quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Nigga Poison & DaPunkSportif

Concertos dos artistas Nigga Poison e DaPunkSportif , nos dias 21 e 22 Fevereiro às 22h, respectivamente, com entrada livre no Auditório da Restart.

Raga e Karlon são portugueses de origem cabo-verdiana que, através da língua franca do hip-hop, já levam uma dúzia de anos a tecer uma rede de adeptos nas galerias menos visíveis daquele universo sonoro. Uma rede que, graças às boas ligações entre comunidades originárias de Cabo Verde espalhadas pela Europa, permite que os Nigga Poison venham conquistando alguma reputação além-fronteiras ainda antes de sequer passar perto do nosso mainstream.

Overdrive" - a primeira maqueta de apresentação dos DaPunkSportif - cedo produziu boas críticas levando a banda a participar em diversos concursos e a pisar palcos de norte a sul de Portugal. Tiveram honras de abrir espectáculos para os Xutos e Pontapés na digressão Três Desejos, que culminou no Coliseu dos Recreios. Também em Espanha foram elogiados e voltaram entre os cinco finalistas do concurso Ibérico "Yamaha X – Band 2006". Tivemos ocasião de os ver incendiar o Palco Quinta dos Portugueses no Festival Super Bock Super Rock, o Oeiras Alive 2007, entre outros. Agora é a vez de pisarem o palco da Restart.

21 e 22 FevEREIRO / 22.00h /ENTRADA LIVRE / Auditório da Restart


LELLO UNIVERSAL

Horexpo,

A mais importante feira de Hotelaria, Restauração e Vending que se realiza em Portugal – Horexpo, voltará a reunir entre os dias 30 de Março e 2 de Abril 2008 os mais importantes agentes económicos ligados a este sector. Um dos sectores mais importantes, o Food Service, estará em exposição no pavilhão 2, juntando os mais importantes fabricantes de alimentação e bebidas a operar no mercado português.

HOREXPO
De 30 de Março a 2 de Abril de 2008 / Pavilhão 1, 2, 3 e 4 / FIL – Parque das Nações

“Arte e Política: Perspectivas Contemporâneas”

No âmbito da sua programação cultural, o Museu do Neo-Realismo apresenta para o próximo fim-de-semana dias 23 e 24 de Fevereiro, as seguintes sugestões:

Sábado – 23 de Fevereiro - 17.00 Horas
“Arte e Política: Perspectivas Contemporâneas”
Convidados: Sandra Vieira Jürgens, Carlos Vidal e Delfim Sardo
Moderação: David Santos

Domingo – 24 de Fevereiro - 16.00 Horas
“Arte e Política: Perspectivas Contemporâneas”
Convidados: Pedro Lapa, Alexandre Melo e Miguel Wandschneider
Moderação: David Santos

Cartoon Xira

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promove, pelo nono ano consecutivo, uma iniciativa dedicada ao Cartoon com alguns dos expoentes máximos no nosso País. Trata-se do “Cartoon Xira”, que estará patente, no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, entre 23 de Fevereiro e 30 de Março.

À semelhança das edições anteriores, esta Mostra será composta por duas
exposições paralelas: “Cartoons do Ano 2007” - Pretende apresentar de forma perspicaz e humorística, o ano político, social e cultural português, exibindo para tal cerca de cem trabalhos de quatro dos mais conceituados cartoonistas nacionais: António, Cid, Maia e Gonçalves. “Este Rectângulo” – João Abel Manta. Mais uma referência no cartoonismo português, também reconhecido noutras áreas da arte. Muitas vezes comparado com Rafael Bordalo Pinheiro, é ainda conhecido como “o cartoonista da revolução”, pela produção de trabalhos marcantes da época do “25 de Abril”.

A inauguração do “Cartoon Xira” terá lugar Sábado, dia 23 de Fevereiro, pelas 18.00 Horas, no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira.

Um livro que deve ser lido- Cecília Supico Pinto- o rosto do Movimento Nacional Feminino

CECÍLIA SUPICO PINTO
O rosto do Movimento Nacional Feminino
Em 1961, Cecília Supico Pinto criou o Movimento Nacional Feminino.
Uma organização que se pretendia independente do Estado e que pretendia congregar as mulheres portuguesas no apoio moral aos soldados que lutavam, nem eles sabiam porquê, nas colónias portuguesas.
Durante treze anos, Cecília Supico Pinto multiplicou-se em viagens pelas colónias, " as províncias ultramarinas" como então eram oficialmente chamadas, ameaçadas pelos movimentos independentistas.
Sílvia Espírito Santo pegou neste tema, nesta estória de vida e construiu um relato estupendo de uma época da história de Portugal que muitos desconhecem e outros pretendem ignorar.
Com uma linguagem acessivel e uma construção gramatical excelente coloca o leitor perante um mundo desconhecido para muitos onde os valores Deus, Pátria e Família constituiam o baluarte de quem se considerava Português.
Só que muitos e mesmo muitos fugiam a esta regra. Por isso o Movimento Nacional Feminino não conseguiu penetrar todas as camadas da Sociedade Portuguesa.
É aqui que Sílvia Espírito Santo é exímia. Retrata-nos a época, dá-nos o perfil de " Cilinha ", todo o seu trabalho e vontade de expansão do Movimento, mas concluímos que afinal a maioria da população não entendeu ou não quis entender.
Um livro excepcional focando um tema que, felizmente, começa a deixar de ser tabu entre nós.
Como dizia Fernando DaCosta ao apresentar o livro em questão:
" O passado é para conservar com erros e coisas bem feitas.
Há que assumi-lo, conservá-lo e historiá-lo."
E foi isto que Sívia Espírito Santo fez.
Historiou a vida de uma mulher que consagrou toda a sua actividade a um Ideal e que dele fez o motor da sua vida.
Sívia Espírito Santo é investigadora do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais, licenciada em História pela Universidade de Coimbra e mestre em estudos sobre as Mulheres pela Universidade Aberta de Lisboa.
Esperamos que a sua investigação na área da história recente de portugal continue.
Aguardemos,pois.

António Costa vai contar tudo a Judite de Sousa


Judite de Sousa convida o Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

O Tribunal de Contas acaba de chumbar o pedido de empréstimo de 360 milhões de euros que a Câmara de Lisboa considera necessário para pagar a fornecedores e pôr as contas em dia.

Numa semana marcada pelas cheias, o chumbo do Tribunal de Contas é um sério revés para António Costa.

O que vai fazer o Presidente da Câmara de Lisboa?

As respostas de António Costa na Grande Entrevista, hoje, pelas 21h.

Mikael Carreira em Sessão de Autografos


Mikael Carreira vai ter uma sessão de autografos, hoje, pelas 18.30h, na Worten do Colombo.

Trance Party no Lontra, em Lisboa