Segunda noite do V Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede está a começar
.jpg)
Este Festival organizado pela Câmara Municipal e a INOVA-Empresa Municipal, já colocou Cantanhede na rota internacional do jazz de raiz popular com origem em New Orleans (EUA).
Os primeiros a estrearam a tenda dixie foram os portugueses Castiço Jazz Band. Esta banda que integra elementos de outras formações tem a particularidade de tocar temas genuinamente portugueses com as sonoridades de New Orleans. Outra particularidade da banda é o uso da guitarra portuguesa juntamente com outros instrumentos de sopro e cordas normalmente associados ao jazz.
Os senhores que se seguiram foram os italianos Tiger Dixie Band a conseguirem uma boa interacção de diálogo com o público. Entre o inglês e o italiano todos se entenderam e responderam ao repto com o acompanhamento constante de palmas ritmadas ao som da musica dos Tiger Dixie Band. Os temas tradicionais já bem conhecidos dos aficionados desta corrente jazzistica apresentaram-se com novos arranjos da autoria do grupo.
Já a noite ia avançada quando a terceira banda começou a sua actuação. Os Astédixie já são repetentes neste e noutros festivais congéneres. Esta banda da Lousã, que conta já com uma década de existência, é presença obrigatória no Dixieland e eles sentem-se a tocar em casa tal é a legião de fã que arrastam consigo. Celso Gregório e Sandra Correia (no trompetix), Luís Henriques (no clarinetix), Nuno Antão (no banjix), Renato Correia (no tubalix) e Rafael Ventura (na washboardix) são os responsáveis por este sucesso e pela onda de boa energia que encheu a tenda.
Os holandeses The Juggets Jazz Band, tiveram as honras de encerramento da noite de estreia do Dixieland. Entraram pela porta principal da tenda e apanharam de surpresa quem aguardava pela sua actuação em palco, mas foi por entre o público e as mesas de convidados que os onze músicos tocaram. Já lá vão vinte e nove anos desde a primeira actuação em Tilburg mas o entusiasmo é o mesmo que no primeiro dia que actuaram juntos.
Os concertos de hoje na tenda dixie estão prestes a começar mas a música é uma constante desde a abertura do recinto do festival, que inclui a X Feira de Gastronomia e Artesanato Tapas & Papas.
Daqui a pouco será a banda de Leiria Desbundixie a primeira a actuar, logo se seguida os alemães Dixieman Four que trazem no seu reportório bandas sonoras de filmes do século XX. Para o final da noite ficou guardada a actuação da convidada especial do Festival: Maria João. A cantora já com créditos bem firmados na cena nacional e internacional irá cantar com os Always Drinking Marching Band. Esta formação de Barcelona bastante diferente de todas as outras do programa também já é uma repetente. E é dela que guardamos a memória mais viva da edição do ano passado com o todo público a dançar as suas coreografias.
A avaliar pela noite de ontem e pela animação que se vive no recinto este Festival continua na senda do sucesso alcançado pelas anteriores edições.
O ponto alto deste evento é a “Street Parade”, no domingo à tarde, com as várias bandas participantes a percorrerem as ruas do centro de Cantanhede.
Teresa Arsénio
Fotos Teresa Arsénio