domingo, 1 de junho de 2008

" China " no Museu do Oriente

“China” de William Yang
UM CONTADOR DE HISTÓRIAS NO MUSEU

O espectáculo China, de William Yang, integrado no Alkantara Festival, é apresentado no Auditório do Museu do Oriente, a 3 e 4 de Junho, às 21h00.
Chinês nascido na Austrália, William Yang transporta o público desde as ruas de Beijing, onde lojas de informática competem com memórias da Revolução Cultural e ecos da Dinastia Ming, à montanha sagrada de Huang Shan, uma escalada obrigatória para qualquer chinês peregrino-turista.
Documentário social e, ao mesmo tempo, resultado de uma observação pessoal, China é uma viagem de reflexão sobre o significado da cultura e a importância da pertença, tanto para o artista como para o público. O humor acutilante de William Yang, a sensibilidade do seu olhar, a capacidade de captar o mínimo detalhe e as surpreendentes fotografias, desfilando ao ritmo da música de Nicholas Ng, fazem deste espectáculo uma experiência teatral inesquecível. William Yang nasceu em 1943, na Austrália. Escritor e fotógrafo, é sobretudo através de monólogos que gosta de apresentar as suas fotos e os vídeos.

Bill Callahan em Braga


BILL CALLAHAN
NOME DE CULTO DA MÚSICA
“FOLK”
APRESENTA “WOKE ON A WHALEHEART”

Mais conhecido por “Smog”, o cantor e compositor norte-americano Bill Callahan traz ao theatro Circo, a 2 de Junho (22h00), “Woke on a Whaleheart”, primeiro trabalho discográfico editado em nome próprio.

Ritmos “folk” experimentais, letras profundas e uma delicada tendência para o humor negro, característica menos acentuada neste novo projecto, são algumas das particularidades que fazem de Callahan um dos nomes em destaque no contexto “indie” internacional.

Com primeira parte assegurada por Alasdair Roberts, cantor e guitarrista escocês que trás na bagagem as sonoridades melódicas do recente “The Amber Gatherers”, Bill Callahan traz a Braga o projecto resultante de uma mistura de géneros tão distintos como “gospel”, “blues”, “folk”, “rock” e “country” que deixa antever uma viragem no estilo que caracterizou um percurso de duas décadas.

Se, enquanto “Smog”, o autor de “Woke on a Whaleheart” usou o experimentalismo como base para temas dominados por uma melancolia e um humor negro, presente na maioria dos poemas que compunha, o seu reaparecimento artístico em 2007 – como Bill Callahan – desvenda maior concentração no processo de composição e escrita de canções reveladoras de um estado de espírito menos obscuro, mais optimista, não cedendo, contudo, ao conformismo.

Reflexo desta nova postura, “Woke on a Whaleheart”, álbum em que a voz de barítono de Callahan adquire um destaque nunca antes atingido.

Abre com “From the Rivers to the Oceans” e prossegue com “A Man Needs a Woman or a Man To Be a Man”, com o “single” de apresentação “Night” e “Sycamore”, entre outros temas que se consubstanciam em «autênticos momentos de intimismo e paz interior».

Natural de Maryland, Bill Callahn iniciou-se no universo musical com um estilo “rock underground” de que resultaram canções, praticamente isentas de estrutura melódica, que fizeram parte do primeiro álbum, “Sewn to The Sky”.Com a assinatura de contrato com a editora “Drag City”, Callahan passou a ter ao seu alcance recursos que lhe permitiram uma crescente profissionalização, reflectida em projectos compostos por uma instrumentação mais simples e poemas mais elaborados e consistentes e dos quais são exemplo “Rain on Lens”, “Supper” ou “A River Ain’t Too Much to Love”.

Yamandu Costa no Instituto Franco-portugais


Bill Kaulitz dos Tokio Hotel em exclente forma

Depois de um concerto cancelado no Pavilhão Atlântico, Tokio Hotel sobem ao palco Mundo do Rock in Rio para contentamento de milhares de fãns.


Quando em Março a banda cancelou o seu concerto devido a problemas com as cordas vocais de Bill Kaulitz, e que a operação às cordas vocais «correu como previsto» tendo o vocalista Bill Kaulitz «recebeu alta nesse mesmo dia».

Hoje de volta, e saudável, a Portugal, para iniciar a Tournee mundial da banda, conta com o entusiasmo de milhares de fãns que desde esta madrugada aguardam juntos aos portões da cidade do Rock.
Durante cerca de hora e meia fizeram a "delicia" de muitos, pois os gritos e lágrimas eram imensos.

A Banda alemã, definitivamente, conquistou o publico portugês.

Os Tokio Hotel voltam a Portugal, ainda, este ano para compensar todos aqueles que "sofreram com o problema de saude de Bill Kaulitz.


Fotos: Sérgio Antunes Alves

Xutos actuaram para cerca de 40 mil pessoas

Depois das bandas mais juvenis, eis que sobe ao palco a banda desejada por todos os escalões etários, Xutos & Pontapés.


Pouco passava das 19h quando Tim diz "Boa tarde Lisboa!". Os Xutos & Pontapés vinham acompanhados pela Rock n' Roll Big Band e em conjunto soltaram os primeiros acordes de "Não Sou o Único".
Como não seria de esperar ás quase 40 mil pessoas presentes frente ao palco Mundo do Rock in Rio reagiram entusiasticamente logo de imediato.
A banda que se apresentara em versão "rock n´roll big band" com a secção de metais da banda do Hot Clube, desfilou alguns dos seus maiores êxitos, numa prestação muito aplaudida pelo público.
Pelo meio tocaram músicas como " O Mundo ao Contrário", "Fim de Semana", "Fim do Mês", as carismáticas "Homem do Leme" e "Circo de Feras", entre outras.

"Esta é para o pessoal que vos trouxe aqui para ver os Tokio Hotel", disse Tim, o vocalista, dedicando o tema "Fim do mês" aos pais de milhares de crianças e adultos que marcaram presença hoje no festival, no Dia Mundial da Criança.
A actuação terminou com a entrada dos jovens olímpicos que nos irão representar em Pequim ao som do mais conhecido tema da banda "Casinha".

Fotos: Sérgio Antunes Alves

Vencedores de concurso de Fados e Canções

CONCURSO DE COMPOSIÇÃO
DE FADOS E CANÇÕES

Nuno Filipe Rodrigues e José Manuel Martins vencem Concurso de Composição de Fados e Canções
Nuno Filipe Rodrigues, com "A Transformação das Abelhas", e José Manuel Martins, com "O Zé Castição", venceram o Concurso de Composição de Fados e Canções, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), no valor de 3.000 euros cada.
O concurso promovido através do Centro de Apoio aos Autores de Música (CAAM) teve como jurados os compositores e músicos Guilherme Inês, José Mário Branco, Renato Júnior e Ruben Alves.
Os autores concorreram com música e letra inéditas, Nuno Filipe Rodrigues venceu na área de canção, e José Manuel Martins, na do fado.
O concurso "tem como objectivo premiar uma canção e um fado, inéditos, da autoria de associados da SPA”, refere uma nota da SPA.
Segundo a mesma nota, as obras vencedoras "bem como as restantes oito finalistas, serão trabalhadas pelo CAAM no sentido de as colocar em artistas prestigiados que aceitem gravá-las e incluí-las no seu reportório".
Um CD com as dez maquetas, gravadas com piano e voz, será enviado para produtores, editoras discográficas e cantores, promete a SPA.

Palmela comemora Dia da Criança


Kartódromo Internacional de Palmela


Dia da Criança

1 de Junho

- Concerto "Avô Cantigas"
- Karting Junior *
- Pista de Rádiomodelismo
- Animadores (animação de palhaços e pinturas faciais)
- Torneio de Futebol Infantil
- Game zone e jogos tradicionais
- Pista de MTB (bicicletas todo-o-terreno)
- Actuação de Sevilhanas (infantis)* As receitas desta actividade reverterão para a Fundação do Gil ®;Todas as restantes serão gratuitas.

"Mestres da Luta" no Discovery Channel



DISCOVERY CHANNEL DÁ A CONHECER
AS LUTAS MAIS VIOLENTAS E ANCESTRAIS EM “MESTRES DE LUTA”


A série estreia no domingo 1 de Junho, às 22h10, dentro do especial “Noite dos Durões”
Dois lutadores norte-americanos, Jimmy Smith e Doug Anderson, viajam por todo o planeta para conhecer as diferentes escolas de combate corpo-a-corpo que existem.

Desde uma forma brutal de luta com paus nas Filipinas até ao karate “full contact” no Japão, Jimmy e Doug imergem em cada cultura, treinam as suas artes marciais e enfrentam um lutador local, absorvendo com entusiasmo os ensinamentos dos seus mestres.

Além disso, participam nos rituais das culturas correspondentes, uma vez que têm de se esforçar por aprender um estilo de luta que terão que pôr em prática depois de apenas cinco dias de treino.

Acompanhe-os nesta viagem visceral, perigosa e por vezes extremamente gráfica, na qual descobrem as formas de luta mais violentas do mundo.
Em cada episódio, Jimmy e Doug exploram um novo lugar onde existe uma luta própria, como o Kung Fu em Dengfeng, China, ou o boxe na Cidade do México.

Nestes lugares, depois de imergirem nos sons, odores e sabores locais, os protagonistas da série separam-se para treinar com mestres de cada método, desde uma arte de combate ancestral até uma forma moderna de luta com pontapés.
Depois de vários dias de treino intenso, cada um irá enfrentar um adversário local para comprovar os seus conhecimentos.
As lutas são reais e as feridas também: só o melhor vencerá.




Doug Anderson
Com uma alma e espírito de luta incansáveis, com apenas 25 anos de idade Doug já correu meio mundo.

Natural de New Jersey, Anderson alistou-se no exército dos Estados Unidos em 2002 e serviu um ano intenso na guerra do Iraque.
Foi na frente de combate que nasceu o seu interesse pelas artes marciais.


Depois de aprender Jiu-Jitsu, Doug foi guarda-costas de um alto cargo militar.

No exército ganhou nove medalhas, mas abandonou-o em 2005 e prosseguiu o seu treino em artes marciais.

É cinturão azul em Jiu-Jitsu e estudante de Muay Thai, kickboxing e boxe tradicional.

Jimmy Smith
Com um record de seis vitórias e uma derrota, Jimmy é uma estrela das artes marciais mistas. É conhecido pela sua agilidade e por poder derrotar o seu oponente em menos de 3 minutos.

É cinturão roxo de Ju-Jitsu e detém vários títulos importantes, como Campeão do Torneio Joe Moreira.

O combate está-lhe no sangue: o seu avô foi lutador de boxe no exército dos EUA e o seu pai ensinou-lhe os truques do combate tradicional. Iniciou-se nas lutas participando em luta livre na escola.

Estreia: Domingo 1 de Junho às 22h10
Emissões: Domingos às 22h10

Crianças não pagam no Rock in Rio


Hoje todas as crianças que vierem ao Rock in Rio, acompanhadas por um adulto, têm entrada gratuita.


As crianças até aos 12 anos terão uma pulseira onde será colocado o contacto telefónico do adulto que a acompanha.


Durante o dia terão muitas actividades no recinto, promovidas pelos patrocinadores, e a actuação de algumas bandas vocacionadas para esse publico, como os 4 Taste, as Just Girls e as Doce Mania no Palco Mundo e Jazzinho com Melo D no Palco Sunset.


Será um Dia Mundial da Criança diferente.

Dia da Criança nos Olivais




50º Aniversário do Grupo Estoril Sol


A assinalar o 50º Aniversário do Grupo Estoril Sol, Rodrigo Leão compôs uma peça original com 9 temas, com arranjos de Pedro Moreira, evocativos da história deste grupo empresarial.
CONCERTO EM SOL, reúne Rodrigo Leão ao Cinema Ensemble mas também à Orquestra Sinfonieta de Lisboa, sob direcção do maestro Vasco Pierce de Azevedo.
Um momento único e irrepetível, CONCERTO EM SOL, uma homenagem à Estoril Sol da iniciativa do seu presidente do concelho de administração, Dr. Mário Assis Ferreira, apresenta duas partes distintas.
A primeira, consta da apresentação da peça original comemorativa do aniversário da Estoril Sol, de que fazem parte os temas: Sol, Estoril, Histórias, Segredos, Ventos de Fora, Melancolias, Renascer, Consagração e Futuro; a segunda, promete uma viagem pela singular e não menos maravilhosa obra de Rodrigo Leão.
Uma oportunidade a não perder de conhecer a mais recente criação deste artista de renome nacional e internacional!

Festas Populares na Covilhã

“Até os Santos Dançam”
Santos Populares de Tradição



Festeja a Cidade da Neve e da Lã
Santo António, S. Pedro e São João
Com a Banda da Covilhã



Os Santos Populares são uma das mais antigas tradições enraizadas na População portuguesa, nomeadamente e por ordem cronológica: a celebração de Santo António (13), São João (24) e São Pedro (28) do mês de Junho, onde as decorações populares (chiados), os bailaricos e as sardinhas são elementos característicos da tradição.
Recriando a tradição dos chiados que antigamente pautavam muitos bairros e ruas da Covilhã, a Banda da Covilhã decidiu recriar esse ambiente em decoração e animação com bailes à Moda Antiga.

Por outro lado aproveitando a campanha da Selecção Nacional e o “relvado” do Jardim haverá também uma tela para o visionamento dos Jogos de Portugal.

O objectivo final do projecto visa a angariação de fundos para a aquisição de novos instrumentos para a Escola de Música -Escola de Valores e Talentos.
Os festejos terão lugar no JARDIM PÚBLICO da Covilhã junto à sede da Banda com a seguinte agenda: Sextas e Sábados Dias – 6/7 – 13/14 e 20/21 Junho 2008 entre as 19:00h e as 4:00h e dias 11 (quarta-feira) e 15 (domingo).


Toda a Informação Actualizada em: http://bandadacovilha.blogspot.com/

Veja como ser Muito Chique




A RECEITA INFALÍVEL DE
“MUITO CHIQUE”


O People + Arts emite em exclusivo esta produção canadiana, apresentada pelos estilistas , dois “gurus” do “glamour”.

De segunda a sexta, às 17h35

O Steven Sabados e Chris Hyndman glamour e as grandes casas de moda parecem estar fora do alcance dos nossos bolsos.

Ainda assim, é possível vestir bem e ter um estilo próprio e agradável sem necessidade de investir muito dinheiro em roupa.

Para isso, é apenas preciso um pouco de senso comum e os conselhos de Steven Sabados e Chris Hyndman, dois gurus da moda especialistas precisamente em encontrar o melhor “look” de cada mulher a um preço razoável.
Sabados e Hyndman levaram a sua experiência à televisão em “Muito Chique”, um programa muito descontraído no qual se mostra como é possível estar perfeita comparando dois estilos de mulher: a que se guiou por um orçamento específico e a que gastou mais de 1.300 euros. O resultado demonstra que não há demasiadas diferenças.
A experiência já fez furor no Canadá e nos Estados Unidos, e chega agora a Portugal através do People + Arts.

O canal, com uma programação pensada para a mulher de hoje, oferecerá “Muito Chique” de segunda a sexta, às 17h35.
Ter estilo e melhorar a nossa imagem a um custo razoável para todo o tipo de mulher são os dois objectivos que perseguem Steven Sabados e Chris Hyndman.


Em “Muito Chique” não se trata de investir centenas de euros em roupa de marca, mas sim encontrar o que fica bem a cada mulher, com um orçamento razoável para as suas possibilidades.
Em cada episódio de “Muito Chique”, Sabados e Hyndman têm que superar um duplo desafio: converter duas mulheres normais em duas convidadas esplêndidas para um dia de gala. Elas são sempre amigas, irmãs, colegas de trabalho, etc…, que devem preparar-se para um evento específico.

Face ao grande dia, Sabados e Hyndman encontrarão os seus estilos respectivos, investindo um pequeno orçamento numa das mulheres e três vezes mais na segunda.

Chris Hyndman tem a seu cargo a gestão do grande orçamento – cerca de 2.000 dólares (cerca de 1.300 euros) – e Steven Sabados do pequeno – à volta dos 500 dólares (cerca de 350 euros).
Cada estilista irá com a “sua” mulher às compras e mais tarde passarão também pelo cabeleireiro, pela maquilhagem e pelos acessórios.
No final de cada episódio, as duas protagonistas terão encontrado o modelo perfeito para a sua festa.
Além disso, terão tido a oportunidade de comprovar como é possível estar perfeita sem ser necessário investir demasiado dinheiro e terão descoberto truques, lojas, marcas e acessórios ideais para uma simples, mas bem evidente, mudança de imagem.

Steven Sabados

Nascido na região canadiana das Cataratas do Niágara, Steven Sabados licenciou-se em Belas Artes no Fanshawe College de Ontário.
Entre os seus primeiros trabalhos, destaca-se o de supervisor de apresentações visuais e de montras.
Mais tarde formou a companhia The Sabados Group Inc., na qual deu início à colaboração com Christopher Hyndman.
Desde então, o duo interveio em vários programas de televisão, como “Designer Guys”, que foi lancado em 2000 e se manteve em antena durante três temporadas nos Estados Unidos e em 17 outros países, ou “Design Rival”.
A dupla despertou inclusive a atenção da estrela da televisão norte-americana Oprah Winfrey, que os recebeu como convidados no seu programa.

Chris Hyndman

Nascido em Newfoundland, Canadá, Chris Hyndman começou a sua carreira de decorador em 1992, quando formou equipa com Steven Sabados em The Sabados Group Inc.
Concebida como uma empresa de eventos, lançamentos de produtos e estudos de design, The Sabados Goup possibilitou a Hyndman implicar-se plenamente em numerosos projectos criativos.
As aparições televisivas de Hyndman em conjunto com Steven Sabados deram a conhecer melhor a empresa, ao ponto de especializar-se ainda mais em decoração de interiores e de estar cada vez mais vinculada aos meios de comunicação, com as participações televisivas já mencionadas nos programas “Designer Guys” e “Desing Rival”.
Como decorador, Hyndman chegou a ter a sua própria lista de clientes, entre os quais figuram algumas celebridades do mundo do espectáculo.
Steven Sabados e Chris Hyndman abriram recentemente uma loja de decoração em St John’s Newfoundland, Canadá, na qual Chris atende os seus clientes.
Além disso, colabora em numerosas revistas de decoração do Canadá.

Festival Rock in Rio - soma e segue



FESTIVAL ROCK IN RIO

SEGUNDO DIA

Este segundo dia de Festival teve a acompanhá-lo mais uma vez um céu azul, com algumas nuvens e um ventinho refrescante.

Muita gente, alegria e ... muita cerveja ( a 2 euros não é cara! )
As gentes passeiam-se despreocupadas, fumando descontraidamente sem a ASAE por perto.

Estamos ao ar livre num relvado soberbo e aqui nada incomoda ninguém!

Respira-se liberdade e ar puro ( e se não fossem os camiões do lixo, melhor seria!)

Mais de 30.000 pessoas disse-nos Roberta Medina, a Vice-Presidente do Festival, quando entrámos. Mais de 50.000 foram contabilizadas mais tarde. Uma grande festa, sem dúvida.

A tarde musical começou pelas 17 horas no Sunset Rock in Rio com Sam the Kid seguindo-se Ricardo Azevedo e Lúcia Moniz.

Mas o ponto alto deste palco teria lugar pelas 19.50 com uma homenagem a Rui Veloso.

Marisa Pinto entra e apresenta a banda que irá entoar algumas canções de Rui Veloso, os Exquisite Soul.

Os sons sucedem-se e o público canta com entusiasmo e emoção a célebre Paixão, e ainda Xico Fininho.

Já com Sara Tavares, Roberta Medina é chamada ao palco. E esta faz aquilo que todos esperavam: chama Rui Veloso e oferece-lhe uma guitarra eléctrica que não é uma guitarra qualquer: existem 50 no mundo e duas na Europa.

E o artista brincou com o novo artefacto contente que nem menino que viu o Pai Natal antes da época.

Enquanto isto acontecia no Palco Mundo actuavam os Skank, uma banda brasileira de alto nível que alegrou e fez dançar os presentes.

Seguiu-se-lhe Alanis Morissette que foi igual a si própria, o mesmo se podendo dizer de Alejandro Sanz que medianamente agradou ao público.

E a noite termina com um espectáculo em grande: Bon Jovi chegou, cantou e encantou.

Um concerto onde o profissionalismo imperou e a arte não faltou!
O concerto terminou há momentos.
Foram duas horas em que Bon Jovi e os seus músicos encantaram e fizeram vibrar quantos estavam no recinto.
Mas ao artista não lhe bastou ter o agradecimento caloroso do público.
Reentrou com uma camisola da Selecção Nacional, a nº 31, e foi objecto de uma ovação monumental e teve direito a fogo de artifício, duas vezes!!!
O dia termina em grande com este, belo, concerto de alguem que faz da música, que ama, uma arte de entretenimento.
Texto: Zita Ferreira Braga e António Manuel Teixeira
Fotos: Sérgio Antunes Alves