sábado, 24 de maio de 2008

Maria Rita de novo em Portugal


MARIA RITA NOS COLISEUS EM JUNHO

A diva da Música Popular Brasileira, Maria Rita,
apresenta o novo álbum, “Samba Meu”,

Coliseus de Lisboa, 24 e 25 de Junho
Porto, 27 de Junho.


A história de Maria Rita será sempre marcada pela filiação, não fosse ela filha de Elis Regina e César Camargo, mas com três excelentes álbuns editados, a cantora brasileira é já dona de uma carreira que vale por si.

Em 2003, com 24 anos, edita o primeiro álbum, homónimo, que lhe valeu um imediato reconhecimento do público e da crítica especializada.
O disco vendeu mais de 500 mil unidades e valeu-lhe a conquista de três Grammys Latinos.

Dois anos decorreram até à edição do novo disco, “Segundo”, que a tornou numa estrela internacional – tendo alcançado vendas superiores a 700 mil cópias.

O terceiro álbum, “Samba Meu”, editado no ano passado, leva Maria Rita numa nova direcção – o Samba!

Composto por músicas tradicionais e algumas composições novas, o disco demonstra uma forma muito própria de ver e interpretar o Samba.
“… o samba é que me escolheu” por Maria Rita in TSF “A intenção não é ser a Maria Rita sambista. Tenho paixão e respeito pelo samba, essa é minha única pretensão” por Maria Rita in Ego.

Um olhar sobre o agitado ano de 1968


1968 foi um ano de revolta.








Muitos foram os acontecimentos que abalaram o Mundo

e sobretudo a Europa neste ano de mudança.



JANEIRO:

Uma ofensiva poderosa das tropas norte-vietnamitas, contra cidades doVietnam do Sul apoiado pelos EstadosUnidos da América é um choque para a opinião pública americana. Para os americanos a guerra estava ganha antes mesmo de terem chegado aoVietnam. Pensava-se que o exército americano era invencível. Alguém se esqueceu que com a guerrilha não há forças militares invencíveis.

Foi o ponto de viragem na guerra.
MARÇO

Uma manifestação pró-democracia pelos estudantes da Universidade Varsóvia em 8 de Março é usada como pretexto para uma repressão violenta sobre os estudantes e a população em geral.


ABRIL

A 4 de Abril , Martin Luther King, o símbolo da luta dos negros e dos direitos civis nos Estados Unidos, é assassinado em Memphis, num motel.
Este assassinato gera uma onda de motins em todo o país. A 23 de abril, estudantes encerram a Universidade de Columbia. Em Nova Iorque as manifestações contra o envolvimento dos EstadosUnidos no diferendo entre os dois Vietnam's agudizam-se. O aumento das baixas norte americanas leva à recusa de muitos jovens na partida para aquela guerra que não consideram sua.


MAIO


Estudantes franceses invadem as ruas de Paris, protestando contra uma situação de marasmo e repressão reinante no país.A batalha com a polícia torna-se violenta, as ruas esventram-se com a construção de barricadas, carros são incendiados, há mortos e feridos a lamentar. Exige-se a demissão de de Gaulle.O país paralisa com a greve geral de 13 de Maio. O caos está instalado.Entretanto a agitação estudantil espalha-se pela Europa e não só. Países como a Itália, a Alemanha,a Turquia, o Japão, o Brasil, Portugal são inundados por essa onda de mudança e de liberdade. Em Portugal os resultados viram-se em Abril de 1974.

JUNHO

A 5 de Junho o Senador Robert Kennedy, irmão mais novo do presidente John F. Kennedy é abatido a tiro em Los Angeles no seguimento da sua campanha para Presidente do Estados Unidos. Nova tragédia se abate sobre a família Kennedy.









JULHO

Imagens da guerra no Biafra atravessam o mundo e horrorizam quem as vê. A fome quase mata mais que as balas. É uma etnia que desaparece. O mundo junta-se num apoio imenso que infelizmente não chega a tempo. O Biafra desaparece do mapa e com ele todos os seus habitantes.



AGOSTO

Tanques do Pacto de Varsóvia invadem Praga pondo fim a um período em que Alexander Dubcek tentou uma série de reformas que permitissem que os checos pensassem e vivessem por si, sem a permanente interferência dos países do Pacto de Varsóvia nomeadamente a União Soviética.Termina assim a chamada " Primavera de Praga " e o sonho de autonomia ideológica da Checoeslováquia.

OUTUBRO
Dez dias antes do início dos Jogos Olímpicos da Cidade do México, e após meses de agitação política, entre 200 a 300 estudantes são mortos por uma saraivada de balas da polícia que assim pretendia pôr fim a uma manifestação em Tlatelolco, Cidade do México.
Dois atletas negros dos Estados Unidos levantam os seus punhos,no podium, numa afirmação do . Também estes Jogos Olímpicos ficaram marcados pela revolta.

Mesa Redonda sobre telecomunicações com TMN



TMN apresenta
13th Roundtable Conference
of the Wireless Broadband Alliance

A TMN – na qualidade de líder das comunicações móveis em Portugal – associa-se à Wireless Broadband Alliance (WBA) – a principal organização internacional promotora do serviço Wi-Fi – e apresenta pela primeira vez em Portugal, entre 26 e 30 de Maio, em Lisboa, a 13th Roundtable Conference of the Wireless Broadband Alliance, um fórum de discussão de reconhecido prestígio a nível mundial, célebre por colocar em cima da mesa as últimas tendências de desenvolvimento do serviço Wi-Fi.
Entre os próximos dias 26 e 30 de Maio, a TMN traz pela primeira vez a Portugal, em associação com a WBA, a 13th Roundtable Conference of the Wireless Broadband Alliance, um encontro semestral entre os principais operadores mundiais, como a BT Openzone, a Deutsche Telecom ou a Tata Communications, entre outros, desta vez com palco em Lisboa, no Hotel Vila Galé Ópera, que leva a discussão às mais recentes tendências do Wi-Fi.

Neste encontro, exclusivamente dirigido a membros da WBA, serão abordadas as grandes questões que se colocam actualmente em torno da chamada tecnologia de redes sem fios que possibilitam, numa determinada área de abrangência, o acesso à Internet.

O objectivo passa por reflectir sobre as últimas tendências do serviço Wi-Fi, em todo o Mundo, e garantir por antecipação a capacidade de apresentar ao mercado a melhor e mais diversificada oferta.
Fundada em 2003 e tendo vindo desde então a posicionar-se como a principal promotora do serviço Wi-Fi no Mundo, a WBA conta no conjunto dos seus membros com 28 dos operadores líderes mundiais na oferta de Wi-Fi, entre os quais se destaca agora a TMN, na sequência da adesão, em 2004, da PT Wi-Fi, contribuindo de forma privilegiada para a inter-operacionalidade entre os diversos operadores Wi-Fi.

www.wirelessbroadbandalliance.com.

Patrocínio da Vodafone no Rockin Rio 2008



Patrocínio da Vodafone Portugal
Rock in Rio Lisboa 2008


A Vodafone tem vindo a apostar fortemente na música como vector potenciador dos valores da sua marca, mantendo a sua estratégia de associação aos maiores acontecimentos de música em Portugal.
Este patrocínio enquadra-se perfeitamente na estratégia de comunicação e posicionamento da marca, já que nos associa ao mais importante acontecimento musical em Portugal durante o ano de 2008, dando continuidade à ligação da marca aos grandes eventos musicais realizados no nosso País, como já aconteceu com as edições anteriores do Rock in Rio Lisboa, em 2004 e em 2006, e com o MTV Europe Music Awards Lisboa 2005.
A aposta da Vodafone na música em Portugal é reforçada também através do seu projecto Vodafone Música, caracterizado pela concepção e produção de eventos de música originais e inovadores, como os Concertos Flash, Vodafone House Party e Vodafone SoundClash! e pela concretização de outras iniciativas ligadas ao panorama musical que vão ocorrendo, já desde há alguns anos, como os pré-lançamentos exclusivos de vários artistas (Linkin Park, Shakira, Boss AC, Madonna, entre outros) no portal Vodafone live!, os concertos exclusivos e intimistas de artistas nacionais e estrangeiros e os ‘Take off’, formato que consiste em oferecer a Clientes Vodafone viagens para assistir a acontecimentos ligados à música que aconteçam fora de Portugal.

Visita dos reis da Noruega com programa cultural especial


NORUEGA-LISBOA-NORUEGA

(por ocasião da visita oficial dos Reis da Noruega)

27 DE MAIO

Fundação Calouste Gulbenkian

Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão

16h30

CENAS SOLTAS de Jesper Halle, José Maria Vieira Mendes, Arne Lygre e Miguel Castro Caldas, com música de Morten Halle.

Com Andreia Bento, Elsa Galvão, Sylvie Rocha, João Meireles, António Filipe, Pedro Carraca, Cecília Henriques, Sérgio Conceição, António Simão, Pablo Malter, Ricardo Batista, Paulo Pinto Direcção Franzisca Aarflot (Det Åpne Teater)

28 DE MAIO

São Luiz Teatro Municipal

15h30

Lançamento do TEATRO II de Ibsen e de SOU O VENTO, SONO e O HOMEM DA GUITARRA de Jon Fosse, que estará presente – apresentação por Sua Majestade, A Rainha da Noruega.

Leitura de excertos por Maria João Luís, Jorge Silva Melo, Manuel Wiborg e Pedro Lima.

Piano por Anne Kaasa

Noite de tempestade no mar/, Opus 55, n.º 3, (de /Suite Peer Gynt II/) de Edvard Grieg.

16h30

IBSEN e FOSSE EM TRADUÇÃO, mesa-redonda com Luís Miguel Cintra (actor e encenador, director do Teatro da Cornucópia), Terje Merli (encenador), Berit Gulberg (agente literária), Solveig Nordlund (encenadora e introdutora de Fosse em Portugal) e Pedro Porto Fernandes (tradutor de Ibsen, Fosse, Lygre, Halle e outros) moderada por Jorge Silva Melo.

18h30

SOU O VENTO, tradução de Pedro Porto Fernandes, leitura por Manuel Wiborg e Pedro Lima.

Nos Passos de Magalhães na RTP2


DIA 24 DE MAIO 22h40
NOS PASSOS DE MAGALHÃES


Gonçalo Cadilhe seguiu a vida e as viagens de Fernão de Magalhães, o maior navegador português da História da Humanidade.

Neste Programa - Durante sete anos, Magalhães vive no Oriente ao serviço de D. Francisco de Almeida e de Afonso de Albuquerque.

Participa na batalha de Diu, no reconhecimento de Malaca, na fundação de Goa.

Visitamos estas geografias encantadas para perceber o que resta hoje desse império português.