quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Volta já começou!!!



De 13 a 24 de Agosto na RTP

70ª EDIÇÃO DA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA


Isabel Figueira, João Baião e Margarida Barreiros vão andar Há Volta!

A 70ª Volta a Portugal em Bicicleta com um percurso de quase 1600 km decorre entre o dia 13 e 24 de Agosto, iniciando-se pelo terceiro ano consecutivo, em Portimão e terminando no Alto do Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras.

Isabel Figueira, João Baião e Margarida Barreiros vão acompanhar a Volta a Portugal em Bicicleta pelas cidades e vilas do país, por onde passa o maior evento do ciclismo nacional!

CICLISMO: 70.ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

Entre 13 e 24 de Agosto acompanhe na RTP1 o final das etapas da maior prova de ciclismo nacional!

Prólogo: Portimão - Portimão, 6,8 km (13 de Agosto);

1.ª etapa:Portimão - Beja, 198,6 km (14 Agosto);

2.ª etapa:Vila Viçosa - Castelo Branco, 165,5 km (15 Agosto);

3.ª etapa:Idanha-a-Nova - Alto da Torre (Seia), 171,5 km (16 Agosto)

4.ª etapa:Guarda - Viseu, 154,4 km (17 Agosto)

5.ª etapa:Gouveia - São João da Madeira, 186 km (19 Agosto)

6.ª etapa:Aveiro - Gondomar, 170,6 km (20 Agosto)

7.ª etapa: Póvoa de Varzim - Monte Sra. Assunção (Sto. Tirso), 177,8 km (21 Agosto)

8.ª etapa: Barcelos - Fafe, 169,8 km (22 Agosto)

9.ª etapa: Fafe - Alto Sra. Graça (Mondim de Basto), 146,2 km. (23 Agosto)

10.ª etapa:Penafiel - Alto Sta. Quitéria (Felgueiras), 40 km (24 Agosto)

RTPN

Diariamente entre as 15h00 e as 16h00 acompanhe, em directo, a etapa do dia da 70ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.
A partir de hoje e até ao dia 24 de Agosto, a RTP terá uma das maiores presenças da marca na Volta a Portugal.

Tal como acontece já há algum tempo, a RTP volta a marcar presença na Volta a Portugal em Bicicleta, com um espaço próprio, com mais de 100 m2, onde o público poderá contactar com a marca RTP através de jogos e muita animação no espaço.

Destaque para o Jogo do Preço Certo na Volta, em que será possível ganhar mais de 10 000 prémios e merchandising variado.

Um jogo produzido em parceria com a Freemantle e que reproduz ao vivo um dos vários jogos que se fazem do “Preço Certo”, um dos concursos com maior sucesso da televisão portuguesa.

No espaço RTP são esperados mais de 50 000 visitantes ao longo das várias localidades.

“A Volta a Portugal, a par de ser uma das maiores e mais importantes emissões desportivas nacionais, permite-nos um contacto directo com os nossos espectadores nas várias localidades onde passa este evento.

Por isso, procuramos inovar ano após ano na forma de estarmos presentes e no contacto que procuramos ter com o grande público.
Procurando sempre estreitar relações e criar uma maior proximidade com a população”

Fado no Museu do Oriente



Fado alternativo em Agosto





Os Concertos de Verão continuam no Museu do Oriente, a 15 de Agosto, às 19h00, no Auditório, com a actuação de Lula Pena, que interpreta temas do seu novo álbum, a editar em 2008.
A cantora, considerada pela crítica como a encarnação do novo fado, tem o dom de transformar o tradicional em algo mais puro e simples, e a sua música pode ser definida pela desconstrução da realidade e das pautas.
Na música de Lula Pena encontram-se, facilmente, reminiscências de Amália Rodrigues e Chico Buarque, Fausto ou Culture Club, Caetano Veloso e Cesária Évora, em canções populares, brasileiras, mornas cabo-verdianas e fados, sempre com a mesma sensatez e singularidade, em português, francês, inglês, ou com sotaque brasileiro.
Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Phados, em 1998, Lula Pena tem vindo a desenvolver uma rede de colaborações com os mais variados artistas, criando uma autêntica revolução cultural.
Agora, e sem ninguém o prever, Lula Pena prepara-se para, mais uma vez, surpreender o público com a sua presença, em palco, e com um novo disco, a sair ainda em 2008.



LULA PENA
CONCERTOS DE VERÃO
15 Agosto
19h00
Auditório

Os Tara Perdida brilham no Sudoeste


TARA PERDIDA


“Se no ano passado os Tara Perdida viram o palco Planeta Sudoeste abarrotar, este ano foram brindados com ainda mais dedicação por parte de um público que se rendeu ao mosh e não hesitou em entoar "Tara Perdida" de forma arrebatada”.(Blitz)
Depois de no mês de Julho terem passado pelos Festivais Super Bock Super Rock (Lisboa), Marés Vivas (Vila Nova de Gaia) e Rock Atlântico (S. Martinho do Porto) , onde receberam fortes elogios pelas suas notáveis actuações e pela capacidade de movimentarem multidões para os seus espectáculos, os Tara Perdida voltam a dar que falar. A banda, que gera um verdadeiro culto desde 1995, arrebatou, de acordo com as palavras da crítica, o público presente no Festival Sudoeste, no passado domingo.
João Ribas (voz), Ruka (guitarra/coros), Ganso (guitarra/coros), Jaime (baixo) e Rodrigo (bateria) subiram ao palco SW TMN para um grandioso espectáculo, que teve por base “Nada a Esconder”, o 5º álbum de originais, lançado em Abril.
Depois da enorme sensação que causaram na Zambujeira do Mar na edição anterior, foram automaticamente repescados do palco secundário para o palco principal, para mostrar o que valem realmente, tendo sido as expectativas em muito ultrapassadas.
“Os Tara Perdida deram o sinal de partida pelas 20h00 e levantaram muita poeira como ainda não tinha acontecido nesta 12ª edição do Sudoeste.
Depois de terem estado no Palco Planeta Sudoeste em 2007, os Tara Perdida mostraram-se aptos para aquecer, e de que maneira, o palco principal do festival”. (IOL Musica)
Próximos concertos:
AGOSTO
15 Góis XV “MotoRock”
16 Borba Festas da Cidade
23 Aljezur Festival da Juventude

Centro Histórico Vivo um projecto da Câmara de Santarém


Câmara de Santarém promove animação de rua

Projecto " Dar Vida ao Centro Histórico"


No âmbito do Projecto " Dar Vida ao Centro Histórico", a Câmara de Santarém promove animação nas principais ruas e largos do Centro Histórico, com programação já definida para o mês de Agosto.


9 Agosto – Sábado / 21h às 23h

Gymsau Club – Ginásio de Santarém (Capoeira e Krav-maga – sistema israelita de defesa pessoal)Largo do Seminário, Largo Padre Chiquito e Rua do Arco de Mansos (junto esplanada do Casual Bar)


15 Agosto – 6ª feira / 17h30 às 19h

Grupo Romarias Antigas do Rochão – Camacha/Madeira Ruas e Praças do Centro Histórico

·

22 Agosto – 6ª feira / 22h às 23H30

Grupo de Música Tradicional “Alento do Alentejo”Vila Viçosa Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário)


28 Agosto – 5ª feira / 17h30 às 19H

Rancho Folclórico do Abragão – Penafiel Ruas e Praças do Centro Histórico

·

30 Agosto – Sábado / 21h30 às 22h30

Grupo Triana – Sevilhanas Rua Capelo e Ivens


Há também todas as 6ª Feiras e Sábados, animação na Praia Fluvial de Santarém, entre 20h00 às 02h00.

Fado, Flamenco e Napolitanas no Festival dos Oceanos



Yolanda Soares aproxima o fado

do flamenco e napolitanas


Yolanda Soares apresenta o projecto “Fado com Flamenco e Napolitanas”, no dia 14 de Agosto, no âmbito do Festival dos Oceanos.

Acompanhada por três músicos portugueses e espanhóis, pelo tenor Tiago Sepúlveda, pelo orquestrador Abel Chaves e por um grupo de bailado flamenco, a cantora actua às 21h45, no Largo de Santos.
A guitarra portuguesa, a viola e o baixo fundem os seus sons com a flauta, a guitarra flamenca e o cajon (uma caixa de madeira usada como percussão) num encontro musical entre Portugal e Espanha.

A viagem de sons e estilos distintos termina em Itália, com as famosas canções napolitanas acompanhadas de piano.
Este é o contexto de um espectáculo único, produzido e interpretado por Yolanda Soares, que canta fado, música popular portuguesa, flamenco, e, a finalizar, napolitanas em estilo lírico.
O tenor Tiago Sepúlveda junta-se a Yolanda Soares para interpretarem, em estilo lírico, "Carvoeiras", "Granada" e um tema da emblemática canção de Coimbra.

O repertório italiano começa com a conhecida "La Tarantela", ao estilo de Amália Rodrigues e segue com algumas famosas canções napolitanas.
O espectáculo é acompanhado por bailarinos espanhóis do estilo sevilhano e flamenco, que dançam enquanto Yolanda canta um tema de flamenco, com os músicos espanhóis a acompanharem uma dança de sapateado flamenco.
Na dança de influência cigana e mourisca da Andaluzia (Espanha), bailarinos portugueses acompanham Yolanda Soares nos temas de música popular.


O espectáculo une culturas musicais, com o fado como grande anfitrião de diferentes formas de sentir e de estar, que têm em comum o facto de serem latinas.

A voz versátil de Yolanda Soares desdobra-se em timbres totalmente diferentes nos vários géneros musicais interpretados.
Este é o último concerto do Festival dos Oceanos, em que actuam o grupo de influências lusófonas Ethnos – Raízes do Atlântico e do grande espectáculo, com o britânico Craig David e o brasileiro Zeca Baleiro.

O programa do festival engloba ainda eventos culturais, científicos, desportivos e de entretenimento, que ao longo de duas semanas enche a zona ribeirinha de Lisboa de animação.


O Festival dos Oceanos é uma iniciativa do Turismo de Lisboa, realizada com o apoio do Casino de Lisboa, da CML e da Parque Expo, que este ano celebra o décimo aniversário da EXPO’98, e que se integra a celebração do Ano Internacional do Planeta Terra, pela UNESCO.

Jorge Palma anima Festival da Sardinha


Sobe hoje ao palco da zona Ribeirinha de Portimão

Jorge Palma actua no 14.º Festival da Sardinha, em Portimão, no dia 13 de Agosto, às 22h30. O cantor anima a noite com temas como “Deixa-me Rir”, “Dá-me Lume” ou “Encosta-te a mim”.

O último disco de Jorge Palma, “Voo Nocturno” (2007) liderou a tabela de vendas, em Portugal, durante quatro semanas consecutivas.

O Festival da Sardinha aposta num cartaz musical e cultural, repleto de artistas nacionais e internacionais, que coloca Portimão na rota dos principais eventos nacionais.








70º Volta a Portugal em Bicicleta





Arranca hoje a competição de ciclismo mais importante em território nacional


A 70ª Volta a Portugal em Bicicleta com um percurso de quase 1600 km decorre entre o dia 13 e 24 de Agosto, iniciando-se pelo terceiro ano consecutivo, em Portimão e terminando no Alto do Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras. Saiba tudo sobre 70ª Volta a Portugal em Bicicleta em www.rtp.pt Acompanhe a produção do programa “Há Volta” no blogue. Isabel Figueira, João Baião e Margarida Barreiros vão acompanhar a Volta a Portugal em Bicicleta pelas cidades e vilas do país, por onde passa o maior evento do ciclismo nacional!


16h00/18h00 - CICLISMO: 70.ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA


Prólogo: Portimão - Portimão, 6,8 km (13 de Agosto);

1.ª etapa:Portimão - Beja, 198,6 km (14 Agosto);

2.ª etapa:Vila Viçosa - Castelo Branco, 165,5 km (15 Agosto);

3.ª etapa:Idanha-a-Nova - Alto da Torre (Seia), 171,5 km (16 Agosto);

4.ª etapa:Guarda - Viseu, 154,4 km (17 Agosto);

5.ª etapa:Gouveia - São João da Madeira, 186 km (19 Agosto);

6.ª etapa:Aveiro - Gondomar, 170,6 km (20 Agosto);

7.ª etapa: Póvoa de Varzim - Monte Sra. Assunção (Sto. Tirso), 177,8 km (21 Agosto);

8.ª etapa: Barcelos - Fafe, 169,8 km (22 Agosto);

9.ª etapa: Fafe - Alto Sra. Graça (Mondim de Basto), 146,2 km. (23 Agosto);

10.ª etapa:Penafiel - Alto Sta. Quitéria (Felgueiras), 40 km (24 Agosto)