quinta-feira, 31 de julho de 2008

Festival dos Oceanos anda de eléctrico!



Durante o Festival dos Oceanos
Figuras marinhas invadem ruas e eléctricos de Lisboa


Ao longo das próximas duas semanas, dezenas de figuras marinhas vão interagir com quem passeia nos eléctricos da Carris pelas zonas ribeirinha e centro histórico de Lisboa.

A iniciativa é do Festival dos Oceanos, animada pela companhia de teatro-circo “Os Trupilariante”.
Belém, Rossio, Praça do Comércio, Chiado, Restauradores e Parque das Nações são os locais onde o comandante Tápa TôTô, com a sua comitiva de figuras marinhas, vai explorar os hábitos culturais dos habitantes da pitoresca cidade de Lisboa.
O comandante viaja num submarino, acompanhado pelo seu imediato, pelo cozinheiro e por uma comitiva de anémonas, uma sereia, um dragão marinho com dois cavaleiros de Neptuno e um polvo.
Os actores que encarnam estas personagens exóticas interagem com o público, num pequeno desfile que conjuga as artes circenses com o teatro físico de relação directa com os espectadores.
Mas a expedição do comandante Tápa Tôtô começou muito antes de chegar a Lisboa.

Uma da Nereidas, filhas de Nereu (deus grego do mar), apaixonou-se pelo cozinheiro da expedição quando este visitou a ilha de Porto Covo.

Para concretizar o seu amor, Nereida pede, então, ajuda à sua prima Ninfa e, juntas, elas viajam até Lisboa, onde saem e entram em eléctricos, percorrendo as várias linhas da cidade à procura do cozinheiro.
As linhas 15 (Praça da Figueira – Algés) e 28 (Martim Moniz – Campo Ourique) da Carris serão o palco da busca destas duas personagens, que ao longo do percurso das duas carreiras vão proporcionar momentos diferentes aos utilizadores dos transportes públicos.
Ao longo de uma década de existência, a companhia “Os Trupilariante”, composta por elementos com formação artística e técnica diversas, conta com várias dezenas de espectáculos e animação de teatro-circo.

Do currículo da companhia constam actuações no Teatro da Trindade, Teatro Maria Matos, Teatro D. Maria II, no Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra), em diversos programas televisões, participações em festivais múltiplos e na EXPO’98.
O Festival dos Oceanos começa este sábado e prolonga-se até dia 16, com duas dezenas de eventos gratuitos que vão tornar a capital mais viva ao longo do mês de Agosto.

A iniciativa é do Turismo de Lisboa e conta com o apoio da Câmara Municipal e do Casino Lisboa.


Animação de Rua
3
Padrão do Descobrimento e Rossio

4
Gare do Oriente e Rossio

5
Praça do Comércio e Belém

6
Jerónimos e Gare do Oriente

7
Pavilhão Atlântico e CCB

8
Pavilhão Atlântico e Chiado

9
Pavilhão Atlântico e Praça do Comércio

10
Pavilhão Atlântico

11
Praça do Comércio e Gare do Oriente

12
Gare do Oriente



Animação nos Eléctricos

2
Linha 15 11h -13h
Linha 28 17h – 19h

3
Linha 28 11h -13h
Linha 15 17h – 19h

4
Linha 15 11h -13h
Linha 28 17h – 19h

5
Linha 28 11h -13h
Linha 15 17h – 19h

6
Linha 15 11h -13h
Linha 28 17h – 19h

7
Linha 28 11h -13h
Linha 15 17h – 19h

8
Linha 15 – 11h -13h
Linha 28 17h – 19h

9
Linha 28 – 11h -13h
Linha 15 17h – 19h

10
Linha 15 – 11h -13h
Linha 28 17h – 19h

11
Linha 28 – 11h -13h
Linha 15 17h – 19h

12
Linha 15 – 11h -13h
Linha 28 17h – 19h

13
Linha 28 – 11h -13h
Linha 15 17h – 19h

14
Linha 15 – 11h -13h
Linha 28 17h – 19h

15
Linha 28 – 11h -13h
Linha 15 17h – 19h

16
Linha 15 – 11h -13h
Linha 28 17h – 19h

Novidades MTV


O video clip dos SKEWER "STAYED" estréia de quinta para sexta dia 31.07.2008 na MTV Portugal no programa "HEADBANGERS BALL".
Em Agosto na MTV Brasil.
Brevemente na MTV ADRIA (Eslovenia).
Pessoal interessado em ajudar na Whatever Tour por favor entrar em contacto com Margarida 917745272 ou m_pombeiro@meo.pt

Queer Lisboa 12 arranca em setembro


Queer Lisboa 12

12º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

19 a 27 de Setembro de 2008

Cinema São Jorge


O Queer Lisboa vai contar com a sua 12ª edição, oportunidade para assistir à mais recente produção cinematográfica mundial de temática gay, lésbica e queer.

O Festival conta com três secções competitivas: Prémios de Longa-Metragem (melhor filme, melhor actor e melhor actriz), Documentário e Curta-Metragem (prémio do público). Novidade da presente edição é uma nova secção denominada Queer Art, onde o cinema se cruza com as artes plásticas, sob duas perspectivas: por um lado, uma mostra de produções recentes que exploram os limites das linguagens, géneros e narrativas cinematográficas; e, por outro, obras documentais e de ficção que retratam personagens de renome do mundo das artes visuais.

Entre os filmes a exibir nesta secção conta-se, em estreia nacional, o documentário With Gilbert & George (Reino Unido, 2007, 104'), realizado por Julian Cole, sobre a dupla de artistas londrinos.

Em retrospectiva, nesta mesma secção, será apresentado o clássico A Bigger Splash (Reino Unido, 1975, 105'), realizado por Jack Hazan, uma docu-ficção protagonizada pelo pintor David Hockney.

Nas secções paralelas, proposta para um conjunto de 3 mostras e ciclos temáticos, acompanhados de debates, com um conjunto de personalidades nacionais e internacionais: um ciclo sobre Religião e Homossexualidade; um olhar sobre a Guerra Colonial; e um outro ciclo de cinema sobre O Obsceno, comissariado pela ensaísta e programadora alemã Manuela Kay. Um ciclo especial, denominado Queer TV, vai exibir algumas produções recentes de documentários televisivos, adaptados ao grande ecrã, onde serão explorados alguns dos grandes temas que fazem a actualidade da cultura e das comunidades queer.

A secção Queer Pop, uma aposta ganha da edição anterior do Queer Lisboa, regressa com 3 sessões que exploram o cruzamento de diferentes estéticas queer, com o universo da música pop.

Entre outras, oportunidade também para assistir ao Ciclo Positivo sobre o impacte do VIH / Sida na sociedade actual, e as sessões especiais do Queer Market, com lançamentos de DVD no mercado nacional, para além da venda de livros e DVD no foyer do Cinema São Jorge.

A programação completa do Queer Lisboa 12, elenco do Júri Internacional, convidados oficiais e eventos paralelos, serão anunciados em Conferência de Imprensa a decorrer no dia 9 de Setembro, às 11h00, no Cinema São Jorge.

Hoje Teatro na RTP


O TEATRO ESTÁ DE VOLTA AO ECRÃ DA RTP1 PELAS 23H10


“COÇAR, ONDE É PRECISO”


José Pedro Gomes, apresenta as várias facetas do "portuga"...

Uma peça sobre um homem incomodado, inquieto e muito, muito...humorado.

Bem ou mal, mas humorado, dá-nos o seu ponto de vista sobre a velhice, as tabuletas, os mirones e muito mais...

Sozinho em palco, José Pedro Gomes convida o espectador a reflectir, sempre com muito humor, sobre a velhice, e outros pequenos - ou grandes - tiques dos portugueses.


Quando vai de férias quantas malas leva?Diz "bom dia" quando entra num elevador?Costuma agradecer quando lhe abrem a porta?Será o sexo mesmo importante para si?Defende as suas opiniões ou fica à espera que alguém faça alguma coisa?


Textos e Interpretação – José Pedro Gomes

Direcção – Sónia Aragão e José Pedro Gomes

Desenho de Luz – Paulo Sabino

Adereços – Marinel Matos

Worten leva premiados em auto caravana ao Sudoeste



Vencedores de passatempo vão de auto caravana até ao Sudoeste


WORTEN LEVA ROCK RENDEZ WORTEN
AO FESTIVAL SUDOESTE


A Worten associa-se novamente à agenda musical do País e marca presença no Sudoeste TMN, com um espaço onde a música e a animação serão uma constante.
Além das habituais animações a que já nos habituou nos anteriores festivais Verão (Super Bock Super Rock, Optimus Alive e Delta Tejo), a Worten tem grandes novidades para o Sudoeste TMN.
Utilizando o rio do recinto, a Worten vai proporcionar mais duas animações muito originais.

O Esfrega aqui, cujo objectivo passa por juntar três duplas de cada vez e, com um creme solar bem pastoso, fazer com que uma pessoa de cada dupla espalhe o creme até desaparecer.

Temos ainda o Kayak in Nodjo, uma prova que consiste em ter dois kayaks alinhados e, ao sinal do brigadeiro, estes partem em direcção à bóia Worten.

Os participantes movimentam os kayaks com remos em forma de guitarra.

No final, haverá prémios para todos os participantes.
Worten On Tour foi uma outra iniciativa, desta vez pré-Sudoeste, que consistiu num passatempo online em que os participantes tinham de enviar uma foto sua com três amigos, numa atitude e postura bem rockeira.

Os oito vencedores já foram apurados, ganhando um prémio muito especial…

Partem, no dia 6 de Agosto, em duas auto caravanas em direcção à Zambujeira do Mar.

Com um pormenor: essas auto caravanas serão o seu “hotel” durante os dias do festival.
Um prémio bem RRW.

Jogar online: umas férias diferentes!



POKER ISLAND: A Ilha de Sonho da bwin!
O primeiro reality show online


Jogar Póquer à sombra das palmeiras: basta aceder a www.bwin.com/pokerisland e os amantes de póquer poderão desfrutar de um Verão de luxo na Poker Island!

A bwin, empresa líder de entretenimento online, convida os amantes de póquer a passarem umas férias perfeitas numa ilha de sonho: a Poker Island.

Até 31 de Outubro, todos os fãs de póquer a precisar de adrenalina terão a oportunidade de jogar em www.bwin.com/pokerisland por umas luxuosas férias de Verão no Mediterrâneo. Durante 14 semanas, cinco participantes irão, de cada vez, jogar na disputa pelo seu lugar na grande final da Poker Island.

Nestes torneios semanais quem perde sai e só três poderão passar à semana seguinte.

Toda esta novela poderá ser acompanhada a qualquer hora, em directo, em www.bwin.com/pokerisland.

Entre 16 de Julho e 31 de Outubro a bwin envia, em cada semana, dois novos entusiastas de póquer para a ilha paradisíaca que preparou para eles!

Na Poker Island podem desfrutar de uma mansão de luxo com piscina, chauffeur e catering de primeira classe, assim como fantásticos desportos de acção, incluindo parapente, Jet Ski e BTT. E para mais emoção, terão torneios diários de póquer! Ou vence ou está fora .

Todas as semanas, dois candidatos têm de fazer as malas e deixar a PokerIsland para dar lugar a dois novos jogadores.
A grande final, em Outubro, marcará o fim da série de torneios.
Na grande final, todos os vencedores semanais terão a oportunidade de jogar para o fantástico primeiro prémio: integrar a equipa bwin em exclusivo durante um ano e participar em todos os grandes eventos de póquer por todo o mundo!
Está na hora de alcançar a ilha!

Os jogadores podem qualificar-se para a ilha nos nossos torneios Freeroll.

Os torneios de qualificação para a Poker Island alteram-se todas as semanas, alterações anunciadas regularmente em www.bwin.com/pokerisland.

A emoção é gratuita e não é necessário buy-in para a qualificação.




Pussycat Dolls na PokerIsland!


O ambiente está a aquecer na Ilha do Póquer: uma das mais famosas girls band do mundo – as Pussycat Dolls – vai visitar a ilha!


Os fãs de póquer e das Pussycat Dolls poderão ter a oportunidade de estar presentes no concerto e fazer as cantoras suar numa mesa de póquer debaixo do sol de verão.

Emocionantes torneios de póquer, um concerto privado das Pussycat Dolls e uma fantástica festa after-show com a Nicole Scherzinger na PokerIsland com a bwin.

Todos podem tentar a sorte entre 28 de Julho e 9 de Agosto e entrar no paraíso do póquer e estar na ilha com as Pussycat Dolls: só têm de vencer os seus adversários num de dois torneios de qualificação em www.bwin.com.

Recordar e sonhar com a música de Carlos Paião!

"Reviver Carlos Paião, 20 anos depois"



Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião produziu mais de quinhentas canções, transformando-se num artista intemporal, cuja obra continua viva na memória dos que o conheceram e admiraram.

No ano em que se cumprem 20 anos desde a morte de Carlos Paião, para muitos um dos melhores compositores portugueses da segunda metade do século XX, dois jovens e talentosos cantores - Ricardo Soler, finalista invicto da 'Operação Triunfo', e Inês Santos, vencedora do 'Chuva de Estrelas' - unem-se num projecto que visa homenagear e relembrar os maiores sucessos de Carlos Paião.

Intitulado "Carlos Paião, 20 anos depois", o espectáculo oferece a possibilidade de reviver uma das figuras mais queridas e de maior sucesso da música popular portuguesa dos anos 80, dando a oportunidade de escutar num concerto único, temas como Cinderela", "Pó de Arroz" ou "PlayBack".

O espectáculo irá deslocar-se pelo país e ilhas, tendo a estreia marcada já para o próximo dia 1 de Agosto, pelas 21 horas, no Terraço do Palácio do Gelo, em Viseu.

Ocean Parade começa a 2 de Agosto



Em defesa da Terra
Ocean Parade Rádio Comercial abre a 5.ª edição


A Ocean Parade Rádio Comercial, o espectáculo que abre o Festival dos Oceanos, no dia 2 de Agosto, no Parque das Nações, em Lisboa, constitui um grito de alerta para os graves riscos que o planeta Terra corre e para a necessidade de preservar a biodiversidade.


Trata-se de um desfile protagonizado por dezenas de bailarinos e outros artistas que, em carros alegóricos ou estrategicamente situados ao longo do percurso, interagem com o público, numa atmosfera de elevada componente cénica e musical, potenciada por efeitos especiais.
O apelo simbólico que o Planeta dirige ao Homem, juntando os quatro elementos da NaturezaTerra, Ar, Água e Fogo – com vista à salvação, é lançado a partir de um carro que abre o cortejo, secundado por outras quatro viaturas.
À medida que avançam – do Oceanário ao Pavilhão Atlântico, os veículos vão juntando os guardiães de cada um dos quatro elementos naturais para, todos juntos, salvarem o Planeta Terra da ameaça que sobre ele paira e, em simultâneo, restituir-lhe o tão desejado equilíbrio.


No Oceanário, ponto de partida para uma viagem mágica, elementos do fundo do mar participam num Bailado da Água, a “Fonte de Vida” inspiradora do homem.

O Guardião da Água, simbolizado por uma gota, junta-se ao desfile, seguindo o carro mensageiro.
Como se de uma história se tratasse, ao chegar ao Pavilhão do Conhecimento o Ar “abraça” a Água, num encontro celebrado com bolas e balões que se fundem numa paleta de cores, em analogia à vida.

A soprano Catarina Sereno dá, então, voz a uma “deusa”, acompanhada pelo som de uma harpa.
Aos guardiães do Ar e da Água, junta-se no Casino Lisboa, nesta luta pela defesa do planeta, o Guardião da Terra.

O Ar acorda, então, os filhos do vento, que transformam as suas acrobacias em mensagens para a Terra, numa coreografia aérea e arrojada.
Sob a pala do Pavilhão de Portugal, os três guardiães acariciam a esfera terrestre, produzindo sons naturais, cujo ritmo, num convite à participação do público, se transforma num hino à energia gerada pela Terra, libertando o Guardião do Fogo.

A magia em torno do momento é sublinhada pelo trio portuense Olive Tree Dance, que mistura os ritmos tribais com a dance music.
Com a união dos quatro elementos naturais, o Planeta Terra recupera, finalmente, o seu equilíbrio, garantindo a vida e o bem-estar do homem.
Um grandioso espectáculo pirotécnico, a realizar junto ao Pavilhão Atlântico, tendo o rio Tejo como pano de fundo, assinala a magia da vida, num misto de cor, formas, movimento e som.
Com direcção artística de Paulo Pereira, a produção da Ocean Parade Rádio Comercial está a cargo da Realizar, responsável pelos espectáculos de “Apresentação das Novas Sete Maravilhas do Mundo e de Portugal” (2007) e de “Em Busca da Atlântida Perdidas”, na Torre de Belém, na edição do ano passado do Festival dos Oceanos.


Percurso da Ocean Parade


Oceanário (átrio exterior) – ponto de partida, com o elemento Água
Pavilhão do Conhecimento – onde entra o elemento Ar
Casino Lisboa – junta-se o elemento Terra
Pala do Pavilhão de Portugal – entrada do elemento Fogo
Rossio dos Olivais – união dos quatro elementos
Pavilhão Atlântico – celebração à vida e à recuperação do equilíbrio do Planeta Terra

Mais uma festa no Maxime!!! Agora de Bikini!


IRMÃOS CATITA . FESTA BIKINI

1 DE AGOSTO . MAXIME

Mais um verão, mais uma rodada, mais uma viagem!

Dia 1 de Agosto há fogo-posto no Maxime! É mais uma Festa Bikini, com os tórridamente loucos Irmãos Catita!

A Festa Bikini II é o concerto mais fashion da pilly season! Um acontecimento ímpar! Uma lufada de gás fresco na aparvalhada Lisboa de Agosto!

Venham aos magotes, em grupos ou a solo, mas é para esgotar a cerveja, o capilé e os pirolitos!Como sempre, haverá ingressos grátis para garotas em bikini.

E como no ano transacto – na festa “Cú ao Léu em Carcavelos” – a afluência de bikinis foi esmagadora, apresentamos este ano a novidade “Tudo Grátis” (entrada, mesa e bebidas) para garotas em monokini!

Mas, “kinis” à parte, o que interessa é a música! Prestes a lançar o seu novíssimo CD “Mamas Al Ajillo”, os intérpretes de “Conan O Homem Rã” convidam toda a cidade para o seu baile-destilaria que marca o pico do verão!

Vamos a elas, rapaziada!
sexta . 1 agosto 08 .
bilhetes € 10,00
entrada grátis para miúdas em bikini


Na Byblos acontece...



Sexta-feira, 1 › 15h00 › Juniores
Navio de letras - Jogo de Verão Byblos


Um jogo para leitores em férias, ou uma forma de usar o mês de Agosto para descobrir novas letras e o prazer dos livros.

Porque os tesouros também podem ser feitos de palavras, a Byblos propõe a grupos de crianças e jovens (dos 5 aos 13 anos, com variantes para os diversos conjuntos etários) a realização de um concurso em que os participantes são desafiados a ultrapassar diversas fases.

Tudo à volta de títulos literários que têm conquistado os mais jovens e que aqui são o ponto de partida para uma aventura de Verão na maior livraria do país.


Inscrições abertas para crianças entre os 5 e os 13 anos, durante o mês de Agosto, através do e-mail geral@byblos.pt ou do telefone 707 227 766.

Mais informações em http://www.byblos.pt/.

Catarina Furtado foi à Guiné em Missão de Boa Vontade



Catarina Furtado esteve na Guiné-Bissau entre 19 e 27 de Julho no âmbito da sua missão como Embaixadora da Boa Vontade do UNFPA.

Durante este período Catarina Furtado constatou as carências deste país no que se refere às questões de saúde materna e neo-natal.

No dia 20 de Julho, num ambiente descontraído e informal, que contou com a presença da Ministra da Saúde da Guiné-Bissau, do representante do UNFPA e várias entidades oficiais locais, Catarina Furtado colocou a 1ª Pedra para a construção do bloco de partos e operatório do Hospital Distrital de Gabu, localidade a 200Km da capital da Guiné-Bissau.

O trabalho desenvolvido por Catarina Furtado foi elogiado por todos os presentes, tendo sido destacado o seu papel determinante para a angariação de fundos par esta causa tão nobre que visa a redução da mortalidade materna e neo-natal da Guiné-Bissau.

Alverca do Ribatejo promove Jogos Tradicionais



‘Jogos Tradicionais’
no Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do Museu Municipal, está a promover nos meses de Julho, Agosto e Dezembro, no Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo, uma nova iniciativa denominada “Famílias no Museu”.
O objectivo desta acção é a abertura das portas do Museu a todas as Famílias (pais, filhos,
tios, avós, netos), para o desenvolvimento de visitas, ao mesmo tempo que podem divertir-se
participando em actividades como jogos tradicionais, oficinas de artes de lã e música tradicional.
A segunda sessão de “Famílias no Museu” teve lugar no passado Domingo, dia 20 de
Julho, entre as 15.00 e as 17.00 Horas.


Partindo da visita à Exposição “Alverca – Da Terra às Gentes”, que ilustra as actividades
tradicionais, pretende-se recordar que, para além do trabalho, a população dedicava o seu
tempo de lazer a diversas actividades, nomeadamente jogos tradicionais.

Por essa razão, após a visita, as Famílias são convidadas a participar em diversos jogos tradicionais, que estarão disponíveis no Largo do Museu.

Mais uma edição do Rali da Madeira




49.ª Edição Rali Vinho da Madeira



A 49.ª edição do Rali Vinho da Madeira, prova integrada no Intercontinental Rally Challenge (IRC) acontece entre 31 de Julho e 2 de Agosto.

Os concorrentes têm de percorrer uma extensão de aproximadamente 880km, em duas etapas, num total de 21 classificativas.
O Rali Vinho Madeira tem início na quinta-feira, dia 31 de Julho, com a disputa da especial da Avenida do Mar, marco histórico da prova madeirense e onde se juntam milhares de adeptos do desporto automóvel.

Seguem-se no dia 1 de Agosto mais 12 especiais de classificação: Campo de Golfe, Terreiros, Serra d’ Agua/Rosário, Boaventura/Cabanas, Santana e Referta.

No último dia de prova, os melhores pilotos europeus, nacionais e regionais vão enfrentar 8 provas de especiais: Paul da Serra, Ponta do Pargo/Santa, Rosário/Serra d’Agua e Chão da Lagoa.
De salientar que pela primeira vez, este ano, uma das classificativas do Rali Vinho da Madeira decorre no concelho de Santana.
A lista de inscritos apresenta pilotos oriundos de oito nacionalidades, Portugal, Espanha, Bélgica, França, Itália, Finlândia, Turquia e Polónia.

Dos 61 inscritos, 46 têm nacionalidade lusa, enquanto os restantes 15 chegam de outros países.
O Rali Vinho Madeira é uma das mais importantes provas do Campeonato Europeu de Automobilismo e a maior manifestação automobilística da Região Autónoma da Madeira. Entre as 61 equipas presentes, esperam-se nomes consagrados do automobilismo mundial como Luca Rossetti, Nicolas Vouilloz, Giandomenico Basso, vencedor das duas últimas edições, e Renato Travaglia, também já vencedor do Rali Vinho Madeira.

Bruno Magalhães, José Pedro Fontes e Alexandre Camacho são os pilotos lusos com grandes hipóteses nesta prova.

Festival de Folclore em Braga


PROGRAMA

31 Julho, quinta-feira

16h00
- animação folclórica com os grupos participantes nas praças e ruas do centro da cidade;
19h30 - jantar e “verde d’honra” oferecido pelo Município, no Regimento de Cavalaria 6;
21h30 - Avenida Central - desfile em palco.

1 de Agosto, sexta-feira

21h30 - Avenida Central - Primeira Passagem dos Grupos

Grupo de Danças “Djangar”
(República de Kalmykia – Rússia)

Oriundo da República da Kalmykia (sul da Rússia), o Grupo de Danças “Djangar” foi fundado em 1974 por estudantes da universidade estatal de Kalmykia e de outros centros educacionais.
Composta por estudantes do Departamento de Folclore da Escola de Arte, a orquestra que acompanha o grupo de danças apresenta um reportório interpretado em instrumentos tradicionais do Leste Europeu, correspondendo igualmente à mais autêntica tradição de Kalmykia.
Para além dos prémios conquistados no seu próprio país e na Rússia, o Grupo de Danças “Djangar” destacou-se ainda nas participações em festivais na antiga Checoslováquia, Mongólia, França, Holanda e Alemanha.

Grupo de Danças Aires D’Andratx
(Ilhas Canárias – Espanha)

O Grupo Folclórico “Aires d’Andratx” foi formado em 1986 por um conjunto de admiradores do folclore e das tradições locais.
Com um corpo de baile composto por 40 elementos e uma tocata que interpreta reconstituições de antigas melodias, o agrupamento espanhol recorre a instrumentos tradicionais – gaita, flauta maiorquina, tambor, “bandurria”, alaúde, violino e guitarra – para apresentar um reportório constituído por boleros, jotas, fandangos, copeos e “mateixes”.
Com origem na “Escuela Bolera” do século XVIII, as coreografias apresentadas constituem, para este agrupamento, um jogo de sensualidade, «porque o baile é marcado pela insinuação erótica da mulher, que é seguida pelo homem em movimentos de imitação», justificam.
Nesta performance, marcada pela improvisação e pelo espírito festivo, a mulher apresenta-se trajada à moda popular maiorquina do séc. XIX, envergando tanto trajes de faena como de festa, compostos por peças que atingem os 150 anos de existência.

Grupo de Danças “Zora” – Sérvia

Apesar do seu ainda recente percurso, que teve início em 1999 como secção musical da escola “Stari Grad”, de Belgrado, o Grupo de Danças “Zora” é constituído actualmente por duzentos elementos.
Tendo por objectivo a promoção da cultura tradicional sérvia junto das novas gerações, para além da intensa actividade na República da Sérvia, o agrupamento já se apresentou, contudo, em festivais na Itália, Rússia, Hungria, Ucrânia, França, Turquia, Bulgária e mesmo Portugal, onde marcou presença, em 2007, no Festival de Torres Novas (Santarém).

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lomar - Braga

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lomar surgiu na sequência das rusgas que se organizavam na freguesia para participar nas Festas do São João.
Pretendendo manter essas tradições e costumes antigos, um conjunto de elementos decidiu, em 1979, fundar um grupo de folclore.
Durante os quase trinta anos de existência, percorreu o país inteiro, com inúmeras participações em festivais, festas populares e convívios, exibindo as músicas e as danças tradicionais do Baixo Minho, nomeadamente viras, chulas e malhões.
É composto por cerca de 40 elementos que envergam os trajes tradicionais da região – capotilha, de feira, de campo, da encosta e da ribeira –, sendo a tocata constituída por ferrinhos, concertina, bombo, viola braguesa, violão, cavaquinho e reque-reque.

Ballet Tradicional “Kilandukilu” – Angola

O Ballet Tradicional Kilandukilu, grupo de dança e música tradicional que surgiu em 1984 no Bairro Maculusso, em Luanda, escolheu o seu nome a partir de um vocábulo do dialecto kimbundo, que significa divertimento, e definiu como seu principal objectivo a divulgação da cultura musical africana, representada na exibição das danças e dos instrumentos tradicionais do continente.
Com quase um quarto de século de actividade, o Kilandukilu tem vindo a apurar o seu estilo e a diversificar o seu reportório, designadamente através da dança folclórica, recreativa, tradicional e contemporânea, danças guerreiras, fúnebres e rituais, facto que lhe tem garantido a participação em inúmeros eventos, não só em Portugal e Angola, mas também em países tão distantes como Coreia do Norte, Noruega, Suécia, Rússia, Polónia, África do Sul, Brasil, Alemanha, Cuba e Japão.

Rusga de São Vicente – Grupo Etnográfico do Baixo Minho

A Rusga de São Vicente, formada em 1965, apresenta-se trajada à moda camponesa de finais do século XIX, princípios do século XX, envergando os espécimes mais identificativos das diferentes zonas que compõem a região geo-etnográfica do Baixo Minho.
Elementos femininos e masculinos vestem trajes de trabalho e de festa ou domingueiro, merecendo especial destaque, devido à sua riqueza e beleza, os trajes de casal de noivos.
De entre os trajes femininos, salientam-se os do Vale do Cávado, Vale d’Este, da Ribeira e da Encosta.
A Rusga de São Vicente tem participado em inúmeros festivais, congressos, festas, romarias e encontros, levando um vasto reportório de danças e cantares, com o respectivo movimento, ritmo e cor a várias regiões do país e ao estrangeiro, designadamente a França, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Marrocos e Grécia.

2 de Agosto, sábado

21h30 - Avenida Central - Segunda Passagem dos Grupos

Grupo de Danças “Erani” – Geórgia

Oriundo de um dos mais antigos países do mundo, mundialmente conhecido pelas suas belezas paisagísticas, o Grupo Folclórico “Erani” é o reflexo da grande dedicação do povo georgiano às tradições mais antigas, à vida espiritual, à história e à música e dança folclórica.
No seu reportório, o grupo “Erani” faz uma demonstração das diferentes zonas etnográficas da Geórgia, através da interpretação de músicas e canções líricas, alegres e divertidas.
Fundado em 1998, este agrupamento já viajou por vários países da Europa, destacando-se pelas participações em festivais internacionais na Polónia, Bulgária, Ucrânia e Turquia.

Associação Cultural Folclórica “I Picciotti da Purtedda”
(Agrigento, Sicília, Itália)

Grupo de Danças “Enigma 92” - Venezuela

A organização “Enigma 92” foi criada em 1992, em Píritu, Venezuela, segundo a direcção de Froilan Mujica Gallegos, tendo por objectivo a investigação, promoção e difusão da música tradicional venezuelana, nos estilos popular, nacionalista e contemporâneo.
Apesar da sua ainda recente actividade, este agrupamento já participou em festivais de dança em Itália, México e Colômbia.
Na sua apresentação em Braga, o colectivo faz-se acompanhar pelo Grupo Maisanta, do Município Ospino.
Fundado em 1998, este segundo agrupamento surgiu com o propósito de difundir a música popular venezuelana, interpretando ritmos tão envolventes como as “parrandas fulias”, os “calypsos” e o “el Joropo”.
Tal como o “Enigma 92”, o Grupo Maisanta também se apresentou internacionalmente, actuando em Espanha, Itália, Colômbia e Atalanta.

Rancho Folclórico da Boidobra – Covilhã, Beira Baixa

Considerado um dos principais embaixadores da cultura tradicional da Beira Baixa, o Rancho Folclórico da Boidobra foi fundado em 1972.
Dedicando-se à reprodução fiel dos trajes de trabalho e romaria da região, que exibe em todas as coreografias, o grupo compõe-se ainda por uma tocata, constituída por intérpretes de concertina, viola beiroa, bandolim, gaita de beiços, ferrinhos, bombo, adufes e castanholas.
Pertencendo a uma zona de grande aptidão agrícola, a Cova da Beira, o rancho constituiu ainda um núcleo museológico com as alfaias que estiveram ligadas à cultura do feijão, do centeio, do trigo, do milho, da batata e do vinho.
Tal trabalho de pesquisa e recolha tem vindo a permitir ao rancho a realização de colóquios, exposições e a recriação de tradições que se foram perdendo ao longo do tempo, com especial destaque para os martírios, as janeiras, e as sachas.
O colectivo que já actuou em Espanha, França e Alemanha, tem uma forma muito original de apresentar as suas actuações que lhe valeu o prémio de melhor espectáculo folclórico no Concurso Etnográfico Henrique Rabaço, em 2005 e 2007.
Grupo Folclórico Gonçalo Sampaio - Braga

O Grupo Folclórico Gonçalo Sampaio é o colectivo mais antigo da região do Baixo Minho e um dos mais antigos e representativos de Portugal.
Formado em Braga, em 1936, com o objectivo de recolher e divulgar o folclore do Baixo Minho, participou activamente no movimento nacional em marcha, dedicando-se à preservação das suas tradições populares.
O grupo apresenta-se em trajes tradicionais da região de Braga do século XVIII, sendo de destacar entre eles os trajes de Capotilha, de Encosta, de Val d’Este e sua variante de Sequeira.
A sua “ronda”, das mais típicas, é constituída por concertinas, cavaquinhos, violas braguesas e violões, bombo, ferrinhos, castanholas e castanhetas, conforme as zonas de recolha das danças. Para além de duas publicações de reconhecido mérito, “Cancioneiro Minhoto” (da autoria Gonçalo Sampaio) e “Danças Regionais do Minho” (de Mota Leite), o grupo dedica-se também à conservação de instrumentos musicais, trajes regionais e lenços de pedidos, destinados à concretização do que pretendem que seja o Museu Regional Mota Leite.