sábado, 15 de dezembro de 2007

Concurso de Rabanada enche domingo na Póvoa do Varzim


Domingo, 16 de Dezembro, às 16h00, decorre, no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim, a décima edição do concurso “Delícia de Rabanada”.

Este é um concurso organizado pela autarquia que visa manter bem viva uma das tradições gastronómicas mais doces do concelho.
Incluiu a prova do júri, constituído por elementos ligados ao sector da restauração, que tem a difícil tarefa de atribuir, a três receitas, o Prémio Rabanada Tradicional e a outras três o Prémio Criatividade.
Entre os prémios figuram cabazes de Natal e ainda quadros com motivos ligados à pesca.

A prova das rabanadas está também aberta ao público em geral, que após a prova do júri, se pode deliciar com os vários sabores presentes em cada uma das rabanadas a concurso.

Em tempo de Natal, a que se associam sabores e cheiros tão próprios, o convite a passar no Posto de Turismo e provar as várias rabanadas é praticamente irrecusável. Tarefa mais difícil do que esta só mesmo a de escolher qual a mais saborosa.

Natal na Póvoa do Varzim








Desde 20 de Novembro que “Feliz Natal Póvoa de Varzim” tem vindo a animar o concelho com um vasto programa de eventos.

Quando faltam dez dias para o Natal, o programa para o fim-de-semana surge mais variado do que nunca, quem sabe para apaziguar a ansiedade que, por esta altura, já deve ter tomado conta de todos aqueles que gostam desta quadra.

Assim, hoje, 15 de Dezembro, e para o público juvenil, teve início o programa “Casa da Juventude em Movimento”, um conjunto de actividades para as férias de Natal, que decorre até 29 de Dezembro, e termina “Lápis na Mão”, também promovida pela Casa da Juventude, que tem desafiado a aptidão criativa dos jovens para o desenho e pintura.

A música marca também presença no sábado, com dois concertos distintos.

O primeiro é o Concerto de Natal pelo Coral Ensaio, Quarteto de Cordas Verazin e Officina de Música, da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim. É às 21h30, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim. O segundo é o concerto pel’Os Pequenos Cantores de Amorim, em conjunto com a Orquestra do Norte e do Ensemble Vocal Pró Música, na Sé Catedral do Porto, também às 21h30.

O Centro de Desporto e Cultura JUVENORTE inicia as comemorações do seu 21º aniversário com um espectáculo de variedades, no Auditório Municipal, às 22h00. O espectáculo vai contar com a actuação do Rancho Estrela do Norte, seguida de uma representação narrada de Tradições Poveiras. A actuação do Grupo de Cantares das Janeiras da JUVENORTE e a declamação de poesia por Aurelino Costa finalizam o evento. Os interessados podem ainda visitar a Exposição de Trajes organizada pela associação na Casa da Juventude, entre as 21h00 e as 22h00.

As comemorações do 21º Aniversário da JUVENORTE continuam no domingo, dia 16, com uma celebração eucarística, às 10h00, na Capela de Nª Sr.ª do Desterro e com o Hastear Solene da Bandeira, às 11h00, seguido de Porto de Honra, aberto a toda a população, na sede da associação.

A JUVENORTE participa ainda na Cerimónia do Encontro pela Paz, que decorre domingo. Com início marcado para as 15h00, no Pavilhão Municipal, a cerimónia começará com uma largada de pombos, seguida de um espectáculo musical. Os presentes poderão assistir ainda à chegada da “Chama da Paz” que, a partir de sábado, irá percorrer todas as freguesias poveiras até ser, finalmente, depositada no Pavilhão. A esta cerimónia segue-se a Marcha pela Paz e a deposição de flores brancas na Taça da Paz, outras duas actividades já tradicionais neste Encontro. Também a partir de domingo, e inserido no programa do Encontro pela Paz, a população é convidada a colocar um pano branco nas suas varandas e janelas até 12 de Janeiro.

A gastronomia própria do Natal não podia deixar de ser mote para uma outra actividade, bem saborosa. Isto porque no Posto de Turismo decorre, a partir das 16h00, o concurso “Delícia de Rabanada”, com a prova das iguarias aberta à participação de toda a população.

A prova de corta-mato, em Rates, da 2ª jornada do XXVIII Plano de Promoção de Atletismo e a Regata de Natal, classe de Cruzeiros, na Marina da Póvoa, durante a manhã, são a oferta de eventos para os mais desportistas. E para aqueles que gostam de um bom espectáculo de folclore nada como ir até Navais onde, inserida nas Festas de Santa Luzia, o Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais” organiza um festival onde participarão, para além do grupo organizador, os “Sargaceiros da Vila de Apúlia”, e a “Ronda Típica de Correlhã”, de Ponte de Lima.

Na segunda-feira, dia 17, às 16h00, Macedo Vieira protagoniza um verdadeiro “Gesto de Natal”, com a oferta de presentes a crianças de duas instituições de solidariedade do concelho. Também para o público infanto-juvenil, começa a colónia de férias “Natal 2007 / Brincar a Aprender”, para jovens entre os 6 e os 13 anos. A colónia termina a 26 de Dezembro.


Uma Exposição Colectiva de Artesanato, no Posto de Turismo, até 3 de Dezembro, com artesão locais e uma exposição conjunta de Paula Moreira e Regina Lavrador, até 31 de Dezembro, n’A Filantrópica encerram a programação para segunda-feira.

Na terça, 18 de Dezembro, a Câmara Municipal recebe a alegre visita das crianças da Casa do Regaço, para cantar as Boas Festas, às 10h00. A Casa do Regaço é um centro da Cruz Vermelha em Terroso, que acolhe crianças entre os três e os 14 anos, vítimas de maus-tratos ou originárias de famílias desestruturadas. Esta instituição foi já visitada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em Julho de 2006, no âmbito da segunda jornada do Roteiro para a Inclusão.

São muitas mais as actividades a realizar, até 6 de Janeiro. Descubra-as no portal municipal.



Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
4490-438 Póvoa de Varzim
Telefone: 252.090.026
Fax: 252.611.882
Email: grpc@cm-pvarzim.pt

VII Gala de Ópera da Universidade de Lisboa

SÁBADO dia 15 DEZ as 21h30 na AULA MAGNA, Concerto de Fim de Ano da Orquestra Sinfónica Juvenil.

Fortemente elogiada e acarinhada pelo público e pela crítica, a Gala de Ópera da Universidade de Lisboa tem esgotado a Aula Magna desde a sua primeira edição, a 14 de Dezembro de 2001, que ocorreu no âmbito das comemorações do centenário do compositor Giuseppe Verdi.

Nesta sétima edição, a GALA DE ÓPERA traz à Aula Magna da Universidade de Lisboa peças de Giuseppe Verdi, Richard Wagner e Gioachino Rossini, num espectáculo ímpar, com a direcção do maestro Christopher Bochmann.

Participantes
Orquestra Sinfónica Juvenil
Coro da Universidade de Lisboa
Coro de Câmara da Universidade de Lisboa
Coral de Linda-a-Velha
Coro do Instituto Gregoriano

Solistas
Elvira Ferreira, soprano
Sandra Medeiros, soprano
Laryssa Savechenko, meio-soprano
José Manuel Araújo, tenor
João Queirós, tenor
Armando Possante, barítono

Direcção
Maestro Christopher Bochmann
SÁBADO, 15 DEZ / 21h30 / AULA MAGNA / ENTRADA LIVRE

DESTAQUES DE PROGRAMAÇÃO - SÁBADO na RTP2

19:55h – KABOOM

KABOOM é o espaço de sábado à tarde pensado para meninas e meninos dos 10 aos 13 anos. Com um grafismo que representa o desejo de explosão para a vida dos pré-adolescentes, KABOOM inclui séries de humor - “Basílio Pincel”, “Super Escola ZAP” e “KULTO”.

21h00 - DIGA LÁ EXCELÊNCIA

Convidado: Henrique Granadeiro, Presidente da Portugal Telecom
Entrevistadores: Raquel Abecassis da Rádio Renascença e Paulo Ferreira do Jornal Público.

SESSÃO DUPLA 00H30 - TEMPOS MODERNOS (II FILME)

Chaplin satiriza de forma admirável a mecanização do trabalho e por extensão a impiedosa exploração dos trabalhadores num filme que é ainda e sempre um achado de graça, charme e burlesco.

Operário numa fábrica, o simpático vagabundo é sujeito a todas as formas de exploração do trabalho e acaba por ir parar a uma clínica vítima da alucinação das automatizadas linhas de montagem. Sai da clínica e é acusado de simpatias revolucionárias que o levam à prisão. Aí, por mero acaso, consegue frustrar uma evasão e recebe tratamento espacial. De novo em liberdade tenta, sem êxito, manter-se empregado como vigilante nocturno num grande armazém ou empregado de mesa num café. Pelo caminho conhece uma bela rapariga orfã por quem se apaixona e na companhia de quem parte para um incerto futuro.

Charlie Chaplin depois de "Luzes da Cidade", e uns oito anos depois do aparecimento do Sonoro, volta a insistir na realização de um filme mudo. "Tempos Modernos" continua pois a ser uma comédia burlesca dos tempos do Mudo, apesar do som ambiente e da música. Curiosamente foi o primeiro filme de Chaplin onde se ouviu a sua voz, na cena da canção quando trabalhava como criado de mesa. Em "Tempos Modernos" Chaplin satiriza de forma admirável a mecanização do trabalho e por extensão a impiedosa exploração dos trabalhadores num filme que é ainda e sempre um achado de graça, charme e burlesco. A cena do operário a ser automaticamente alimentado enquanto continua a trabalhar na linha de montagem ainda hoje é uma das mais geniais combinações de comédia satírica e depoimento político. Uma das obras-primas da fabulosa carreira de Chaplin, onde mais uma vez renova a sua eterna personagem do vagabundo, aqui ao lado da bela Paulette Goddard, mas que curiosamente marca a sua adaptação aos tempos modernos do Sonoro, já que foi o seu último filme mudo.

Erin Brockovich no AXN


Vencedora de um Óscar pela sua interpretação neste filme, Julia Roberts encarna Erin Brockovich, uma mulher divorciada e com três filhos que passa por um dos piores momentos da sua vida: não tem dinheiro, não tem emprego e nenhum plano concreto para seguir em frente. Depois de um acidente de viação do qual não tem culpa, Erin vê-se numa situação ainda mais delicada quando o seu advogado é incapaz de conseguir qualquer tipo de indemnização. Contudo, e graças à sua persistência, consegue que ele a contrate como secretária no seu pequeno escritório.

Os vestidos justos e as formas voluptuosas não são os de uma secretária comum, mas isso ajuda-a a comunicar melhor com as pessoas. E é enquanto está a trabalhar que Erin “tropeça” nalguns registos médicos colocados em arquivos imobiliários. Intrigada, começa a investigar e descobre a existência de águas contaminadas numa comunidade local, causadoras de doenças graves entre a população da zona. Erin conta com a ajuda do seu vizinho George (Aaron Eckhart), que conduz uma Harley Davidson, cuja amizade e apoio lhe permitem continuar com o caso. Batendo de porta em porta, Erin consegue a assinatura de mais de 600 denunciantes, e ela e Ed dispõem-se a ganhar a maior indemnização jamais conseguida numa denúncia directa na história dos Estados Unidos: 333 milhões de dólares.

Emissão: Sábado 15 de Dezembro às 22h30

ESPECIAL “THE 4400 – OS ESCOLHIDOS”


Acompanhe os episódios 3, 4 e 5 de “The 4400 - Os Escolhidos” no fim de semana de 15 e 16 de Dezembro na Fox. Não perca a oportunidade de desvendar mais pormenores sobre o que terá acontecido e onde estiveram os 4400 desaparecidos durante meio século.

Esta série da USA Network mostra o destino de 4.400 pessoas dadas como mortas ou desaparecidas que retornam à Terra após serem raptadas. Embora elas não tenham envelhecido com o passar dos anos, algumas delas demonstram ter sofrido profundas alterações, incluindo força sobre-humana e um inexplicável poder de cura através do toque. Uma agência do governo é formada para localizar todas essa 4.400 pessoas quando uma delas comete um assassinato.

Ep.3: ‘The New and Improved Carl Morrisey’
Ep.4: ‘Becoming’
Ep.5: ‘Trial by fire’

Emissão: Sábado, 15 de Dezembro às 17h00 / Repetição: Domingo, 16 de Dezembro às 23h45

ESPECIAL ESPÍRITO DE NATAL na Fox Life


Viva o espírito de Natal a partir de 15 de Dezembro na Fox Life, com uma selecção de episódios das séries familiares “Tal Mãe, Tal Filha” e “Irmãos e Irmãs”, e aproveite para acompanhar os preparativos para as celebrações da época, no local de trabalho de ‘”Betty Feia”.

‘TAL MÃE, TAL FILHA’ Ep.7 (T7): Santa’s Secret Stuff

Em vez de celebrar o Natal enquanto Rory está de férias em Londres, Lorelai e Christopher decidem adiar as suas próprias férias. Assim que Rory regressa a Star Hollow, começam os preparativos para o Natal: decoração de várias árvores de Natal, compra de presentes e preparação dos doces típicos, pela primeira vez unidos em família. Luke, que aparece inesperadamente na pousada, pede a Lorelai para escrever uma carta de recomendação a fim de ajudar na batalha pela custódia de April. Lorelai resiste a escrever a carta até encontrar Luke e April num centro comercial e se aperceber que Luke esteve sempre presente na vida de Rory. Inspirada, Lorelai escreve a carta e envia-a para o advogado de Luke. Rory decide escrever outra carta, desta vez de desculpas, para a amiga Lucy, a explicar porque manteve em segredo a antiga relação de amizade com Marty.

‘BETTY FEIA’ Ep.10 (T1): Fake Plastic Snow

Enquanto todos aqueles que são considerados ‘gente’ estão na Mode a celebrar o Natal, Betty questiona a sua relação com Walter e os sentimentos que nutre por Henry. Entretanto, Daniel está convicto do seu amor por Sofia, e Amanda planeia uma festa perfeita que vai encher o escritório de neve, feita de esferovite esmigalhado, e de um ambiente de sonho para o Natal, para ficar com o lugar de Betty.

‘IRMÃOS E IRMÃS’ Ep.10, (T1): Light The Lights

Sarah, Tommy e Saul cometem um erro enorme quando tentam angariar fundos para salvar o negócio de familia. Kevin desencanta uma ideia para impedir Justin de voltar ao exército e Kitty vai ponderar e decidir o que fazer em relação às propostas de trabalho que tem recebido.


Emissão: Sábado, 15 de Dezembro às 21h00 / Reposição: Domingo, 16 de Dezembro às 15h00

ESPECIAL “FLIGHT OF THE CONCHORDS”


Hoje a noite no canal Fox FX, um especial de “FLIGHT OF THE CONCHORDS”, as 22h00. A série apresenta as aventuras de dois músicos neozelandeses à procura da fama e do sucesso na cidade de Nova Iorque. Trata-se assim de uma versão ficcional dos verdadeiros “Flight of the Conchords”, interpretada pelos próprios Bret McKenzie e Jemaine Clement.

Os restantes personagens são interpretados na sua maioria por humoristas do ‘stand-up comedy’. É o caso do personagem relativo ao manager da banda (que aparece na imagem seguinte), interpretado pelo neozelandês Rhys Darby.

Tipicamente e pelo menos uma vez em cada episódio, é interpretada uma canção em jeito de videoclip. A maior parte dessas canções são retiradas do repertório que os “Flight of the Conchords” costumam apresentar em palco. Directamente do YouTube, os “Flight of the Conchords” a actuarem e a interpretar a música “Business Time”. Apenas foi gravada uma temporada da série, constituída por doze episódios.

Entretanto, a HBO já convidou os “Flight of the Conchords” para filmarem nova temporada. O problema, segundo Bret McKenzie, é que eles usaram 98% do material que tinham disponível para os seus espectáculos. Agora, têm de ter a inspiração necessária para o lançamento de um segundo álbum de canções, o que não é fácil.

Aqui fica um link para uma dos videoclips da banda no Youtube: http://www.youtube.com/v/-GpTTf175aE&rel=1