domingo, 20 de julho de 2008

" Portugal de Outrora" agora em revista PARA GUARDAR


REVISTA BASTIDORES LUXURY MAGAZINE
EDITA COLECCIONAVEL DEDICADO AO " PORTUGAL DE OUTRORA"


A 23 de Junho de 1940, em Belém, é inaugurada pelo Chefe de EstadoMarechal Carmona, acompanhado pelo Presidente do Conselho António Oliveira Salazar e pelo Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco, a"Exposição O Mundo Português".
68 anos depois, a Bastidores Luxury Magazine apresentou a convidados nacionais e internacionais o primeiro coleccionável de "Portugal de Outrora", inteiramente dedicado à Exposição, ao tempo designada "a maior exposição de todos os tempos".


Estiveram, também, expostos alguns objectos de época, nomeadamente um telefone cuja campainha era fixada numa caixa na parede, e podemos imaginar o Arq. Cottinelli Telmo, responsável pelo projecto arquitectónico da Exposição, a responder aos moradores que questionavam sobre se as suas casas iam ser demolidas, com a pergunta:"O prédio é para cá ou para lá dos Pasteis de Belém? Se é para cá dos pastéis, fica."

E ao vermos o rádio, lembramos a voz arrastada de Lopes Ribeiro e num tom heróico, como se anunciasse o regresso de El Rei D. Sebastião, no slogan da Exposição: "demolir o feio, para erguer o belo!"
Neste coleccionável podemos ver Belém antes, durante a construção,durante a Exposição, e o que ficou depois da mesma.
Fotos inéditas, gentilmente cedidas por particulares, e postaisilustrados mostram uma Belém desde a derrocada da torre da igreja do Mosteiro dos Jerónimos, ao extenso areal fazendo uma apetecível praia,até à demolição da Fábrica do Gás (que tapava por completo a Torre deBelém), e as histórias de vida dos habitantes do bairro, que viram as suas casas serem demolidas para ser construída a Exposição.

No Verão vá à Póvoa do Varzim e ....Sorria!!!


Chegou a Agenda de Verão, uma compilação das várias actividades que vão decorrer no concelho entre este mês de Junho e Setembro, organizadas quer pela autarquia quer em conjunto com os seus inúmeros parceiros sociais, que fazem da Póvoa de Varzim, uma cidade que sorri.
A Agenda, preparada pela Câmara Municipal, está disponível no portal municipal e em diversos espaços públicos do concelho. Eventos gastronómicos, desportivos ou culturais, exposições, festivais de música e folclore, actividades infantis, festas religiosas, feiras, concursos e mostras, de tudo um pouco pode ser encontrado nesta Agenda que, com um design simples e intuitivo, facilita a consulta por parte do leitor.
Há, de facto, eventos para todos os gostos e faixas etárias, resultantes do dinamismo de um concelho que não deixa a animação por mãos alheias, mais ainda quando nos encontramos numa época em que a Póvoa de Varzim recebe milhares de visitantes.
Mantenha-se a par de todos os eventos consultando regularmente o portal municipal, em www.cm-pvarzim.pt

Já pode ir ao Parque Bensaúde!


Parque Bensaúde abre ao público

com equipamentos renovados, quiosque e vigilância assegurada


O Parque Bensaúde, em São Domingos de Benfica, abriu ao público no passado dia 1 de Julho com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e do vereador do Ambiente, Plano Verde e Espaços Verdes, José Sá Fernandes.

Trata-se de um espaço verde fundamental para a cidade de Lisboa que se encontrava fechado desde Outubro de 2006.

O parque encontra-se agora renovado, após intervenções que consistiram na limpeza e requalificação dos pavimentos, no tratamento das espécies vegetais e arbóreas, colocação de um quiosque (provisório) e recuperação do equipamento juvenil ("aranha").

A vigilância do parque encontra-se também assegurada.

Trata-se de um espaço verde de excelência que assume, ainda, uma especial importância já que está localizado numa zona carenciada de espaços verdes e locais de lazer ao ar livre (Rua Francisco Baía, junto à Rua dos Soeiros - entre o Estádio da Luz e a Estrada da Luz).

Inaugurado em 2003, o parque esteve aberto ao público, mais recentemente, entre 24 de Junho e 15 de Outubro de 2006, altura em que foi encerrado para obras de remodelação.


Espectáculo de apoio à luta contra a Leucemia

Espectáculo da Companhia Nacional de Bailado


a favor da Luta Contra a Leucemia


A Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta o espectáculo tri-partido, composto por “Front Line”, com coreografia de Henri Oguike, “Lento para Quarteto de Cordas”, de Vasco Wellenkamp, e “Cantata”, de Mauro Bigonzetti, no dia 26 de Julho, às 22 horas, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
O espectáculo, que se encontra em digressão nacional, integra o programa de comemorações dos 50 anos da Fundação Bissaya Barreto (FBB), instituição com extensa obra social desenvolvida ao longo de décadas na região de Coimbra, que desta forma presta homenagem ao seu patrono.
Com estreia mundial em Birmingham, em 2002, “Front Line” é uma criação inspirada no “Quarteto de Cordas nº 9” de Shostakovich, interpretado ao vivo pelo Quarteto Vianna da Motta, com remontagem coreográfica da autoria de Nuno Silva, bailarino da conhecida Henri Oguike Dance Company de Londres.
Em estreia absoluta, a peça “Lento para Quarteto de Cordas”, tem coreografia de Vasco Wellenkamp e música de Anton Webern.
A terceira parte do espectáculo é composta por “Cantata”, na versão revista por Mauro Bigonzetti para o Aterballeto, depois da estreia mundial no Ballet Gulbenkian, em 2001, agora com remontagem coreográfica de Carlos Prado.


Esta é uma coreografia plena de cores vibrantes, típicas do Sul de Itália, acompanhada por música original e tradicional daquela região, com arranjo musical de Gruppo Musicale Assurd.
Para além da componente cultural, o espectáculo revela também o carácter solidário desde sempre demonstrada pela FBB, com as receitas de bilheteira a reverterem para a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL).

Desta forma, a FBB associa-se à Luta Contra a Leucemia, contribuindo na angariação de fundos para o apoio social a famílias afectadas por esta doença, para investigação e para a sensibilização da sociedade civil para a necessidade de continuar a aumentar o número de dadores de medula óssea.

" DAQUI ALI" no Museu da Imagem em Braga




"DAQUI ALI" UMA EXPOSIÇÃO DA COLECÇÃO


DO MUSEU DA IMAGEM


De 21 de Julho a 31 de Agosto no Espaço Braga

André Santos - Filipe Felizardo - Joana Castelo -Luís Aniceto - Nuno Direitinho



"Desde sempre que tem constituído estratégia do Museu da Imagem da Câmara Municipal de Braga a divulgação de valores emergentes de jovens fotógrafos.


Para o efeito temos contado com a cumplicidade do Bragaparque que patrocina a presente edição.


O conjunto de obras que compõem a exposição "Daqui Ali" e que dão corpo a esta exposição, representam prova inequívoca do que anteriormente se afirma.
Cinco nomes, equivalentes a outros tantos projectos, onde a diversidade conflui na necessidade de expressar um olhar fotográfico do presente.
A fotografia permanece como um médium visual de enorme riqueza que permite, através da fragmentação da realidade, transportar-nos a mundos que navegam do onirismo à ficção, tocando frequentes vezes a riqueza da ambiguidade.
"Daqui Ali" apresenta-se-nos como imagens próximas e distantes em que cada fotógrafo partilha com o espectador jogos que desafiam o seu imaginário.(...)"
Rui Prata - 2008

Fox estreia nova série


‘Sextas Sob Pressão’: uma viagem ao interior da América

A FOX estreia já no dia 20 de Julho, ‘Sextas Sob Pressão’ (‘Friday Night Lights’, no título original), uma série dramática mas cheia de energia que o vai prender ao ecrã e ajudar a recarregar baterias no serão de Domingo, a partir das 22h15.
‘Sextas Sob Pressão’ é uma aposta ganha, pelo registo cinematográfico e excelente banda sonora, que vai roubar suspiros, sorrisos e lágrimas; os batimentos cardíacos vão aumentar sem pedir autorização.
O espírito desportivo e o ambiente do futebol americano vão saltar do ecrã e instalar-se na cidade de Lisboa que vai vestir a camisola de ‘Sextas Sob Pressão’.
Robustos jogadores da equipa portuguesa de futebol americano ‘ADB Cruzaders’ e enérgicas cheerleaders vão deliciar e entusiasmar quem por eles passe.
“Uma Viagem ao Interior da América” é o mote da campanha de comunicação que a FOX desenvolveu para promover esta série e que envolve acções de guerrilha, performances de rua, marketing viral, publicidade em imprensa e comunicação one-to-one.

‘Sextas Sob Pressão’: o retrato de uma cidade no Texas
‘Sextas Sob Pressão’ é um drama que já ganhou legiões de fãs desde a sua estreia nos EUA, sendo bastante apreciado pela crítica.
Vencedor de um Emmy Award, um TCA Award e um Eddie Award, a série que decorre na pequena e rural cidade de Dillon, no Texas, promete arrasar.
O futebol universitário em Dillon, Texas, é o motor da comunidade.
Os Dillon Panthers, motivados pelo treinador Eric Taylor (Kyle Chandler, ‘Anatomia de Grey’) lutam pelo título no Campeonato Estatal, bem como com os problemas e fantasmas de cada um.
Eric Taylor (Kyle Chandler) enfrentou inúmeros desafios durante a primeira época como treinador dos Dillon Panthers.
Após uma breve passagem como treinador da TMU, que colocou o seu casamento e o destino da equipa de futebol de Dillon em risco, Eric volta à sua cidade para enfrentar e equilibrar malabaristicamente as suas responsabilidades para com a família, equipa, e crescente pressão por parte da comunidade.
Tami Taylor (Connie Britton, ‘24’), mulher do treinador, divide-se entre a sua carreira como conselheira no liceu de Dillon, o filho recém-nascido e a filha adolescente Julie (Aimee Teegarden, ‘The Covenant’) que, como a idade o exige, delicia o sistema nervoso de Tami.
O irreverente Tim Riggins (Taylor Kitsch, ‘The Covenant’) parece que vive num mundo sem limites e, pela falta de uma figura adulta e estável em casa, só encontra conforto nos sítios errados.
Depois do encontro mortal com um perseguidor obcecado, Tyra Colette (Adrianne Palicki, ‘South Beach’) tenta entender o que realmente sente por Landry (Jesse Plemons, ‘Anatomia da Grey’), que é perito em boas jogadas, dentro e fora de campo.
Lyla Garrity (Minka Kelly, ‘The Kingdom’) aceita novo trabalho como DJ numa estação de rádio cristã e vive um dilema emocional entre um charmoso e Tim Riggins.
A estrela quarterback dos Dillon Panthers é Matt Saracen (Zach Gilford, ‘The Last Winter’), que depois de recuperar da separação com Julie (Aimee Teegarden), apaixona-se novamente. O final desta relação deixa-o deprimido e atira a sua auto-estima para o fundo.
Também a vida de Jason Street’s (Scott Porter, ‘Music & Lyrics’) luta pelo sucesso fora da escola e da equipa de futebol, enquanto que o que devia ser o melhor ano do liceu para Brian ‘Smash’ Williams (Gaius Charles, ‘Law & Order: SVU’) torna-se num inferno, sob a ameaça de perder a sus bolsa de estudo.
‘Sextas Sob Pressão’ é da autoria de Peter Berg (‘The Rundown’), Brian Grazer (‘The Da Vinci Code’, ‘A Beautiful Mind’) e David Nevins (‘Arrested Development’).
A série é uma produção da Universal Media Studios em associação com a Imagine Entertainment e Film 44.

Sobre a FOX:

FOX é o canal de entretenimento generalista que oferece as melhores séries internacionais de ficção do momento.
Distribuído pela FOX International Channels (FIC), empresa de televisão por cabo subsidiária da News Corporation Company, o canal está disponível em Portugal, em oito operadores: AR Telecom, Bragatel, Cabovisão, Clix SmarTV, MEO, Pluricanal, TV Tel e ZON TV Cabo.