quarta-feira, 14 de maio de 2008

Rock in Rio prossegue a sua marcha



EU VOU SER SURPREENDIDO
NOS TRANSPORTES PÚBLICOS


Na continuidade da campanha de rua que o Rock in Rio-Lisboa 2008 está a desenvolver para a promoção do uso de transportes públicos; esta tarde Ricardo Carriço, um dos embaixadores do Projecto Social do evento, e os animadores do Rock in Rio-Lisboa 2008 surpreenderam os utilizadores do comboio Intercidades, com origem na estação da CP de Santa Apolónia.

Esta campanha que começou no passado dia 6 de Maio vai continuar a premiar in loco e de surpresa as pessoas que estiverem a utilizar determinado transporte público – CP, Carris, Metro e Transtejo.

Até ao dia 20 de Maio os animadores do Rock in Rio-Lisboa 2008 vão continuar a surpreender de uma forma divertida com muita música e animação os utilizadores de transportes públicos!

Paralelamente a esta acção está a decorrer a campanha “Eu Vou… de Transportes Públicos” que visa incentivar o público do Rock in Rio-Lisboa 2008 a deslocar-se até à Cidade do Rock de transportes colectivos.

Uma cerimónia fora do vulgar-Case-se no Maxime!


UMA OCASIÃO A NÃO PERDER???

Última semana do Cirque du Soleil



O primeiro espectáculo Cirque du Soleil em Grand Chapiteau, QUIDAM, está no Passeio Marítimo de Algés até dia 25 de Maio.
Todos os dias, de 3ª a Domingo, Quidam maravilha cerca de 2.500 pessoas com a sua magia e a sua arte.
Perfeccionistas, cerca de 50 artistas sobem diariamente à arena do Grand Chapiteau para surpreender, a cada instante, os espectadores.
Não perca os últimos dias desta viagem ao mundo do Cirque du Soleil.
Até 25 de Maio!
Quidam, pronunciado "key-dam", vem do latim e significa transeunte anónimo, uma figura solitária numa rua qualquer, alguém que passa à pressa, que se sente sozinho no meio da multidão.
Dirigido por Franco Dragone, Quidam transforma um mundo anónimo num espaço de esperança e de relacionamentos.
Horário dos espectáculos:
3ª a Sábado às 21h30
Sábados também às 17h30
Domingos às 16h30 e 20h30

Maio de 68 lembrado por Júlio Isidro



22h00 - MEMÓRIAS DE MAIO
HOJE


Pela mão de Júlio Isidro a RTP faz-nos reviver os acontecimentos de Maio de 68...

Porquê Memórias de Maio? Porque este programa irá fazer um percurso sobre todo o ano de 1968, partindo-se do princípio que as barricadas em Paris e o que representaram estão antes do mês de Maio e que os seus ecos ultrapassam o ano de 68.

Assim, vamos propor aos espectadores uma viagem no tempo, ilustrada com breves depoimentos e entrevistas, imagens de arquivo e momentos musicais.

Vamos falar de França, da América Latina, do Brasil, dos E.U.A., e de Portugal, associando por analogia e também por contraste os reflexos do Maio de 68.
Será a Primavera de Praga, a guerra do Vietname e a contestação na América com Dylan e Joan Baez, o assassinato de Martin Luther King, o filme 2001 Odisseia no Espaço, a noite das barricadas, o assassinato de Robert Kennedy, os Jogos Olímpicos no México.

Falaremos de Cuba e de Che Guevara, do Chile e de Pablo Neruda, do Brasil e da ditadura, do Festival da Canção do Rio de Janeiro, do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, de Portugal e do Festival RTP da Canção com Carlos Mendes, do festival de Vilar de Mouros, do Benfica campeão nacional, da selecção de hóquei em patins campeã do mundo, das séries da RTP como Lassie, O Santo, Olho Vivo, Missão Impossível, da passagem de Vinicius de Moraes por Portugal, etc.
A acção passa-se num cenário ao estilo de uma esplanada parisiense.
Nas mesas estão os convidados que falam sobre o ano de 68.
Eles são: Diana Andringa, Fernando Rosas, Ana Gomes, Isabel Stilwell, Vítor Serpa, André Letria e Gilda Nunes Barata

Os "The Soaked Lamb" no Maxime


THE SOAKED LAMB


A palavra retro é muito “moderna” para descrever a música que se vai ouvir no Maxime, quando os The Soaked Lamb subirem ao palco na próxima sexta, dia 16 de Maio.
Imagine-se uma música feita antes da rádio ter sido inventada.
Antes de poderem ser feitas gravações.
Imagine-se que essa música se chama Blues e vem dos estados do sul.
Antes de Chicago e da guitarra eléctrica.
Imagine-se os Blues contemporâneos do ragtime, com o cheiro do café e a leveza do algodão. Imagine-se os autênticos Piedmont Blues, misturados com rag, boogie-woogie, swing e gospel.
Este é o som dos The Soaked Lamb!O CD que se promove neste espectáculo foi gravado aos domingos - calmamente, ao longo de mais de um ano - dias esses em que se comia ensopado de borrego e se gravavam blues ainda com o hálito a cravinho, cominhos e vinho.
Facto que evidentemente se nota quando se ouvem as músicas com atenção.
Nem são precisas explicações complementares.
É este hálito que a banda quer partilhar - em ambiente acústico - com o público, a quem se pede para não trazer para a sala qualquer artefacto electrónico (pacemakers inclusivé!) que possa interferir com os instrumentos de musico-navegação.
Silêncio, que se canta os Blues. Praise the Lord!Para que nada falte a esta noite, as Produções deLuxe Banana têm ainda a honra de apresentar o duo Miss Scarlett & Carlos, do Cais Sodré Cabaret!, que fará girar o prato da grafonola depois do espectáculo.
Com eles, quem sabe - ainda faz parte do segredo dos deuses - se a noite não terá um cheirinho a pó-de-arroz com a presença das nossas delicadas e sensuais retro pin-ups…

Dia Internacional dos Museus


Dia Internacional dos Museus

18 Maio

Feira de Artesanato e Marionetas
Museu da Marioneta

18 Maio 11h00-17h00

Entrada Livre
Ateliers para Famílias
Construção de Fantoches Marionetas de Sombra

Museu da Marioneta
Construção de Fantoches 11h30 às 12h30
Marionetas de Sombra 16h00 às 17h00
Entrada Livre Sujeito a Marcação Prévia

Museu Colecção Berardo

18 Maio

Ateliês para crianças ou famílias.
Visitas guiadas à exposição da Colecção Berardo e à exposição “Por uma Vida Melhor”, de Gérald Bloncourt.
Visita guiada Como explicar uma obra de arte a um extraterrestre? Kit Júnior.
Hola Lisboa Festival de Cinema Ibero-Americano
Cinema São Jorge
Dia Internacional dos Museus
Vários locais

Festas da cidade em Vendas Novas


Bifanas, tasquinhas, artesanato e produtos locais uma combinação única
em Vendas Novas


As festas regressam a Vendas Novas. Ainda há pouco terminou o programa das comemorações do 25 de Abril e já se iniciam as cerebrações do 15.º Aniversário da Elevação de Vendas Novas a Cidade.

Um vasto programa animará o concelho até 30 de Maio com actividades que vão desde as recriações históricas, ao hipismo, gastronomia, música, corrida de touros, dança, atletismo, futebol, ciclismo, cicloturismo e BTT.

O ponto alto centra-se na promoção do que é genuíno do concelho, ou seja, da sua gastronomia, artesanato e produtos locais.

Desvendar os segredos, os costumes e tradições, a história e produtos da nossa terra, é seguramente um prazer para quem expõe e para quem nos descobre.

Baseado neste conceito, o Município de Vendas Novas organiza, entre 16 e 18 de Maio, o 3.º Festival de Gastronomia, Artesanato e Produtos Locais e o 2.º Festival da Bifana.


Este evento tem vindo a alcançar um sucesso imenso, tendo tido um recorde de 20.000 visitantes na última edição.

Para além dos expositores locais e dos espectáculos musicais, as tradicionais “tasquinhas” com os saborosos e variados petiscos alentejanos e a característica bifana de Vendas Novas são elementos que distinguem este Festival.

A bifana é uma especialidade que marca o património gastronómico e a história de Vendas Novas pois há mais de 30 anos que sacia apetites aqui e além fronteiras …

Ela tem o dom de conseguir despertar os nossos cinco sentidos.

Primeiro quando entramos no café ou restaurante deixamo-nos levar pelo aroma que logo abre o apetite, da cozinha soam as pancadas do martelo que tornam tenrinho e mais saboroso o bife. Quando a bifana chega finalmente à mesa, a cor do pão meio torrado deixando antever a dourada bifana, o papo-seco que ainda quente se sente fumegar nos nossos dedos, tudo nos conduz para o espoletar do momento final ou seja, o prazer da primeira dentada.


Para animar a festa haverá, no dia 16, um espectáculo de percussão com os “Toca a Arrufar”, no dia 18 a actuação de “Boss AC” e no dia 19 do grupo de música popular “Outra Margem”.


O Festival decorre no espaço junto às Piscinas Municipais, tem inauguração marcada para as 18 horas de sexta-feira, dia 16, e entradas gratuitas durante os três dias.

Embaixada do Rock in Rio no Porto


Último dia de festa na
“Embaixada Rock in Rio” no Porto!

Amanhã, dia 15 de Maio, a organização do maior evento de música e entretenimento do mundo prepara o último dia de festa da Embaixada Rock in Rio, na Estação de S. Bento (Praça Almeida Garrett), no Porto!

Apoiado pelo parceiro CP e pelo patrocinador Vodafone este espaço promoveu durante um mês a presença do Rock in Rio na Cidade Invicta, proporcionando uma programação diferente para cada dia da semana às cerca de 60 mil pessoas que diariamente utilizam a Estação de S. Bento!


Para assinalar o último dia de festa, entre as 17h e as 18h de amanhã vão comparecer na Embaixada do Rock in Rio os Plaggio, banda vencedora do Concurso de Bandas de Garagem 2008 da Federação Académica do Porto (FAP), aos quais vão ser entregues as credenciais simbólicas de acesso ao evento para actuarem no Sunset Rock in Rio no dia 6 de Junho!

Outra presença já confirmada são os Skeezo, a melhor banda do Live&Go! na Embaixada do Rock in Rio, acção desenvolvida pela Vodafone, nos dias 15 e 16 de Abril, que vão receber um passe para participarem na Corrida de Sofás da Vodafone, no próximo dia 17 de Maio.

Também alguns representantes da Tuna da Universidade Católica do Porto, vencedora do FITA (Festival Internacional de Tunas Académicas), organizado pela FAP, vão estar presentes e receber bilhetes para participarem no evento no dia 1 de Junho, oferecidos pela organização do Rock in Rio-Lisboa, garantindo assim a actuação no recinto durante esse dia.

E para completar a celebração estará também presente Verónica Larrenne, artista portuense confirmada para actuar no Sunset Rock in Rio no dia 31 de Maio que entregará, em nome do Rock in Rio, as credenciais aos Plaggio.


A festa continua a partir de 30 de Maio, no Parque da Bela Vista, em Lisboa!

Miguel Azguime na FNAC Forum Coimbra

Itinerário do Sal
de Miguel Azguime
14 de Maio às 21h30
FNAC Forum Coimbra


Reflexão sobre a Criação e a Loucura, a ópera multimédia Itinerário do Sal gira em torno da linguagem, da palavra-sentido e da palavra-som. O performer e autor em palco talha ao vivo novos caminhos na música electrónica. O som, a luz, as imagens e o movimento como que desenhados, pintados ou esculpidos, desafiam de forma poderosa, intensa e emocionante as convenções e os limites entre Música, Teatro e Ópera. A sessão conta com a presença de Miguel Azguime.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03 Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Fonoteca Municipal de Coimbra evoca 10 anos da morte de Frank Sinatra

Música de
FRANK SINATRA
14 de Maio
Fonoteca Municipal
Casa Municipal da Cultura de Coimbra


Horário
Segunda a Sexta: 10h00 _ 19h30 Sábado: 13h30 _ 19h00
Informações
Casa Municipal da Cultura;
Rua Pedro Monteiro; 3000-329 Coimbra;
Telef. 239 702 630 Fax 239 702 496
cultura@cm-coimbra.pt
www.cm-coimbra.pt

Teatro pelas Escolas de Vila Franca de Xira



“Os Aprendizes do Fingir”
sobem ao palco
em Alverca do Ribatejo

“Os Aprendizes do Fingir” é um Programa da responsabilidade dos Pelouros da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, cujo objectivo é promover a produção de teatro junto das camadas mais jovens da população, preenchendo objectivos curriculares, mas também sensibilizando-os para esta forma específica de arte.

Embora amador, o trabalho desenvolvido no âmbito deste Programa merece sempre uma
chancela de distinção, havendo lugar a acções de formação para alunos e professores,
sendo que o trabalho final é resultante do envolvimento e dedicação de um conjunto
assinalável de pessoas.

Envolvendo participação das EB 2,3 e Escolas Secundárias do Concelho de Vila Franca de
Xira, “Os Aprendizes do Fingir” sobem ao palco dias 16 e 17 de Maio, no Auditório da
Sociedade Filarmónica de Recreio Alverquense
, em Alverca do Ribatejo.

Fado em Si Bemol

Fado em Si Bemol
"Live"
16 de Maio às 22h00

FNAC Forum Coimbra

Fado em Si Bemol é um projecto composto por cinco músicos com formação e experiências muito distintas. Do fado ao jazz, da bossa nova à morna, procura um fio condutor entre vários estilos. Apresentando-se de forma informal e despretensiosa, dilui assim os formalismos característicos dos diferentes géneros e revela uma nova fusão da linguagem musical. O resultado é um cocktail de expressão portuguesa pintado com cores diferentes e recriado com os toques mágicos de uma guitarra portuguesa.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Novo livro de Ondjaki


AVÓDEZANOVE E O SEGREDO DO SOVIÉTICO

de ONDJAKI


Avódezanove e o Segredo do Soviético é o título do mais recente romance de Ondjaki que será apresentado no dia 21, quarta-feira, no Diana Bar, às 21h30.


Após ter marcado presença em mais uma edição do Correntes d’Escritas em Fevereiro deste ano, o escritor angolano regressa à Povoa de Varzim para o lançamento do livro agora editado pela Caminho.

Contos, romances, poemas e ainda livros infantis completam o universo literário do escritor que, nos últimos anos, contou com as seguintes publicações: Actu Sanguíneu, poesia, 2000; Bom Dia Camaradas, romance, 2001; Momentos de Aqui, contos, 2001; O Assobiador, romance, 2002; Há prendisajens com o xão, poesia, 2002; Quantas Madrugadas Tem a Noite, romance, 2004; Ynari: a menina das cinco tranças, infantil, 2004; E se amanhã o medo, contos, 2005; Os da minha rua , estórias, 2007.

Sobre o autor:
Nasceu em Luanda, em 1977. Prosador, poeta, sonhador, nadador de distâncias curtíssimas, praticante profissional de ociosidade dinâmica e alçamento de copos (categoria ligeiros).

Co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá cresçam Pitangas – histórias de Luanda, 2006).

É membro da União dos Escritores Angolanos e da Sociedade Protectora do Anonimato de Gambozinos.

Alguns livros seus foram traduzidos para francês, espanhol, italiano, alemão, inglês e chinês. [www.kazukuta.com/ondjaki]