terça-feira, 9 de setembro de 2008

Teatro de D.Maria II apresenta " Perto do Coração Selvagem"



PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM

a partir de CLARICE LISPECTOR

La Nouvelle École des Maîtres


O Teatro Nacional D. Maria II apresenta, no dia 12 de Setembro, às 21h00, na Sala Garrett, “Perto do Coração Selvagem”, a partir da obra de Clarice Lispector.

Esta é a apresentação pública do XVII curso de La Nouvelle École des Maîtres, dirigido este ano pelo encenador e co-fundador da Companhia dos Atores do Rio de Janeiro, Enrique Diaz.

Contando com dezoito anos de história, La Nouvelle École des Maîtres dá continuidade aos seus cursos de verão, continuando a operar, segundo o director artístico Franco Quadri, “o estudo expressivo do plurilinguismo dos seus alunos”.

A iniciativa é promovida este ano por quatro países europeus – Bélgica, França, Itália e Portugal, sendo o Teatro Nacional D. Maria II a entidade portuguesa parceira nesta iniciativa.

Entre os actores com formação profissional seleccionados em Portugal, encontram-se Gilberto Oliveira (Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Porto), Marco Paiva (Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa) e Maria João Pinho (Academia Contemporânea do Espectáculo, Porto).

O encenador da América Latina, Enrique Diaz, propõe-se trabalhar o mundo da escritora Clarice Lispector através das técnicas lançadas por Anne Bogart na SITI Company e na Universidade de Columbia, baseadas no método de Tadashi Suzuki, onde se exploram os limites do trabalho do actor e da importância das técnicas de cena.

A apresentação pública de “Perto do Coração Selvagem” será seguida de uma conversa informal com os intervenientes do espectáculo e com representantes de La Nouvelle École des Maîtres.

La Nouvelle École des Maîtres é um curso de formação teatral avançada que cumpre a sua XVII edição e que oferece aos actores com idades compreendidas entre vinte e quatro e trinta e dois anos uma ocasião de aperfeiçoamento.

O objectivo é promover o encontro entre jovens artistas formados pelas escolas superiores de teatro da Europa que exerçam já uma actividade profissional e encenadores de renome no plano internacional, de modo a dar vida a uma experiência de trabalho fortemente enraizada no confronto e na troca de competências sobre os métodos e práticas de encenação, partindo de textos, línguas e linguagens artísticas diferentes utilizados em oficinas itinerantes com uma duração aproximada de um mês.
Este projecto foi, aliás, diversas vezes reconhecido, com destaque para o Leão de Ouro do Futuro, atribuído em 2007 pela Bienal de Veneza.

Enrique Diaz

Nascido em 1967, aos 19 anos foi co-fundador da Companhia dos Atores do Rio de Janeiro.
Nos anos 90, assumiu a encenação de vários espectáculos, clássicos e contemporâneos.
Sendo ele mesmo actor, atribui um lugar central ao contributo dos intérpretes.

Dirige, desde 1998, o Coletivo Improviso, que usa a multidisciplinaridade e a improvisação para criar novas perspectivas sobre questões ligadas à urbanidade.

Apresentado em diversas cidades brasileiras, assim como em festivais de teatro de todo o mundo, o trabalho de Diaz foi já, por várias vezes, premiado no Brasil.

“Ensaio. Hamlet” valeu-lhe o prémio da crítica francesa para o melhor espectáculo estrangeiro na temporada de 2005/2006.

equipa

Mestre ENRIQUE DIAZ

Assistente MARIANA LIMA

Colaboração DANIELA FORTES, CRISTINA MOURA

Intérprete JOANA PUPO

Diário de bordo VÍTOR D’ANDRADE

Estagiários ANA DAS CHAGAS (Fra)ANDREA CAPALDI (It)CÉLINE BOLOMEY (Bel)CHARLY TOTTERWITZ (Fra)CLÉMENT THIRION (Bel)CORALINE CLÉMENT (Bel)CORINNE CASTELLI (It)ELENA BOSCO (Fra)FLORENCE MINDER (Bel)GILBERTO OLIVEIRA (Pt)GIUSEPPE PROVINZANO (It)MARCO PAIVA (Pt)MARIA JOÃO PINHO (Pt)

(Créditos Daniela Fortes)

Ciclo o Despertar da China no Museu do Oriente

“O despertar da China”
Cinema chinês para ver em Setembro

O Museu do Oriente sugere uma viagem cinematográfica pela cultura asiática com o ciclo “O despertar da China”, nos dias 7, 10, 14, 18, 24, 27 e 28 de Setembro, às 21h30, no Auditório.
Neste breve panorama do actual cinema chinês dão-se a conhecer seis filmes de ficção, multipremiados em festivais de cinema internacionais e, quase todos, inéditos nas salas portuguesas.
Estas longas-metragens retratam a vida moderna no gigante asiático, e mostram como os percursos individuais estão a ser afectados pelas profundas transformações sociais, económicas e culturais, em curso naquele país.
A 7 de Setembro, com repetição a 24, The Other Half, do realizador Ying Liang, retrata, de forma sensível e irónica, a vida numa cidade industrial da China.
O filme integra as histórias verídicas de mulheres que são levadas a recorrer ao aconselhamento legal, numa ficção protagonizada no feminino.
Grain in Ear, de Zhang Lu, exibido no dia 10 de Setembro, centra-se em Cui Shunji, uma jovem mãe coreana a viver à margem da sociedade chinesa.
O filme, de ritmo cuidado e harmonioso, foi o vencedor do prémio da crítica internacional no festival IndieLisboa 2006.
O filme Little Moth, de Tao Peng, que pode ser visto a 14 e 27 de Setembro, narra a história de uma rapariga e de um rapaz, que são comprados por um casal pobre, com o objectivo de pedirem esmola na rua.
Esta é uma história de sobrevivência, nos escalões mais baixos da sociedade chinesa, filmada com uma grande sensibilidade e uma precisão quase documental.
A 18 de Setembro, com repetição no dia 28, o destaque vai para Blackguard Quingzi, do realizador Wei Xue-Qui, uma obra representativa do profícuo novo cinema independente chinês que, recorrendo a elementos documentais, sustenta uma narrativa minimal, dando a conhecer o percurso de um ex-presidiário que tenta refazer a sua vida.
O ciclo “O despertar da China” é uma oportunidade para ver o novíssimo cinema chinês, que se tem vindo a revelar como um dos mais diversificados e dinâmicos no contexto da produção contemporânea mundial.

Ciclo “O despertar da China”
7, 10, 14, 18, 24, 27, 28 Setembro
21h30
Auditório Museu do Oriente

PROGRAMA:
7 Setembro
The Other Half (A Outra Metade)
Realização: Ying Liang
Coreia/China, 2006, 111’, Cor
Língua: Mandarim
Legendado em português e inglês
Elenco: Zeng Xiaofei, Deng Gang, Zhao KeChow
M/16
Uma jovem empregada de um escritório de advogados tem de lidar com o rol de queixas das suas clientes, as consequências do vício do jogo do namorado, o alheamento do pai e a ameaça da crescente poluição.
10 Setembro
Grain in Ear (Grão na Orelha)
Realização: Zhang Lu
Coreia/China, 2005, 109’, Cor
Língua: Mandarim
Legendado em português e inglês
Elenco: Liu Iinaji, Jin Bo, Zhu Guangxuan, Wang Tonghui
M/16
Com o marido na prisão e uma criança pequena para sustentar, nada mais resta a Cui senão continuar a vender kimchi (um prato coreano, muito popular no Nordeste da China), numa roulotte ilegal, a trabalhadores fabris ao longo de uma estrada industrial. Quando tudo finalmente parece estar a correr bem (com o início de uma nova relação amorosa e a legalização da sua actividade graças à ajuda de um polícia), Shunji apercebe-se da fragilidade da sua situação e decide-se por uma vingança impiedosa.
“Chamaria a este filme um filme ‘anti-terrorista’. O ‘terrorismo’ não tem um significado político específico. Refere-se à tragédia resultante das tensões entre os poderosos e os que não têm poder, os que têm e os que não têm, os opressores e os oprimidos. Enquanto mulher pobre e membro de uma minoria étnica, Cui Shunji é a típica personagem oprimida. Ela vive à margem da sociedade.” (Zhang Lu)
14 Setembro
Little Moth (A Pequena Traça)
Realização: Tao Peng
China, 2007, 99’, Cor
Língua: Mandarim
Legendado em português e inglês
Elenco: Han Dequn, Zhao Huihui, Hong Qifa, Zhang Lei, Xu Zelin
M/16
Um casal pobre compra uma menina de 11 anos para pô-la a pedir esmola na rua. A rapariga perdeu o uso das pernas devido a uma doença. Um dia encontram na rua um rapaz amputado de um braço que também é pedinte e que já foi vendido por três vezes. Aproveitando-se da distracção momentânea dos adultos, os jovens tentam fugir a uma vida de mendicidade.
18 Setembro
Blackguard Quingzi
Realização: Wei Xue-Qui
China, 2007, 90', Cor
Elenco: Zhu Hongwei, Meng Qiaohui
M/16
Qiangzi sai da prisão. As enormes mudanças verificadas na sua cidade fazem-no sentir-se um estranho. Vai à procura, de memória, da sua casa, mas apenas encontra ruínas. Qiangzi quer refazer a vida, mas não é aceite pela sociedade. Todos sabem que ele era um marginal.
24 Setembro
The Other Half (A Outra Metade)
27 Setembro
Little Moth (A Pequena Trança)
28 Setembro
Blackguard Quingzi
Museu do Oriente
Avenida Brasília
Doca de Alcântara (Norte)
1350-362 Lisboa
Tel.: 213 585 200
Horários Bilheteira:
10h00 – 18h00
Sexta-feira das 10h00 – 22h00
Encerra à Terça-feira
Nos dias dos espectáculos a bilheteira está aberta até ao início dos mesmos
Informações e reservas:
Tel.: 213 585 244

A 11 de Setembro estreia " Antes que o Diabo saiba que morreste"

ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE MORRESTE
estreia nacional a 11 de Setembro

Estreia nacional a 11 de Setembro em exclusivo nos cinemas Medeia Monumental-Saldanha, King e Cidade do Porto.

Um drama realizado por Sidney Lumet, com os actores Ethan Hawke, Philip Seymour Hoffman e Albert Finney.

Sinopse: Nessa manhã de Sábado, nos arredores de Nova Iorque, tudo parece normal na vida da família Hanson.
O pai, Charles (Albert Finney) passou no exame de condução e sua esposa Nanette (Rosemary Harris) abriu uma joalharia familiar.
Enquanto o filho mais velho, Andy (Philip Seymour Hoffman) está preocupado com uma inspecção das finanças agendada para a 2ªfeira seguinte, o irmão mais novo, Hank (Ethan Hawke), como de costume, está pelo pescoço com problemas de dinheiro…
No entanto, às 7h58 daquela manhã de Sábado tudo vai mudar na vida dos Hanson.

Concertos FNAC Fórum Coimbra

Murdering Tripping Blues
"Knocking At The Backdoor Music"
12 de Setembro às 22h00
FNAC Fórum Coimbra


Knocking At The Backdoor Music é o aclamado trabalho de estreia dos Murdering Tripping Blues. A abordagem musical deste trio lisboeta é rude e directa, com o intercalar de médios estridentes e tons graves da guitarra de Henry Leone Johnson, que dispensa o uso de baixo. A banda que até aqui era constituída por voz, guitarra, bateria e projecções acrescenta os teclados de Mallory Left Eye. A cantora e actriz Patrícia Andrade, Luís Lamelas e Fernando Matias dos [f.e.v.e.r.] são alguns dos convidados especiais.


Cupido
13 de Setembro às 22h00
FNAC Fórum Coimbra


Os Cupido, oriundos de Vila Nova de Gaia, são compostos por Guga (voz), Rui Ferreira (guitarra), Walter (teclas), Francisco Mendes (bateria) e Valmont (baixo). Apostando numa vertente pop rock, a banda escreve músicas sobre o Amor. Tudo Mudou e Sonho Teu são alguns temas que trazem na bagagem cujo público-alvo pretende ser tendencialmente juvenil. A sua abordagem tem por base um conto que procura despertar a alegria, a diversão e a compaixão escondidas no interior de cada um.
Informação:
Departamento de comunicação

FNAC Forum Coimbra
Loja 1.04
Horário da loja: 10h-24h; e-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Segundo fim-de-semana do Festival Jazz.pt

Festival jazz.pt
11, 12 e 13 de Setembro

Hot Club de Portugal- Lisboa


Depois de uma primeira semana marcada pela grande afluência de público e pelas reacções muito positivas à abertura do jardim do Hot Club de Portugal (HCP), o Festival Jazz.pt prepara-se para o seu segundo e último fim-de-semana. Dos sete concertos agendados, três serão apresentações dos novos trabalhos discográficos de André Matos, Afonso Pais e da formação luso-italiana Teterapadequ. São motivos de sobra para participar na celebração do terceiro aniversário da revista jazz.pt.

Quinta-feira, 11
22:30 (jardim)
André Matos “Rosa Shock” (Argentina/Brasil/Portugal)
André Matos - guitarra
Sara Serpa - voz
Demian Cabaud - contrabaixo
Alexandre Frazão - bateria
(Lançamento de disco pela Tone Of A Pitch)


00:30 (bar)
Afonso Pais Trio “Subsequências” (Brasil/Portugal)
Afonso Pais - guitarra
Nelson Cascais - contrabaixo
Alexandre Frazão - bateria
(Lançamento de disco pela ENJA Records)
Sexta-feira, 12
22:30 (jardim)
Jason Stein’s Locksmith Isidore (EUA)
Jason Stein - clarinete baixo
Jason Roebke – contrabaixo
Mike Pride – percussão

00:30 (bar)
Happening e convidada especial Maria João (Portugal)
Luis Cunha - trombone
João Paulo - piano, fender rhodes, acordeão
Mário Franco - contrabaixo
Júlio Resende - fender rhodes, piano
João Lobo - bateria
Maria João - voz (convidada especial)
Sábado, 13
22:00 (jardim)
José Peixoto “El Fad” (Portugal)
José Peixoto - guitarra
Carlos Zíngaro - violino
Miguel Leiria Pereira - contrabaixo
José Salgueiro - percussão
(Pré-lançamento de disco)
23:00 (jardim)
Quinteto de Pedro Moreira (Portugal)
Pedro Moreira - saxofones tenor e soprano
Susana Silva - trompete
André Fernandes - guitarra
Nelson Cascais - contrabaixo
André Sousa Machado – bateria
00:30 (bar)
Tetterapadequ (Itália/Portugal)
João Lobo - bateria
Gonçalo Almeida - contrabaixo
Daniele Martini - saxofone
Giovanni Di Domenico - piano
(Lançamento de disco pela Clean Feed Records)
Entradas:
Bilhete diário / € 10
Bilhete de fim-de-semana (três dias, sete concertos) / €20
Pacote especial (bilhete fim-de-semana + assinatura anual da jazz.pt + um CD em lançamento) / €40
Site oficial
www.jazz.pt/festival

À conversa com... João Maria André

À conversa com... João Maria André
Diálogo Intercultural
10 de Setembro às 18h00
Biblioteca Municipal de Coimbra



João Maria André nasceu em Monte Real, Leiria, em 1954.
Licenciado e doutorado em filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
É professor de filosofia da ciência, filosofia da natureza, antropologia do teatro e produção teatral.
Encenador da Cooperativa Bonifrates.
Últimos trabalhos: Eloídes, de Jernónimo López Mozo (2007); Eu não sou o Rapport, de Herb Gardner (2004); 23 Centímetros, de Roberto García e Carles Alberola (2003); O Principezinho, de Saint-Exupéry (2001).
Director do Teatro Académico de Gil Vicente (2001 – 2005).
Publicações mais recentes
FILOSOFIA _ Pensamento e Afectividade (1999); Diálogo Intercultural Utopia e Mestiçagens em tempos de globalização (2005).
TEXTOS LITERÁRIOS _ Postos Suspensos; Diálogos com máscaras de Delfim Miranda (2001); Uma tarde alucinante. Histórias para crianças com ilustrações do Gémeo Luís (2003).
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

Em Outubro os dEUS dão concerto em Portugal


dEUS AO VIVO EM PORTUGAL


Tom Barman e os seus acólitos estão de regresso a Portugal, depois de uma vigorosa actuação em Paredes de Coura, para actuarem dia 19 de Outubro na Aula Magna, em Lisboa, e dia 21 de Outubro no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.
Uma das bandas com maior culto em Portugal, os dEUS deram que falar logo com o primeiro álbum, “Worst Case Scenario” onde pontifica uma das mais importantes canções do rock independente de todos os tempos “Suds & Soda”.

Depois de “In a Bar, Under The Sea” (1996) e “The Ideal Crash” (1999), a banda fez uma pausa de estúdio que só terminaria em 2005 com “Pocket Revolution”, que vendeu mais de 200 mil cópias no mundo inteiro, um feito assinalável para uma banda belga de indie rock.

Felizmente, para os muitos fãs da banda, o álbum seguinte, “Vantage Point”, demorou apenas 3 anos a chegar e teve no single “The Architect” um óptimo prenuncio para o mais recente disco dos dEUS.

Música no Museu apresenta a pianista Gilda Oswaldo Cruz



MUSICA NO MUSEU
apresenta
Gilda Oswaldo Cruz no Palácio Foz

em programa de Villa-Lobos e Santoro



A pianista brasileira Gilda Oswaldo Cruz apresenta-se nesta quarta-feira dia 10 de setembro às 18:30hs no Palácio Foz dentro da Série Música no Museu. com um programa dedicado a Villa-Lobos e Cláudio Santoro.

Adianta-se assim às comemorações do ano que vem, quando transcorrem respectivamente cinquenta e vinte anos da morte dos grandes compositores brasileiros.

O evento tem todo o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal.


Gilda vive na Europa desde 1984, dividindo-se entre Lisboa e Barcelona.

Em 2001 gravou o primeiro disco do selo Biscoitofino, com um CD dedicado à música de Santoro. Em 2005 gravou o segundo, ambos com excelente recepção pela crítica e pelo público.

A pianista se especializou na divulgação da música brasileira na Europa e este mês está em curso em Portugal uma série de treze programas radiofônicos que produziu e apresentou para a rádio Antena-2 sobre a vida e obra de Heitor Villa-Lobos.

A série deverá ser retransmitida pela Rádio-Mec.

Gilda Oswaldo Cruz nasceu no Rio de Janeiro, iniciou-se com Wilma Graça e Liddy Chiaffarelli Mignone, e formou-se na Escola de Música da UFRJ sob a direção de Arnaldo Estrella.

Ingressou muito jovem na Escola Superior de Música de Viena, onde veio a diplomar-se com brilhantismo na classe de Hans Graf.

Detentora de um primeiro prêmio no Concurso Internacional Elena Rombro-Stepanow, dedicou-se à música de câmara até retomar sua carreira de solista em 1987, a partir de Barcelona.

Lista de Inscritos Euromilhões Pax Rally 2008

Lista de Inscritos


AUTO


224 DINIS LUCAS CONSULT.TEAM PT José LUCAS PT Luis TIRANO PT Mitsubishi Pajero T1.2

225 OFFROAD CENTRUM TEAM CZ Miroslav ZAPLETAL CZ Tomás OUREDNICEK CZ Mitsubishi L200 T1.1
226 SUBARU FRANCE TEAM FR Morgan PICARD FR Denis SCHURGER FR Subaru Forester T1.1

227 PADOCK COMPETIÇÕES PT Alejandro MARTINS PT José MARQUES PT Toyota Land Cruiser T1.2

228 JOSÉ CAMILO MARTINS PT José CAMILO MARTINS PT Anibal MENDONÇA PT Nissan Navarra T1.2
229 VR2 MOTORSPORT TEAM PT Rui COSTA PT Nuno ALVES PT Renault Proto T1.1

230 NUNO PINTO COELHO PT NUNO PINTO COELHO PT João Rosado MARTINS PT Nissan Navara T1.1

231 DINIS LUCAS CONSULT.TEAM PT Mário LUCAS PT Francisco LUIS PT Mitsubishi Montero 3.2 T2.2
232 KXR TOYOTA ESPANHA E Xavier FOJ E Juan PUJOLAR E Toyota Land Cruiser KXR T2.2

233 PADOCK COMPETIÇÕES PT Céu PIRES DE LIMA PT Filipe MARTINS PT Toyota Land Cruiser T1.2
234 MOTIVO TEAM PT Alexandra GAMEIRO PT Isabel ROBALO PT Nissan Navarra T1.2

235 OPEL RALLY RAID TEAM H Balazs SZALAY H Lazslo BUNCOCKI H Opel Antara RR T1.1

236 OFF ROAD TECHNOLOGIE FR Gérard BENIELLI FR Pascal LAROQUE FR Off Road BUGGY T1.3
237 OPEL RALLY TEAM CRO Daniel SASKIN CRO Damir BRUNER CRO Opel Antara T1.1

238 4x4 OFF-ROAD CLUB HUNGARY H Laszlo LISZI H Georg RACK D Mitsubishi Pajero T1.2

239 ANTONIO SOUSA TEAM PT António SOUSA PT José MAGALHÃES PT Bowler Wildcat 200 T1.1
240 PADOCK COMPETIÇÕES PT Michel DE NORA I Maurizio DOMINELLA I Toyota Land Cruiser T2.2

241 PARIS DAKART TEAM ES José LOPEZ RIVAS ES Joan RUBI ES Mitsubishi KAOT T1.2

242 DAKAR TEAM ROMANIA RO Gabi NICOLAE RO Alexandro BOJICA RO Mitsubishi L200 T1.2

243 PAREDECAR MOTORSPORT TEAM PT Manuel ROSA PT Vitor FREITAS PT Mazda BT50 Proto T1.2

244 OFFROAD CENTRUM TEAM CZ Peter KUBIK CZ Lukas VACOVSKY CZ Toyota Land Cruiser 80 T2.2

245 AT SPORT TEAM PT Tiago AVELAR PT Silva SANTOS PT Nissan Navarra Proto T1.2

246 OFFROAD CENTRUM TEAM CZ Jiri JANECEK CZ Jiri WOLF CZ Toyota Land Cruiser T2.2

247 PADOCK COMPETIÇÕES PT Francisco PITA PT Humberto GONÇALVES PT Toyota Land Cruiser T2.2
248 AT SPORT TEAM PT Rui TRINDADE PT Joaquim SERRÃO PT Nissan Navarra T1.2

249 MEBCOMARKET PL Robert GORECKI PL Ernest GORECKI PL Land Rover Discovery T1.2

250 4x4 RODAS TEAM PT Miguel SOUSA PT João ANDRADE PT Land Rover Defender 110 T1.2

251 IBERTAL TEAM PT Luis FERREIRA PT Pedro SERENO PT Land Rover Defender 110 T1.2


MOTO


Nº/ Nr CONCORRENTE / ENTRANT NAC. PILOTO NAC. MOTO CLASS:

1 KTM TEAM AUS David CASTEU F KTM LC4 690 Rally SP >501
2 KTM TEAM AUS Ciril DEPRES F KTM LC4 690 Rally SP >501
3 LAGOS TEAM PT Hélder RODRIGUES PT KTM 690 Rally SP >501
4 KTM TEAM AUS Marc COMA ES KTM LC4 690 Rally SP >501
5 YAMAHA BIANCHI PRATA COMPETIçÔES José PELLICER E Yamaha WR 450 SP <450>
6 LAGOS TEAM PT Ruben FARIA PT KTM 690 Rally SP >501
7 BIANCHI PRATA / VODAFONE PT Zé HÉLIO BRA BP Proto SP <450>
8 BIANCHI PRATA / VODAFONE PT Pedro BIANCHI PRATA PT Yamaha WR450 <450>
9 REPSOL HONDA TEAM PT Paulo GONÇALVES PT Honda CRF 450 X Marath <450>
10 ENVIRON TEAM SLO Jaroslav KATRINAK SLO KTM 530 EXC SP >451
11 KTM TEAM AUS Gerard FARRES E KTM LC4 690 Rally SP >451
12 HIDROWORLD TEAM PT Nuno SANTOS PT KTM EXC530 Marath>451
13 AIA SPEDAKAR TEAM PT Nuno MATEUS PT Yamaha 450 SP <450>
14 AIA SPEDAKAR TEAM PT Ricardo PINA PT KTM 660 Rally Marath>451
15 YAMAHA BIANCHI PRATA COMPETIÇÕES João ROSA PT Yamaha WR 450 SP <450>
16 RAPTOR RACING TEAM B Jean VAN HOLZAET B Yamaha 450 WRF Marath <450>
17 RAPTOR RACING TEAM B Kris LETEN B Yamaha 250 WRF Marath<450>
18 RACE 4 KIDS TEAM NL Dirk SCHUTTEL NL Yamaha WR450 F SP <450>
18 RAPTOR RACING TEAM B Christiaan LUYENS B Yamaha 450 WRF Marath <450>
19 MIRAMOTOR/KTM/C.M.CORUCHE PT David MEGRE PT KTM EXC 530 R Marath>451 19 RAPTOR RACING TEAM B Paul VANHOUTEGHEM B Yamaha 450 WRF Marath<450>
20 RAPTOR RACING TEAM B Peter DE CLERCQ B Yamaha 450 WRF Marath <450>
22 OBJECTIF SABLE TEAM FR Raphael CRAMBES FR Kawasaki 450 KLXR Marath<450>



QUADS

ENTRANT / CONCORRENTE DRIVER / PILOTO BIKE / MOTO

100 FR FR >501 XTREMEPLUS TEAM Hubert DELTRIEU Polaris Outlaw 525 IRS 101 FR FR >501 XTREMEPLUS TEAM Jean Claude AUER Bombardier Renegade800 102 FR I >501 XTREMEPLUS TEAM Camélia LIPAROTTI Polaris Outlaw 525
103 PT PT >501 TESUTA ACTIVE WORLD TEAM Miguel MONTEIRO Yamaha Raptor700 104 PT PT <500>
105 PT PT <500>
106 B B >501 RAPTOR RACING TEAM Anton GONNISSEN Yamaha Raptor 700
107 B B >501 RAPTOR RACING TEAM Jos JANSEN Yamaha Raptor 700
108 B B >501 RAPTOR RACING TEAM Kurt DUJARDYN Yamaha Raptor 700

Pax Rally arranca amanhã



Ainda não está na estrada mas o Euromilhões Pax Rally, segunda prova com o label Dakar Series, já é um sucesso.

É já amanhã que os 110 concorrentes vão partir de Lisboa rumo a Portimão, ao longo de cinco etapas e seis provas especiais de classificação.

Inscritos à partida estão 52 automóveis (28 portugueses), 49 motos (16 portugueses) e 9 quads (3 portugueses) que irão percorrer mais de 1500 km, 829 deles contra o cronómetro.

Nesta sua primeira edição, o Euromilhões Pax Rally vai contar com a presença dos melhores pilotos internacionais e nacionais, destacando-se nos automóveis a presença das equipas oficiais da Mitsubishi, Volkswagen e BMW X-Raid e em motos a KMT e a Honda Europa.


Em directo

Ainda antes do primeiro veículo sair para a estrada, já cerca de 160 países mostraram imagens do PAX Rally e de Portugal. Canais como o Eurosport, RTL, Fox Sport International ou RTBF, entre muitos outros, já se associaram ao evento organizado pela João Lagos Sports, assegurando a emissão de compactos diários que irão chegar a mais de 160 milhões de lares.

Em Portugal, a RTP detém os direitos televisivos e vai dedicar vários programas ao evento ao longo das suas emissões da RTP e RTPN.

A Organização, em conjunto com o Eurosport, disponibilizará ainda um programa final de 52 minutos, já adquirido por várias estações dos cinco continentes. Os programas seguirão toda a emoção na luta pelos primeiros lugares mas haverá também tempo reservado para dar a conhecer as histórias do dia e as aventuras dos pilotos amadores.

O mediatismo da prova está igualmente garantido, com canais de televisão de todo o mundo a garantirem a transmissão da corrida, num total de 160 milhões de lares a receberem imagens do PAX. A cobertura da prova vai ser acompanhada por mais de 150 jornalistas, oriundos de vários países da Europa, Japão e América do Sul.