segunda-feira, 28 de julho de 2008

RTP2 tem documentários novos


12 NOVOS
DOCUMENTÁRIOS NACIONAIS
CONTRATADOS PARA EXIBIÇÃO NA RTP2


António Campos, Hermínio Monteiro, Nuno Teotónio Pereira, Bartolomeu Cid dos Santos, Luísa Todi e Vasco Pulido Valente vão ser retratados, em seis documentários de uma hora, para a RTP2.

O contrato com a Midas Filmes, que os vai produzir, decorre do concurso público lançado pela RTP2 e cujos vencedores foram anunciados em Maio.


Vencedora da série “Cenas da Vida Real” que integrava o mesmo concurso, a Valentim de Carvalho Filmes vai produzir outros seis documentários, também de uma hora, intitulados: Sobre Rodas, Viagem à Lua, I Love My Computor, A Catedral, Novas Escolas e Porta Blindada.
As 12 obras deverão estar todas entregues à RTP2 até ao final do I trimestre de 2009 e mobilizam autores e realizadores tão diversos como: Fernando Lopes, Catarina Alves Costa, Jorge Silva Melo, Joana da Cunha Ferreira e Diogo Lopes, Rui Esteves e Maria João Seixas, Francisco José Viegas e André Godinho, Bruno Cabral, Catarina Mourão, Cláudia Varejão, Graça Castanheira, Leonor Noivo e Cláudia Alves.
A RTP2, directamente, ou em parceria com terceiros, tem actualmente mais de oitenta outros documentários encomendados a produtoras nacionais independentes.

Com estas duas novas séries documentais a RTP2 reafirma, de forma inequívoca, a sua liderança, quer no domínio do documentário nacional televisivo quer no apoio às produtoras independentes.
Contribuir para consolidar as estruturas de produção audiovisual nacional e para o reforço da qualidade da sua criação foram dois dos objectivos principais do concurso público lançado pela RTP2 e de que agora se tornam públicos os títulos das obras e os seus realizadores.

O júri do concurso público lançado pela RTP2 declarou, entre as 39 propostas recebidas, como vencedora da série “Figuras Relevantes da Cultura Portuguesa” a Midas Filmes, com a seguinte proposta:


António Campos, por Catarina Alves Costa
Hermínio Monteiro, por Francisco José Viegas e André Godinho
Nuno Teotónio Pereira, por Joana da Cunha Ferreira e Diogo Lopes
Bartolomeu Cid dos Santos, por Jorge Silva Melo
Luísa Todi, por Rui Esteves e Maria João Seixas
Vasco Pulido Valente, por Fernando Lopes


e como vencedora da série “Cenas da Vida Real” a Valentim de Carvalho Filmes, com a seguinte proposta:
Sobre Rodas, por Bruno Cabral
Viagem à Lua, por Catarina Mourão
I Love My Computor, por Cláudia Varejão
A Catedral, por Graça Castanheira
Novas Escolas, por Leonor Noivo
Porta Blindada, por Cláudia Alves

Festival Internacional de Escultura em Areia



FIESA 2008 em Pêra até dia 22 de Outubro



HOLLYWOOD é o tema da 6ª edição do Festival Internacional de Escultura em Areia - FIESA 2008, a decorrer em Pêra, no Algarve, todos os dias, de 22 de Maio e 22 de Outubro, entre as 10h00 e as 24h00.




Este ano o FIESA propõe ao visitante uma viagem fabulosa através dos mais belos cenários dos filmes de Hollywood, neste que é o maior evento mundial de escultura em areia, único na Peninsula Ibérica - trinta mil toneladas de areia, numa área de quinze mil metros quadrados, esculpida por cinquenta escultores de várias nacionalidades, internacionalmente reconhecidos e especialistas na construção em areia.




Ficção, humor e fantasia são alguns dos ingredientes que podemos encontrar representados em areia, assim como personagens bem conhecidas em todo o mundo - Charlie Chaplin, Marlyn Monroe, King Kong, os Marretas e os famosos Dinossauros, que farão as delicias de pequenos e graúdos numa visita sem dúvida inesquecivel, ao reino da fantasia. O festival integra ainda uma dimensão lúdica e criativa com um espaço para realização de actividades de escultura em areia, onde diariamente, adultos, jovens e crianças podem ensaiar e mostrar as suas capacidades criativas nesta forma de expressão artística.




De dia admire as esculturas em todo o seu pormenor e à noite deixe-se seduzir por um ambiente fantástico, com uma programação variada de música ao vivo, teatro, dança e artes performativas.
















João de Melo na Byblos à conversa!


Quarta-feira, 30 Julho - 18h30


João de Melo


Autor de, entre outros títulos, Filhos da Pátria, Serial Killer, O dia em que o Pato Donald comeu pela primeira vez a Margarida, João de Melo continua na Byblos Amoreiras o ciclo de encontros dos leitores com os mais importantes escritores africanos de expressão portuguesa.

Momento para saborear a leitura de algumas páginas do próprio poeta de naturalidade angolana.


A sessão contará com a participação especial da investigadora brasileira Laura Cavalcanti Padilha.


Recital no Palácio Foz




PALÁCIO FOZ


PRAÇA DOS RESTAURADORES


Sala dos Espelhos


28 DE JULHO DE 2008



18h00





Recital e Palestra em Homenagem aos 110 anos de nascimento do Pianista, Professor, Compositor e Maestro Souza Lima (1898-2008).
Piano: Emma Souza Lima
Participação: Soprano Luiza Sawaya


Entrada Livre

Exposição "Reacção em Cadeia", em Loulé

Última exposição inaugurada no âmbito do Allgarve Arte Contemporânea




O segundo núcleo da exposição “Reacção em Cadeia: Transformações na Arquitectura do Hotel”, foi inaugurada no antigo Lagar das Portas do Céu, em Loulé, e vai estar patente até ao dia 7 de Setembro.

Comissariada pelo arquitecto Luís Tavares Pereira, Reacção em Cadeia é a última exposição a ser inaugurada do extenso programa de arte contemporânea do Allgarve’98. O primeiro núcleo da exposição abriu ao público na Quinta da Fonte da Pipa, em Loulé, a 21 de Junho.

Com a participação de um grupo de conceituados hoteleiros, arquitectos e artistas, “Reacção em Cadeia” explora o impacto mútuo entre turismo e arquitectura, incidindo sobre o hotel como unidade de cruzamento de uma sociedade em movimento, que reflecte algo mais focado para a experiência pessoal e diferenciação, sobrepondo-se à ‘Indústria’. A exposição conta com projectos de arquitectos portugueses e estrangeiros, com o trabalho do fotógrafo Paulo Catrica e do escritor Jorge Gomes de Miranda.

"A Lição de Offenbach"


Espectáculo de Offenbach apresentado pela primeira vez em Portimão

O concelho portimonense vai assistir ao espectáculo “A lição de Offenbach” nos dias 28 e 29 de Julho, em actuações marcadas para o Auditório Municipal, a partir das 22h00.

O espectáculo tem como ponto de partida duas obras de Offenbach: "La Leçon de Chant Electromagnétique" e "Les Contes d'Hoffmann". É a partir daí que se constrói uma narrativa na qual os cantores são chamados a desempenhar o papel de professores ou alunos de técnica vocal.
Neste contexto, associam-se o fascínio do homem moderno pela tecnologia e a ciência como a "religião dos tempos modernos". Toma particular destaque, a este propósito, a figura do prof. Massimo Toccato, personalidade do bell canto, que desenvolveu o revolucionário "método de canto néo-nervoso electromagnético", graças ao qual qualquer um pode cantar.

A “Lição de Offenbach” é uma produção da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e da Orquestra do Algarve, dirigida por Cesário Costa e Henrique Pilioto, onde se conjugam a música de Jacques Offenbach com textos de Jules Barbier e Ernest Bourget. A dramaturgia e encenação são assinadas por José Lourenço.










Apresentação do Livro " Maddie a verdade da mentira"



O Museu do Feu recebeu a que deveria ter sido a primeira apresentação por Gonçalo Amaral...
A apresentação ficou a cargo de Luís Varela Marreiros, uma breve síntese da sua relção de amizade com o Dr. Gonçalo Amaral por quem tem muito respeito e a quem deviam ter agradecido todo o trabalho feito ao longo dos 27 anos de serviço dedicados à investigação. Considera o amigo um homem de coragem que não se intimidou com as pressões da comunicação social inglesa.

Gonçalo Amaral falou de quanto gostava que Portimão tivesse sido o primeiro local para a apresentação do seu livro, por todos os motivos, mas devido a opções da editora e da comunicação social acabou por ter sido feita em Lisboa. Falou um pouco do retrato do seu livro e do apoio fundamental que o concelho de Porti,ão deu à Policia Judiciária ao longo de toda a investigação. Deixou um apelo para que não esqueça o caso porque ainda há didligências que podem ser feitas para dar continuidade ao processo.

O fecho da apresentação ficou a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, o que lhe deu muito prazer ter comparecido ao convite assim como da motivação que tiveram em trabalhar em conjunto. Terminou com um pedido ao repleto auditório "leiam muito, só assim poderão tornar-se bons criticos".