quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Oficina de Música tradicional em Alverca do Ribatejo



‘Oficina de Música Tradicional’
no Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do Museu Municipal, está a promover até final de Setembro, no Núcleo Museológico de Alverca do Ribatejo, uma nova iniciativa denominada “Famílias no Museu”.
O objectivo desta acção é a abertura das portas do Museu a todas as Famílias (pais, filhos,
tios, avós, netos), para o desenvolvimento de visitas, ao mesmo tempo que podem divertir-se
participando em actividades como jogos tradicionais, oficinas de artes de lã e música
tradicional.
A quinta sessão de “Famílias no Museu” terá lugar no próximo Domingo, dia 7 de
Setembro
, entre as 15.00 e as 17.00 Horas.


 Partindo da visita à Exposição “Alverca – Da Terra às Gentes”, será feita referência à
música que acompanhava as pessoas no trabalho, nas festas religiosas e nos bailes.


Posteriormente, decorrerá, no Largo do Pelourinho, uma sessão de animação musical com
a participação do animador cultural Inocêncio Casquinha que, com os seus instrumentos
construídos com materiais e objectos reutilizados, irá ilustrar algumas das músicas tradicionais. Seguir-se-á uma oficina educativa, onde cada participante produzirá o seu próprio instrumental musical, de forma a colaborar no encerramento da acção, a qual consiste numa música a ser tocada por todos.

My Dream na abertura dos Jogos Paraolímpicos




My Dream na cerimónia de abertura
dos jogos paraolímpicos

No próximo sábado, dia 6 de Setembro, a «China Disabled People’s Performing Art Troupe» participa na cerimónia de abertura dos jogos paraolímpicos em Pequim.
Em Outubro a companhia chinesa inicia uma tournée mundial e Portugal é o primeiro país do mundo a receber o espectáculo My Dream.
Nomeados artistas para a paz pela UNESCO, estes jovens acreditam que o seu talento pode mudar o mundo ao transmitirem uma mensagem de esperança, coragem e harmonia. São muitas as altas individualidades mundiais que receberam esta companhia nos seus países, não deixando de tecer rasgados elogios.
Bill Clinton, em 2000, disse mesmo: «My Dream contribuiu para estreitar a distância de relações entre os EUA e a China».
Esta maravilhosa companhia multidisciplinar, composta por mais de 50 jovens deficientes, apresenta-se pela primeira vez no nosso país para deslumbrar com o espectáculo My Dream

Duas Exposições na Galeria da Costa do Castelo

Corpo em Mudança"Exposição de Fotográfica(Daniela Dinkelmann)


"Bina Monteiro"Exposição de Artes Plásticas(Bina Monteiro)




"A linha condutora para os trabalhos de Daniela Dinkelmann é a utilização do corpo como meio de expressão e a utilização da casa como território livre de criação.


A utilização sistemática de ambos os torna um organismo vivo, corpo-casa e casa-corpo, difícil de ser separado, sendo um constantemente afectado pelo outro.


Por esta razão, necessidade de mudança de espaço causa reflexos e gera reflexões: após desmontagem completa e esvaziamento, resta apenas metade, o corpo sozinho vivenciando novas dificuldades e desafios, como assimilar a ausência, encontrar espaço, ocupar o vazio, expandir limites, remover resíduos, estender movimentos.


A mudança física força o abandono do estruturado, precipitando e tensionando o corpo a mover-se e lidar com sua impermanência, sua fragilidade e sua identidade.”




"Em Bina Monteiro, encontramos personagens de muitas histórias que surgem de cantos e recantos e dialogam numa linguagem poética de contemporaneidade popular.


Para além do objecto de arte, nos vemos numa narrativa imaginária que brinca livre, leve e solta, desfiando as frestas dos nossos silêncios.


São fragmentos guardados e expostos ao tempo, que se revelam e se transformam em factos e casos, e nos arrebatam no tempo de uma memória viva, que pulsa, machuca e acaricia”



INAUGURAÇÃO: 06 de Setembro pelas 19:00 horas


Patente até 30 de Setembro, de Terça à Sábado, das 13:30h às 19:00h.



Colorida Galeria de Arte Rua Costa do Castelo 63,


LisboaTel 211 512 142


Transportes Públicos: Metro linha verde Martim Moniz, Eléctrico 12 ou 28, Autocarro 37

Mafalda Veiga actua no Teatro Circo de Braga


MAFALDA VEIGA






Mafalda Veiga, a quem cabe a missão de abrir a nova temporada de espectáculos do Theatro Circo, a 6 de Setembro (22h00), apresenta o seu mais recente trabalho, “Chão”.

Ao completar 20 anos de carreira, a intérprete de “Pássaros do Sul” apresenta em Braga o álbum que, após cinco anos de paragem na edição de projectos a solo, surge como «fiel testemunho de uma identidade e maturidade alcançadas no decorrer de um percurso marcado por um constante crescimento enquanto compositora, autora e cantora».

Com temas tão diversos como o “single” de apresentação “Estrada”, o «imediato» “Abraça-me Bem” ou o «devaneio» de “Era Uma Vez Um Pensamento Teu”, “Chão” caracteriza-se por um tom mais positivo e por um «som mais orgânico» que, de acordo com o produtor Miguel Ferreira, cria mais «espaço para o que efectivamente tem que brilhar: a canção e a voz da cantora».

Coerente com o estilo que a caracteriza como uma das mais carismáticas intérpretes da música moderna portuguesa, Mafalda Veiga, que ao longo de duas décadas de percurso mantém uma legião de admiradores incondicionais, assegura para esta digressão nacional um conjunto de concertos intimistas preenchidos pelas novidades de “Chão” e por alguns dos temas mais emblemáticos que fizeram de cada projecto da cantora inquestionáveis sucessos entre a crítica e o público.

Novamente a solo, após uma aplaudida parceria com João Pedro Pais, que culminou com o álbum “Lado a Lado” (2007) e vários espectáculos por todo o país, Mafalda Veiga reaparece nos palcos e nas rádios nacionais com o mais concreto resultado de um processo de maturação que se iniciou em 1987 através do lançamento de “Pássaros do Sul” que cativou as atenções com os temas “Planície” e “Restolho”.

Ao longo das décadas que separam o sucesso alcançado com o trabalho de estreia e a consagração com o recente “Chão”, Mafalda Veiga multiplicou-se entre a edição discográfica de oito álbuns – “Cantar” (1988), “Nada Se Repete” (1992), “A Cor da Fogueira” (1996), “Tatuagem” (1999), “Ao Vivo” (2000), “Na Alma e na Pele” (2003) e “Coliseu de Lisboa, 5 de Outubro” (2004) – , presenças assíduas em salas nacionais e internacionais (Cabo Verde, Macau, Brasil) e colaborações com músicos como Luís Represas, Jorge Palma, Raul Torres ou André Sardet.

Braga Parque promove futebol para minis





Entre 3 e 7 de Setembro, o Braga Parque transforma-se num mini-estádio e associa-se ao Sporting Clube de Braga para encontrar jogadores, entre os 5 e os 12 anos, para integrar as Escolinhas de Futebol do clube na época 2008/2009.

Torneios de penaltis, jogos de três contra três, sessões de autógrafos com a equipa oficial e várias surpresas aguardam os futuros craques que desejam dar o "pontapé de saída" para uma carreira futebolística, proporcionando um primeiro contacto com a realidade do "desporto-rei".
O maior emblema desportivo da região minhota convoca os adeptos de palmo e meio para uma fase de apuramento que, durante quatro dias, faz do Braga Parque o campo de treino da "selecção bracarense sub-12".

A magia já está a caminho de Coimbra

Os ENCONTROS MÁGICOS estão a chegar !
16 a 21 de Setembro
Coimbra


Marque ENCONTROS com a MAGIA em qualquer rua da Baixa da Cidade ou nas duas Galas Internacionais de Magia, no TAGV.
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

O "REI ARTHUR" em cena em Conímbriga

O REI ARTHUR
6 de Setembro às 19h19
Comínbriga

No próximo domingo a companhia Fatias de Cá leva mais uma vez a cena, em Conímbriga, a peça "O REI ARTHUR".
Com encenação de Carlos Carvalheiro a apresentação está dividida em dois actos, no intervalo dos quais será servido um faustoso jantar.
O preço dos ingressos é de 25€ e as reservas podem ser efectuadas através do número de te lemóvel 960303991 ou para o e-mail reservas@fatiasdeca.net.

Apresentação do livro "Construção Sustentável"

Construção Sustentável
de Lívia Tirone
6 de Setembro às 17h00


Após duas décadas a conceber e a realizar edifícios que integram conceitos disponíveis para a construção sustentável, a Tirone Nunes edita a primeira obra da arquitecta Lívia Tirone (co-autoria com Ken Nunes). A segunda edição, revista e aumentada, apresenta ideias para melhorar o desempenho e o conforto das casas e que podem ser passadas à prática por qualquer pessoa. A sessão pretende apresentar e discutir as medidas que permitem optimizar o desempenho energético-ambiental de edifícios de habitação no nosso contexto climático.


Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Um Aviãozinho Militar

Um Aviãozinho Militar
7 de Setembro Às 17h00
FNAC Fórum Coimbra


Um Aviãozinho Militar nasceu em 2007 a partir dos textos de Nuno Camarinhas. João Palma (guitarra e voz), João Pedro Almeida (baixo) e Rui Mofreita (teclados e voz) são os outros nomes que integram esta banda invulgar. Os quatro elementos estão associados a projectos tão variados como erro!, Sq’etch ou Marinheiro Lagardère. As músicas são vocacionadas para um público infantil, não necessariamente o da escola primária mas aquele que todos temos dentro de nós, mais ou menos esquecido.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

" Solidão" de Jaime Rosales estreia hoje em Lisboa

SOLIDÃO de Jaime Rosales

SINOPSE


Adela é uma mãe solteira farta viver numa pequena cidade.

Decide deixar para trás o passado e muda-se para Madrid, onde a sua rotina cumpre longas viagens de autocarro no trânsito.

Aceita um desinteressante mas útil emprego, para sustentar a sua nova vida, que se centra apenas no seu bebé, Miguel.
Chegada a Madrid, aluga um quarto na casa onde vivem Carlos e Inês.
A mãe de Inês, Antonia, tem um pequeno supermercado.

A bela viúva leva uma vida feliz, dividida entre o trabalho, o namorado, Manolo, e as suas
amadas filhas Inés, Nieves e Helena.
Adela nunca sentiu as dificuldades de começar do zero numa grande cidade.
Ela safa-se bem sem o pai de Miguel, Pedro, que de qualquer forma nunca ajudou muito.
Um ataque terrorista no autocarro vai despedaçar a sua vida e,eventualmente, ela terá que aceitar de novo a rotina.


Jaime Rosales, realizador e argumentista


Jaime Rosales estreou-se como realizador em 2003 com Las Horas del Dia, apresentado na Quinzena dos Realizadores, onde ganhou o prémio FIPRESCI.
Depois de começar a sua carreira como argumentista de cinema e televisão, Rosales recebeu uma bolsa para estudar na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba.

Depois disso, estudou na Australian Film Television and Radio School (AFTRS) em Sydney. Rosales, nascido em Barcelona em 1970, fundou a companhia produtora Fresdeval

Goya Awards 2008
Melhor Realizador
Melhor Filme
Melhor Revelação José Luis Torrijo
Sant Jordi Awards 2008
Melhor Filme
Fotogramas de Plata 2008
Melhor Filme
Cinema Writers Circle Awards, Spain 2008
Melhor Realizador
Spanish Actors Union
Melhor Actriz Petra Martínez
Prémio revelação para Sonia Almarcha

Paulo Gonzo nas Festas de Vendas Novas


Espectáculo musical com Paulo Gonzo

Sábado, dia 6 de Setembro – 22h00 –

Junto ao Centro Sócio-Cultural (Jardim Público)

Entradas livres

(espectáculo inserido nas comemorações do 46.º Aniversário da Elevação de Vendas Novas a Concelho que decorrem de 5 a 28 de Setembro)


James entrevistados na Rádio Comercial


James na Rádio Comercial






A Rádio Comercial surpreendeu mais uma vez os seus ouvintes recebendo os James, entre as 17h e as 18h, no programa de Catarina Miranda.
A entrevista incidiu sobretudo no novo álbum “Hey Ma”, motivo que trouxe a banda de novo a Portugal.
Tim Booth revelou que escreveram 120 novos temas e acabaram por escolher os 20 preferidos para incluir neste trabalho, esperando que o público concorde com esta selecção.

Houve tempo também para recordar o grande concerto dos James no Festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, que foi apoiado pela Rádio Comercial.

A banda britânica liderada por Tim Booth confessou mais uma vez a sua paixão por Portugal admitindo que muitas vezes o nosso país serve de fonte de inspiração para as suas composições. Para além da entrevista os James interpretaram três temas em formato acústico e exclusivo na rádio da Melhor Música: do novo álbum tocaram “White Boy” e “Hey Ma” e, apesar da música preferida de Tim Booth ser “Sometimes” acabaram por tocar “Laid”, do álbum homónimo.

Alteração no Concerto Inaugural da Temporada 2008/2009 do CCB


CONCERTO INAUGURAL DA TEMPORADA

2008/2009 DO CCB


A Metropolitana e o Centro Cultural de Belém informam que, por motivos de saúde, o pianista Kristian Zimerman não poderá participar no concerto inaugural da Temporada 2008/2009 do CCB, a realizar no dia 6 de Setembro no Grande Auditório, bem como no concerto programado para o dia 7 de Setembro, na Casa da Música, Porto.

Os concertos contarão com a presença do pianista Javier Perianes, que tocará o Concerto nº 2 para piano e orquestra de Sergei Rachmaninov, em substituição do Concerto para piano e orquestra de W. Lutoslawski por Krystian Zimerman, mantendo-se o restantes programa já anunciado.

Exposição de pintura naïf no Casino Estoril



A Pintura Naïf
até 15 de Setembro no Casino Estoril


Encontra-se patente, na Galeria de Arte do Casino Estoril, o XXIX Salão Internacional de Pintura Naïf, que reúne cinco dezenas de artistas de vários países, mas predominantemente portugueses e espanhóis e que apresentam uma centena de trabalhos.
Numa altura em que uma grande confusão se instalou na área artística, a linguagem naïf sobrevive e cresce com a sua autenticidade, encanto e poesia.

Como escreveu Oto Bialgi-Merin, um dos maiores especialistas, a nível mundial, de pintura naïf, “Toda a arte, na sua origem, é naïf”.
Não nos podemos esquecer que foi Picasso o primeiro grande apoiante da corrente naïf, então nascente, quando através do seu quadro “Batteau Savoir”, pretendeu homenagear o fundador de tal corrente, o aduaneiro Rousseau.

Como Picasso, outros grandes artistas de todo o mundo, também de Portugal, autores consagrados como Carlos Botelho, Francisco Relógio, Artur Bual, Thomaz de Mello/TOM e Manuel Cargaleiro, apoiaram esta corrente .

O melhor trabalho presente nesta exposição, distinguido pelo júri com o “Prémio Câmara Municipal de Guimarães”, é da autoria de Fernanda Mourão, com o título “Sai a Procissão”, tendo sido distinguido com o “Prémio Câmara Municipal de Cascais” da autoria, da pintora espanhola Amália de Córdoba, o trabalho “Cascais de Noite”.

O júri atribuiu, ainda, 15 menções honrosas, o que traduz o elevado nível da exposição deste ano.
Esta exposição, anualmente promovida pela Galeria de Arte do Casino Estoril, tem sido o principal instrumento de promoção e divulgação da linguagem naïf no nosso país, com um contributo muito significativo para a revelação de novos valores, que todos os anos se tem verificado.
Esta exposição vai ficar patente ao público até 15 de Setembro, todos os dias das 15 às 24 horas.

No Museu do Oriente toda a família pinta


Pintura em família ao domingo


O Museu do Oriente organiza, no dia 7 de Setembro, entre as 11h00 e as 12h30, uma oficina especialmente concebida a pensar nas famílias – “Aguarelas de aqui e de acolá”, através da qual, pais e filhos podem descobrir, desenvolver e divertir-se com os seus dotes artísticos.

Após um contacto privilegiado com as paisagens, rostos e cores do Oriente, através de uma visita ao Museu, “Aguarelas de aqui e de acolá” desafia os participantes a construir um diário da passagem pelo espaço expositivo, no qual as palavras dão lugar às pinceladas.

O óleo, a gravura e a aguarela não são técnicas exclusivas da arte ocidental, tendo-se desenvolvido também no Oriente, nomeadamente na China.

Neste dia, a diversão em família está garantida com uma oficina que promete muitas aventuras e novas experiências.


“Aguarelas de Aqui e de Acolá” ·

7 de Setembro, Domingo·11h00-12h30·

Público-Alvo: crianças de 4 a 8 anos, acompanhadas por um adulto·

Número de participantes: Mínimo de 10 (5 crianças e 5 adultos) e máximo de 20 (10 crianças e 10 adultos)·