terça-feira, 25 de novembro de 2008


Dia 1 de Dezembro – segunda-feira
DIA DO ANIVERSÁRIO

64º Aniversário da Banda da Covilhã
64 Anos ao Serviço da Música

A Banda da Covilhã (Associação Recreativa Musical Covilhanense) comemora mais um aniversário! 64 Anos ao serviço da Música!
As comemorações são sempre um ponto alto na vida de uma colectividade. Tempo de balanço, tempo de planear o futuro, tempo de festa e de muita música. A Banda da Covilhã vê este aniversário com optimismo face à forte adesão que os seus projectos têm alcançado, nunca esquecendo que os seus principais objectivos são: a Escola de Música, Valores e Talentos; o reequipamento instrumental, a valorização, promoção e divulgação da música, bem como a criação de novos públicos com inovação, criatividade, qualidade e rigor.

CONCERTO: Quanto ao programa de Concerto, a Banda da Covilhã sob a Direcção Artística de José Eduardo Cavaco e Elmano Pereira interpretará diversas obras, onde destacamos a Abertura da ópera de Rossini – Guilherme Tell e a estreia do HINO da Banda da Covilhã. Por outro lado, decidimos dar primazia a música portuguesa tradicional com duas rapsódias populares. O Concerto terá início com a participação especial da orquestra Juvenil “O Pautinha”.

As compras de Natal podem ser feitas no BairroAlto


MODALISBOA LOJADATALAIA
MOSTRA O MELHOR DA MODA PORTUGUESA

A ASSOCIAÇÃO MODALISBOA, em parceria com a LOJADATALAIA, apresenta um projecto de loja temporária, oferecendo ao público uma oportunidade única para comprar artigos seleccionados de criadores e designers portugueses: AFOREST-DESIGN, ALVES.GONÇALVES, DINO ALVES, FILIPE FAÍSCA, JOSÉ ANTÓNIO TENENTE, KATTY XIOMARA, LA PRINCESA Y LA LECHUGA, LARA TORRES, LIDIJA KOLOVRAT, LUÍS BUCHINHO, NUNO BALTAZAR, NUNO GAMA, PEDRO MOURÃO, PEDRO PEDRO, RICARDO DOURADO, RICARDO PRETO, VALENTIM QUARESMA e WHITE-TENT.
Nos produtos Must-Haves encontram-se as marcas FIKKERTS, NIPPON KODO, SPAL e NICOLAS FEUILLATTE.
Com esta iniciativa, a ModaLisboa cumpre, mais uma vez, a sua missão de promover e incentivar a criação de autor nacional.
MODALISBOA LOJA DATALAIA
Rua da Atalaia, 71 . Bairro Alto . Lisboa

Período / Horário de funcionamento:
20 de Novembro a 31 de Dezembro 2008
Encerra entre 25 e 29 de Dezembro
De Terça-feira a Sábado, das 14h30 às 21h30.

O Barroco ilumina o Natal de Braga



MOTIVOS BARROCOS ILUMINAM NATAL DE BRAGA

A Câmara Municipal de Braga procede amanhã (26 Novembro, quarta-feira) à ligação da energia eléctrica às ornamentações natalícias instaladas em vários espaços públicos da cidade, particularmente nas ruas e praças do centro urbano.
Ao acto – que acontece às 17h00, junto do coreto da Avenida Central – associam-se o Presidente do Executivo Municipal, Mesquita Machado, e a Vereadora do Turismo e Actividades Económicas, Ana Paula Morais.
Ao associar-se a este momento simbólico, o Presidente da Câmara Municipal pretende relevar o invulgar trabalho de criação artística agora experimentado em Braga no que respeita às ornamentações natalícias, que pela primeira vez cumprem um conceito arquitectónico assente no estilo barroco que impera em Braga.
«O estilo barroco inicia-se fragmentadamente, com a introdução de motivos dispersos, de feição decorativa, não estrutural, em edifícios já existentes; é um período de experimentação de formas e das suas potencialidades, transformando-se rapidamente num discurso dominante; contrariando a rigidez dos cânones vigentes, procura um efeito cenográfico, uma ideia de movimento, através da utilização de formas curvas e fluidas talhadas na pedra, como as volutas, as espirais, as colunas torsas, a alternância nas fachadas dos edifícios entre formas diversas de elementos vários, como os frontões sobre as aberturas, tudo isto de modo a criar um ritmo perceptível na repetição destes elementos», explica o arquitecto Fernando Pinto.
Evocando a identificação de Braga com o estilo barroco, o criativo lembra que a arquitectura do século XVIII, particularmente do período tardo-barroco, marcou para sempre a imagem da cidade, com a edificação de um conjunto de edifícios de uso civil ou religioso, grande parte pela mão de André Soares, responsável por alguns notáveis exemplares, no espaço nacional como pela Europa.
Sendo um estilo caracterizado pela utilização de elementos decorativos, assumiram grande importância as obras de talha dourada, presentes nos templos do período barroco, e a decoração em azulejo monocromático azul, frequentes também nas casas senhoriais da época, de que são um bom exemplo os painéis existentes na escadaria do Convento do Pópulo, também agora recuperados pelo Município de Braga.

AZUL E BRANCO DOS AZULEJOS E AMARELO DA TALHA DOURADA

A Vereadora da tutela adianta, entretanto, que o conceito artístico para as ornamentações natalícias surgiu com naturalidade, inspirando-se nas formas mais marcantes do estilo barroco, presentes nas fachadas de construções emblemáticas da cidade, como sejam os edifícios da Câmara Municipal, Convento do Pópulo, palácios do Raio e dos Biscainhos, ou o conjunto arquitectónico do Bom Jesus do Monte, em particular o seu escadório.
Ana Paula Morais acrescenta que, cumprindo assim este conceito, as ornamentações estilizadas por Fernando Pinto privilegiam as cores azul e branca, como referência ao azulejo, e amarelo, a remeter para a talha dourada.
O presépio, disperso por vários pontos da cidade (Avenida Central, Campo da Vinha, Largo São João do Souto), é constituído por várias figuras de reis magos, pastores e ovelhas, que se dirigem ao local (Arcada) onde Maria e José esperam pelo dia 24 de Dezembro, altura em que o Menino Jesus se dá a conhecer.
«O plano desenvolvido propõe a instalação de um tecto de luz, abobadado, com a extensão aproximada de um quilómetro, que, ligando o Arco da Porta Nova ao Largo da Senhora-a-Branca, percorre o principal eixo comercial e pedonal de Braga, pelas ruas D. Diogo de Sousa, do Souto até ao final da Avenida Central», adianta o arquitecto municipal, que releva desta forma «o efeito festivo, alusivo ao céu estrelado, num eixo para o qual converge a maioria das ruas consideradas neste projecto».
A Rua de São Marcos e a Rua dos Chãos, consideradas o segundo eixo comercial de Braga, transversal ao principal, foram decoradas com o tema dos frontões alternados, utilizados sistematicamente na arquitectura barroca.
A Rua do Castelo, com a proposta de duas volutas simétricas, onde se pretende uma iluminação mais rica e intensa, funcionando como um alargamento complementar da Rua do Souto, ou até como zona de paragem para descanso do longo percurso pedonal do Arco da Porta Nova à Senhora-a-Branca.
A Rua de Janes e a Rua de São João, assumidas quase em oposição à Rua do Castelo, como uma fuga tranquila ao intenso bulício das áreas comerciais, onde se propõem espirais duplas de luz amarela, inventando para este espaço/rua um ambiente quase nostálgico.

A Avenida da Liberdade, condicionada pelas obras de criação de uma nova praça, vê a intervenção ornamental na parte norte limitada à iluminação das árvores.
Para a zona Sul fica a reprodução de uma das obras emblemáticas do barroco bracarense: o escadório do Bom Jesus.
Nas ruas dos Capelistas, Eça de Queirós, D. Afonso Henriques, da Misericórdia e do Raio seguiram-se os mesmos princípios com a introdução de novas formas do barroco.
Nas restantes ruas e espaços intervencionados optou-se pela iluminação das árvores, dando assim maior relevo à presença dos elementos naturais no ambiente urbano.
«Nos principais acessos à cidade foram ainda colocados pórticos iluminados, que simbolizam, a exemplo do Arco da Porta Nova, não só entradas para a cidade, mas também um desejo de boas-vindas e de boas-festas», conclui Fernando Pinto.

"Spectrum" um projecto em música electrónica actua em Braga


SPECTRUM


“Spectrum”, nome de destaque na música electrónica dos últimos 20 anos, apresenta-se, em estreia nacional, no pequeno auditório do Theatro Circo a 27 de Novembro (21h30).
Fundador dos “Spacemen 3” e elemento dos “Experimental Audio Research”, Pete “Sonic Boom” Kember, considerado um dos mais fiéis representantes da electrónica analógica, traz a Braga o seu último trabalho discográfico, do qual fazem parte temas como “California Lullaby”, “How You Satisfy Me”, “The Lonesome Death of Johny A” ou “Owsley”.

Influência notória e admitida por alguns dos nomes de maior destaque neste campo estilístico, Pete Kember, mais conhecido como guitarrista dos lendários “Spacemen 3”, surgiu em 1992 com o projecto “Spectrum”, nome que apareceu pela primeira vez no título do álbum de estreia de “Sonic Boom”.

Aproveitando a oportunidade de explorar novas texturas e construções sonoras com a participação no Experimental Audio Research, Kember criou um estilo que se transformou na sua imagem de marca e que, após o lançamento de vários singles, se consolidou em “Soul Kiss” (1992), um tranquilo álbum de retro-pop.

Inicialmente constituído por Pete Kember, Richard Formby e Mike Stout, o projecto “Spectrum” – actualmente com o guitarrista Scott Riley, o programador Alf Hardy e o baixista Pete Bassman, que se juntaram a “Sonic Boom” – foi ainda responsável pelo lançamento dos trabalhos “Highs Lows and Heavenly Blows (1994), “A Pox On You” (1996), “Forever Alien” (1997), “Interface/ Come Out to Play” (2000), “Part One” (2007) e “Indian Giver” (2008).

Rádio Clube a presentou os candidatos internacionais aos Prémios Cofaco Açores 2008




Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008




Depois de conhecido o vencedor da categoria “Jovem – Cartão Jovem, Pousada da Juventude” hoje , no «Janela Aberta», estiveram os defensores dos quatro nomeados para a 3ª categoria: “Internacional” .
Na passada sexta-feira foi conhecido o vencedor da categoria “Jovem – Cartão Jovem, Pousada da Juventude”, Pedro Carrilho, e foram ainda apresentados os nomeados da 3ª categoria dos Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008!
A categoria designa-se “Internacional” e os candidatos são: Barack Obama, Ingrid Bettancourt, Michael Phelps e Tzipi Livni.
Hoje , dia 25 de Novembro, pelas 17h30, no «Janela Aberta» teve lugar um “Especial Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008” no qual estiveram presentes Maria Barroso, o Euro Deputado Armando França, Simão Morgado, o Chefe da Equipa de Natação da Selecção Olímpica, e Esther Mucznik, Vice-Presidente da Comunidade Israelita Portuguesa, os defensores dos quatro nomeados, que vão apresentar um a um os motivos pelos quais o seu candidato deve ser o vencedor desta categoria.
Os ouvintes podem votar até às 15H do dia 28 de Novembro no seu candidato preferido em http://radioclube.clix.pt ou através de telefone para cada um dos candidatos.

Os números de telefone são: 760 300 741 para Barack Obama, 760 300 742 para Ingrid Bettancourt, 760 300 743 para Michael Phelps e 760 300 744 para Tzipi Livni.
Os nomeados:
Barack Hussein Jr. Obama nasceu no Havai, nos EUA, a 4 de Agosto de 1961. Advogado de profissão, é casado com Michelle Obama e tem duas filhas.
O senador do Estado do Illinois publica em 2004 "A Audácia da Esperança", onde apela a uma nova forma de fazer política, mais próxima dos cidadãos.
No mesmo ano, conquista a audiência da convenção do partido democrata com a sua capacidade discursiva. Em 2007 Obama apresenta a candidatura à presidência dos EUA, onde adopta como lema de campanha o mote "Yes We Can".
Depois de vencer Hillary Clinton nas eleições primárias do partido Democrata, em Novembro deste ano torna-se o 44º Presidente dos Estados Unidos da América e o primeiro negro a alcançar o mais alto cargo do país. O mundo inteiro tem agora os olhos postos no homem que simboliza ele mesmo a mudança e a esperança no futuro.

Ingrid Bettancourt Pulercio nasceu na Colômbia, a 25 de Dezembro de 1961. Recebeu a nacionalidade francesa do seu casamento com o francês Fabrice de Delloye, com quem teve dois filhos. Licenciada em Ciências Políticas no Instituto de Estudos Políticos de Paris, regressa à Colômbia em meados de 1990, onde trabalhou no Ministério das Finanças.
Mais tarde decide dedicar-se à política. Torna-se deputada em 1994 e senadora em 1998. Em 2002 candidata-se à presidência colombiana.
Em Fevereiro desse ano, Ingrid Betancourt é sequestrada por guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionária da Colômbia). Os vídeos que chegam aos meios de comunicação sensibilizam o mundo e unem os governos francês e colombiano. Passou seis anos como prisioneira, até ser libertada em Julho deste ano, tornando-se um rosto da resistência.

Michael Phelps nasceu em Baltimore, nos EUA, a 30 de Junho de 1985. Começou a nadar aos 7 anos e aos 10 já batia recordes de natação para a idade.
Com 15 anos, em Sydney, tornou-se o mais novo nadador americano a competir nos Jogos Olímpicos em 68 anos. Reconhecido nos circuitos internacionais, Phelps bate recordes mundiais e olímpicos em muitas das provas em que participa.
Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, conquistou 8 medalhas - 6 de ouro e 2 de bronze. Este ano, Michael Phelps alcança o ambicioso objectivo a que se propôs antes dos Jogos de Pequim e bate o recorde de conquista de medalhas de ouro. Michael Phelps ganhou 8 medalhas de ouro em 17 provas que decorreram ao longo de 9 dias em Pequim. Actualmente Phelps é o atleta com mais medalhas de ouro da História dos Jogos Olímpicos.

Tzipora Malka Livni nasceu em Israel, a 8 de Julho de 1958. Licenciada em Direito, é casada com Naftali Spitzer e tem dois filhos. Livni ingressou nas Forças de Defesa Israelitas (IDF) em 1976. Três anos mais tarde matricula-se no curso de direito, na Bar-Ilan University. Entre 1980 e 1984 torna-se agente na Mossad (serviço secreto israelita). Exerce advocacia até 1996, quando decide dedicar-se à política. Em 2001, com a chegada de Ariel Sharon ao poder, torna-se uma peça central no governo israelita. Depois de assumir diversas pastas governamentais, em Novembro de 2005 segue Ariel Sharon e Ehud Olmert e deixa o partido Likud para fundar o novo Kadima.
Em 2006, Tzipi é nomeada Ministra dos Negócios Estrangeiros. Reconhecida em 2007 como uma das 100 pessoas mais influentes do planeta pela revista Time, Tzipi Livni tornou-se em Setembro deste ano a líder do partido israelita Kadima.

No dia 28 de Novembro, no «Janela Aberta» será apresentado o vencedor da categoria “Internacional” e será desvendada a 4ª categoria dos Prémios Rádio Clube Cofaco Açores 2008 e os seus quatro nomeados.

Natacha Atlas actua no centro de Congressos do Estoril em dezembro


نتاشا أطلس, mais conhecida por Natacha Atlas, actua dia 7 de Dezembro no Auditório do Centro de Congressos do Estoril, onde apresentará o novo álbum, “Ana Hina” editado no início do ano.


A cantora belga de origem egípcia, Natacha Atlas, começou a dar que falar como vocalista (e bailarina de dança do ventre) dos Transglobal Underground, um reputado projecto britânico que mistura electrónica com World Music.
A carreira a solo começou em 1995 com o álbum, “Diáspora”, também produzido pelos Transglobal Underground, que conferiu, imediatamente, à cantora o estatuto de artista de culto.
A tremenda voz de Natacha Atlas levou-a a colaborações com artistas tão importantes como Jean-Michel Jarre e Belinda Carlisle, bem como a versões únicas de grandes clássicos como “I Put a Spell on You” de Screamin' Jay Hawkins, celebrizada pelos Birthday Party de Nick Cave.
O oitavo disco a solo chegou em Maio deste ano. “Ana Hina” inclui várias versões acústicas de canções originais de Fairuz (cantora libanesa popularizada na década de 70) e Abdel Halim Hafez (um dos mais populares cantores e actores egípcios).

Ouvintes da Rádio Comercial actuam com os " Classificados"



Rádio Comercial coloca ouvintes
no palco dos Classificados
Os 10 premiados vão ter participação activa no concerto

A Rádio Comercial é a estação oficial do concerto dos Classificados que se realiza no próximo dia 4 de Dezembro, na Aula Magna, pelas 21h30.
A banda portuense vai apresentar ao vivo o seu álbum homologo, editado em Abril deste ano, naquele que será o primeiro concerto em nome próprio numa sala de Lisboa.
Para além dos habituais convites que a estação da “Melhor Música” vai atribuir nos dias que antecedem o concerto, foi ainda preparada uma grande surpresa para os ouvintes.
Até ao dia 28 de Novembro, diariamente, a Rádio Comercial vai dar oportunidade a que um ouvinte e respectivo acompanhante assistam ao concerto dos Classificados em palco, como membros integrantes do espectáculo.
Ao todo serão dez pessoas que estarão em palco e que terão acesso ao backstage deste concerto.
Este passatempo vai ser realizado nos vários programas da estação e a mecânica é simples: o primeiro a ligar sempre que for solicitado, ganha imediatamente!
Destaque ainda para a presença dos Classificados no Programa da Manhã da Rádio Comercial no próximo dia 28 de Novembro, às 9h, para uma entrevista e a interpretação de alguns temas do álbum.
No dia 4 de Dezembro, aos Classificados vai juntar-se um quarteto de cordas e um actor que fará parte da performance, na representação da personagem “Ardina”.
Para além dos temas do disco, o quarteto portuense vai revisitar um clássico dos anos 80, e estreia ao vivo um original fora do alinhamento do CD.
Durante o concerto, serão projectados vídeos construídos para e a partir das canções. Um espectáculo a não perder!