sexta-feira, 28 de setembro de 2007

" Próspero" Programa de Cooperação Cultural-Centro Cultural de Belém

PRÓSPERO
Projecto Plurianual de Cooperação Cultural
Foi ontem apresentado à Comunicação Social, no Centro Cultural de Belém, o Projecto Próspero, um projecto de cooperação cultural que envolve instituições de seis paises da U.E. e que irá até 20013.
Os directores destas instituições decidiram unir esforços e fazer um acordo de cooperação cultural ao serviço do desenvolvimento da criação europeia, da investigação teórica europeia e da formação europeia de jovens actores.
Este projecto está ao serviço de um teatro impregnado pela exultação e pela beleza. O teatro aqui considerado é um teatro poético e político que promove a educação comum do sentido crítico.
Nos seus múltiplos movimentos através de inúmeros encontros com públicos de diferentes países, ao sabor das trocas entre profissionais da arte e da cultura, este projecto transforma-se numa manifestação concreta do espírito comunitário e revela uma Europa activa, envolvida na criação, comprometida com a transmissão.
É um projecto com objectivos a cumprir e acções a desenvolver de forma articulada.
A cultura é uma força motriz da sociedade, um factor de criatividade,de diálogo e de coesão. Por isso mesmo a dimensão cultural deve ser uma componente essencial da construção europeia.
Por isso estão envolvidos neste projecto Portugal ( Centro Cultural de Belém), Finlândia ( Departamento de Teatro da Universidade de Tampere),França ( Théatre Nationalde Bretagne), Bélgica (Théatre de la Place), Itália ( Emilia Romagna Teatro ), Alemanha (Schaubune am Lehniner Platz) e pretendem desenvolver este diálogo intercultural, através da mobilidade dos artistas ou dos operadores culturais e de uma crescente difusão das produções culturais.
Resta-nos aguardar que este projecto, sem dúvida ambicioso e audaz, corresponda às expectativas e não se fique por um mero enunciado de boas intenções.

“Stabat Mater” encheu o Museu dos Transportes


“Stabat Mater” encheu o Museu dos Transportes

Como o HARDMUSICA.COM já teve oportunidade de divulgar, os Artistas Unidos têm em cena no Museu dos Transportes (Coimbra) o espectáculo “Stabat Mater” até 29 de Setembro.
A partir do texto de António Tarantino e com encenação de Jorge Silva Melo, a actriz Maria João Luís dá corpo a Maria.
João? Onde está o João? São 10h00 e o João não aparece. A mulher dele não sabe de nada e diz que ele saiu cedo de casa.
Maria agonia no desespero de uma vida sofrida. Um ciclo que inevitavelmente se repete. É este o fado dos desafortunados. Está magoada, revoltada e expressa-o numa linguagem por vezes irónica, outras vezes assustadora em que se misturam vocábulos rudes atirados com violência. As palavras saem-lhe da boca com fúria de quem já sofreu as tormentas de uma existência marginalizada.
Maria à procura do filho desaparecido, acaba por sucumbir ao cansaço e à indiferença de quem lhe poderia estender a mão nesta jornada.
O João, o pai, não apareceu. O João nunca aparece.
A Associação Portuguesa de Críticos de Teatro atribuiu o Prémio da Crítica, relativa ao ano de 2006 à actriz Maria João Luís pela soberba interpretação neste espectáculo que não deixa ninguém indiferente.
Na primeira noite de apresentação, o público esgotou a plateia do Museu dos transportes, as apresentações de hoje e amanhã estão marcadas para as 21:30 e as reservas podem ser efectuadas telefonando para o 239837002.
Teresa Arsénio

Geologia de Lisboa comemora 25 anos com uma exposição e conferências


INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

"Evocação das Raízes e da Memória"
Exposição Comemorativa dos 25 anos do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
"Concebemos um espaço de memória que mostra os 'pioneiros' do ensino da Geologia em Lisboa. Inaugurado no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontra agora na dignidade da Reitoria a sua melhor expressão." Comissariado: Profs. Doutores Matos Alves, Francisco Fatela, Teresa Palácios e Jorge Relvas. Inauguração com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, dos Órgãos de Gestão da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - FCUL, Professores do Departamento de Geologia da FCUL e outros convidados.

Organização e Informações: Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em parceria com a REITORIA - Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE
Alameda da Universidade, Campo Grande, 1649-004 Lisboa
Tel.: 21 011 34 48 21 011 34 06 21 011 34 85 E-mail: daci@reitoria.ul.pt


Programa:

1 de Outubro de 2007 (2.ª feira) 18H30
Átrio Principal da Reitoria da Universidade de Lisboa
"Seismic hazard assessments using geological informations? Why not!"
Bruno Pace (Università di Chieti, Italia)
2 de Outubro de 2007 (3.ª feira) 15H30
Edifício C6 - Sala 6.2.56
"The seismic hazard in Italy: a review comparing different approaches"
Bruno Pace (Università di Chieti, Italia)

4 de Outubro de 2007 (5.ª feira) 17H15
Edifício C6 - Sala 6.2.53
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Organização: Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (GeoFCUL)
Mais Informações:
Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa http://geologia.fc.ul.pt/


Os livros ardem mal


Os livros ardem mal

Mensário de Actualidade Editorial

Teatro Académico de Gil Vicente

18h00_ Café-Teatro

1 de Outubro

Convidada Fernanda Câncio


Com a participação de António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Bebiano

Fernanda Câncio é jornalista desde 1987. Iniciou o percurso profissional no «Expresso». De 1991 a 1997, fez parte da redacção da revista «Grande Reportagem», para a qual escreveu a maioria dos textos reunidos em Até Não Perceber – 15 Histórias de Verdade a Caminho da Ficção (Tinta da China, 2007). Esteve de 1997 a 2003 na «Notícias Magazine», tendo colaborado, de 1996 a 2002, com a SIC. É autora de dois livros de reportagem – Olhem para Mim, Dom Quixote, 2003 (sobre jovens que procuram a fama) e Cidades sem Nome, edição da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, 2004 (sobre os subúrbios de Lisboa). Actualmente, é grande repórter do «Diário de Notícias».
Co-organização TAGV, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra Apoio da Rádio Universidade de Coimbra, Campo das Letras, Tinta da China, Fenda Editores, Antígona, Bertrand Editora, Quetzal Editores, Relógio d`Água e Quidnovi
Produção TAGV

Comemorações do DIA MUNDIAL DA MÚSICA em Coimbra

DIA MUNDIAL DA MÚSICA
1 de Outubro




17h30
Átrio da Casa Municipal da Cultura
· RECITAL COMENTADO - A importância da Música e o seu valor modificador no contexto social, por Virgílio Caseiro, maestro titular da Orquestra Clássica do Centro
· QUARTETO DE CORDAS da Orquestra Clássica do Centro

21h30
Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura
"Grandes Tesouros da Ópera" * _ RECITAL DE ÓPERA BARROCA E CLÁSSICA**, por Ensemble Vox Angelis
Pedro Nunes _ Barítono Maria José Carvalho _ Soprano
Alexandre Correia _ Violino Heloísa Ribeiro _ Violino
Raquel Andrade _ Violoncelo Álvaro Barriola _ Cravo

** Iniciativa que assume carácter pedagógico, apresentando uma estrutura de apresentação que integra uma explicação oral, pelos músicos, sobre a Ópera Barroca e Clássica, os seus temas, as suas personagens, a importância para a História da Música e para a História da Cultura, bem como uma contextualização do programa a interpretar.

O programa integra Árias a solo, extraídas das Óperas Rinaldo (de Haendel), As Bodas de Fígaro (de Mozart), Il Floridoro (de Stradella) e Giulio Cesare (de Haendel).
Além destas, serão apresentados duetos das óperas A Flauta Mágica e Don Giovanni (de Mozart) e da ópera L'Incoronazione di Poppea (de Monteverdi).

A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia.
Beethoven

Acesso gratuito
Informações
Casa Municipal da Cultura
Telef. 239 702 630