terça-feira, 6 de novembro de 2007

“FLIGHT OF THE CONCHORDS” estreia no Fx



O FX estreia, no dia 8 de Novembro as 23:05h, “Flight of the Conchords”, uma série que segue as provações e tribulações de Bret Mckenzie e Jermaine Clement, dois músicos da Nova Zelândia que vão tentar a sua sorte em Nova Iorque.

O humor nonsense da série tem um toque britânico (muito ao jeito de “O Escritório”) e, quando tudo parece não fazer sentido, Bret e Jermaine inventam uma música que, com as suas letras rídiculas, volta a colocar tudo no lugar certo.

“Flight of the Conchords” destaca-se pelo brilhantismo dos seus dois protagonistas - tanto Mckenzie como Clement são hilariantes enquanto dizem as maiores barbaridades com o ar de quem está num velório.



Emissão: Quintas às 23h05
Repetição: Sextas às 19h20

Dirt estreia no FX


No dia 7 de Novembro as 22 horas , o FX estreia, em exclusivo em Portugal, a série “Dirt”!

Trata-se de um drama cheio de humor que marca o retorno de Courteney Cox (“Friends”) às séries de televisão. Desta vez, a actriz interpreta Lucy Spiller, uma obstinada editora de duas revistas sensacionalistas, “Dirt” e “Now”.

Os êxitos de Lucy são inigualáveis, mas os seus métodos profissionais converteram-na numa das mulheres mais odiadas no luxuoso e ambicioso mundo de Hollywood. Ela expõe invariavelmente os aspectos mais secretos da vida das celebridades, condicionando muitas vezes o seu próprio destino. Sobretudo, pela sua dedicação quase obsessiva em descobrir a verdade sobre os famosos, por razões que ela própria desconhece, e impedindo que nada nem ninguém a afaste dos seus objectivos.

Lucy Spiller é uma profissional sem escrúpulos com uma brillante carreira profissional que a levou a dirigir “Dirt”, uma publicação sensacionalista, e “Now”, uma revista de sociedade (em tempos muito prestigiada mas que cada vez vende menos). Esforçando-se por conjugar as necessidades de marginalidade de uma com a legitimidade de outra, Lucy considera que está constantemente em risco de ser despedida se não encontrar a capa perfeita para as suas revistas. O parceiro de Lucy nas suas emboscadas é Don Konkey (Ian Hart, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”), um paparazzi esquizofrénico, seu amigo desde os tempos de faculdade, que está disposto a fazer praticamente tudo por ela... Excepto tomar a medicação que devia, o que provoca episódios continuos de demência e alucinações.

Mais tarde ou mais cedo, Lucy vai ter de lidar com as consequência de revelar os podres escondidos nas vidas perfeitas dos ricos e famosos, já que toda a gente tem telhados de vidro.

Emissão: Quartas às 22h00 - Repetição: Quintas às 18h15




BLAKE NO TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE


UMA ILHA NA LUA estreia em COIMBRA

UMA ILHA NA LUA



Teatro Académico de Gil Vicente

Coimbra

Dia 8 de Novembro, 21h30
Dia 9 de Novembro, 15h00 e 21h30Dia

10 de Novembro, 21h30



Inspirada no texto de William Blake, escrito em 1784, a obra é constituída por três andamentos musicais, com 19 canções e narração. O texto, na tradução para português de Manuel Portela, é utilizado na íntegra neste espectáculo que é uma síntese de música, literatura e arte dramática.
A obra, que tem a duração aproximada de setenta minutos, pretende que os espectadores, ao deslocarem-se a uma sala de espectáculos, tenham uma experiência penta-sensorial, estimulando, para esse efeito, não só a sua audição, mas igualmente todos os outros sentidos.
A música, que se serve de alguma gramática musical do século XVIII, recria o universo de Blake numa linguagem contemporânea e atemporal, tendo a capacidade de emocionar o ouvinte com um discurso acessível e depurado.

Sinopse
William Blake situa na lua uma ilha, que mais não é que uma alegoria da sua Inglaterra. Nessa ilha habitam seres com nomes estranhos, que mais não são que pacatos cidadãos de Sua Majestade. Que se encontram para conversar, trocar ideias, discutir, beber e cantar. Trata-se de tertúlias de filósofos, educadores, cientistas, doutores, os seus criados, as suas mulheres, filhas e amantes.

“Uma ilha na lua” é o retrato de alguns dos momentos em que se encontravam, o retrato de uma sociedade nos seus momentos sociais de lazer. Se o que as personagens dizem ilustra o vazio (pela repetição ou pela impossibilidade da comunicação humana) ou se são profundas considerações existenciais, cabe a cada espectador decidir. O que importa são os momentos em que as emoções transparecem das palavras. E, se a palavra dita pode não ser suficiente, que se cantem as palavras. É um texto incompleto, sem uma sequência dramática e/ou narrativa. São momentos, retratos desses encontros. Retratos de emoções. Por isso acaba abruptamente, como quando depois de nos comovermos com uma fotografia, deixamos de olhar para ela, sem sabermos o que aconteceu a seguir.


Texto William BlakeTradução Manuel Portela Composição musical Joaquim Pavão Direcção artística José Geraldo Vídeo Filipa Freitas Desenho de luz Celestino Gomes Produção executiva Cláudia do Vale Design gráfico Joana Monteiro Cantores Carla Pais (soprano) e Bruno Pereira (baixo) Narradores António Mortágua, Filipa Freitas, Helena Faria, José Geraldo, Pedro Malacas Músicos Orquestra Clássica do Centro, Maestro Carlos Marques

Co-produção: Camaleão – Associação Cultural, Orquestra Clássica do Centro e Teatro Académico de Gil Vicente


Apoios: Reitoria da Universidade de Coimbra, Antena 2, Ilídio Design, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra


No âmbito das comemorações dos 250 anos do nascimento de William Blake, a Camaleão – Associação Cultural, a Orquestra Clássica do Centro e o Teatro Académico Gil Vicente estreiam a obra inédita (e escrita para a ocasião) do compositor Joaquim Pavão – “Uma Ilha na Lua” – para orquestra, soprano, baixo e narradores.


Preçário


Preço normal 10,00 euros

Preço estudante, sénior e Sócios SPRC 8,00 euros

Preço amigo/a TAGV e protocolo de Teatro TAGV 5,00 euros

Preço escolas 3,00 euros

Preço Famílias (1 ou 2 adultos + 1 ou 2 crianças, no total de 3 pessoas) 15,00 euros

Duração c. 1h10

Público-alvo a partir dos 12 anos


Informações
Teatro Académico de Gil Vicente

Praça da República
3000-343 Coimbra
teatro@tagv.uc.pt
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Informações e reservas
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636

Turismo do Algarve entra no mundo do cinema

Parceria entre a Algarve Film Commission e a Região de Turismo do Algarve
O protocolo para a promoção do Algarve como região ideal para filmar projectos multimédia, audiovisuais e cinematográficos foi assinado ontem em Sevilha, onde decorre o Sevilla Festival de Cine Europeo. A Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Algarve Film Commission (AFC) são as signatárias do documento que «abrirá o Algarve ao mundo do cinema», segundo o presidente da RTA, António Pina.

«Com esta parceria entre a RTA e a Algarve Film Commission esperamos conseguir trazer mais produções para a região, potenciando o que temos de melhor, como a luz extraordinária e os cenários naturais e construídos», afirma António Pina.

Neste âmbito, e até 2009, as duas entidades vão desenvolver iniciativas que aliciem mais produtores e realizadores a filmar na região. Uma delas é a edição de materiais informativos e promocionais que levem a imagem do Algarve ao estrangeiro.