sábado, 26 de julho de 2008

Vá ao D.Maria e não entre- fique cá fora e oiça boa música!


Concertos na Esplanada– Uma aposta ganha


Estão a decorrer, com extraordinária afluência de público, os Concertos na Esplanada, com que o TNDM II está a animar a praça do Rossio, no âmbito da iniciativa “Teatro Nacional – Outros Palcos”.

Durante os meses de Julho e Agosto, o Teatro Nacional, em parceria com o Turismo de Portugal, apresenta uma oferta cultural diversificada em vários espaços espalhados pela cidade de Lisboa.

“Outros Palcos” aposta numa programação surpreendente, fora do edifício, que estabelece uma ponte entre a cidade e o mundo, através de expressões artísticas que o convidam a desfrutar os muitos palcos da capital.

Através desta iniciativa, pretende-se também contribuir para o desenvolvimento do turismo cultural, associando o teatro e uma programação de qualidade à valorização e divulgação de alguns dos monumentos da cidade.

Atenção Bandas de Garagem: há um programa para serem ouvidas!


“BANDAS DE GARAGEM”
FAZEM-SE OUVIR
EM NOVO PROGRAMA DA RTP2


A RTP2 estreia hoje, dia 26 de Julho, pelas 19h30, um novo programa dedicado aos novos talentos da música portuguesa ainda desconhecidos do grande público.
Km0 é uma série de 14 episódios de meia hora que percorre o país à procura de novas bandas e novos músicos, numa carrinha conduzida pelo músico J.P. Simões (apresentador do programa).
Km0 entra em garagens improvisadas, estúdios mais ou menos insonorizados, armazéns, apartamentos pessoais e até mesmo em cafés de bairro, monta um estúdio de som profissional, grava ao vivo um tema integral de cada banda, entrevista os músicos sobre a criação e a edição em Portugal, e faz-se novamente à estrada.
Contas feitas, são 39 bandas dos mais diversos quadrantes (Rock, Pop, Metal, Jazz, Blues, Electrónica, Hip Hop, Experimental, Popular), 159 músicos, 23 cidades, 12 mil quilómetros na estrada e 130 horas de filmagem, sem qualquer play back.


“O Km0 corresponde, na perfeição, à promessa que tínhamos feito de que a RTP2 iria investir na revelação da música que está a ser criada à margem dos circuitos institucionalizados, por artistas mais jovens.

Tenho a certeza de que alguns deles serão, em menos de dois anos, os nomes com maior impacto entre a juventude que acompanha (e vibra com) a produção musical nacional”, afirma Jorge Wemans, director da RTP2.
“É o primeiro programa na história da televisão a tratar a criação musical desta forma abrangente, descentralizada, permitindo aos novos talentos divulgarem a sua música, a partir dos seus próprios locais de criação e ensaio.

O impacto vai ser profundo!”, defende José Luís Rei, autor da ideia e director da BUS, produtora do Km0.
As bandas foram seleccionadas por J.P. Simões, José Luís Rei e Micael Espinha (realizador), essencialmente a partir da plataforma do Myspace, que em Janeiro de 2008 contava com 12 mil entradas de projectos portugueses.

“Procurámos sempre bandas que não tivessem grande apoio promocional ou visibilidade comercial. O critério do “melhor possível” passou sempre pelo crivo de um conjunto de pessoas com gostos e expectativas diferentes, que compuseram o conselho editorial do programa. Nas escolhas, houve pouco de teste americano e muito de luta greco-romana”, explica o apresentador.
O primeiro Km0 pára em Coimbra, mas, depois percorre o país de Norte a Sul: Porto, Maia, Espinho, Braga, Barcelos, Aveiro, Coimbra, Condeixa, Cantanhede, Nazaré, Marinha Grande, Vila Velha de Ródão, Tondela, Tomar, Sintra, Amadora, Lisboa, Sacavém, Almada, Montemor-o-Novo, Odemira, Faro e Portimão.
Patrocinado pelo IPJ, o programa conta com o apoio das Pousadas de Juventude, da Antena 3 e da Associação Portuguesa de Radiodifusão.


Bandas Km0:
Man & Bellas, The Guys From the Caravan, Anaquim, Peixe : Avião, Smix Smox Smux, Monstro Mau, La La La Ressonance, Nikouala, Gnomon, MadMan Underground, The Clits, Canal 0, Kromo di Ghuetto, Zieben, Kumpania Algazarra, Carlos Peninha, Fadomorse, Montecalvo 146, Peltzer, Waste Disposal Machine, U-Clic, Stowaways, Cenáculo, Pz, Gueixa, Cacique 97, Munchen, Dr.Estranho Amor, Projecto Fuga, Oxalá, João Frade, JazzTaParta, Nanook, 2008, The Weatherman, Mimical Kix, Norberto Lobo, Lobster, Mikado Lab.


Ficha técnica do Km0:
Produtora
: BUS - Produção de Audiovisuais
Autoria e Direcção Geral: José Luís Rei
Realização: Micael Espinha
Pesquisa Edição e Apresentação: J. P. Simões


A Arte do Chá Oriental

SÁBADO, 26 JULHO 13h, 15h30 e 18h

SALÃO NOBRE DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA


Hoje, dia 26 de Julho, Portugal recebe, pela primeira vez, um Festival de Chá: “Todos os dias são bons dias”- A Arte do Chá Oriental.


Neste evento será ensinada a arte de fazer e degustar chá com Chunzhi Jin, um professor convidado do Instituto de Cultura e Artes do Chá Shan Ru.

Poder-se-ão também apreciar variadas peças de arte relacionadas com o chá, assistir a um concerto de música tradicional chinesa e aprender meditação com Manchien, a mestra do Budismo Zen de Formosa, responsável e membro do Conselho de Directores da Fo Guang Shan na Europa e secretária-geral da BLIA.

Este festival de chá pretende cultivar a mente através das diferentes aprendizagens abordadas, promover um maior contacto com a Natureza e divulgar os diferentes chás típicos de Formosa.

Ciclo de cinema continua no Museu do Oriente


Viagem à Malásia pelo olhar de dois irmãos


O Museu do Oriente apresenta o filme Flower in the Pocket, do realizador Seng Tat Liew, a 27 de Julho, às 18h00, no âmbito do ciclo de cinema “Viagens no Oriente”.
Distinguido com o Prémio de “Melhor Filme” no Festival de Roterdão 2008, a obra narra a história de dois rapazes, Li Ahh e Li Ohm, órfãos de mãe e com um pai ausente.
Os irmãos vão crescendo sozinhos, vagueando pelas ruas e envolvendo-se em confusões e brigas. Longe dos olhares dos adultos, os miúdos vivem aventuras e escolhem um cão como companheiro de jornada.
A Malásia é o país visitado na próxima sessão deste ciclo de cinema, proporcionando uma visão diferente sobre a realidade e cultura desse país.


Flower in the Pocket - Ciclo “Viagens no Oriente”
Realização: Seng Tat Liew
Língua: Malaio/Mandarim/Inglês/Cantonense. Legendado em português.