terça-feira, 23 de outubro de 2007

Exposição do Corpo Humano termina amanhã


Amanhã, quarta-feira, dia 24 de Outubro, é a última oportunidade para visitar a exposição “O Corpo Humano como nunca o viu…”, que excepcionalmente, nestes últimos dias, encerra às 22 horas.

A previsão do total de visitantes fixa-se, agora, em mais de 160 mil, número que ultrapassa as expectativas mais optimistas.

A exposição “O Corpo Humano como nunca o viu…” – edição portuguesa de “Bodies – The Exhibition” - está organizada por 9 galerias temáticas - Esqueleto, Sistema Muscular, Sistema Nervoso, Sistema Respiratório, Sistema Digestivo, Sistema Urinário, Sistema Circulatório, Sistema Reprodutor e O Corpo Tratado.

Para obter mais informações sobre a exposição “O Corpo Humano como nunca o viu…” consulte o site http://www.ocorpohumano.net/.

O estudo da anatomia humana funcionou sempre sobre um princípio básico: Ver é Saber.

Este mesmo princípio levou as culturas egípcia, grega, romana e islâmica a uma compreensão cada vez mais científica da forma humana..

As dissecções públicas durante o Renascimento aumentaram este conhecimento, estabelecendo as bases para as nossas instituições médicas modernas e para esta exposição.Seguindo este princípio, a exposição O Corpo Humano como nunca o viu utiliza espécimes humanos reais para lhe oferecer um manual visual do seu próprio corpo.

Os espécimes nesta exposição foram tratados com a dignidade e respeito que merecem.

Os nossos corpos são de facto mais complexos e maravilhosos que todos os computadores que nos rodeiam hoje em dia.

Mas muitos de nós não sabem o que temos debaixo da pele – como o corpo funciona, do que necessita para sobreviver, o que o destrói, o que o reanima.

O Corpo Humano como nunca o viu, é uma tentativa de remediar este infeliz conjunto de circunstâncias. Aproveite o conhecimento obtido na Exposição, alargue-o e utilize-o para ser um participante informado nos seus cuidados de saúde.

Isto envolve mais que melhorar a dieta ou iniciar um programa de exercício há muito prometido. Envolve ser um parceiro do médico de forma a compreender aquilo de que necessita, juntamente com o seu corpo exclusivo, para sustentar uma vida preenchida e com recompensas.

Apresentação do primeiro album de Sandy Kilpatrik


"The Ballad of the Stark Miner" é o título do primeiro álbum a solo que Sandy Kilpatrick, uma das maiores promessas do género “alternative folk”, e o projecto “Pilgrims of Light” apresentam oficialmente a 26 de Outubro (22h30) no Theatro Circo, em Braga.

Às composições, guitarra e voz enigmática de Sandy Kilpatrick juntam-se, em palco, as performances de Zinha Barros (piano e voz), Eva Parmenter (concertina, flauta transversal e voz) e André Tentúgal (guitarras e voz), para interpretar temas que propõem ao ouvinte uma viagem para ambientes de um misticismo envolvente.

Reflexo da simplicidade poética e profunda do trabalho de Sandy, “The Ballad of the Stark Miner” resultou de um convite do realizador André Tentúgal para a execução de uma banda sonora para a curta-metragem “Finally I Am No-One”.

«Uma obra que, após concluída, não depende de ninguém para se afirmar, pela sua delapidada beleza e transparência», é a leitura que o escritor Valter Hugo Mãe faz de “The Ballad of the Stark Miner”, álbum que surge sete anos após a chegada do músico escocês a Portugal.

Natural de East Kilbride (Escócia), Sandy Kilpatrick iniciou o seu percurso artístico quando, ao longo dos seus estudos de Literatura Inglesa e Americana, na Universidade de Lancaster, formou, juntamente com um grupo de amigos, a banda “Sleepwalker”. Com um percurso que lhes veio a garantir o estatuto de banda de culto, o colectivo lançou em 2000 o single “Sleepwalking”, que conquistou o reconhecimento do público e da crítica.

Um ano mais tarde, Sandy muda-se para Portugal e, em 2003, sobe, pela primeira vez, aos palcos nacionais, concretamente em Braga, em colaboração com a banda “Wave Simulator” e membros do Coro da Universidade do Minho. À experiência, de que se destacam dois concertos no “Espaço Alternativo PT”, com lotação esgotada, sucede o lançamento e promoção, através de vários concertos, do EP “Am I Welcome Here”.

Em 2005, é a vez de “Incandescent Night Stories” ser apresentado ao público no Festival Tímpano, na Casa das Artes (Famalicão), evento em que Sandy dividiu o cartaz com nomes como “Anthony and the Johnsons”, Perry Blake e Micah P. Hinson, entre outros.

Castelo de São Jorge assinala data da tomada de Lisboa aos Mouros

A Egeac e o Castelo de São Jorge, apresentam, no dia 25 de Outubro, data em que se comemora a Tomada da Cidade de Lisboa, a animação histórica deste acontecimento. Às 10h00 e às 18h00, D. Afonso Henriques e o Alcaide Mouro contam o que “Aconteceu há 860 anos”. Às 19h00 Eduardo Ramos Ensemble Moçárabe conduz-nos, através da música de origem cristã, árabe e serfardita, até ao longínquo século XII.

Programa - "Aconteceu há 860 anos"

Castelo de São Jorge, 25 de Outubro

10h00 – Visita animada para o público escolar

18h00 – Visita animada para o público em geral

19h00 – Concerto de Eduardo Ramos Ensemble Moçárabe