sábado, 27 de setembro de 2008

Queer Lisboa 12 termina com programação forte!


"ANTÓNIA" VENCE FESTIVAL DE CINEMA GAY E LÉSBICO!





" Antónia ", uma longa metragem de Tata Amaral , venceu o festival Gay e Lésbico de Lisboa na respectiva categoria.

"Darling! The Peter-Dirk uys Story" , de Julian Shaw, arrecadou o prémio de melhor documentário e o prémio para a curta metragem escolhida pelo público coube a "Praça da Luz, 69", de Carolina Markowicz e Joana Galvão.

Ao filme "Barcelona ( Un Mapa )" coube o prémio de melhor actor ( Josep Maria Pou) e de melhor actriz ( Núria Espert).

Mas durante a tarde foram exibidos, em repetição, um documentário de dois jornalistas Luca Ragazzi e Gustav Hofer de seu nome " Improvvisamente L' Inverno Scorso" e uma longa metragem realizada por Ferzan Ózpetek, " Saturno Contro".

Em " Improvvisamente L'Inverno Scorso" é abordada a convulsão social e política criada em Itália com o projecto lei apresentado pelo Governo garantindo direitos aos casais homossexuais.A reacção da população e sobretudo a reacção da Igreja católica protagonizada pelo Vaticano são bem evidentes neste documentário revelador de uma homofobia que parecia não existir.


" Saturno Contro" conta a história de um grupo de amigos que subitamente se vê confrontado com o desaparecimento de um deles.Como ultrapassar esta perda, e como a entreajuda feita de amizade e de partilha ajuda a enfrentar a dor é uma mensagem positiva que nos faz pensar naqueles com quem convivemos e com quem podemos invariavelmente contar. E nem sempre são os que conhecemos como família tradicional.

De salientar ainda ,mais um debate desta vez com o tema " Religião e Homossexualidade". Teve como participantes Vincenzo Patanè, Oded Lotan,Gustav Hofer e Luca Razzi . A moderação coube a António Fernando Cascais.A posição da Igreja Católica é bem conhecida de todos mas foi também abordada a intolerância islâmica, agravada com os radicalismos surgidos ultimamente.

Terminou pois a 12ª edição do festival Gay e Lésbico. Falando com um dos organizadores, Nuno Galopim," o balanço é positivo e esperamos que no próximo consigamos melhorar o Festival em todas as suas vertentes".

Nós também o esperamos e ficamos a aguardar o próximo festival.

Gnr+Gnr hoje na Rtp





A banda de Rui Reininho, Toli César Machado e Jorge Romão subiu ao palco do Pavilhão Atlântico com a banda sinfónica da Guarda Nacional Republicana, com 120 elementos, dirigida pelo Tenente Coronel Jacinto Montezo.
O rock vanguardista e peculiar dos GNR e a tradição secular da Banda Sinfónica da GNR num concerto memorável!
Agora a oportunidade de ver, ou rever, um dos momentos mais importantes da música nacional.
HOJE NA RTP 1 PELAS 23H45

Alteração ao Programa de Domingo " Ao Domingo o Terreiro do Paço é de todos"


No âmbito da iniciativa " Ao Domingo o Terreiro do Paço é para todos" a Câmara Municipal de Lisboa informa que estão canceladas “Visitas Guiadas aos Paços do Concelho”no próximo Domingo, dia 28 de Setembro


As habituais “Visitas Guiadas aos Paços do Concelho” (Praça do Município, Lisboa), que se realizam aos Domingos, não se efectuam no próximo Domingo, dia 28 de Setembro, por motivos de ordem técnica.

As visitas serão retomas no Domingo seguinte, dia 5 de Outubro, mas apenas às 15h00, posto que no período da manhã os Paços do Concelho acolhem as cerimónias comemorativas da Implantação da República.

" Houseboy" estreia extra concurso ontem no Queer Lisboa 12

A Organização do Queer Lisboa 12 presenteou-nos ontem com a exibição de uma longa metragem, extra concurso, de seu nome " Houseboy", realizada por Spencer Schilly.

Conta a história de um rapaz, Ricky, que fica a tomar conta da casa dos amigos com quem partilha a cama. Os dias vão passando, estamos no Natal e Ricky sente-se só. Procura companhia e sexo na Net , engates, sexo anónimo mas a sua vida continua sem sentido. Toma uma decisão na véspera de Natal, mas não consegue engolir os comprimidos que ingere. A campainha soa e aparece um amigo que conhecera há pouco e que lhe vem fazer companhia. Salvo pelo bater do gong!

Ricky encontra neste amigo a força para continuar a sua vida e para defrontar as adversidades que possam surgir. Uma mensagem simples mas muito real.

Faziam igualmente parte do programa de ontem algumas longas metragens já exibidas, e um programa de curtas muito curioso.

Nesta selecção de curtas pretende demonstrar-se que na cinematografia queer o humor também existe.

La Dinde é a história de uma mãe que perante o esquecimento dos filhos do seu aniversário lhes prepara um jantar onde estarão todos menos ela.

Em Jag Ar Bög estamos perante um jovem que pretende dizer aos pais que é homossexual mas perante o desfilar de desgraças que tal anúncio traria acaba por nada dizer.

Radu+Ana é um divertido cartão de visita do cinema romeno.

Mais uma vez fomos chamados a dar a nossa opinião e aguardamos com alguma ansiedade para saber se realmente conseguimos eleger o que considerámos o melhor.

Foi ainda exibida longa metragem Saturno Contro , a concurso,que será objecto de futura análise.
O Festival termina amnhã com a exibição de Antónia, uma longa metragem de realização brasileira.
Antes teremos a cerimónia da entrega dos prémios nas diversas categoria