sexta-feira, 30 de maio de 2008

Custou mas foi...


A tão esperada cantora britânica, Amy Winehouse, subiu ao Palco Mundo 37m depois da hora marcada.
Apresentou-se em palco a fumar e com uma aparência de elevado estado de embrieguês.
Inicia a sua actuação com "Addicted"e sem interrupção interpreta, com algum custo e de forma pouco perceptivel "Just Friends".
Tenta, a muito custo e quase incompreensivel, falar com os cerca de 100 mil espectadores que se encontravam no recinto, seguindo com a sua actuação com o tema "Tears", mas que sem a, precisosa ajuda de um dos seus coristas, que foi a estrela do concerto.
A cantora interpreta "black to Black", música que deu nome ao seu 2º album e com o qual recebeu 6 nomeações para os Gramys, dos quais arrecadou 5, tendo sido o álbum mais vendido em 2007, atingindo um nº superior a 9 milhões de cópias em todo o mundo.
Após esta música, Amy Winehouse tenta sair do palco, sendo impedida por um elemento do seu staff.
Ao longo dos cerca de 45m de actuação interpretou temas como "Cupid", Wake up Alone, tema que interpretou a chorar e dedicou-o ao marido, que se encontra preso, pelo facto de fazerem anos de casados, "Unholy War.
Na sua saida abraçou Lenny Kravitz e "evaporou-se", deixando a banda a tocar sozinha.

Texto: António Manuel Teixeira e Sérgio Antunes Alves

Festival Rock in Rio Lisboa 2008

FESTIVAL ROCK IN RIO


PRIMEIRO DIA

Com a presença de mais de noventa mil pessoas começou hoje o Festival Rock in Rio Lisboa 2008.

Um recinto imenso pleno de jovens e não só. Animação proporcionada pelos diversos parceiros comerciais e que encheu de cor todo o espaço.

A tarde começou com Paulo Gonzo que agradou ao público presente. Entre as canções que entoou presenteou-nos com a célebre " Jardins Proibidos".

Seguiu-se-lhe Ivete Sangalo que nos brindou com uma actuação simples mas emotiva e cheia de alegria.

Cantou os seus êxitos mais conhecidos em Portugal e despediu-se com as bandeiras dos dois paises enroladas no corpo.

E a interveniente seguinte fez-se esperar. Amy Whinehouse entrou no palco meia hora depois do horário programado.

No entanto o público, que entretanto assobiara estridentemente, recebeu-a com uma estrondosa ovação.

E Amy em palco foi a Amy de sempre, com o comportamento de sempre: entrou de cigarro na boca,insegura, voz rouca, descontrolada ( chorou com uma das canções), quase caíu, microfone no chão, um sapato para cada lado. Enfim. Quem pagou para a ver ao vivo estará de certo arrependido.

A noite terminou com a actuação de Lenny Kravitz. Foi igual a si próprio. Talvez tenha conseguido apagar o desastre da sua compatriota.
Esperemos que amanhã os desastres fiquem à porta.


Museu dos Coches tem o Landau do Rei D.Carlos


Landau onde morreu D. Carlos
integra exposição sobre o Rei no Museu dos Coches


O landau em que seguia o Rei D. Carlos, quando foi assassinado há cem anos, integra a exposição que a partir de quarta-feira estará patente no Museu dos Coches, em Lisboa, dedicada ao monarca.
"O landau é apenas uma peça da exposição, tanto mais que pretendemos evocar documentalmente a figura do Rei sob o olhar de quatro especialistas: Eduardo Nobre, Rui Ramos, Luís Filipe Marques da Gama e Joaquim Vieira", explicou à Lusa Silvana Bessone, directora do Museu.
Intitulada "D. Carlos, um homem do seu tempo", a exposição "aborda as várias facetas de Rei que foi mais vanguardista do que se supõe, muito incompreendido pela população do seu tempo e europeísta demais para a sua época".
Além do landau estarão patentes diversas selas usadas pelo soberano - a de caça e a militar, entre outras - o carrinho de passeio, vários documentos escritos, fotografias, gravuras e ainda aguarelas e pastéis de sua autoria.
A maioria das peças expostas pertencem ao Museu do Coches, havendo também de outras instituições, nomeadamente do Museu do Chiado e do Palácio da Pena, e ainda de coleccionadores particulares.
"O landau, de fabrico português de F.T. Oliveira, construído em 1900, tem ainda as marcas dos tiros e integra o núcleo do museu em Vila Viçosa", explicou Silvana Bessone.
Eduardo Nobre, autor de vários livros sobre a Casa Real orientou a parte da exposição "desde o nascimento do Rei até ao seu casamento em S. Domingos, com D. Amélia d'Olrleans", enquanto o historiador Rui Ramos, autor de uma biografia do monarca, referenciou o seu papel como diplomata.
Luís Filipe Marques Gama perspectivou as ligações do Rei com o mundo rural, nomeadamente à charneca de Vila Viçosa: “Sabe-se que D. Carlos de Bragança gostava de se vestir à alentejano”.
O jornalista Joaquim Vieira refere-se à parte final, “sob a perspectiva dos cinco minutos que mudaram Portugal, é aliás este o título do seu texto no catálogo que será também editado”.
"Esta parte é precisamente sobre a morte do Rei, e do Príncipe herdeiro, na Praça do Comércio", disse.
No final da exposição é exibido um filme de cerca de 12 minutos de autoria de Serradas Duarte com imagens inéditas do monarca, nomeadamente no estrangeiro, disse a responsável.
O Museu dos Coches é o mais visitado da Rede Portuguesa de Museus, sendo 95 por cento dos seus visitantes estrangeiros, "daí a exposição ser bilingue - português e inglês -, bem como o catálogo", disse Bessone.
Só no primeiro trimestre deste ano visitaram já o museu 44.678 pessoas, segundo dados do Instituto dos Museus e Conservação.


Covilhã comemora o Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança
“Orquestra do Lixo”
Lançamento da Mascote: O Pautinha


No próximo dia 1 de Junho de 2008 (domingo) a Banda da Covilhã associa-se às comemorações do Dia Mundial da Criança através da apresentação de dois projectos: a Orquestra do Lixo e apresentação da nossa mascote: O Pautinha.
Estas actividades estão inseridas num programa vasto que decorre durante todo o dia 1 de Junho no Jardim Público sob a organização da Junta de Freguesia da Conceição – Covilhã.


“ORQUESTRA DO LIXO”
Actividade que visa a construção de instrumentos musicais a partir de matérias recicláveis, vulgo “Lixo”.


O projecto encontra-se dentro do plano de actividades da Escola de Música – Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã, sob a orientação do Prof. Eduardo Cavaco e de uma equipa de colaboradores.
O projecto incentiva a criatividade e a experimentação, fortalecendo ao mesmo tempo a vontade de aprender e aumentando a auto-estima pessoal.

O manuseamento de materiais, a construção de instrumentos e a sua interacção musical constitui um suporte pedagógico importante.

Por outro lado, os conteúdos não específicos da música nesta situação contribuem para uma maior socialização e desenvolvimento motor das crianças.
Os materiais para a construção dos instrumentos são diversos (podendo ser trazidos pelos participantes) e podem ser: latas, tubos, caixas, caricas, garrafas, garrafões, cascas de nozes, cabos de vassoura, canos PVC, baldes, vidro, etc…No final da actividade e com os instrumentos construídos formar-se-á a “Orquestra do Lixo”. Actividade com início às 14:00h.


A MASCOTE DA BANDA – O PAUTINHA
O Pautinha vai nascer no dia 1 de Junho, mas tem já cerca de “12 anos”, é um jovem alegre e bem disposto que estuda música na Escola de Música – Escola de Valores e Talentos da Banda da Covilhã.

Já experimentou vários instrumentos, como a flauta, o clarinete, o trombone, a tuba, a trompete, mas… por enquanto o que gosta mais são as pautas, por isso todos lhe chamam o Pautinha!

Tem uma prima que é a Clavedesol e três primos gémeos: o Dó, o Ré e o Mi que adoram férias com música e um amigo mais velho: o Fassolá que também estuda música.

Toda a sua história será revelada na apresentação da mascote.

Uma história da autoria da escritora Teresa Reis, autora de vários livros infantis.


Lotação esgotada no Parque da Bela Vista

A 3ª edição do Rock in Rio Lisboa começou pelas 16h, sendo Paulo Gonzo o artista que abriu os concertos.

Com lotação esgotada, cerca de cem mil pessoas, devido ao bom cartaz, Paulo Gonzo no Palco Mundo e Sam the Kid com Cool Hipnose no Palco Sunset abriram os concertos desta ultima edição no Parque da Bela Vista.

Entre a abertura do Festival e a actuação de Paulo Gonzo actuou a Philharmonic Weed e Prince Wadada, pouco depois das 17h, no Sunset.
Lúcia Moniz com Ricardo Azevedo foram os que brilharam e receberam fortes aplausos pelo público que se encontrava no Sunset.

Neste momento actua, a repetente, Ivete Sangalo com o público ao rubro, embora a grande espectativa seja para a Srª que se segue, Amy Winehouse!

Por curiosidade, Amy Winehouse solicitou no seu camarim vinho e pediu aos fotografos para não a fotografarem de frente.

Mestres em Luta no Discovery Channel





DISCOVERY CHANNEL DÁ
A CONHECER AS LUTAS MAIS VIOLENTAS E ANCESTRAIS EM “MESTRES DE LUTA”

A série estreia no domingo 1 de Junho, às 22h10, dentro do especial “Noite dos Durões”
Dois lutadores norte-americanos, Jimmy Smith e Doug Anderson, viajam por todo o planeta para conhecer as diferentes escolas de combate corpo-a-corpo que existem.

Desde uma forma brutal de luta com paus nas Filipinas até ao karate “full contact” no Japão, Jimmy e Doug imergem em cada cultura, treinam as suas artes marciais e enfrentam um lutador local, absorvendo com entusiasmo os ensinamentos dos seus mestres.

Além disso, participam nos rituais das culturas correspondentes, uma vez que têm de se esforçar por aprender um estilo de luta que terão que pôr em prática depois de apenas cinco dias de treino.


Acompanhe-os nesta viagem visceral, perigosa e por vezes extremamente gráfica, na qual descobrem as formas de luta mais violentas do mundo.
Em cada episódio, Jimmy e Doug exploram um novo lugar onde existe uma luta própria, como o Kung Fu em Dengfeng, China, ou o boxe na Cidade do México.
Nestes lugares, depois de imergirem nos sons, odores e sabores locais, os protagonistas da série separam-se para treinar com mestres de cada método, desde uma arte de combate ancestral até uma forma moderna de luta com pontapés.

Depois de vários dias de treino intenso, cada um irá enfrentar um adversário local para comprovar os seus conhecimentos. As lutas são reais e as feridas também: só o melhor vencerá.


Doug Anderson
Com uma alma e espírito de luta incansáveis, com apenas 25 anos de idade Doug já correu meio mundo.

Natural de New Jersey, Anderson alistou-se no exército dos Estados Unidos em 2002 e serviu um ano intenso na guerra do Iraque.

Foi na frente de combate que nasceu o seu interesse pelas artes marciais.

Depois de aprender Jiu-Jitsu, Doug foi guarda-costas de um alto cargo militar. No exército ganhou nove medalhas, mas abandonou-o em 2005 e prosseguiu o seu treino em artes marciais. É cinturão azul em Jiu-Jitsu e estudante de Muay Thai, kickboxing e boxe tradicional.
Jimmy Smith
Com um record de seis vitórias e uma derrota, Jimmy é uma estrela das artes marciais mistas. É conhecido pela sua agilidade e por poder derrotar o seu oponente em menos de 3 minutos.

É cinturão roxo de Ju-Jitsu e detém vários títulos importantes, como Campeão do Torneio Joe Moreira.
O combate está-lhe no sangue: o seu avô foi lutador de boxe no exército dos EUA e o seu pai ensinou-lhe os truques do combate tradicional. Iniciou-se nas lutas participando em luta livre na escola.


Estreia: Domingo 1 de Junho às 22h10
Emissões: Domingos às 22h10

Raquel Tavares em Arcos de ValdevezF


Depois do belíssimo espectáculo que ofereceu ao público francês, no passado dia 17 de Maio, em Nîmes, onde apresentou ao vivo o seu novo trabalho, "Bairro", a fadista Raquel Tavares prepara-se para mais uma grande noite de fado, desta feita em solo português, nomeadamente em Arcos de Valdevez.
O concerto está marcado para este sábado, dia 31 de Maio, na Casa das Artes, no âmbito do 2º Ciclo Novos Fados que se realiza naquele espaço entre os dias 30 e 31 de Maio.
Raquel Tavares sobe ao palco do auditório por volta das 22h acompanhada de Guilherme Banza na guitarra portuguesa, Miguel Gonçalves na viola de fado e Gustavo Roriz no baixo acústico.
Na bagagem, a fadista leva o seu mais recente álbum, "Bairro", editado no dia 5 de Maio, bem como alguns temas do disco de estreia homónimo que a deram a conhecer ao grande público como, por exemplo, "Fado Lisboeta".
Na primeira quinzena de Junho, Raquel Tavares vai viver uma experiência cultural única, quando actuar, pela primeira vez, na América do Sul.
Os concertos inserem-se no âmbito das Comemorações do 10 de Junho e estão agendados para:
5 de Junho - Uruguai, Montevideu (Sala Zitarrosa)
8 de Junho - Chile, Santiago do Chile (Teatro Nacional Chileno)
11 de Junho - Argentina, Buenos Aires (Teatro Coliseo).

Irmãos Catita voltam ao Maxime


IRMÃOS CATITA no CABARET MAXIME


Podiam ser cinco whiskies, cinco vodkas/laranja, cinco gin/tonics ou até cinco Licores-Beirão! Mas não: São os cinco fresquíssimos e hidratantes Irmãos Catita, que, após um período de seca vêm inundar o palco do Maxime Cabaret com as suas canções ébrias!

Um reportório copofónico capaz de humilhar toda a dinastia Haddock! A “molha” está marcada para a noite do próximo dia 30 de Maio!

Após um jejum de práticamente cinco meses, os cinco cavaleiros do pós-calypso vêm mostrar que afinal “Tango Anti-alcoólico” não é com eles!

A trilogia sexo-borgas&tintol volta a imperar numa cidade sequiosa de loucura e agitação social! E este autêntico shaker que são Os Irmãos Catita vai servir um cocktail musical luso-disíaco como Lisboa nunca viu!

A gerência aconselha aos participantes na orgia que evitem as bebidas ao almoço e ao jantar, para assim poderem esvaziar a luxuriante garrafeira do Maxime que – cabaret prevenido vale por dois – até inclui água (sim, água!) no seu menu!

Sim, senhoras e senhores. São Os Irmãos Catita, uma vínica banda nacional de graduação internacional (me®dalha de ouro Bordeaux 2007)! In vino Ulissipona est!

Domus com música electrónica


Holy hush Days Fest traz ao palco Domus alguns dos melhores artistas internacionais de música electrónica do Mundo.
De dia 31 de Maio a 12 de Julho, a hush recordz proporciona uma viagem musical às principais cidades da Europa, representadas pelos génios criadores dos ritmos mais vanguardistas de hoje em dia.
Durante 7 semanas, em 9 noites diferentes, os amantes de música electrónica vão poder assistir a 14 actuações únicas num só espaço, o Domus, em Lisboa.
Cartaz completo, horários e press Holy hush Days Fest traz ao palco Domus alguns dos melhores artistas internacionais de música electrónica do Mundo.
De dia 31 de Maio a 12 de Julho, a hush recordz proporciona uma viagem musical às principais cidades da Europa, representadas pelos génios criadores dos ritmos mais vanguardistas de hoje em dia.

Irmãos Catita voltam ao Maxime


IRMÃOS CATITA no CABARET MAXIME


Podiam ser cinco whiskies, cinco vodkas/laranja, cinco gin/tonics ou até cinco Licores-Beirão! Mas não: São os cinco fresquíssimos e hidratantes Irmãos Catita, que, após um período de seca vêm inundar o palco do Maxime Cabaret com as suas canções ébrias!

Um reportório copofónico capaz de humilhar toda a dinastia Haddock! A “molha” está marcada para a noite do próximo dia 30 de Maio!

Após um jejum de práticamente cinco meses, os cinco cavaleiros do pós-calypso vêm mostrar que afinal “Tango Anti-alcoólico” não é com eles!

A trilogia sexo-borgas&tintol volta a imperar numa cidade sequiosa de loucura e agitação social! E este autêntico shaker que são Os Irmãos Catita vai servir um cocktail musical luso-disíaco como Lisboa nunca viu!

A gerência aconselha aos participantes na orgia que evitem as bebidas ao almoço e ao jantar, para assim poderem esvaziar a luxuriante garrafeira do Maxime que – cabaret prevenido vale por dois – até inclui água (sim, água!) no seu menu!

Sim, senhoras e senhores. São Os Irmãos Catita, uma vínica banda nacional de graduação internacional (me®dalha de ouro Bordeaux 2007)! In vino Ulissipona est!

Dia Mundial da Criança na RTP2



. NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
EMISSÃO RTP2


A RTP2 tem uma programação dedicado às crianças com uma edição especial, às 12h30, do programa Zig Zag,

De destacar igualmente a exibição, às 14h30, do filme infantil “A Invenção”: A curta-metragem com que a RTP participou no concurso de programas infantis da União Europeia de Radiodifusão (UER) 2008, foi seleccionada pela produtora executiva da UER como o “mais forte dos filmes concorrentes” e “o melhor exemplo de produção” do certame deste ano.

As restantes onze televisões presentes em Lucerna classificaram o filme da RTP com a nota máxima para a realização e produção.

O filme estreia na RTP2 no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, e será exibido em nove países europeus e, ainda, na África do Sul.

A partir de uma ideia original de Teresa Paixão, a responsável pelo departamento de programas infanto-juvenis da RTP2, “A Invenção” tem realização de Jorge Paixão da Costa, produção de Maria João Saint Maurice e música original de Luís Cília.

Com a duração de quinze minutos e um elenco de cinco actores, três dos quais crianças, a acção do filme decorre numa casa burguesa do Portugal rural dos anos 50 e conta a história da invenção de Maria, a filha da criada, que constrói uma máquina de lavar pratos.

Com uma impecável reconstituição de época, uma direcção de actores segura e uma fotografia excelente, “A Invenção” foi filmado em três locais diferentes, durante quatro dias e meio.

Neste intercâmbio, a RTP escolheu dez curta-metragens que exibirá sem qualquer custo.

RTP comemora o Dia Mundial da Criança




NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA RTP
ABRE AS PORTAS NUMA VISITA AO MUNDO MÁGICO DA TELEVISÃO


No Dia Mundial da Criança, dia 1 de Junho, a RTP abre as portas às crianças e suas famílias para uma visita ao Mundo Mágico da Televisão.

Entre as 09h00 e as 13h00 as crianças e os seus pais podem desfrutar de uma visita guiada pelas instalações da RTP e de inúmeras actividades, de que destacamos:-

Visita ao Estúdio da Informação;-

Visita ao cenário do Sabe Mais do Que um Miúdo de 10 Anos;-

Cineminha da RTP;-

Visita guiada pelo exterior das instalações no Comboio RTP;-

Fun Zone RTP, com várias actividades para as crianças.

A entrada nas instalações da RTP será efectuada por convite, que deverá ser levantado na RTP (Av. Marechal Gomes da Costa, 37 – Lisboa), até dia 31 de Maio.

Esta acção é limitada a 1000 convidados.


NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
EMISSÃO RTP1

O espaço Brinca Comigo terá uma programação especial dedicado ao Dia Mundial da Criança.
A aventura e animação irão ser a tónica da emissão da RTP1 entre as 06h00 e as 09h00.

Mais tarde, a partir das 10h00 em directo a partir dos Estúdios do Porto, a “Festa das Crianças” com Jorge Gabriel.

Uma edição especial com alegria, música e muita animação, numa viagem pela magia da Televisão.

Durante a tarde (14h15 – 17h15), a RTP vai ainda acompanhar a par e passo, com todos os detalhes, a partida da nossa selecção para a Suíça: “A Caminho do Euro’2008”. Também os nossos 23 jogadores – como os mais novos – têm um sonho: ganhar, vencer, conquistar!!!

17h30 - Ler+ - Plano Nacional De Leitura 2008
A RTP transmite a final do concurso "Ler +", apresentada por José Carlos Malato.

Tal como sucedeu em 2006 / 2007, e tendo como referência a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB / Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano lectivo de 2007 / 2008, o Concurso Nacional de Leitura.Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.

Colégio Valsassina inaugura sistema fotovoltaico



Mobilizados mais de 3000 alunos, 240 professores e 197 escolas.
3º sistema fotovoltaico do “Rock in Rio Escola Solar”

inaugurado no Colégio Valsassina


No âmbito do concurso “Rock in Rio Escola Solar”, uma parceria do Rock in Rio-Lisboa 2008 com o Ministério da Economia, DGEG e ADENE, Ministério da Educação, SIC Esperança, Lobo Solar, LG, BP e Controlinveste foi inaugurado, no Colégio Valsassina, o terceiro sistema fotovoltaico – de um total de 20 em escolas de todo o país - que vai permitir consciencializar alunos e professores de que o comportamento de cada um e de todos em conjunto pode contribuir “Por Um Clima Melhor”.
Nesta mesma cerimónia, é também hoje anunciado o apoio da BP Portugal e da Controlinveste que assumem a categoria de apoios sociais do Rock in Rio-Lisboa 2008.


O Colégio Valsassina é uma das 20 escolas vencedoras do concurso “Rock in Rio Escola Solar” que vai receber os painéis fotovoltaicos que vão captar a energia solar para posteriormente vender à rede pública, transformando-se em fonte de financiamento para projectos sociais ao longo de 15 a 20 anos.



Para além disso, os equipamentos instalados nas escolas incluem um ponto de informação interactivo, desenvolvido pela YDreams que inclui conteúdos educativos e informativos sobre energias renováveis e alterações climáticas, além de permitir monitorizar em tempo real a produção de energia dos 20 micro-sistemas instalados em todo o país e a contribuição para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.

Para além dos sistemas fotovoltaicos, as 20 escolas vencedoras do concurso “Rock in Rio Escola Solar” – nas quais se inclui o Colégio Valsassina - vão receber bilhetes para o Rock in Rio-Lisboa 2008 dando acesso ao evento a 1.000 jovens no dia 1 de Junho.
Os prémios para os vencedores incluem, ainda, T-Shirts, Cadernos e Diplomas de Participação.


O Colégio Valsassina apresentou o projecto “Marvila em acção contra o carbono” que pretende, ao nível local, combater as alterações climáticas e pôr em prática políticas sustentáveis na área da energia e transportes.


Com este projecto, os alunos pretendem elaborar e implementar um sistema de Gestão de Carbono associado às actividades do Colégio Valsassina de forma a integrar as diversas questões ambientais onde a escola tem impacto. Reduzindo o consumo energético e consequentemente as emissões de gases com efeito de estufa pela implementação de medidas de redução de emissões, o Colégio Valsassina estará no caminho de se constituir como uma Low Carbon School, ou seja, uma escola onde as preocupações com o impacto da sua actividade no clima foram integradas na sua gestão quotidiana, levando à realização de acções que reduzem o seu impacto no clima.

Exposição de fotografia "4 Elementos"

Exposição de Fotografia
"4 Elementos" de José Ferreira
Até 14 Junho na Casa da Cultura
Coimbra

bolas de sabão

Horário: Segunda a Sexta9h00 - 19h30; Sábado13h30 -19h00; Encerra Domingos e feriados.
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt