Mostrar mensagens com a etiqueta Expresso das Nações. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Expresso das Nações. Mostrar todas as mensagens

domingo, 29 de junho de 2008

AEP da Figueira da Foz em alerta com o "Expresso das Nações"


A expectativa é muito grande para os participantes do "Expresso das Nações", pois estamos prestes a embarcar, mas desta vez num barco.

Para muitos dos jovens, que participam neste projecto, é a 1º vez que vão andar de barco. Para outros é uma das primeiras. Mas para todos eles é a ultima viagem que fazem todos juntos.

Como normalmente acontece criam-se "casalinhos", aqui no "Expresso das Nações" não foi diferente. Pelo que me pude aperceber estão criados 7. Como curiosidade posso dizer-vos que um deles foi "apanhado" a dormir lado a lado. As indicações da equipa de Coordenação é que os rapazes e as raparigas dormiam separados, mas com a euforia e a excitação da ultima noite, decidiram arriscar a ver se passava, pois as luzes já estavam desligadas. O olhar atento dos monitores acabou por "estragar" uma noite mais aconchegada.

Quem esteve, sempre, a acompanhar os participantes foram os AEP da Figueira da Foz, que entre o ajudar a criar motivos nas t-shirts com tinta de spray, a ajudar na preparação dos pequenos almoços e à vigia dos participantes, não "pregaram olho" para que nada faltasse à comodidade e alegria dos participantes.

A reunião dos monitores com a equipa pedagógica, terminou já passava das 3h. Só após este momento é que, alguns, dos monitores puderam vir para o pavilhão da Escola Secundária Joaquim de Carvalho descansar.

A alvorada foi dada às 4.30h. Entre o arrumar tudo e o pequeno almoço foi um instante. A saída do Porto da Figueira da Foz está marcada para as 7h, estando a chegada ao mesmo prevista para meia hora antes.

Uma vez que as condições logísticas não permitem a publicação de nenhuma reportagem, contamos informar sobre o que se passar, após a chegada a Lisboa.

Figueira da Foz é o ultimo destino o "Expresso das Nações"



Após o almoço o grupo participante no "Expresso das Nações", fez da Universidade ao Largo da Portagem (centro), seguindo posteriormente para a Figueira da Foz.

Com a ajuda de um mapa os jovens fizeram, mais uma, caminhada e aproveitaram para ver um pouco da cidade.

Já no Largo da Portagem, foram presenteados por uma tuna, embora incompleta, que se encontrava no mesmo local. Os estudantes quiseram saber mais sobre o "Expresso das Nações" e os jovens, em conjunto com os monitores, explicaram o melhor que puderam.

Pouco passava das 16.30h, quando os autocarros saíram em direcção à Figueira da Foz, local onde irá terminar a viagem por terra. Relembro que tudo começou na terça feira, em Lisboa, com uma viagem de comboio. Nas cidades visitadas andaram a pé. Na sexta feira, após a chegada ao Porto, mudamos de meio de transporte, passando do comboio para o metro. As caminhadas pedestres continuaram. No sábado o autocarro foi o meio de transporte utilizado. Hoje será o barco. À excepção do avião e do eléctrico, foram utilizados todos os meios de transporte, sem nunca esquecer as caminhadas pedestres.

Na Figueira da Foz fomos recebidos pelos grupo de Escuteiros locais (AEP e CNE), a acompanhar estava o vereador do pelouro da juventude que deu as boas vindas e desejou uma boa estadia. Para "quebrar o gelo", como afirmava o chefe do Corpo Nacional de Escutas Marítimos, tinham preparado um pequeno jogo e uma música.

A hora do jantar estava próxima, mas antes era altura de refrescar, por isso o grupo fez, mais uma, caminhada até ao pavilhão da Escola Secundária Joaquim de Carvalho. O jantar, que ocorreu pelas 20.30h, foi servido na cantina da escola. Tratou-se de um catering providenciado pelos AEP da Figueira da Foz.

Para terminar o dia, os mesmo prepararam uma festa de despedida, num espaço cedido pela autarquia, onde o vereador voltou a estar presente proferindo algumas palavras referentes à cidade e à forma como a autarquia lida com os jovens. O grupo tinha preparada a faixa para entregar ao vereador. O vereador agradeceu e disse, entre outras coisas, "Esta coisa vai ficar na sede dos Escuteiros, pois ninguém melhor que eles para a guardarem". Alguns dos jovens não acharam muita piada ao termo que o vereador utilizou quando se referiu à faixa e protestaram. Mas a equipa de coordenação mandou-os, imediatamente, calar, para que o vereador não ouvisse. Depois das palavras do vereador a festa continuou. Cada equipa preparou uma pequena apresentação para mostrar aos colegas. Depois veio a dança com o DJ Gonçalo, animador de karaoke. Na carrinha do mesmo pode ler-se "animação para todos os ventos, casamentos, baptizados, despedidas de solteiro, festas de empresas, aniversários e divórcios". Ao questiona-lo sobre a sua promoção, Gonçalo respondeu "sou um animador para qualquer festa. Na minha outra carrinha já tenho escrito, também, para funerais.

O "Expresso das Nações" embarca pelas 5h em direcção a Lisboa, ode atracará pelas 21.30h na Doca de Alcântara. À sua espera estará, para além dos pais dos participantes, a Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, assim como a Alta Comissária.

sábado, 28 de junho de 2008

O Expresso acordou no chão



Pouco passava das 8 da manhã quando os participantes do "Expresso das Nações" despertaram, iniciando-se de imediato os preparativos para a viagem, de autocarro, para Coimbra e Figueira da Foz.

Após o, tão desejado, banho matinal, algo que não acontecia desde a saída das suas casas, procedeu-se ao pequeno almoço e ao arrumar as mochilas e sacos cama.

A noite foi muito, mas mesmo muito, sossegada, tal não era o cansaço que os jovens tinham. A chegada ao Estádio do Mar, local onde estavam guardados os sacos cama e mochilas, aconteceu próximo das 00.30h, depois foi fazer, mais uma, caminhada até ao Pavilhão Óscar Lopes, local onde foi a, merecedida, dormida.

As caras dos jovens, esta manhã, já mostravam contentamento pelo descanso, pois antes do "recolher", durante a caminhada, ouvia-se "Já não aguento!", "Estou todo partido!", "Isto é demais!", "Não posso mais com as minhas pernas!", "Nunca pensei que fosse tão duro!"
Eram 10h e os autocarros, que transportará os participantes, começaram a sair de Matosinhos em direcção à cidade dos estudantes.

O "Expresso das Nações" fará uma visita à Universidade de Coimbra programada para as 12.30h, seguido do almoço.

Hoje o grupo tem preparada uma festa de despedida na Figueira da Foz, uma vez que estamos na recta final da viagem.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Arraial dos Escoteiros para o "Expresso das Nações"


Depois de um final de tarde na praia nada melhor, para acabar com qualquer energia que exista, que um arraial com jogos didáticos e sardinha assada.

Organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal - Região Norte, o jantar de hoje foi especial, uma vez que se tratou de sardinhas assadas, sumos, broa, pão, batatas fritas e algumas sobremesas.

Para além das iguarias, os participantes do "Expresso das Nações" puderam disfrutar de alguns jogos didáticos, preparados pelos escoteiros, música animada, amplo espaço para brincadeiras de grupo e muita boa disposição.

A dormida hoje será, pela primeira vez, em chão e não num comboio. Será na Escola EB 2/3 em Matosinhos.

Certamente que será uma "grande noite" pois o cansaço já é imenso e o grupo apresenta vários indicios disso mesmo.

Agenda preenchida no "Expresso das Nações"


No penúltimo dia da viagem do "Expresso das Nações", as cidades do Porto e Matosinhos preenchem, por completo, não dando lugar a descanso aos participantes.

Pouco passava das 7h, quando o comboio do "Expresso das Nações" entrou na estação de Campanhã. menos de uma hora depois já todos tínhamos embarcado em direcção a S. Bento, onde os músicos percursores do QPI nos aguardavam para nos presentear com mais uma actuação, tal como aconteceu na Gare do Oriente por ocasião da partida.
Todos os passageiros da CP, que estavam ou passavam pela estação de S. Bento, ouviram com agrado a, curta, interpretação dos músicos.

Seguidamente subimos até à casa Museu Guerra Junqueiro, localizada na Sé, onde se realizou, pelas 10h, um Peddy Paper com perguntas alusivas às ruas e monumentos das imediações. Uma das perguntas que constava era "Porque se dá o nome a esta rua de Rua Escura?", as opções de resposta eram "Porque os prédios são altos e não deixam passar o Sol", Porque existem muitos gatos pretos", "Porque existem muitas viúvas". A resposta correcta era a primeira.

Após um, curtíssimo, descanso descemos à Ribeira onde apanhamos o Funicular até próximo dos Paços do Concelho, onde fomos recebidos, no hall, pelo vereador da Juventude. O grupo ofereceu a faixa alusiva à cidade e o vereador retribuiu com um galhardete e um livro sobre o Porto.
Foi-nos, também, possível subir a escadaria central que nos levou à, famosa, varanda da câmara para apreciarmos a vista da Av. dos Aliados e um pouco da Praça da Batalha.

O grupo já apresenta um cansaço forte, mas isso não impede que se pare as visitas. para "carregar baterias" deslocamo-nos até Salgueiros, onde fomos almoçar na Escola EB Augusto Lessa.

A tarde continua em Matosinhos, com uma visita à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, à Câmara e ao jardim.

A parte mais aguardada do dia, para os participantes é a ida até à praia, situação que irá acontecer agora com uma caminhada de cerca de meia hora.
Na praia está previsto acontecer actividades desportivas, como por exemplo volei.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Tarde pouco animada no "Expresso das Nações"


O "Expresso das Nações" com o apoio da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUA) passou uma tarde desportiva, mas com pouca motivação.

Os participantes realizaram, ao ínicio da tarde, um Workshop dedicado a acrobacias, segundo me informou a coordenadora geral, estando neste momento a decorrer actividades desportivas, como Judo, Voleibol e Basquete. Esta acção terminará pelas 19h, hora em que se irão refrescar com o banho diário.

Foi possivel constatar, no pavilhão gimnodesportivo da AAUA, que muitos dos participantes estavam nas bancadas com ar de saturação e foi-nos dito por um grupo de 4 participantes e 1 monitora que "está a ser uma seca", "estou farta disto", "quero ir-me embora", "estamos aqui a «encher balões» porque não têm mais nada para nós".

Pude constatar que o grupo de coordenação se encontrava uns metros ao lado, retirados, a conferênciar.

O hardmusica.com marcou uma reunião com a coordenadora geral, Catarina Canelas, para depois do jantar afim de saber mais informações e obter um comentário à reação dos participantes nesta tarde desportiva.

Sol de Aveiro não recebeu o Expresso das Nações


O 3º dia de viagem do "Expresso das Nações" será passado em Aveiro, no dia dedicado ao desporto e com a colaboração da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Pouco passava das 8h, quando os passageiros do comboio mais conhecido do país, desembarcaram na Gare de Aveiro. A primeira noticia que receberam foi que "não há casa de banho".
Mas a situação foi resolvida em pouco tempo e todos os passageiros poderam ir fazer as suas necessidades básicas de higiene.
A autarquia local recebeu o "Expresso das Nações" frente à entrada da estação, onde o grupo entregou a faixa que preparou na noite das Caldas da Rainha.
O carimbo no"diário de bordo" aconteceu logo depois.
A caminhada para o parque, onde decorreram actividades diversas, fez-se animada e sonante, fazendo com que os lojistas da Av. Lourenço Peixinho, a principal artéria da cidade, viessem cumprimentar os jovens.
Uma vez que não me foi comunicado o programa do dia, solicitei à Coordenadora Geral, Catarina Canelas, uma conversa. Duas horas depois ainda estava indisponivel para a mesma.
Sendo assim não nos é possivel anunciar o que o grupo irá fazer da parte da tarde e noite.
Logo que tenhamos a informação faremos nova noticia.
Entretanto o "Expresso das Nações" vai percorrendo as artérias da cidade, agora com um sol radioso e forte.

Cidade do Liz agradou aos jovens do Expresso das Nações


Muito entusiasmo foi o que foi sentido pelos mais de 120 jovens, participantes do "Expresso das Nações" que, hoje, circularam pela cidade de Leiria.

Depois de um espectáculo de variedades na Escola Afonso Lopes Viera, que este ano comemora o seu 25º aniversário, os jovens foram a banhos e seguiram para o frango assado que os esperava na cantina da escola.

Para continuar em animação, o grupo da Intercultura de Leiria, responsável pela agenda do dia, improvisou uma "discoteca" no salão junto à cantina.
Como não seria de esperar outra coisa, a adesão foi em massa.
As musicas fora, no meu entender, muito bem escolhidas. Pois uma vez que se trata de um grupo de várias nações, as músicas de cada uma delas foi a mais valia da "discoteca".

De regresso ao comboio, os participantes continuaram, como ao longo de todo o dia, em "desgarradas" entre grupos, o que foi proporcionando uma caminhada agradável e bem animada.

Já na estação os grupos foram divididos para trabalharem, sendo que uns optaram por fazer o balanço dos dois dias e outros pintaram cartazes alusivos ao Sol.

Pouco passava das 00.20, quando foi dado o "recolher" para os "camarotes.

Já com os participantes deitados, seguiu-se uma reunião com os monitores e os coordenadores. Seguidamente os coordenadores reuniram-se até para lá das 2h.

O "Expresso das Nações" irá acordar em Aveiro pelas 8h.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Leiria acolhe Expresso das Nações


O Expresso das Nações entrou na cidade do Liz pouco depois das 6h, mas a alvorada foi só duas horas depois.
A manhã foi ocupada em visitas a museus e actividades ludicas no jardim municipal.

O almoço, oferecido pela Escola Secundária Domingos Sequeira, fez com que os grupos se conhececem um pouco melhor.

A presidente da autarquia, Isabel Damasceno, rcebeu o Expresso das Nações no salão nobre dos paços do concelho e recebeu dos jovens uma faixa pintada pelos mesmos.

A cultura é o dominate no 2º dia, dedicado a Leiria, tendo o Castelo sido o local onde o grupo passou mais tempo.
Entre a visita ao mesmo, existiu também um trabalho de grupo.

O trabalho consistia no debate, em grupo, de temas polémicos e actuais como o Aborto, o VIH e a Pena de Morte.

Segue-se uma caminhada, de cerca de 2km, até à Escola Afonso Lopes Vieira na localidade de Gândara dos Olivais, onde irão assistir a um espectáculo e jantar.

O Expresso das Nações "dormiu" em Caldas da Rainha


Depois da visita a Óbidos, o "Expresso das Nações" seguiu para as Caldas da Rainha, onde jantaram e pernoitaram.
O jantar foi oferecido pelos Bombeiros Voluntários locais e o "Expresso das Nações" foi recebido pelo Vice Presidente da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, Almerindo Almeida.

No final do jantar e, já, na gare os grupos pintaram faixas que posteriormente oferecerão às autarquias por onde o "Expresso das Nações" passar.
Esta iniciativa durou até depois da meia noite, hora em que foram recolher.

Devo salientar duas questões importantes da organização:

Todos os jovens estão ordeiramente em todas as iniciativas, sejam elas de carácter lúdico ou outras.

Mas negativamente tenho de relatar que em termos de distribuição de "espaços de dormidas", estão muito confusos. Ou seja foi-me atribuído, ontem durante a visita a Óbidos o "camarote"7 azul, mas na chegada às Caldas da Rainha já era o "camarote"7 amarelo. Quando me fui deitar, embora com as minhas coisas no mesmo, estava ocupado pelas monitoras da equipa amarela. Questionada sobre esta situação a organização na pessoa de Carina, responde-me que uma vez que o "camarote" delas estava ocupado com materiais da organização, decidiram ocupar o que me estava estipulado uma vez que se encontravam muito cansadas e cheias de sono.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Expresso das Nações já rola nos carris


Pouco passava das 11h, quando o comboio, "Expresso das Nações", saiu da linha 6 da Gare do Oriente, em Lisboa, com 120 jovens entre os 14 e os 17 anos, de 17 nacionalidades (Angola, Bielorrussia, Brasil, Cabo Verde, Dinamarca, Estados Unidos da América, Guiné-Bissau, Hungria, Luxemburgo, Moçambique, Moldávia, Portugal, Rino Unido, Russia, Senegal, Ucrânia e Venezuela), para visitar algumas cidades portuguesas, de comboio e veleiro.
Na despedida estiveram o presidente da CP, a Alta Comissária para a Imigração e Minorias Éticas, a vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.
A cada participante foi entregue um "diário de bordo", com todas as informações sobre o projecto, assim como informaçãoes sobre os locais onde o "Expresso das Nações" passará.
Durante a viagem, os jovens participaram em inúmeras actividades lúdicas, visitas turisticas, debates, jogos e animação.
A primeira paragem foi na Vila de Óbidos onde, excepcionalmente, parou o comboio, uma vez que a estação se encontra desactivada. Na estação estava um elemento da autarquia, Silivia Saramago, que deu as boas vindas a todos os passageiros deste comboio especial.
Duarante a viagem até Óbidos, os grupos foram incentivados a escolherem um nome e um "grito de guerra". Explicava, um dos 30 monitores, que o "Expresso das Nações" é um Arquipelago e cada grupo é um Ilha, por sua vez é necessário atribuir nome a cada uma das cinco ilhas.
Após a saida na estaçãoos jovens, monitores e jornalistas fizeram uma caminhada a pé, com cerca de 30m, até ao Largo Jogo da Bola, no castelo, onde foi servido o almoço.
Após o almoço o vereador Humberto, em representação do presidente, recebeu o grupo no auditório municipal, em conjunto com outros elementos da autarquia.
Seguidamente foram divididos em grupos de 6 para realizarem a primeira actividade do dia, o Peddy Paper. Na explicação da actividade esteve Nuno, elemento da Óbidos Patrimonium, que realçou a importância da actividade para ficarem a conhecer, um pouco melhor, a vila.
Seguidamente é hora de recuperar energias com um lanche e um banho fresco.
A saída para a cidade de Caldas da Rainha, onde irão jantar e pernoitar, está marcada para próximo das 20h.