Carvalho Contrabaixo

Tânia Lopes Percussões

Diogo Moreira Bateria

Afonso Pais Guitarras, arranjos e direcção musical

Um livro de Culinária com a colaboração de um dietista


LEGUMES SEM DESCULPAS
Receitas deliciosas para uma
alimentação equilibrada

FERNANDO PÓVOAS e
HENRIQUE SÁ PESSOA


SINOPSE


O chef Henrique Sá Pessoa juntou-se ao médico Fernando Póvoas para nos apresentar setenta receitas práticas, deliciosas e rápidas onde os legumes são o ingrediente em destaque.
Ao longo destas páginas vai descobrir novas formas de cozinhar o milho, a alface, o tomate, os espinafres, entre outros, para toda a família.

Acabaram-se as desculpas! Da simples sopa de cenoura ou de aipo, ao original caril de banana, abóbora e batata-doce, passando por pratos especialmente pensados para as crianças como o empadão de bolonhesa e legumes, ou por sobremesas originais como bolo de chocolate e curgete, ou o gelado de abóbora e gengibre, as opções são variadas.

O Dr. Fernando Póvoas despiu a bata e vestiu o avental para nos dar os seus conselhos alimentares e explicar a importância dos legumes enquanto elemento essencial de uma alimentação equilibrada.

BIOGRAFIA


Henrique Sá Pessoa é chef do restaurante Panorama do Hotel Sheraton Lisboa. Trabalhou como chefe de cozinha no Bairro Alto Hotel, no restaurante La Villa Estoril, restaurante Xarope, em Cascais, e no Hotel da Lapa, Lisboa. Trabalhou ainda no Sheraton on the Park, em Sydney, na Austrália e no Sheraton Park Lane, em Londres, Inglaterra onde adquiriu a sua experiência internacional.

Ganhou o concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2005, a 1.ª Edição da Taça Horexpo que decorreu em Abril de 2008 onde estiveram em concurso os nove vencedores das últimas edições do concurso chefe cozinheiro do ano, foi figura do ano 2007 pela revista Intermagazine, e foi galardoado com o prémio Arte da Cozinha 2007, atribuído pela Academia de Gastronomia Portuguesa.

Apresenta o programa de culinária Entre Pratos, na RTP2, que vai na sua quarta edição.


Fernando Póvoas formou-se na Faculdade de Medicina do Porto e hoje trabalha entre Lisboa e o Porto nas suas duas clínicas onde presta apoio – juntamente com a sua equipa multidisciplinar – nas áreas de nutrição, psicologia, estética e cirurgia plástica a milhares de doentes de vários pontos do país, Espanha e Angola.

Fernando Póvoas trabalhou na área desportiva ao serviço do Futebol Clube do Porto, Ermesinde e Freamunde.

Foi no Centro de Saúde de S. Pedro da Cova, onde exercia Medicina Geral e Familiar, que começou a tratar, com uma taxa elevada de sucesso, inúmeros casos de obesidade.


. A importância dos legumes enquanto elemento essencial de uma alimentação equilibrada.
. Cada receita fala dos vegetais e dos seus nutrientes e das formas mais saudáveis de confecção.
. Conselhos do Dr. Fernando Póvoas