quinta-feira, 12 de junho de 2008

segunda semana da VI edição do Jazz ao Centro


Segunda semana VI edição do Jazz ao Centro

"Os aguardados concertos ao ar livre, novidade absoluta no Jazz ao Centro, iniciarão na quinta-feira, pelas 22h00 nas escadas do Quebra Costas. Para esse dia está agendada a actuação da JWO – JACC Workshop Orchestra, um colectivo formado por músicos nacionais ou que trabalham em Portugal, dirigidos pelo saxofonista e compositor norte-americano Michaël Attias. No dia seguinte, sobe ao palco o baterista de origem indiana Ravish Momin, em trio. A contrabaixista francesa Hélène Labarrière encerra, no sábado, o programa de concertos do festival.
Os concertos serão, como habitualmente, seguidos de "after-hours", agora conduzidas pelo veneziano Alberto Pinton, brilhantemente secundado pelos seus companheiros de Estocolmo (onde reside actualmente). Esta formação trará ao Salão Brazil o seu jazz aberto e flexível, proporcionando actuações memoráveis, que poderão ser recordadas através do disco resultante da gravação dos três dias de concertos (a editar com o selo da JACC Series)." JACC
Mais informações: www.jazzaocentro.pt

Começa hoje o V Festival Internacional Dixieland em Cantanhede

V Festival Internacional Dixieland
12 a 15 de Junho
Cantanhede

De 12 a 15 de Junho, Cantanhede vai ser a capital do jazz popular com a realização do V Festival Internacional Dixieland de Cantanhede.
Para hoje à noite estão programadas as actuações das bandas: Castiço Jazz Band, Tiger Dixie Band, Astédixie e The Juggets.
Mais informações: http://www.cantanhedeonline.pt/dixieland/

Feira Medieval de Coimbra

Feira Medieval de Coimbra
14 de Junho
Largo da Sé Velha

Mais informações: www.cm-coimbra.pt

Rui Vargas no Magnõlia com Warm Up de Mush


OPART na noite de Santo António


Boka Shade com Miguel Rendeiro


“Timbila Muzimba”, património mundial da humanidade em Coimbra

14 de Junho às 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra


Orquestra musical formada por dez elementos, que surgiu em 1997, é composta por um grupo de jovens músicos e bailarinos Moçambicanos que cresceram no bairro “Unidade 7”, nos arredores da cidade de Maputo, conhecido pelas suas orquestras de Timbila. Timbila, (singular m'bila) são os xilofones do povo Vachopi, que habita o sudeste de Moçambique, nas províncias de Gaza e Inhambane.
Ao grupo do Bairro “Unidade 7” juntaram-se outros jovens músicos da capital com raízes culturais de várias províncias do norte e do centro do país. Sendo um grupo de música e dança, o nome “Timbila Muzimba” reflecte os dois elementos do espectáculo: o som da “Timbila” e o movimento do “Muzimba”, palavra chopi que significa corpo.
A Orquestra tem como base do seu trabalho a música, as danças e a construção de instrumentos musicais moçambicanos, investigando fontes orais, trocando experiências com outros músicos e participando em cerimónias tradicionais. O repertório da orquestra inclui também alguns temas tradicionais de outros países, resultado de workshops que ai tiveram lugar. A Timbila Muzimba é considerada património mundial da humanidade pela UNESCO, desde 2004
.
Ficha Artística
Clementina Zimba voz, tambores, coros, dança Lucas Macuácua voz, percussão, coros, dança Cândido Salomão Zango timbila, tambor m'txinga, voz, coros, dança Geraldo António Mahuaie timbila, voz, coros, dança, tambores Celso Mahuaie timbila, coros, dança, tambores Osório Mahuaie tambores xindzomana, conga, coros António Chabuca viola baixo, percussão fina, coros Julião Ibrahimo Mussa bateria, coros Mais info em www.myspace.com/timbilamuzimba
Organização Gesto – Cooperativa Cultural, no âmbito do movimento Identidades – intercâmbio artístico
Preçário Preço geral 10,00€ Preço Amigo TAGV 5,00€

Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Grupo de Fados no Pátio da Inquisição

Grupo de Fados
14 de Juho às 21h30
Pátio da Inquisição
Coimbra


PRÓXIMOS ESPECTÁCULOS
Dia 17 Escadas de S. Tiago - ARS NOVA
Dia 21 Praça 8 de Maio - QUARTETO DE GUITARRAS AEMINIUM e GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DO BRINCA
Dia 28 Pátio d’Almedina - QUARTO CRESCENTE
Informações
Casa Municipal da Cultura

Rua Pedro Monteiro3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630Fax 239 702 496
www.cm-coimbra.pt

Anabela Duarte na FNAC Forum Coimbra

Anabela Duarte
La Luna
13 de Junho às 22h00
FNAC Fórum Coimbra


Depois de Machine Lyrique, a partir do universo de Boris Vian e Kurt Weill, Anabela Duarte regressa com La Luna. O novo trabalho reúne canções d'arte de Bellini, Donizetti e Rossini que reflectem em especial a influência do tema lunar na canção oitocentista. O interesse incidiu de forma mais ou menos impressionista sobre poemas, ritmos e melodias que, através da sua carga emocional e lúdica, transmitem uma estranha sensação de elevação. A cantora é acompanhada ao piano por Ian Mikirtoumov.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Grande Entrevista amanhã com Salvador Vaz da Silva




DIA 12 RTP1 21h00
GRANDE ENTREVISTA



Salvador Vaz da Silva, o homem que matou a morte, é o convidado de Judite de Sousa.

Deram-lhe entre um a seis meses de vida.
Diagnosticaram-lhe mais de uma dezena de tumores na cabeça e sete tumores nos pulmões mas Salvador Vaz da Silva acreditou que iria vencer o cancro.

Mariza dedicou-lhe a canção “Cavaleiro Monge”.

Na imprensa, dele se diz que é o HOMEM que MATOU a MORTE.

Vamos conhecer Salvador Vaz da Silva na Grande Entrevista...quinta-feira à noite, logo após o Telejornal.

Equador a filmar em Alcochete



Miguel Sousa Tavares interpreta Conde de Mafra na caçada real para série televisiva
As filmagens da série televisiva Equador, baseada no, seu, romance homónimo, estão hoje a decorrer numa herdade em Alcochete com a participação especial do escritor como Conde de Mafra na recriação de uma caçada real

A série, produzida pela TVI, começou a ser rodada em Maio na Índia, prossegue agora filmagens em Portugal - Mafra, Vila Viçosa e Lisboa - e continuará em Julho no Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e Salvador da Baía, onde serão gravadas cenas que no livro decorrem em São Tomé e Príncipe.
Nas gravações que decorreram hoje na Herdade Barroca D´Alva, na zona de Alcochete, além do elenco da série previsto para a caçada real - o actor João Ricardo (Rei D. Carlos), Vítor de Sousa (Charters de Azevedo) e Almeno Gonçalves (Conde de Sabugosa), entre outros - contou com a participação do autor do romance e de outros convidados da TVI.
Manhã cedo, a produção, elenco e figurantes instalaram-se na herdade, junto a uma lago, onde, os adereços nos fazem recuar a 1905. Também podem ver-se os animais mortos na caçada, algumas dezenas de réplicas perfeitas de lebres e perdizes apanhadas pelo Rei D. Carlos e amigos, que na cena se preparam para almoçar à sombra das oliveiras.
Monteiro Coelho, director do gabinete de comunicação da TVI, que hoje também tem uma participação especial na cena da caçada real, como Marquês-Barão de Alvito, disse aos jornalistas que Miguel Sousa Tavares tem acompanhado as gravações da série desde o início «para que decorram o mais possível dentro do espírito do romance», publicado em 2003, que já vendeu mais de 250 mil exemplares.
O elenco total da série televisiva Equador conta com cerca de 110 actores, entre eles Nicolau Breyner, Alexandra Lencastre, Rui de Carvalho, e Pedro Granger, e uma equipa técnica que ronda as 80 pessoas.
No livro, o protagonista vai para São Tomé e Príncipe em missão patriótica a pedido do Rei, e a partir daí troca a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma vida de aventuras como governador que toma a defesa dos trabalhadores das roças entrando em conflitos de interesses com a metrópole.
Para as gravações de hoje deslocaram-se 12 actores à Herdade Barroca D ´Alva, onde foram reproduzidos o vestuário, cortes de cabelo, mobiliário e outros objectos da época.
«Silêncio! Acção!» são as palavras que captam a atenção de todos para o início da gravação das imagens que o público verá completas após Setembro, dando vida ao romance de Miguel Sousa Tavares e com a participação do próprio escritor, vestido a rigor para montar, com pêra e farto bigode, quase irreconhecível.
No final da primeira cena, a Agência Lusa tentou ouvir o autor sobre o decorrer das filmagens da caçada real, mas Miguel Sousa Tavares escusou-se a fazer comentários sobre a série.
A cena mostra o Rei D. Carlos rodeado pelo grupo de amigos caçadores, quando é interrompido por José da Matta (Manuel Moreira) e abandona o grupo devido a «assuntos urgentes de governação».
Actores, figurantes, técnicos e assistentes procuram seguir as indicações do responsável pelo projecto, André Cerqueira, mas os imprevistos acontecem: há aviões ruidosos a passar de vez em quando, e o Rei D. Carlos cai subitamente do seu belo cavalo branco, mas sem consequências dramáticas, e as gravações continuam.
De acordo com Sérgio Baptista, chefe de produção, as filmagens em Portugal vão prosseguir ainda em Lisboa, nomeadamente no Teatro Nacional de São Carlos e na Rua Garrett, que será fechada ao público propositadamente para fazer a série.

450º Aniversário do Convento dos Capuchos: Encontros de Jazz


O Convento dos Capuchos, na Caparica, a comemorar 50 anos, é o cenário dos Encontros de Jazz que se iniciam quinta-feira com o pianista Júlio Resende e o contrabaixista John Hebert.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Almada que quer "voltar a colocar o Convento nas rotas do espectáculo", disse à Lusa Luís Pargana, chefe da divisão dos equipamentos culturais da autarquia.

Quinta-feira, o pianista Júlio Resende actua com o contrabaixista John Hebert, sem a sua formação habitual, apenas acompanhado dos seus dois companheiros do projecto "Da Alma", Zé Pedro Coelho e João Lobo, seguindo-se sexta-feira o Ravish's Trio Tarana.

"São três dias com uma programação especial, pensada como uma primeira aproximação do jazz àquele espaço, e feita em parceria com o Jazz ao Centro Clube", disse à Lusa Luís Pargana.

O responsável salientou que esta parceria "torna viável economicamente a realização dos encontros através de uma maior rentabilização dos músicos estrangeiros convidados que actuarão na Caparica e no Festival Internacional de Coimbra.

"Este trio composto por um alaúde, um violino e uma bateria faz a fusão do jazz com música do Médio Oriente e de África", explicou Pargana.

Os franceses do Hélène Labarrière Quartet encerram os Encontros com a apresentação do seu mais recente CD, "Les temps changent".

"Um grupo que surge no esteio da melhor tradição jazzística europeia", qualificou o mesmo responsável.

Paralelamente, realiza-se, também no Convento, uma Feira do Disco Jazz, organizada pela Clean Feed e uma exposição de fotografia de Hélio Rodrigues.

A exposição de fotografia é uma retrospectiva do Portugal Jazz - Festival Itinerante de Jazz, de 2007.

Segundo Pargana, "estes encontros são para continuar, aliás, como a animação cultural do evento".

"As comemorações do 450º aniversário servirão como ensaio de uma actividade mais regular que afirme o Convento como equipamento cultural de referência, não só no concelho como em termos nacionais, disse Luís Pargana.

Depois do jazz será a vez da música erudita, em Julho, com a soprano Ana Paula Russo e o guitarrista Carlos Frederico Gutkin.

Este conjunto de recitais sob a direcção artística do maestro Kodo Yamagishi realiza-se paralelamente a um ciclo de colóquios.

O Convento dos Capuchos, pertencente à Ordem dos Franciscanos, foi mandado erigir por Lourenço Pires de Távora em 1558.

Com a perseguição da família Távora pelo Marquês de Pombal, em 1759 o Convento perde a sua protecção, até que em 1834 passa para mãos particulares e em 1950 é adquirido pela Câmara de Almada.

Canção de Lisboa de La Féria no pequeno écran




A CANÇÃO DE LISBOA, O MUSICAL

21.50 NA RTP 1


La Féria recria a Lisboa dos anos 30
num musical de grande sucesso…


A RTP transmite “A Canção de Lisboa”, que Filipe La Féria transformou num musical de sucesso, a partir da história de José Galhardo com música de Raul Ferrão e Raul Portela que serviu de argumento ao célebre filme de Cottineli Telmo e que conta as divertidas aventuras de Vasco Leitão, estudante cábula de medicina, que prefere as raparigas e os arraias aos estudos e que é visitado um dia pelas suas tias de Trás-os-Montes que o julgam já doutor.

Um grande espectáculo com os lindíssimos figurinos de Vitor Pavão dos Santos vestidos por um grande elenco de mais de cinquenta actores, bailarinos e músicos, entre eles Anabela, Miguel Dias, Nuno Guerreiro e Sofia Duarte Silva ao lado de Manuela Maria, Joel Branco, Helena Rocha, Tiago Diogo, Rosa Areia, David Ventura, António Leal, Tatiana Baló e ainda Inês Santos.


Um magnifico espectáculo que reuniu consenso entre público e crítica naquele que é considerado um dos maiores musicais portugueses.

Tomás Kubinek no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre


Sex. 13 de Junho – Tomás Kubínek

Lunático Certificado e Mestre do Impossível…



"Um Poeta do Físico e um Acrobata Verbal! Corredor de Riscos Desnecessários! Professor de Invenções Fantasticamente Inúteis! Advogado Arduoso dos Milagres Comuns! Lunático Certificado e Mestre do Impossível…”


Tomás Kubínek nasceu em Praga (ex-Checoslováquia), e com a idade de 3 anos fugiu do país com os seus pais, conseguindo escapar à invasão soviética de 1968.

Depois de um período num campo de refugiados na Áustria, a família conseguiu asilo no Canadá, e foi aí, em Ontário, que Thomas viu o seu primeiro circo, com 5 anos de idade.

A partir dessa experiência, tornou-se um apaixonado por palhaços, circos, teatro e magia, e os seus perplexos mas ainda assim compreensivos pais levaram-no a ver um grande número de espectáculos circenses.

Aos 9 anos, Kubinek apresentou a sua primeira performance, com um exigente público de mágicos veteranos.

Aos 13 anos, já tinha um agente, actuando em cafés entre os números musicais, e na sua adolescência fez a estreia no circo, com um duo de palhaços brasileiros.

A partir desse momento o seu destino estava traçado… Trabalhando em todo e qualquer ocupação relacionada com o “show-bussiness”, o empreendedor Senhor Kubinek conseguiu poupar o suficiente para viajar pela Europa, onde estudou com grandes mestres teatrais, como Monika Pagneaux, Pierre Byland, Jaques Lecoq e Boleslav Polivka.

Estes estudos, combinados com as suas incansáveis experiências na arte da performance ao vivo, levaram-no à criação do seu premiado espectáculo, que depois de visitar festivais internacionais de teatro pelo mundo inteiro, trará o seu burlesco anárquico aos palcos do CAEP.

Lisboa festeja Santo António com as suas noivas



ESPECIAL SANTO ANTÓNIO



A RTP inicia a emissão do “Especial de Santo António” às 10h00, em directo do Páteo Alfacinha, com Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira.

Ao longo desta emissão especial iremos acompanhar os Casamentos de Santo António 2008.

No Museu da Cidade (casamento civil) iremos conhecer todos os pormenores sobre este dia tão especial para os 16 casais.
Para isso, contamos com Serenella Andrade e João Baião.

Às 14h15 iremos em directo para a Sé de Lisboa, onde Isabel Angelino e João Baião irão acompanhar a cerimónia religiosa.

No Copo de Água, a decorrer na Estufa-Fria, Helena Coelho e João Baião são os anfitriões da Festa.

À noite, a partir das 21h45, em directo do Páteo Alfacinha e com ligações aos bairros populares, vamos a acompanhar as Festas do Santo da cidade de Lisboa com os repórteres Sérgio Mateus, Dália Madruga, Joana Teles e Catarina Miranda.

Debate sobre Literatura no Museu do Neorealismo



“Literatura e Política: Perspectivas Contemporâneas”

No âmbito da sua programação cultural, o Museu do Neo-Realismo apresenta para o próximo Sábado, dia 14 de Junho, a seguinte sugestão:
Sábado – 14 de Junho - 16.00 Horas

“Literatura e Política: Perspectivas Contemporâneas”
Convidados
: António Pedro Pita, Rui Tavares e António Guerreiro
Moderação: David Santos