sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos na RTP

Espectadores Portugueses voltam a

apoiar atletas olímpicos




Na tarde de ontem, a RTP2 emitiu Pequim 2008 Atletismo, transmissão na qual se encontrava a prova de Nelson Évora.


O programa obteve no total da emissão 28,4%share (sh) o que correspondeu a uma plateia de mais de meio milhão de portugueses (585.400 espectadores).
A seguir ao directo de Pequim, a RTP2 emitiu Os Portugueses nos Jogos, documentário do dia dedicado a Nelson Évora.


Tal como as provas de atletismo este programa mantém a liderança do mercado, e arrecada uma parcela de 28,3% e uma audiência média de 4% (381.700 espectadores).




Com o contributo destes dois programas a estação conquista pela segunda vez este ano uma parcela acima da fasquia dos 10%, exactamente 11,3%sh.

Na noite, cabe à RTP1 homenagear o atleta em Campeões – Nelson Évora, que conquista uma parcela de mercado de 29% e 11,1% de audiência média.


RTP2 lidera na faixa do Almoço



Com uma quota de mercado de 24,7% a RTP2 lidera na faixa do almoço (12:00-15:00hs.).


Note-se que esta é a melhor marca do canal, neste segmento horário, desde 1 de Maio de 1994 (25,8%) dia em que transmitiu o grande Prémio de Imola (43,2%sh).
De salientar ainda que no ranking das melhores prestações da RTP2, neste segmento horário (12:00-15:00hs.) e desde 2000, encontramos os 3 melhores resultados neste mês de Agosto: ontem, dia 8 (23,3%) e dia 15 (18,9%).



Alteração de Trânsito!


ALTERAÇÃO DE TRÂNSITO


Devido à remoção integral da Passagem Superior Pedonal de Alcântara, vai estar pontualmente condicionado o trânsito de veículos e peões na Rua de Cascais, Avª. da India, Avª. de Ceuta, Avª. 24 de Julho, Rua Prior do Crato e João de Oliveira Miguéns, partir das 8h00 de Sábado, dia 23 de Agosto até às 5h00 de 2ª. Feira, dia 25 de Agosto.

Veja esta semana na Byblos



Terça-feira, 26 › 18h30 › Espectáculo

Música A-Gosto do Brasil para o Mundo

Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão

Em homenagem aos 50 anos da bossa nova - assinalados a partir do lançamento de Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, em 1958 - esta selecção de filmes ajuda a reencontrar alguns dos principais protagonistas da música brasileira.
Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão, de Zelito Vianna, retrata a vida de Heitor Villa-Lobos, um dos mais importantes compositores do continente americano.
Organização: Missão do Brasil junto à CPLP e Byblos Amoreiras


Quarta-feira, 27 › 18h30 › Espectáculo


Música A-Gosto do Brasil para o Mundo Coisa Mais Linda - História e Casos da Bossa Nova

O filme Coisa Mais Linda – História e Casos da Bossa Nova, realizado por Paulo Thiago, conta a história das pessoas e dos lugares que marcaram o nascimento da bossa nova, nos anos 50, e projectaram a música brasileira no cenário internacional no início da década de 1960.
Organização: Missão do Brasil junto à CPLP e Byblos Amoreiras



Quinta-feira, 28 › 18h30 › Espectáculo

Música A-Gosto do Brasil para o Mundo

Antonio Nóbrega - Lunário Perpétuo

Realizado por Walter Carvalho, este filme apresenta o último espectáculo de Antonio Nóbrega, no qual este artista comemora 30 anos de convívio com a cultura popular brasileira.
O nome Lunário Perpétuo é uma homenagem a um almanaque do século XVIII, com informações sobre horóscopos e fases da lua, que era utilizado por alguns cantores nordestinos como fonte de inspiração.
Organização: Missão do Brasil junto à CPLP e Byblos Amoreiras



Sexta-feira, 29 › 18h30 › Espectáculo

Música A-Gosto do Brasil para o Mundo

Orfeu Negro
Orfeu Negro, realizado pelo famoso cineasta Marcel Camus, é uma versão cinematográfica da peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, que transpõe o mito grego de Orfeu e Eurídice para os morros cariocas.
Este filme, que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1959, divulgou os ritmos da bossa nova pelo mundo.
Organização: Missão do Brasil junto à CPLP e Byblos Amoreiras


Sábado, 30 › 18h30 › Espectáculo

Música A-Gosto do Brasil para o Mundo
Brasileirinho

O mundo do choro, género musical cuja origem data de meados do século XIX, é o tema do filme Brasileirinho, do finlandês Mika Kaurismäki.
Esta longa-metragem revela a alma do chorinho brasileiro, apresentando um repertório variado, interpretado por alguns dos maiores instrumentistas do Brasil.
Organização: Missão do Brasil junto à CPLP e Byblos Amoreiras

De segunda-feira a sábado › 15h00 › Juniores
Navio de letras - Jogo de Verão Byblos

A Byblos propõe a grupos de crianças e jovens a realização de um concurso de Verão.

Seguindo pistas de livros e filmes, os participantes poderão resolver enigmas, descobrir soluções e conhecer um barco misterioso.
Inscrições abertas para crianças entre os 4 e os 12 anos, através do e-mail geral@byblos.pt ou do telefone 707 207 009.

Cascais e as suas festas que começam hoje!




Festas do Mar animam Baía de Cascais
– De 22 a 31 de Agosto –


Espectáculos diários, mostras de artesanato, gastronomia e animação infantil, são algumas das atracções das Festas do Mar 2008, que terão lugar na Baía de Cascais entre os dias 22 e 31 de Agosto, das 12H00 às 01H00.
Além de espectáculos com grupos e artistas do top nacional, que este ano trazem a Cascais Pedro Abrunhosa, Xutos e Pontapés, Ana Moura, Real Companhia, Jorge Palma, Liza Veiga, Tennis Bar, da Weasel, Just Girls e Tony Carreira, as Festas do Mar 2008 incluem o concurso de fotografia “Cascais e o Mar”, cursos de iniciação à vela e outras actividades dirigidas a um vasto público.
Os tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora dos Navegantes têm este ano lugar no dia 31 de Agosto pelas 14h00.

Primeiro em terra e depois num florido cortejo por Mar, a procissão estende-se pelas ruas D. Carlos I, Regimento 19, Rotunda junto ao Jardim Visconde da Luz e Alameda dos Combatentes da Grande Guerra.
Destaque ainda para a oferta de luz e cor proporcionada pelos espectáculos de fogo-de-artifício sobre os céus da Baía de Cascais, no final dos concertos (22, 23, 24, 29, 30,31 de Agosto).
PROGRAMA
22-Pedro Abrunhosa
23- Xutos e Pontapés
24- 23horas- Ana Moura
25- Real Companhia
26- Jorge Palma
27- Liza Veiga
28- Tennis Bar
29- Da Weasel
30- Just Girls
31- Tony Carreira
Nos dias 22,23,24,29,30,31 a baía ficará iluminada pelo Fogo de Artifício.

Filmes Atalanta-Notícias




ESTA NOITE de Werner Schroeter em competição em Veneza

O último filme de Werner Schroeter, ESTA NOITE, produzido por Paulo Branco, está seleccionado para a competição da 65ª edição do Festival Internacional de Veneza, que tem início já a 27 de Agosto e termina a 6 de Setembro, e para o Festival Internacional de Toronto, que decorre entre 4 e 13 de Setembro.

Esta co-produção Francesa (Alfama Filmes), Portuguesa (Clap Filmes) e Alemã (Filmgalerie 451), que recebeu a participação da RTP e foi integralmente rodada em Portugal, terá estreia mundial, no Lido di Venezia, dia 2 de Setembro, às 19h, na Sala Grande do Palazzo del Cinema.
Com um tom de policial negro que o é sem o ser, num jogo de clandestinidade em que tudo se encontra à beira do colapso, a história desenrola-se ao longo de uma só noite – uma dessas noites que anunciam o fim de um mundo.

Werner Schroeter rodeia-se de um elenco de luxo que reúne actores franceses de renome internacional como Pascal Greggory, Bruno Todeschini, Elsa Zylberstein, Bulle Ogier, Jean-François Stévenin, Nathalie Delon, Amira Casar, Eric Caravacca e Mark Barbé, e portugueses como Filipe Duarte, Nuno Lopes, Laura Soveral e Isabel Ruth.
A estreia em Portugal está prevista para Dezembro 2008.



PRODUÇÕES DE PAULO BRANCO nos mais importantes festivais internacionais

Na 65ª edição do Festival de Veneza, um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo, o produtor Paulo Branco vê mais uma das suas produções seleccionadas.

Este será o seu 36º filme - ESTA NOITE, de Werner Schroeter, que compete na secção principal – a participar no festival.
Em 2008, o produtor viu ainda outras das suas mais recentes produções serem selecionadas para os mais importantes festivais de cinema: Festival de Cannes, Toronto, Nova Iorque, Pusan, Taipe, Chicago, Mar del Plata, (QUATRO NOITES COM ANNA, de Jerzy Skolimovsky, abertura da 40ª edição da Quinzena dos Realizadores de Cannes); Festival de Locarno (UM AMOR DE PERDIÇÃO, de Mário Barroso, Competição Internacional); Festival de San Sebastian (ENTRE OS DEDOS, de Tiago Guedes e Frederico Serra, secção Zabaltegi).



ENTRE OS DEDOS em San Sebastian

ENTRE OS DEDOS, a segunda longa-metragem dos realizadores Tiago Guedes e Frederico Serra, produzida pela Clap Filmes de Paulo Branco, está seleccionada para o 56º Festival de San Sebastian, integrando a secção cada vez mais estimulante intitulada Zabaltegi, ao mesmo tempo que concorre para o Prémio Altadis-Novos Realizadores.
Após o sucesso nacional e internacional entre crítica e público do thriller atmosférico COISA RUIM, a primeira longa-metragem desta dupla de realizadores que percorreu festivais pelo mundo inteiro encontrando distribuição comercial em mercados disputadíssimos como os Estados Unidos da América, Canadá, Espanha e América Latina, chega-nos agora um drama intimista:Após uma derrocada numa obra, Paulo perde o emprego porque denunciou a situação.
A sua relação com a mulher vai deteriorando-se dia após dia.
Anabela, a irmã de Paulo, vive com o pai de ambos, um homem angustiado.

Bela é enfermeira e o único conforto de um doente terminal. Famílias grandes noutros tempos e que agora se limitam a sobreviver dentro do destino que lhes coube.
Uns resistem e esbracejam, lutam e não se conformam, outros deixam cair os braços e desistem.

No elenco vamos encontrar Filipe Duarte, Isabel Abreu, Gonçalo Waddington, Luís Filipe Rocha, Fernanda Lapa, Paula Sá Nogueira, João Pedro Vaz,e a participação especial de Eunice Muñoz, entre outros.
O festival decorre entre 18 e 27 de Setembro e o filme tem estreia marcada em Portugal para 16 de Outubro.

Queres entrar no Mundo das Estrelas?




Queres ser actor?Actriz? Bailarino?
Enfim entrar no mundo do espectáculo?
Vai ao Braga Parque e tenta a tua sorte!

Sabe fazer Bluff ? Então vá ao JOGO DUPLO!!!



JOGO DUPLO, o jogo onde ganha quem é esperto e consegue convencer o adversário de que o é.
Este novo programa da RTP ,que pode ver de segunda a sexta ,terá como apresentador José Carlos Malato, um regresso há muito esperado.
O jogo tem cinco participantes que respondem a várias rondas de cinco perguntas de Cultura Geral.
No entanto o aliciante deste jogo não é propriamente o conhecimento demonstrado mas a capacidade de convencer os outros que esse conhecimento realmente existe!
Durante as várias rondas de perguntas os concorrentes sabem exactamente quantas respostas acertaram e quanto dinheiro acumularam mas não sabem nada sobre os seus adversários.
Isto pode levar a que um participante chegue ao fim e ganhe sem que seja o melhor classificado mas sim porque convenceu os outros de que o era.
Neste Jogo ganha quem tiver uma razoavel cultura geral mas e sobretudo quem tiver uma grande lata!!!!
Pode ver e saber se é um dos tais iluminados que convencem os outros do inacreditável a partir do dia 25 na RTP1.
Se é um dos tais não hesite...concorra!

KMo dá a conhecer o que de novo se faz na Música Portuguesa


Kromo di Ghetto, Zieben e Kompania Algazarra
no próximo KM0

“Cinco semanas decorridas após o primeiro quilómetro da nossa viagem pelo país, o KM0 chega à capital do nosso pequeno império.
Vamos trocar palavras em crioulo com o MC da Cova da Moura, Kromo Di Ghetto, sentir o rock pesado dos Zieben e dançar ao som do ska de inspiração balcânica dos Kompania Algazarra”, explica JP Simões, apresentador da série documental sobre a nova música portuguesa, exibida sábados, pelas 18h15 na RTP2.
Conheça e divulgue os projectos de Kromo Di Ghetto, Zieben e Kumpania Algazarra, publicadas em discurso directo no blog do KM0:
http://www.bus-kmzero.blogspot.com/

Becker- uma estreia



BECKER

O Sony Entertainment Television estreia hoje 22 de Agosto às 21h30 a série Becker.



Um clássico da comédia, produzida e realizada pelos mesmos responsáveis de êxitos como Frasier ou Seinfeld, Becker junta-se assim a outras séries que fazem parte da Noite de Comédia no SET.


O médico mais mordaz e politicamente incorrecto é interpretado por Ted Danson, o mítico barman Sam Malone de Cheers, Aquele Bar, vencedor de vários Emmy Awards.
John Becker é um bom médico que vive dedicado aos seus pacientes.

Mas tem um defeito: o mau humor.


Não tem problemas em dizer abertamente o que pensa e opina sobre tudo e todos sem temer as consequências.

Para ele, o mundo enlouqueceu e a sua obrigação moral é denunciá-lo com os seus comentários devastadores.

Becker dá largas à sua língua viperina no seu consultório no Bronx e no café e quiosque do bairro.


As únicas pessoas capazes de suportar a verborreia do doutor Becker são Reggie (Terry Farrell), a proprietária do café-restaurante do bairro, uma bela mulher que tem sempre uma resposta na ponta da língua ainda mais acutilante aos comentários do médico, e Jake (Alex Desert), o cego encarregado do quiosque que tenta explicar às “vítimas” da mordacidade de Becker a sua peculiar forma de ser.
O consultório de Becker não funcionaria se não fosse a eficiência de Margaret (Hattie Winston), sempre atenta aos atrasos do seu chefe e à ingenuidade da jovem enfermeira Linda (Shawnee Smith).
Nesta primeira temporada da série, Becker viverá dois momentos chave.


O primeiro chega-nos no episódio no qual teremos a oportunidade de conhecer o pai de Becker, interpretado pelo famoso cómico Dick Van Dyke (Diagnosis Murder, Mary Poppins). Toda a gente fica imediatamente encantada com Fred Becker, pelo seu trato impecável e maneiras muito joviais, que contrastam com as do filho.

O segundo momento chega-nos num episódio em que Becker, chegado ao consultório depois de ir tratar de alguns assuntos em Queens, encontra na sala de espera Hilton Lucas, Doug Heffernan e Ray Barone.


Estes nomes por si só não nos dizem nada, mas se falarmos de Bill Cosby (The Cosby Show), Kevin James (O Rei do Bairro) e Ray Romano (Todos Gostam do Raymond) reconhecemos três cómicos de renome que se reúnem neste episódio de Becker.
A série, estreada nos Estados Unidos em 1998, rapidamente se posicionou como uma das mais vistas, e colheu excelentes críticas graças à mordacidade sem barreiras do protagonista.


Becker é realizada por Andy Ackerman, realizador de outras séries como Seinfeld, Cheers, Aquele Bar, ou Wings.

Estreia: Sexta 22 de Agosto às 21h30
Emissão: Sextas às 21h30
Realização: Andy Ackerman
Intérpretes: Ted Danson, Terry Farrell, Alex Desert, Hattie Winston, Shawnee Smith

CCB fora de si neste fim de semana!!!





ccb fora de si

dançar sobre o abismo, sobre a água ou com os olhares postos na Ásia?

22, 23, 24 agosto : sexta a domingo

no centro cultural de belém






ANIMAÇÃO DE RUA reflexão de fachada : companhia retouramont 22, 23 e 24 agosto : 18h : parede do edifício : entrada livre

Cúmplices da matéria, apoiados a uma parede, os bailarinos constroem uma arquitectura fugitiva, transformam os espaços quotidianos dos habitantes em terreno lúdico de expressão. Esta dança-escultura revela os objectos aos quais se agarra, os espaços sobre os quais se demora, conferindo-lhes um espaço de vida efémero.

Dança única e irrepetível, desenhada sobre e com o edifício do CCB.




CINE-BELÉM sand and water : shaheen dill-riaz (Bangladesh)22 e 24 agosto : 22h30 : pequeno auditório : entrada livre : m/12

Primeiro filme do premiado realizador de Ironeaters, Sand and Water é o olhar poético sobre uma realidade social do seu país de origem.

Atravessado por cerca de 200 rios e com uma população com mais 100 milhões de habitantes, o Bangladesh vive ameaçado por constantes inundações, além das dificuldades económicas com as quais lida.

Este filme mostra a dignidade e a sabedoria das famílias de agricultores que vivem, por vezes, em pobreza extrema nas margens do rio Brahmaputra.



DANÇA ORIENTAL trimurti – os três rostos : tarikavali 22, 23 e 24 agosto : 21h30 : caminho pedonal : entrada livre

Da Índia chega-nos Bharata-Natyam, dança em que linhas simétricas e geometricamente perfeitas se juntam a movimentos vivos, como piruetas e saltos, tendo como base os ritmos complexos do batimento de pés.

A técnica pura junta-se a abhniaya: as expressões do rosto acompanhadas de gestos das mãos e de posturas do corpo para interpretar os poemas e os hinos cantados.


NOVO CIRCO tabu : nofitstate até 31 agosto : 22h : espaço circo
Esqueça tudo o que sabe sobre circo antes de entrar na tenda da companhia do País de Gales NoFITSTATE.

Tabú é um verdadeiro caos coreografado que acontece em cima do público e ao seu redor.

É uma combinação entre circo, performance, vídeo e música ao vivo.

É um espectáculo feito das histórias dos medos que todos temos e que aqui se dissipam numa enorme catarse circense.

É alucinante e... depois disto nada será igual…

Casino Lisboa continua com Novo Circo!

Noites de Novo Circo surpreendem
no Arena Lounge do Casino Lisboa



Com diferentes propostas de animação, as noites do Casino Lisboa continuam a oferecer contagiantes espectáculos de Novo Circo.

Distinguidos pelo público do Arena Lounge, Andrzej e Tomasz prolongam um ciclo de actuações em “Hand To Hand”, até 7 de Setembro.

No dia seguinte, será a vez de Tina Clay estrear um exercício de “Aerial Silks” que protagonizará até ao final do mês.



No amplo espaço central do Arena Lounge, Andrzej e Tomasz têm surpreendido, desde o início do mês, os visitantes do Casino Lisboa.

Dotados de uma singular destreza e força de movimentos os artistas, de origem polaca, assinam um exigente número circense, enquadrando a Acrobacia com as Forças Combinadas.
Note-se que, Andrzej e Tomasz revelaram já as suas qualidades técnicas em Portugal, nomeadamente, quando integraram o elenco do espectáculo “Four: Espírito dos Elementos”, que esteve em cena no Salão Preto & Prata do Casino Estoril, durante ano e meio.
Os artistas conheceram-se em 1991, tendo iniciado um percurso auspicioso no Sports Club de Rzeszow.

Posteriormente, participaram em espectáculos de companhias como Cirque du Soleil, Circo Sarrasani, Circo Mundial ou Circo Ocelot.
Premiados em vários certames, Andrzej e Tomasz venceram já os campeonatos polacos (quatro vezes 1º prémio), europeus (três vezes o 2º prémio) e mundiais (três vezes o 3º prémio) de ginástica.
Em busca de novos desafios, Tina Clay estreia um exercício de Aerial Silks, no próximo dia 8 de Setembro.

Com uma evoluída coreografia, a artista exibe este original número durante três semanas, exprimindo a sua primorosa técnica acrobática.
Com a força dos pulsos, Tina Clay envolve o seu corpo em coloridas tiras de tecido, que “despe” durante sucessivos voos sobre o palco, ficando suspensa no amplo espaço aéreo do Arena Lounge.
Com entrada livre, os exercícios de Novo Circo proporcionam momentos únicos na animação do Arena Lounge do Casino Lisboa.


- Até 7 de Setembro: Andrzej e Tomasz Hand To Hand
- De 8 a 30 de Setembro: Tina Clay Aerial Silks

Combóio especial para o concerto de Madonna


CP e Everything is New criam
Comboio Especial Intercidades - Madonna
para melhor servir o público do Concerto do Ano!


Por forma a dar resposta às deslocações de regresso do concerto de Madonna, essencialmente no eixo Lisboa – Porto, a CP Longo Curso vai realizar um Comboio Especial Intercidades no trajecto Lisboa Oriente -> Porto Campanhã, no dia 15 de Setembro de 2008, na madrugada a seguir ao espectáculo.
O comboio tem partida marcada para a 01H00 na Gare do Oriente, parando em Santarém às 01H39, no Entroncamento às 01H59, em Pombal às 02H33, em Coimbra-B às 02H59, em Aveiro às 03H25, em Gaia às 03H58 e em Porto Campanhã às 04H04.
Os bilhetes para este Comboio Especial Intercidades – Madonna encontram-se já à venda nos NetTicket Quiosques, nas bilheteiras da CP, Agências de Viagens e no Multibanco a partir de 25 de Agosto.
Para informações adicionais como os modos de pagamento aceites ou as condições de estacionamento de viaturas em Porto Campanhã, aconselha-se a consulta a http://www.cp.pt/ ou o Call Center 808208208.