quarta-feira, 18 de junho de 2008

Metro on Stage mais uma novidade no Optimus Alive!08


METRO APRESENTA ALGUMAS DAS MAIS PROMISSORAS BANDAS DA ACTUALIDADE NO METRO ON STAGE!


Algumas das mais promissoras bandas da actualidade vão actuar no Metro On Stage, durante os três dias do Optimus Alive!08.
O espaço apresenta-se como um forte complemento ao Palco Optimus, onde vão passar nomes consagrados como Rage Against The Machine, Bob Dylan, Neil Young ou Ben Harper & The Innocent Criminals.
Os espectáculos do Metro On Stage têm início diariamente às 17 horas e terminam às 4 horas da manhã, ou seja: 11 horas de música na companhia de bandas que vão dos auspiciosos MGMT, aos explosivos Gossip, passando pela melhor música electrónica da actualidade pela mão da Ed Banger Records.

Djavan vem a Portugal!


DJAVAN VEM A PORTUGAL
APRESENTAR “MATIZES”

O talentoso músico brasileiro, Djavan, vem aos Coliseus de Lisboa e Porto, apresentar o seu mais recente trabalho, “Matizes”, nos dias 4 e 6 de Julho, respectivamente.

O nordestino Djavan é sem dúvida um dos mais importantes compositores brasileiros dos últimos 30 anos, tendo editado 18 álbuns e conquistado um Grammy Latino em 2000.
Cantor com uma forte marca de autor - cada uma das suas composições soa sempre a Djavan - viu alguns dos seus temas serem gravados por grandes nomes da música, como Stevie Wonder, Carmen McRae e Al Jarreau.
Em 2007 editou “Matizes”, álbum composto por 12 novas canções, que foi lançado pela sua própria editora, a Luanda Records.
O novo trabalho servirá de base aos dois concertos que trazem Djavan a Portugal, em Julho.

Afinal que Rei foi D.Manuel II?


NOVA BIOGRAFIA DE D. MANUEL II

A monarquia não caiu por si mas pelos vícios instalados.

O Rei que mataram era um bom monarca e via mais além, só a cegueira dos revolucionários achou por bem matar um homem esclarecido, político hábil mas de princípios.

D. Manuel foi um príncipe que mais não tinha que cumprir a Carta pois o terreno estava já minado.

Todavia, no exílio demonstrou o que era ser português e nunca levantou um dedo contra a Pátria ou os interesses de Portugal.


Esta biografia foi já editada pelo Círculo de Leitores e a a historiadora dá de facto a moldura correcta de onde sobressai um monarca que revela maior perspicácia e presença espírito que de facto a propaganda republicana veiculou e o desleixo da história deixou.

Morreu o Rei, Viva o Rei!

História: Nova biografia de D. Manuel II revela um Rei "atento e cuidadoso" e não "o tonto piedoso" da propaganda republicana .

D. Manuel II foi um monarca "atento, preocupado, cauteloso, mas não um tonto, piedoso e orientado pela mãe", como acusavam os republicanos, sustenta a historiadora Maria Cândida Proença, autora de uma biografia do último Rei de Portugal.


"D. Manuel II era um moderador, cauteloso sem dúvida, e profundamente preso ao juramento que fizera à Carta Constitucional, a 06 de Maio de 1908, quando assumiu a coroa", disse a investigadora Maria Cândida Proença à agência Lusa.

A historiadora afirmou que o monarca “não era o tonto que a propaganda republicana pretendeu fazer dele”, e lamentou o facto “da sua personalidade e acção serem pouco conhecidas dos portugueses que fazem dele uma outra ideia”.


A sua curta acção política como soberano, de 1908 a 1910, "demonstra preocupação com o país”.
“Estudava as pastas até altas horas da noite, e era atento à situação política, pois tentou travar o avanço republicano, ao fazer uma aliança com os socialistas, procurando cativar para a Coroa as massas populares e o operariado".


Para esta biografia que levou cerca de seis meses a concretizar, a historiadora utilizou dois fundos documentais inéditos, o espólio de D. Manuel II e o que se encontra depositado na Associação Cultural da Casa de Sabugosa e S. Lourenço.
Segundo a historiadora, estes dois núcleos documentais "deram achegas muito importantes para compreender melhor não só a personalidade D. Manuel como os seus pais e várias personalidades da época".

"Estes documentos dão, por exemplo, novas pistas relativamente ao Pacto de Dover que estabelece a pretensão ao trono [assinado em 1912 pelos dois ramos da família de Bragança]".
Cândida Proença acrescentou ainda que "são muito interessantes as cartas trocadas entre o Rei e o marquês de Sobral, e também com Henrique de Paiva Couceiro, que tentou reinstaurar a monarquia".

"O Rei, relativamente a Couceiro, não o apoiou abertamente, pois foi sempre cauteloso. Defendia antes uma campanha de esclarecimento que naturalmente faria desejar o regresso da monarquia. Defendia também que os monárquicos deviam ir conquistando lugares no Parlamento e de destaque na sociedade", disse.

Relativamente a esta biografia, agora editada pela Temas & Debates, Maria Cândida Proença afirmou que procura “ser esclarecedora relativamente à ideia feita do monarca pela propaganda republicana, traz novos dados da sua atitude política durante o exílio em Inglaterra, e a sua acção na Cruz Vermelha Internacional".

"D. Manuel tinha um grande amor a tudo o que era português e teve sempre em primeiro plano os interesses patrióticos e dos portugueses, e não os seus", acrescentou.
D. Manuel II assumiu a trono aos 18 anos, após o assassinato do pai, o Rei D. Carlos, e o seu irmão mais velho, D. Luís Filipe, a 01 de Fevereiro de 1908, interrompendo a sua carreira naval à qual estava predestinado.

A 04 de Setembro de 1913 casa em Singmaringen (Alemanha) com a princesa Augusta Vitória de Hohenzollern-Sigmaringen, sua segunda prima, pois ambos eram bisnetos da Rainha D. Maria II e do príncipe consorte D. Fernando.

O Rei morreu a 02 de Julho de 1932 em Twickenham (Inglaterra) não deixando descendentes, assumindo a pretensão ao trono, de acordo com o Pacto de Dover, D. Duarte Nuno de Bragança, neto de D. Miguel I.

Hardmusica/Lusa

Faltam 23 dias para o Optimus Alive!08



RAGE AGAINST THE MACHINE A CAMINHO DO OPTIMUS ALIVE!08 – FALTAM 23 DIAS!

A Everything is New deslocou-se a Getafe (perto de Madrid), para assistir ao espectáculo mais aguardado do ano: Rage Against the Machine.
A actuação no festival Electric Weekend, para um recinto completamente esgotado, deixou o público num estado de euforia que pode ser comprovado nos diversos vídeos disponíveis na internet.

O primeiro contacto com o público espanhol, após um hiato de 7 anos - que terminou na Primavera de 2007 em Coachella-, não podia ter sido mais marcante.

Numa clara referência a Guantánamo e Abu Ghraib, os 4 elementos da banda californiana surgiram em palco encapuzados, envergando apenas fatos de macaco cor de laranja.

As 40 mil pessoas (números oficiais) que enchiam por completo o Auditório John Lennon para assistir ao regresso de uma das bandas de rock alternativo mais influentes de todos os tempos, foram conquistadas ao som dos primeiros acordes de "Bombtrack" e das primeiras palavras de ordem disparadas por Zack de la Rocha.

Depois da multidão ficar rendida, de la Rocha (mais falador do que o habitual mas pouco fluente em castelhano), Tom Morello (o aniversariante do dia), Tim Commerford e Brad Wilk, intensificaram o ataque verbal e sonoro com as relíquias que marcaram uma geração, exemplo de "People Of The Sun", "Bullet In The Head", "Guerrilla Radio", "Sleep Now In The Fire", "Testify", "Bulls On Parade", "Renegades of Funk", entre outras, culminado apoteoticamente com o hino "Killing in the name", que levou o público ao rubro e deixou o grupo visivelmente emocionado e deslumbrado com a calorosa recepção da massa humana presente no recinto.
A verdade é que a mensagem dos Rage Against The Machine continua mais actual do que nunca.

As palavras de ordem, contra a intolerância, a corrupção, a guerra e outras temáticas que dominam a esfera política, social e económica mundial actual, continuam a fazer sentido e são o único combustível gratuito e impoluto, que alimenta a massa crítica dos que são diariamente afectados pelos problemas do dia-a-dia, independentemente da nacionalidade, religião ou cor política, ou seja, dos que não se conformam com o medíocre.

No dia 10 de Julho, a revolução acontece no Optimus Alive!08, onde os Rage Against The Machine prometem não desiludir e compensar a longa espera.

Festas da Cidade do Entroncamento


Concerto de apresentação do projecto Dyonysyo.Com
FESTAS DA CIDADE DO ENTRONCAMENTO
DIA 20 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA - 22 horas
Palco Principal
A Banda:
bateria - Tiago Ramos
baixo - Rui Santos
Guitarra Eléctrica Solo - João Pando
Guitarra Eléctrica Ritmo e Voz - Pedro Dionísio
Guitarra Acústica e Vozes - Dominique Ventura
Teclas - Ricardo Esteves
Vozes - Filipa Rodrigues
Músicos convidados: Teresa Tapadas (Voz)Bruno Mira (guitarra portuguesa)

" O Orfanato" amanhã nos cinemas


O ORFANATO
VENCEDOR DO FANTASPORTO 2008


MELHOR ACTRIZ

MELHOR REALIZADOR NOMEADO PELA ACADEMY OF SCIENCE FICTION, FANTASY & HORROR FILMS (USA) 2008
MELHOR FILME INTERNACIONAL VENCEDOR DOS PRÉMIOS GOYA 2008


Um conto de amor. Uma história de terror. Laura passou os anos mais felizes da sua infância num orfanato à beira mar, acarinhada pelos responsáveis e pelos seus companheiros órfãos, que ela amava como irmãos e irmãs.

Agora, trinta anos depois, ela regressa com o seu marido Carlos, com Simon, o seu filho de 7 anos e com o sonho de recuperar e reabrir o, há muito abandonando, orfanato como um lar para crianças deficientes.

O novo lar e a sua envolvente misteriosa despertam a imaginação de Simon e o rapaz começa a contar um emaranhado de histórias fantásticas e de jogos não tão inocentes …

NOS CINEMAS A 19 DE JUNHO

Workshops de Expressão Dramática e Dança Criativa

O Teatrão
Workshops de Expressão Dramática e Dança Criativa
30 de Junho a 04 de Julho

Inscrições até 27 de Junho

Mais uma vez, em tempo de férias lectivas, O Teatrão desenvolve workshops destinados a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos de idade. De 30 de Junho a 4 de Julho, na Oficina Municipal do Teatro, haverá sessões de Expressão Dramática e de Dança Criativa.
Os workshops de Expressão Dramática são ministrados pelos professores das "Classes de Teatro", projecto pedagógico que O Teatrão desenvolve ao longo do ano lectivo, e pretendem proporcionar aos participantes um conjunto de actividades lúdicas que propiciem o jogo dramático, estimulando a imaginação, a expressão e a relação com o outro. Os professores das Classes d'O Teatrão possuem formação específica em Teatro e Educação (licenciatura), com estágio pedagógico concluído.
O Workshop de Dança Criativa tem por objectivo permitir um contacto com os métodos de criação do movimento na área da dança. É ministrado por Leonor Barata, bailarina que desenvolve, desde 2000, projectos com o público infantil, criando espectáculos e promovendo oficinas de dança criativa.
A inscrição para cada um dos Workshops é de 30 euros, sendo que O Teatrão oferece um desconto de 10 euros para quem se inscrever nos dois workshops ou para quem inscrever dois ou mais filhos.
EXPRESSÃO DRAMÁTICA: Sessões de 1h30
6 aos 9 anos: 10h00-11h30
10 aos 13 anos: 11h30-13h00
14 aos 18 anos: 14h30-16h00
DANÇA CRIATIVA: Sessões de 1h00, 45 min para os mais pequenos
4 aos 6 anos: 17h00-17h45
6 aos 13 anos: 16h00-17h00
14 aos 18 anos: 18h00-19h00
Inscrições até 27 de Junho
Informações
O Teatrão
Oficina Municipal do Teatro, Rua Pedro Nunes3030-199 Coimbra
Telef: 239 714 013 / Telm: 914 617 383

Rodriguez novo talento FNAC 2008

Rodriguez
Novos Talentos Fnac 2008
20 de Junho às 22h00
FNAC Forum Coimbra


Baterista e frontman de Born a Lion, Rodriguez apresenta-se agora a solo. Em Country PlayGround troca a poderosa bateria a que habituou o público por uma guitarra acústica e mostra canções intimistas carregadas de delicadeza, desejo, paixão e ódio. Temas como Solitude ou Grandpa’s Grave remetem para as áridas paisagens norte-americanas e para desejos íntimos de paz e redenção. De influências nitidamente Blues e Folk, este é ainda o vislumbre do que está por vir, um caminho tortuoso e solitário marcado por raízes negras.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Monty Phyton em Braga


“OS MELHORES SKETCHES DOS MONTY PHYTON”



O espectáculo "Os Melhores Sketches dos Monty Phyton" agendado para as 21h30 de quinta-feira (19 de Junho), no Theatro Circo, inicia-se 30 minutos mais tarde, ou seja, às 22h00.

A alteração, excepcionalmente consertada entre a produtora “UAU” e o Theatro Circo, é motivada pela prevista coincidência do espectáculo com a transmissão televisiva do jogo de futebol relativo aos quartos de final do Campeonato Europeu 2008, em que participa a Selecção Nacional.

Interpretado pelos humoristas António Feio, Bruno Nogueira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme, “Os Melhores Sketches dos Monty Python” chegam, contudo, à sala principal do Theatro Circo na quarta-feira (18 de Junho), às 21h30.


Numa justa homenagem «aos génios que lhes ensinaram boa parte daquilo que sabem sobre comédia, sobre o lado bonito da vida e sobre a arte de evitar ser esmagado por um pé gigante vindo sabe-se lá de onde», o projecto consubstancia-se numa sucessão imparável de “sketches” dos clássicos “Monty Python”, traduzidos e adaptados por Nuno Markl.

Da adaptação portuguesa de alguns excertos da obra do projecto britânico, que – recorde-se – surgiu em 1969 com a série “Monty Python's Flying Circus” e se transformou num fenómeno internacional e intemporal, faz parte também a abordagem de «temas para as sociedades modernas, designadamente, trocar papagaios mortos, piadas enquanto armas mortíferas, canibalismo em agências funerárias ou a presença de cangurus na Última Ceia».

A cidade de Serpa recebe o Reino dos Documentários!


VITTORIO DE SETA EM DESTAQUE

NO REINO DOS DOCUMENTÁRIOS EM SERPA


A obra do cineasta italiano Vittorio De Seta, considerada " uma das mais poderosas" do cinema europeu do século XX, vai estar em detaque no sexto seminário internacional sobre cinema documental Doc's Kingdom em Serpa.


O " reino dos documentários" organizado pela APORDOC - Associação pelo Documentário, vai decorrer ao longo de uma semana no cine -teatro da cidade alentejana de Serpa, incluindo a exibição de 33 filmes de 19 cineastas portugueses e estrangeiros.


O Doc's Kingdom apresenta~se como um retiro onde os documentários funcionam como pretextos para pensar os caminhos do cinema documental, segundo explicou o realizador Nuno Lisboa, programador do seminário.


Trata-se de " uma oportunidade única para ver filmes e falar sobre eles com os seus realizadores, através de conversas informais que permitem descobrir melhor os filmes e mergulhar nos universos pessoais dos autores" acrescentou.

A edição deste ano, precisou Nuno Lisboa tem como tema geral " a paisagem e o trabalho do tempo" o que permite ver a paisagem natural e social.


O Doc's Kingdom conta este ano com as presenças de cineastas estrangeiros, como o francês Jean-Claude Rousseau e o norte- americano James Benning, e portugueses, como João Mário Grilo e Miguel Gomes, que irão falar dos filmes após a sua exibição.


A exibição do filme " Pour le Mistral" ( 1965) do francês Joris Ivens marca o pontapé de saída do seminário.

Com mais de 18 filmes e documentários realizados desde 1961, Vittorio De Seta, que " construíu uma das mais poderosas obras cinematográficas sobre o homem e o seu meio geradas pelo cinema europeu na segunda metade do sé culo XX" frisou Nuno Lisboa, vai " dominar o reino dos documentários".
O seminário vai exibir " Banditi a Orgosolo" ( 1961), a primeira longa metragem do cineasta italiano, agora com 84 anos, e ainda as 10 curtas metragens sobre " as dificeis condições devida e dos trabalhadores da Sicília e da Sardenha".

O "Tapete Voador" de João Mário Grilo será o primeiro filme português a ser exibido no Doc's Kingdom.

O cinema de James Benning vai estar em destaque através da exibição de dois filmes dos quais se destaca " One way Boogie/27 Years later", que junta dois documentários sobre o vale industrial do Milwaukee, nos Estados Unidos da América do Norte.

O seminário termina com a exibição do filme Partie de Campagne ( 1936-46), considerado a obra-prima do realizador francês Jean Renoir e baseado numa novela do escritor e poeta francês Guy de Maupassant.




Aumento de custos obriga ao cancelamento de espectáculos pela Companhia de Teatro do Fundão


A companhia Teatro Azul, de Salgueiro, Fundão, decidiu suspender até ao fim do mês de Setembro os espectáculos itinerantes devido ao aumento do preço dos combustíveis, disse Nuno Miguel Henriques, director da Companhia.

Aquele responsável disse já ter pedido uma audiência ao ministro da Cultura para expôr a situação e pedir " medidas justas de apoio para quem trabalha".

Entre elas, Nuno Miguel Henriques defende " isenção nas portagens e combustiveis a valores reduzidos, para quem descentraliza a cultura em Portugal".

Nos últimos cinco meses, o Teatro Azul fez mais de 70 espectáculos em todo o país, " deslocando três viaturas com artistas, técnicos, cenários, adereços e material de luz e som", disse, adiantando que os custos com combustiveis e portagens ( classe 2 ) têm oscilado entre os 500 e os 1000 euros para as deslocações mais afastadas, tendo como ponto de partida a aldeia de Salgueiro ( Fundão).

Aqueles custos passaram a absorver " mais de metade das receitas", o que obrigou a companhia a suspender a actividade itinerante até Setembro.

" Ficam sem trabalho pelo menos sete colaboradores, entre artistas e técnicos", acrescentou Nuno Miguel Henriques.

" Há orçamentos acordados há um ano, em que combinámos com câmaras e associações um determinado preço por espectáculo, que agora já não cobre tudo o que estava previsto", disse, acrescentando: " não sabemos se ao lado do cachet não vamos colocar taxas de combustiveis".

Segundo Nuno Miguel Henriques, os membros da companhia ainda não sabem o que vão fazer a partir de Setembro, sublinhando que " noutros paises, os agentes de manifesto interesse cultural têm benefícios, tais como descontos em portagens, combustiveis ou fiscalidade mais favorecida".

" Em vez de subsídios a fundo perdido, devia haver apoios como estes às entidades que trabalham", defendeu, em declarações à Agência Lusa, para quem faria sentido, em Portugal, a criação de estruturas que apoiem as companhias teatrais, como " uma central de compras do Ministério da Cultura para equipamentos deluz e som, entre outros serviços, aos quais possam recorrer essses agentes culturais reconhecidos".