terça-feira, 15 de maio de 2007

Festival de Teatro Académico de Lisboa

Ontem, no Teatro da Politécnica, e integrado no 8º Festival de Teatro Académico de Lisboa, representou-se Federico Garcia Lorca.
A Companhia de Teatro da Universidade de Santiago de Compostela, campus de Lugo, levou à cena a peça de Lorca, O PÚBLICO.
Quando no final dos anos 30 Federico leu a peça a um grupo de amigos, a reacção foi : " Espectacular mas impossivel de representar ". Ao que Federico respondeu :" ...têm razão a obra é muito dificil e neste momento impossivel de representar. Mas daqui a dez ou vinte anos..."

A peça trata das máscaras que o ser humano vai adquirindo e da possibilidade de chegar a uma única. Despojamo-nos das máscaras para alcançar o amor verdadeiro, onde não importam as formas.

Impressiona muito quando um autor cria uma peça nos anos 30 que ainda se sente viva e muito presente, através da plasticidade,do toque visceral, dos sentidos, do que o público pode sentir na sua participação. Se inaugurarmos o verdadeiro teatro atrás da cena, voltará a máscara a devorar-nos?

Uma peça com uma encenação curiosa de Paloma Lugilde e bonitos efeitos especiais.
Actores dignos do nome e que demonstram um bom trabalho sobre a peça.

E o Festival continua!