sexta-feira, 18 de julho de 2008

João Garcia ganhou mais oito mil e muitos metros!!!


JOÃO GARCIA CONQUISTA BROAD PEAK

O alpinista português João Garcia conquistou ontem o topo da montanha Broad Peak, a décima segunda montanha mais alta do Mundo, situada na região de Karakoram, nos Himalaias, com 8.047 metros.
No ataque final ao topo do Broad Peak, João Garcia partiu do Campo 3, a 7.050 metros, tendo demorado quinze horas para subir os 997 metros que o separavam do cume.
A descida até ao Campo 3 demorou oito horas.
A escalada foi realizada, como sempre, sem recurso a oxigénio artificial, dois meses depois de ter alcançado o topo do monte Makalu.
Durante o dia de hoje João Garcia irá descer para o Campo 2 e finalmente para o Acampamento Base.
Com esta ascensão relâmpago, João Garcia acaba de conquistar a 11ª montanha com mais de 8.000 metros.
No âmbito do projecto “À conquista dos picos do Mundo”, que decorrerá até 2010, só faltam escalar 3 montanhas - Manaslu, Nanga Parbat e Annapurna.
Quando atingir este objectivo, o nome de João Garcia ficará inscrito no clube restrito de alpinistas que já o conseguiram escalar as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude.
Ao apoiar este conjunto de expedições de alpinismo, o Millennium bcp dá continuidade à sua aposta em projectos inovadores e de dimensão internacional, que possibilitem uma maior exposição e protagonismo de Portugal em todo o Mundo.

Atalanta, Medeia e Clap Filmes


OS AMORES DE ASTREA E CELADON

de Eric Rohmer


Depois de uma semana em exibição, o novo filme de Eric Rohmer Os Amores de Astrea e de Celadon é já um sucesso de bilheteira.

Aos 87 anos, Eric Rohmer continua pleno de energia e de humor, e oferece-nos uma divertida adaptação do romance L’Astrée.

Uma viagem ao tempo dos druidas, uma curiosa e empolgante história de amor. Aos 87 anos o realizador revela o mesmo olhar límpido e perfeito, transparente e, ousaria dizer, puro.


FANNY ARDANT em Portugal


A conceituada actriz francesa Fanny Ardant encontra-se em Portugal para realizar o casting de actores para a sua primeira longa-metragem.

“Cendres et Sang” é uma história de confronto entre dois mundos, em que nos vemos face a uma sociedade regida por um código de honra no qual a tradição e o sangue ditam a lei.

Com argumento e realização de Fanny Ardant, esta obra será produzida por Paulo Branco numa co-produção entre França e Portugal.

LUZ SILENCIOSA de Carlos Reygadas


Luz Silenciosa conta a história de Johan, um homem casado, contra as leis da sua fé e das crenças tradicionais apaixona-se por outra mulher enfrentando assim um dilema interno, o de trair a sua mulher, a mulher que ele amou e romper desta forma a estabilidade aparente da comunidade ou sacrificar o seu amor verdadeiro e felicidade futura.

Vá ao Delta Tejo!


Os Couple Coffee and Band apresentam-se já neste sábado no palco do Festival Delta Tejo, pelas 20:15 horas.

No reportório escolhido para este concerto estão temas do seu novo álbum - Young and Lovely, 50 aos de bossa nova - mas também muitas canções dos dois discos anteriores, nomeadamente do álbum de tributo a Zeca Afonso, já apontado pela crítica como um dos melhores discos de homenagem ao cantor e compositor.
A carreira dos Couple Coffee está num momento muito feliz e de grande desenvoltura.
Para além da gravação ao vivo e da edição do disco de comemoração dos 50 anos de Bossa Nova, a banda tem vindo a tocar em vários pontos do país (ainda no passado fim de semana tocaram na Malaposta, em Odivelas e em Coimbra, no Jardim da Sereia, para uma entusiasmada plateia que ultrapassava o milhar de pesssoas).
Também fora de Portugal a música da banda de Luanda Cozetti é apreciada e reconhecida.
A Sevens Skies, uma rádio russa, tem destacado o tema "Tenho um primo convexo" nos seus programas.
Dada a adesão dos ouvintes, a banda foi convidada a gravar IDs para esta estação.

Dia dos Avós no Olivais Shopping!


Camilo na Rota da Arte



"Arte na Rota de Camilo" inspira artistas




O Centro de Estudos Camilianos, estrutura que faz parte da Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, concelho de Vila Nova de Famalicão, tem patente até ao dia 9 de Novembro a exposição colectiva intitulada “Arte na Rota de Camilo”.


Ao todo são mais de 40 obras de arte inspiradas na vida e obra camiliana, da pintura à escultura, da autoria de vinte e sete artistas provenientes de todo o País.


A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da Casa-Museu de Camilo, e em colaboração com a Associação de Escultura e Arte Contemporânea de Famalicão, lançou o desafio ao qual os artistas responderam entusiasticamente apresentando um enorme diversidade de trabalhos sugeridos pelos mais variados aspectos tanto da vida como da obra do romancista.

Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, “Camilo Castelo Branco constitui um pólo de atracção de cultura e, também, uma fonte de inspiração para a criação artística”.

“É o que acontece na exposição “Arte na Rota de Camilo”, que tem como ponto de partida a vida e obra do autor do romance “Amor de Perdição”.

O autarca acrescenta ainda que esta “é mais uma iniciativa de enorme valor cultural que projecta a figura de Camilo Castelo Branco e do Município de Vila Nova de Famalicão no país e no estrangeiro, cumprindo uma das principais missões da casa do grande escritor de Seide.”



Lou Reed no Campo Pequeno



LOU REED
19 Julho- Campo Pequeno 21h30



Pai da música alternativa e poeta das esquinas de Nova Iorque, Lou Reed foi o fundador e um dos vocalistas da mítica banda Velvet Underground.
Este cantor, guitarrista e compositor norte-americano com fortes influências de Iggy Pop, New York Dolls e David Bowie marcará presença no dia 19 de Julho na arena do Campo Pequeno para um concerto em memória dos 35 anos do seu álbum a solo, Berlin.
Foi no ano de 1971 que Reed iniciou a sua eclética carreira a solo.
Um ano depois, a canção produzida por David Bowie, 'Walk on the Wild Side', do álbum Transformer, transformou-se num hittremendo alcançando os números cimeiros dos top charts mundiais.
Em 1973 o ábum Berlim tomou de assalto todos os fãs.
Considerado por muitos críticos de arrojado, este compêndio musical prima pelos sons de orquestra.
Faixas como 'How Do You Think it Feels?' e 'Sad Song' tornaram-se verdadeiros clássicos da cultura pop.
Lou Reed, uma das mais voláteis personalidades do rock, é reconhecido pela classe musical como um homem que marcou uma época deste estilo musical.
Reed subverteu as regras do rock and roll ao introduzir nas suas letras questões relacionadas com bondage, travestis, cultura de droga e transexuais.
Lou Reed, como guitarrista, foi também um pioneiro no uso da distorção e feedback para a construção de melodias improváveis que fizeram dele um artista mundialmente aclamado.
Não parando de surpreender os fãs, Lou Reed casou este ano, a 12 de Abril.
Com 66 anos decidiu formalizar a união com a sua companheira de longa data, Laurie Anderson, numa cerimónia privada em Boulder, Colorado.
Em Portugal Lou Reed estará em palco acompanhado por cerca de 30 pessoas, onde se incluem Steve Hunter, guitarrista original do álbum, Mike Rathke (guitarra), Rupert Christie (teclas), Fernando Saunders (baixo e coro), Rob Wasserman (contra-baixo), Tony "Thunder" Smith (bateria) e o New London Children's Choir.
Com direcção musical de Bob Ezrin, produtor original de Berlin, os arranjos são assinados por Hal Willner com a London Metropolitan Orchestra.
Por isso, se nasceu, cresceu ou se só agora descobriu Lou Reed...não perca este concerto que celebra a brilhante carreira deste incontornável artista.

Jardim dos Sons no Goethe Institut




Preparem-se para viajar pelo mundo dos sons!


A convite do Goethe-Institut a Editora 101 Noites irá apresentar o audiolivro Querida Mãe no próximo dia 21 de Julho, pelas 19h.


No jardim do Goethe-Institut, depois de escutar um excerto deste audiolivro, o público poderá assistir a um debate moderado pela editora Sandra Silva no qual irão participar a o actor Filipe Vargas e o músico Alexandre Cortez.


Também será possível ouvir o audiolivro Querida Mãe - Cartas de Escritores às Mães na íntegra através de auscultadores instalados nas chaise-longues do Jardim dos Sons.


O objectivo da iniciativa Jardim dos Sons, que decorrerá entre 14 e 23 de Julho, é focar os diferentes aspectos artísticos do mundo do ouvir: desde a peça radiofónica, aos audiolivros passando pela rádioarte, porque o ESCUTAR está em pleno Renascimento!

Mãe – uma antologia literária (Livro) + Querida Mãe (Audiolivro) Querida Mãe reúne cartas de Lord Byron, Edgar Allan Poe, Gogol, Baudelaire, Flaubert, Dostoievski, Tolstoi, Rimbaud, Oscar Wilde, Proust e Fernando Pessoa às suas mães.

Estes escritores revelam nesta correspondência as suas angústias e as suas conquistas, disputas e reconciliações, desgostos e alegrias e, acima de tudo, o seu profundo amor filial.

Na sua maioria inéditas em português, estas páginas íntimas constituem, graças às biografias que as acompanham, um documento valioso para o conhecimento da vida e obra de alguns dos maiores vultos da literatura mundial. Uma homenagem a todas as mães do mundo.
O livro Mãe – uma antologia literária reúne textos de grandes vultos da literatura nacional e internacional.

Uma viagem não só pela escrita de diferentes autores, estilos e épocas, como pela diversidade dos significados que a maternidade pode assumir.
De Camões a Florbela Espanca, de Eça de Queirós a António Nobre, de Victor Hugo a Baudelaire, de Oscar Wilde a Proust, de Fernando Pessoa a Mário de Sá-Carneiro, de Marguerite Duras a José Luís Peixoto, os escritores reunidos nesta antologia dão o seu contributo para a criação de um “panegírico mundial” à figura ímpar da Mãe.

Porque, sem dúvida, o amor materno é o sentimento mais puro e genuíno e, como disse Balzac, “O coração de uma mãe é como um abismo no fundo do qual encontramos sempre perdão”.

Festival Noites na Nora!!! Não perca! Em Serpa!



VINTAGE DELUXE CAIS SODRÉ CABARET!
18 JULHO . FESTIVAL NOITES NA NORA 2008 .
SERPA
Durante estes dias de Festival pode assistir a peças de Teatro apresentadas por Grupos que chegam de vários pontos do País.
O cinema também estará presente não esquecendo, claro, os concertos.
Os workshops não faltam para que a sua cultura geral se torne ainda mais rica.
Porque os festivais não são só divertimento também são aprendizagem.
Vá a Serpa! Não perca!

Museu do Oriente recebe Naíde Gomes

Naíde Gomes em destaque no Museu do Oriente

O Museu do Oriente exibe, a 19 de Julho, Sábado, às 15h00, no Auditório, um documentário sobre a atleta Naíde Gomes, integrado na série “Campeões”.




A iniciativa, conjunta com o Comité Olímpico Português e a RTP 2, apoia a Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de 2008, organizados pela República Popular da China.
“Campeões” é um conjunto de seis retratos de atletas – Naíde Gomes, Nelson Évora, Vanessa Fernandes, Joaquim Videira, João Rodrigues e Telma Monteiro – que, através de percursos muito díspares são, cada um a seu modo, encarnações do espírito olímpico.
A série chama a atenção para as qualidades e características de quem aspira a ser um campeão, sem esquecer a sofisticação técnica e científica que hoje é indispensável no mundo da alta competição.

Teatro nas Ruinas do Carmo




“VIEIRA – O CÉU NA TERRA”de FILOMENA OLIVEIRA e MIGUEL REAL

encenação FILOMENA OLIVEIRA

“Vieira – O Céu na Terra”, original de Miguel Real e Filomena Oliveira será apresentado ao ar livre, nas Ruínas do Convento do Carmo, no âmbito da iniciativa “Teatro Nacional – Outros Palcos”, que conta com o apoio do Turismo de Portugal.



O espectáculo, com que os autores homenageiam o Padre António Vieira no ano em que se celebra o IV centenário do seu nascimento, estreia no dia 18 e estará em cena até 16 de Agosto.

“Vieira – o Céu na Terra” retrata o tempo e a figura de uma personagem emblemática da cultura e um dos maiores prosadores de língua portuguesa.

No histórico cenário das Ruínas do Carmo, celebra-se a existência de um dos maiores pensadores de sempre, evidenciando-se a sua fabulosa singularidade.

Com espaço cénico de Andrzej Kowalski, o espectáculo conta com um elenco de 16 actores, onde se destacam Bruno Schiappa, Cármen Santos, João Lagarto, Júlio Martin ou Marques D’Arede, entre outros.

No papel do Padre António Vieira, estará José Henrique Neto.

Da ligação entre o céu e a terra, ou entre o intemporal e o temporal, vem o título deste espectáculo que pretende não só retratar a figura de Vieira, mas também o próprio tempo histórico em que ele viveu.

“Padre António Vieira foi o português mais fracassado de todos os tempos.

Nada do que sonhou se cumpriu, todas as suas profecias se frustraram, todos os seus planos políticos se goraram e toda a sua glória foi póstuma”.

Assim definem Filomena Oliveira e Miguel Real, em poucas palavras, o destino de um homem que se viu, até ao fim dos seus dias, apreciado como orador, apesar de votada a sua obra e o seu papel na sociedade ao esquecimento.

Tendo sido o mais famoso pregador religioso português, homem de muitos ofícios – missionário, diplomata, político, orador, escritor –, a sua imaginação social e as suas práticas religiosas, sociais e políticas são indispensáveis à compreensão do século XVII.

A construção de uma sociedade livre, sem fronteiras, era defendida através de uma retórica única onde o sermão, os bons exemplos e as boas práticas sociais vigoravam.

" A JUIZA" hoje na Sony Entertainment Television


SONY ENTERTAINMENT TELEVISION ESTREIA
A QUARTA TEMPORADA DE A JUÍZA



A JUÍZA

A Juíza, protagonizada pela actriz Amy Brenneman (Pânico no Túnel, A Balada de Nova Iorque), conta a história de uma mulher recém divorciada e com uma filha, que regressa à sua cidade natal para viver com a mãe depois de obter um lugar como juíza.

A história da protagonista, Amy Gray, é baseada na história verídica da mãe de Amy Brenneman sobre três mulheres de gerações diferentes “obrigadas” a viver debaixo do mesmo tecto e a superar as dificuldades pessoais e profissionais de uma nova vida.
Depois da separação, Amy Gray (Amy Brenneman) regressa a Hartford, no Connecticut, o lugar onde nasceu, na companhia da filha Lauren, para assumir o lugar de juíza do Tribunal de Menores.

Isto supõe voltar à casa de família, a qual terá que partilhar com uma mãe de personalidade forte, Maxine (Tyne Daly – Cagney & Lacey), além de ter que restabelecer relações com os irmãos Vincent e Peter e a mulher deste último, Gillian.
No terreno profissional conta com a preciosa ajuda de Bruce Van Exel, o seu assistente no Tribunal de Menores, que é um grande apoio.

Sem dúvida que Amy se encontra perante novas situações e responsabilidades com as quais nunca sonhou, mas ao mesmo tempo terá surpresas e experiências inesquecíveis.
O seu cargo como juíza do Tribunal de Menores traz-lhe casos de diferente índole, que deve resolver procurando sempre o bem-estar das crianças e adolescentes.

Isto provoca muitas vezes conflitos pessoais entre o que ela faria pessoalmente e o que dita a lei e também com todos os que a rodeiam, especialmente com a mãe, que depois do regresso de Amy resolveu voltar ao trabalho.

Estreia: Sexta 18 de Julho às 16h00
Emissão: Segunda a Sexta às 16h00
Intérpretes: Amy Brenneman, Tyne Daly, Dan Futterman, Kevin Rahm

Rock na Praia:2ª edição


Festival Rock na Praia 08 - 2º Acto Pé no Rio 19 de JulhoRock na praia:
Quem provará que o Rock é imortal?
Dia 19 de Julho vai acontecer a segunda fase do concurso de bandas de garagem Rock na Praia.
Do 2º Acto Pé no Rio passam 2 bandas que se vão juntar aos Blá Blá Blá e os Fried Chicken and Gasoline para a final dia 9 de Agosto na praia de Apúlia, onde actuam como bandas convidadas os OIOAI e os BED NOISE(vencedores da edição anterior);
a apresentação desta edição está acargo de Ana Galvão (Antena 3).
As bandas que irão provar a imortalidade do Rock são:
F.M. (Cascais)
Matria (Moita)
Pop Magazine (Celorico de Bastos)
The Agency (Lisboa)
Trauma (Fafe)