segunda-feira, 16 de junho de 2008

Exposição de Pepo Alcala


CROMOGENIAS
Exposição Fotográfica

(Pepo Alcalá)


Com a série “Cromogenias”, Pepo Alcalá (Málaga, 1973) averigua os limites da fotografia abstracta.

Para isso trata de criar com ferramentas fotográficas, um mundo imaginado, modelado pela fantasia através de uma viagem interior.
Não são imagens digitais criadas informaticamente.

As matérias-primas de “Cromogenias” são a água e o vinho, os quais Pepo, com auxílio da luz busca a transparência destes elementos, fazendo com que adquiram formas e cores completamente abstractas, mas fotografando exclusivamente a realidade.
Este artista espanhol demonstra-nos que a fotografia não se baseia somente na observação e captação do natural mas permite criar imagens de grande beleza.


Patente de 17 de Junho a 12 de Julho,

Terça à Sábado, das 13:30h às 19:00h.

Colorida Galeria de Arte

Rua Costa do Castelo 63, Lisboa

" O que é o Teatro " no Espaço Braga



"O QUE É O TEATRO?"



Desde 10 de Junho e até 13 de Julho, o Espaço Braga traz à cena a exposição "O que é o teatro?", uma "encenação" composta por 25 cartazes que faz do Braga Parque palco de um retrato da arte do teatro e da sua história, numa retrospectiva das cenas mais marcantes daquela expressão artística em Portugal ao longo dos últimos anos.
Integrada nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, a mostra temática de imagens e de texto destina-se a "estrear", de uma forma pedagógica, noções relacionadas com interpretação, autores, aspectos sociais e espaços de representação junto de públicos menos familiarizados com a "arte de palco".

BRAGA PARQUE "O que é o Teatro?" -

Até 13 de Julho

Horário: 10 às 23 horas

Entrada livre

Ciclo de Cinema sobre o Oriente no Museu do Oriente


Viagens à cultura oriental


O Museu do Oriente apresenta “Viagens no Oriente”, nos dias 18, 22 e 26 de Junho, às 18h00, um ciclo de cinema que transporta o público para distintas paisagens asiáticas, com passagem pela Índia, Malásia, Tailândia e China.

A especial atenção dedicada aos sítios e às gentes, que servem de pano de fundo às histórias contadas, é o elemento de interligação entre os diferentes filmes escolhidos.

L’ Intouchable, de Benoît Jacquot, é exibido no dia 18 de Junho e narra a história de Jeanne, uma jovem actriz que descobre, através da sua mãe, que o pai é um indiano que, em tempos, conheceu nas margens do rio Ganges.
A jovem abandona, então, os ensaios da peça de Brecht, que tanto ambicionava fazer, e aceita um papel desprestigiante num filme menor, apenas com o intuito de ganhar dinheiro, rapidamente, para partir para a Índia onde espera, mas teme, encontrar o pai biológico.

No dia 22 é exibido How is Your Fish Today?, de Xiaolu Guo, que relata o drama pessoal de um jovem chinês que, após assassinar a sua amante, empreende uma fuga solitária, através do país, em direcção à “terra prometida”: uma aldeia com neve na fronteira Norte da China.

Workingman’s Death, um documentário de Michael Glawogger, finaliza o ciclo no dia 26 de Junho, com um retrato dos extremos a que chegam cinco trabalhadores para ganharem a vida.
Da Ucrânia à Indonésia, passando pela Nigéria, China e Paquistão, esta é uma viagem aos quatro cantos do Mundo para explorar as profissões mais perigosas e pesadas do início do século XXI.
“Viagens no Oriente” prolonga-se até 27 de Julho e dá a conhecer, em profundidade, aspectos da realidade e da cultura dos países orientais, que permanecem, em grande medida, desconhecidos do público ocidental.

Ciclo “Viagens no Oriente”
18 de Junho L’Intouchable, de Benoît Jacquot
22 de Junho How is Your Fish Today?, de Xiaolu Guo
26 de Junho Workingman’s Death, de Michael Glawogger