sábado, 8 de dezembro de 2007

Especial “EUREKA” no FX

Hoje dia 8 de Dezembro, o canal FX vai transmitir um especial da série "Eureka". São três episódios que serão difundidos as 22h00.

Síntese: Quando o U.S. Marshall Jack Carter tem um acidente de carro numa estrada deserta, descobre um fantástico segredo. Durante anos, o governo tem recolocado os maiores génios do mundo (e as suas famílias) na pitoresca cidade de Eureka, onde a vida se equilibra entre experiências inovadoras e o caos completo. A chegada de Jack Carter coincide com uma revolucionária criação ainda desconhecida do mundo exterior.

ESPECIAL “HOUSE” na FOX

No fim de semana de 8 e 9 de Dezembro, não perca a oportunidade de ver ou rever os penúltimos episódios (21, 22 e 23) da 3ª temporada de “House” - antes da chegada da 4ª temporada da série à Fox, que acontecerá a 1 de Janeiro.

Emissão: Sábado, 8 de Dezembro às 17h00 Repetição: Domingo, 9 de Dezembro às 23h35

Ep.21: ‘Family’ / Ep.22: ‘Resignation’ / Ep.23: ‘The Jerk’


Lado a lado no AXN


o Filme Lado a Lado, vai ser Emitido no AXN Sábado 8 de Dezembro às 22h30. O filme conta a hitoria de Isabel (Julia Roberts)uma jovem fotógrafa de moda que namora com Luke (Ed Harris), divorciado de Jackie (Susan Sarandon) e com dois filhos. Ganhar o amor dos seus filhos revela-se muito difícil, sobretudo porque a mãe, Jackie (Susan Sarandon), não está disposta a partilhá-los com outra mulher.

Anna e Ben, os dois filhos de Jackie e Luke, enfrentam o duro processo de divórcio dos seus pais. O pior, contudo, é que Luke conhece uma nova mulher, Isabel, uma conhecida fotógrafa, que faz tudo para lhes agradar. Mas eles exigem uma dedicação que ela não lhes pode oferecer a menos que deixe o seu trabalho, algo de que não está disposta a abdicar. Por seu lado, Jackie, mãe dedicada, acha que os esforços de Isabel são insuficientes e não entende como o trabalho pode estar à frente dos deveres, cuidados e carinho para com os filhos. O rancor mútuo que existe entre Jackie e Isabel vai-se transformando num ódio

Profundo, mas o inesperado diagnóstico de cancro de Jackie fará com que a vida de todos mude de forma radical.

Opinião e cinema marcam o serão da RTP"


DESTAQUES DE PROGRAMAÇÃO - SÁBADO


19h50 – KABOOM (Estreia)

Este é um novo espaço dedicado às meninas e aos meninos dos 8 aos 12 anos, que vai explodir de riso, de ideias e de informação. Dentro do Kaboom podes ver o Kulto e duas comédias tão divertidas que os fins de tarde de sábado serão certamente os mais animados da semana.
E os separadores vão ser geniais de imaginação e modernidade!
Nem sabes o que perdes se perderes o Kaboom!



21h00 - DIGA LÁ EXCELÊNCIA

Neste Programa – Entrevista ao novo Bastonário da Ordem do Advogados

António Marinho Pinho - Novo Bastonário da Ordem dos Advogados
Raquel Abecasis - Jornalista Rádio Renascença e um Jornalista do Público



Sessão Dupla - 2º filme

Em Dezembro, a RTP2 presta homenagem a Charles Chaplin – quando passam 30 anos sobre a data da sua morte (25 Dezembro 1977), um dos mais famosos e carismáticos actores/realizadores da história do cinema.

00h45 - O GRANDE DITADOR
Uma das obras mais marcantes da carreira de Chaplin que é a mais delirante, comovente e corajosa sátira a Hitler, ao seu regime tirânico e às suas sinistras ideias políticas, que culmina com o celebérrimo discurso contra a opressão e a ditadura que entusiasmou o Mundo livre

Em Novembro de 1918 no meio de um exército derrotado um soldado, que em tempo de paz era proprietário de uma barbearia, perde a memória e vai parar a um asilo. Entretanto, o Mundo evolui de convulsão em convulsão até que surge um "providencial" ditador, Adenoid Hynkel, que podia ser irmão gémeo do barbeiro.

Este sai do asilo e regressa à sua barbearia, envolvendo-se, desde logo, num confronto com os arruaceiros de Hynkel.

O ditador prepara a invasão de Osterlich, um país vizinho, e tenta arranjar um empréstimo junto de banqueiros judeus. Perante a recusa destes Hynkel reprime violentamente a comunidade judaica e o barbeiro vai parar a um campo de concentração.

Hynkel invade Osterlich, depois de resolver as divergências com outro ditador interessado na mesma invasão, enquanto o barbeiro foge do campo de concentração.

Devido às suas semelhanças com o ditador o barbeiro acaba por ser tomado por Hynkel e faz um discurso memorável denunciando a tirania.

"O Grande Ditador" é uma das obras máximas do génio de Charlie Chaplin. Rodado em segredo, Chaplin (então no auge da sua fama), resistiu a todas as pressões e ameaças, e levou a sua avante.

Em Outubro de 1940, pouco mais de um ano após a invasão da Polónia e o início da 2ª Guerra Mundial, estreava-se na América "O Grande Ditador", a mais delirante, comovente e corajosa sátira a Hitler, ao seu regime tirânico e às suas sinistras ideias políticas.

Tudo isto, combinado com a história do insignificante barbeiro judeu que, devido às suas semelhanças com o ditador, acaba por tomar o seu lugar e por o denunciar publicamente no celebérrimo discurso final que comoveu o Mundo livre.

"O Grande Ditador" é ainda um filme de sátira burlesca mas é já um filme sonoro, pensado e escrito como tal, onde a imortal personagem do vagabundo se dissipa de vez sob a personagem do barbeiro e Chaplin aproveita agora para explorar a força da palavra e jogar admiravelmente com os mitos em jogo, o de Charlot e o de Hitler, num fantástico jogo de transferências e duplicidades.

O cinema de Chaplin, muito para além da assunção do Sonoro, tinha sofrido uma radical transformação.

Origem: E.U.A. – 1940
Duração: 123m (pb)
Autoria: Charlie Chaplin
Produção: Charlie Chaplin
Realização: Charlie Chaplin
Fotografia: Karl Strüss e Roland Totheroh
Música: Meredith Wilson
Com: Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie, Billy Gilbert, Henry Daniell, Reginald Gardner, Grace Hayle, Maurice Moscovich, Emma Dunn.

As "Doenças Negras" de África na RTP


No fim-de-semana em que os chefes de estado europeus e africanos se reúnem em Lisboa, o documentário Doenças Negras mostra o muito que está por fazer na cooperação entre os dois continentes, hoje na RTP1 pelas 01.45h.


África é um continente de superlativos: tem a população mais jovem do planeta mas também a mais pobre, e é tão comum morrer de fome como de doenças desconhecidas noutras partes do mundo.

É por isso que África recebe 3/4 da ajuda humanitária, e a grande maioria é oferecida pela União Europeia e pelos estados-membros.

Doenças Negras é o retrato de uma África que se afirma aos poucos, apesar de todos os seus problemas.

É também uma história de cooperação, de encantos partilhados e com a esperança de um futuro melhor.


A partir de um extenso trabalho de reportagem realizado na Europa e em África, este documentário de 50 minutos mostra o actual relacionamento entre estes dois continentes e discute o futuro de ambos.

Vamos reviver o Festival RTP da Canção na Operação Triunfo


Quem não se lembra das Doce?

E do tema “Bem Bom” que venceu o Festival RTP da Canção no ano de 1982?


Na próxima Gala da Operação Triunfo, Helena Coelho e Teresa Miguel juntam-se a às madeirenses Vânia e Denisa e prometem “recriar” as Doce.

Num programa dedicado ao Festival RTP da Canção, não podia faltar Tonicha, que em 1971, com o tema “Menina do Alto da Serra”, venceu o concurso e alcançou na Eurovisão o melhor lugar até então alcançado pelo nosso país.


O que não imagina é quem a acompanha nesta aventura... Apesar de ainda não ser nascido, Ricardo promete estar à altura do desafio.

O Luís e o Jonas recebem mais uma vez companhia. Manuela Bravo e o tema “Sobe Sobe, Balão Sobe” de 1979.

O Alexandre e o Nuno vão cantar “Não Sejas Mau P´ra Mim”, vencedor do Festival em 1986... interpretado por Dora, que também não vai faltar.

Os nossos nomeados vão cantar a solo... A estreante nas nomeações, Jessica, vai “Chamar a Música”, enquanto Salvador, vai cantar “Esta Balada Que Te Dou”, de Armando Gama.

E, como não podia deixar de ser, todos juntos vão inaugurar esta grande Gala com o tema “Playback”, de Carlos Paião.

Nouvelle Vague actuam no Arena Lounge de borla


Na madrugada do dia 8 de Dezembro, logo após o concerto que irão dar na Aula Magna, a banda francesa actuará no Arena Lounge com entrada grátis.


Formados por Marc Collin e Olivier Libaux, os Nouvelle Vague são uma banda francesa dedicada aos covers de temas punk e new wave dos anos 80.

Com 2 álbuns editados, orgulham-se de apenas tocar as canções que gostam, interpretando-as de forma muito individual. Para tal, contribui o gosto especial pelo estilo Bossa Nova que adoptam e adicionam nos arranjos que produzem.

Dos New Order aos Joy Division, dos Echo & The Bunnymen aos Siouxsie, não esquecendo os Depeche Mode, Tuxedo Moon, Clash, The Cure ou Sisters of Mercy, os Nouvelle Vague utilizam temas clássicos para interpretações que ganham vida para além dos concertos e álbuns, tendo já sido utilizadas em anúncios, bandas sonoras de filmes e séries de televisão.
Indiferentes às modas, os Nouvelle Vague, tal como a corrente cinematográfica que lhes dá o nome, trilham o seu próprio caminho musical, agradando a velhos e novos públicos, como provam os números relativos às vendas de discos e concertos.

Hoje, a banda regressa a Lisboa para um concerto na Aula Magna.

Esgotado, este concerto não satisfaz as expectativas de todos os fãs nacionais...mas...a banda promete continuar a festejar o seu sucesso em Lisboa com um concerto acústico no Arena Lounge, depois da 1 da manhã.

A entrada é gratuita!