quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A Arte japonesa dos Arranjos Florais no Museu do Oriente



Descobrir a arte japonesa de arranjos florais

O Museu do Oriente promove um ateliê de Ikebana, especialmente dedicado a um público adulto, no dia 4 de Outubro, entre as 10h30 e as 12h30, com o objectivo de dar a conhecer esta prática nipónica ancestral.
Ikebana é uma arte floral originária da Índia, país onde os arranjos de flores eram dedicados a Buda. No entanto, é a versão japonesa a mais conhecida, um pouco por todo o mundo.
O arranjo floral japonês consiste na criação de uma harmonia linear, com ritmo e cor.


Enquanto que, no Ocidente, a atenção recai sobre a quantidade e a beleza das corolas, os japoneses enfatizam a simplicidade do arranjo, tendo desenvolvido uma arte que inclui o vaso, os caules, as folhas e os ramos, além das flores, e que representam o céu e a terra.
O simbolismo do Ikebana está, ainda, associado às tradições e costumes japoneses, sendo que cada feriado nacional e celebração familiar possuem o seu próprio arranjo floral.
Esta é uma oportunidade única para os participantes ficarem a conhecer algumas ideias básicas sobre esta prática e desfrutarem da experiência harmoniosa do contacto com a Natureza.

Feira de Artesanato Urbano em Coimbra

2ª Feira de Artesanato Urbano
5 de Outubro, das 10h00 às 19h00
Parque Manuek Braga
Coimbra



· Acessórios de moda · Trabalhos em biscuit · Bonecas de pano · Pasta de papel · Pintura em tecido · Trabalhos em velas · Trabalhos em sabonete · Origami · Trapologia · Trabalhos em madeira · Reaproveitamento de materiais
Programação paralela
15h00 - WORKSHOP de Comércio Justo
Inscrições gratuitas no stand da “Equação” – Cooperativa de Comércio Justo, CRL ou Casa da Cultura
16h30 - MONDEGUINAS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

Francisco José Viegas convidado do TAGV

Os livros ardem mal
Convidado Francisco José Viegas
6 de Outubro às 18h00
Teatro Académico de Gil Vicente


Os livros ardem mal. Mensário de actualidade editorial.
Com a participação de António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Bebiano


Francisco José Viegas
Jornalista, exerceu profissão na rádio, na televisão e em vários jornais, entre os quais «O Jornal de Letras», «Expresso», «O Independente», «Revista Visão» e «Diário de Noticias». Foi director da Casa Fernando Pessoa, das revistas «Grande Reportagem» e «Gazeta dos Desportos». Na televisão foi autor e apresentador de vários programas como Escrita em Dia (SIC), Ler para Crer (RTP2) ou Primeira Página (RTP1). Actualmente, apresenta na Antena 1 o Escrita em dia e mantém colunas semanais na revista «Noticias Magazine».Recentemente deixou a direcção da Casa Fernando Pessoa e assumiu, pela segunda vez, a direcção da revista «LER».Como escritor publicou obras de divulgação, poesia, romances, contos, teatro e relatos de viagens. Em 2006, Longe de Manaus (romance policial) recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela de 2006, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores.Na Quasi Edições publicou O puro e o impuro (poesia, 2003); Metade da vida (poesia, 1ª e 2ª edição, 2007); A noite o que é? (poesia, 2007); Se me comovesse o amor (poesia, 2008) e Algumas distracções (crónicas, 2007).

Co-organização TAGV, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra
Apoios Campo das Letras, Tinta da China, Fenda Editores, Antígona, Bertrand Editora, Quetzal Editores, Relógio d`Água, Quidnovi, Saída de Emergência, Assírio & Alvim, Edições Afrontamento, Quasi, Edições Asa, Livros Cotovia, Fim de Século, Livros Horizonte, Círculo de Leitores (Temas e Debates), Editorial Caminho, 90º editora, A Esfera dos livros, Editorial Presença, Publicações Europa-América, Alêtheia Editores, Editora Húmus, Esfera do Caos, Instituto de Ciências Sociais, Edições Chimpanzé Intelectual, Gradiva, Planeta Tangerina, Sextante Editora, Cavalo de Ferro e Deriva Edições
Produção TAGV
Informações
Teatro Académico de Gil Vicente

Praça da República _ 3000-343 Coimbra
Tel.: +351 239 855630 _ Fax: +351 239 855637
E-mail:
teatro@tagv.uc.pt; Url: www.uc.pt/tagv; Blog: http://blogtagv.blogspot.com/
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636

Feira Medieval em São Silvestre

Feira Medieval
SÃO SILVESTRE MEDIEVAL
4 e 5 de Outubro

Teatro _ Música _ Animação _ Gastronomia
Entrada gratuita
Informações
Casa Municipal da Cultura; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

"TNT - Tumulto no Teatro"

"TNT - Tumulto no Teatro", de Raúl Brandão
45ª produção d’A Escola da Noite
27 de Setembro a 26 de Outubro
Teatro da Cerca de São Bernardo
Coimbra




Encenação/dramaturgia - Sílvia Brito
Cenografia/adereços - António Jorge
Figurinos - Ana Rosa Assunção
Desenho de luz - Danilo Pinto
Música - Eduardo Gama
Elenco - António Jorge, Eduardo Gama, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash.
TNT é composto por três textos de Raul Brandão, Eu sou um Homem de Bem, O Doido e a Morte e O Rei Imaginário.
Informações
Casa Municipal da Cultura; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

II Edição de Ópera em Portimão

Nota breve...

O Auditório Municipal recebe uma vez mais grandiosas vozes

De 14 a 26 de Outubro, grandes obras de Rossini, Verdi, e Bizet, entre outros compositores, irão subir ao palco do Auditório Municipal na segunda edição das Noites de Ópera de Portimão, uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão que conta com a participação da Orquestra do Norte, sob direcção artística do maestro Ferreira Lobo e que se pretende posicionar como uma referência de qualidade na agenda cultural da região e do país. Programa divulgado nos próximos dias.




Jornalista português recebe prémio do Turismo da Tailândia




Ministro do Turismo Tailandês entrega prémio

a jornalista Português


Armando Nuno Carneiro, director da editora portuguesa HV Publicações, foi distinguido com o “Friends of Thailand Award” na categoria Media Internacional, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Turismo e Desporto da Tailândia e pela Governadora da Autoridade de Turismo da Tailândia, que decorreu no passado dia 27 de Setembro, no Hotel Centara Grand - Central World, em Banguecoque.

O prémio, uma figura em bronze (meio homem e meio pássaro) em cima do globo terrestre, foi entregue pela primeira vez a um jornalista português, pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção da Tailândia.

Numa altura em que Portugal e a Tailândia se preparam para celebrar quinhentos anos de relações diplomáticas, o Ministro do Turismo e Desporto felicitou pessoalmente o jornalista premiado, tendo evidenciado o respeito e amizade que o povo tailandês sempre teve pelo nosso país.

Os “Friends of Thailand Awards” são atribuídos, bianualmente, a personalidades e organizações que contribuíram de forma decisiva para a divulgação da Tailândia enquanto destino Turístico.

Ao longo da sua carreira profissional Armando Nuno Carneiro foi responsável pela publicação de mais de meia centena de reportagens sobre a Tailândia, tendo contribuído para divulgar os valores, os costumes e a oferta turística locais.

Em 2008, a Autoridade de Turismo da Tailândia atribuiu 79 prémios a personalidades e organizações de diversos países.

Participaram na cerimónia de entrega de Prémios membros do Governo Tailandês, membros do Conselho de Administração dos principais grupos turísticos da Ásia, altos-representantes da Autoridade de Turismo da Tailândia e membros do Corpo Diplomático, entre os quais o Embaixador Português em Banguecoque, António de Faria e Maya.

Música e Ritmo enchem as ruas de Lisboa



MÚSICA E RITMO NAS RUAS DE LISBOA

Grupo de músicos Plastic Funk percorrem pontos chave da cidade ao final da tarde, de 1 a 7 de Outubro.
Depois do sucesso do primeiro dia de espectáculo, segue a actuação de hoje, as 17h30, na Praça D. Pedro IV Música e ritmos citadinos...todos os elementos juntos num animado final de tarde. Sons e ritmos intensos chegaram ontem à cidade de Lisboa, para receber o Outono e dar um tom de alegria e vitalidade à rentrée.

O espectáculo consiste numa performance musical itinerante que irá animar as ruas de Lisboa durante seis dias.

A actuação é dos Plastic Funk, um grupo de músicos cuja espectacular performance de música fará os mais apressados parar por minutos para desfrutar o momento.

Calendário Cultural em Outubro

Cultura para todos os gostos

Teatro
Música

Escultura

  • FIESA continua em exposição as construções e areia com o tema "Hollywood" (www.fiesa.org)







Lipton e os Plastic Funk andam pelas ruas de Lisboa


LIPTON TRAZ MÚSICA E RITMO ÀS RUAS DE LISBOA


Projecto LIPTONE – Cria o Teu Ritmo enche a cidade de sons e ritmos intensos
Grupo de músicos Plastic Funk percorrem pontos chave da cidade ao final da tarde, de 1 a 7 de Outubro


Música, ritmos citadinos e Lipton Ice Tea...todos os elementos juntos num animado final de tarde.

O espectáculo LIPTONE – Cria o teu Ritmo irá consistir numa performance musical itinerante que irá animar as ruas de Lisboa durante seis dias.

LIPTONE – Cria o Teu Ritmo irá contar com a actuação dos Plastic Funk, um grupo de músicos cuja espectacular performance de música fará os mais apressados parar por minutos para desfrutar o momento.
Os Plastic Funk irão surpreender e contagiar as pessoas nas ruas com ritmos intensos criados a partir de materiais recicláveis do dia-a-dia como latas, garrafas de vidro e plástico, caricas, etc.
Mas há mais! Se quiser fazer parte deste espectáculo, terá apenas que aparecer num dos locais onde irá decorrer esta iniciativa, a partir das 17h30, e poderá ter a oportunidade de se juntar aos músicos de LIPTONE e criar o seu próprio ritmo!
Junte-se a nós depois do seu dia de trabalho ou de aulas e venha beber um Lipton Ice Tea ao som da banda sonora ideal. Contamos consigo! Consulte o programa em baixo e veja qual o local mais perto de si.
Lipton…este é o poder do chá.



Programa de espectáculos


01 de Outubro (quarta-feira), das 17.30 às 19.30
Largo Luís de Camões


02 de Outubro (quinta-feira), das 17.30 às 19.30
Praça D. Pedro IV – Rossio


03 de Outubro (sexta-feira), das 17.30 às 19.30
Praça Marquês de Pombal – à entrada do Parque Eduardo VII


04 de Outubro (Sábado), das 10h30 às 13h30
Jardins de Belém


06 de Outubro (segunda-feira), das 17.30 às 19.30
Rua das Portas de Santo Antão - junto ao Coliseu


07 de Outubro (terça-feira), das 17.30 às 19.30
Praça do Campo Pequeno




Hoje no Maxime, canções de charme com Terylene



terylene foi a primeira fibra totalmente sintética do mundo, criada pelo químico J. R. Whinfield no ano de 1941.


Em 1942, os direitos foram vendidos à empresa ICI que iniciou a sua produção maciça em 1955. Desde 1970, o terylene tornou-se a fibra sintética de maior utilização, nomeadamente em tecidos.
As vantagens da utilização do terylene prendem-se com o facto de manter a sua forma após lavagem, reduzindo a necessidade de uma constante passagem a ferro.
Esta fibra teve uma enorme popularidade nos anos 50, 60 e 70; plissou as saias das raparigas e vincou as calças dos rapazes.
O terylene vestiu os bailes de liceu e o namoro dos nossos pais, tias e avós.
Em termos musicais, terylene é um dueto de voz e guitarra, que se dedica a interpretar canções de charme de que já muito poucos se lembram.
Ou porque foram escritas há cinquenta anos, ou porque, simplesmente, são boas demais para passar na rádio.
Talvez por serem canções que mandam que se saiba cantar e tocar.
Os terylene são o Francisco Ferro (voz) e o Rui Correia (guitarra).
Actuam preferencialmente em espaços intimistas, sítios onde as letras das músicas se percebem. terylene - é preciso ter fibra

Reabertura da Greenhill na Foz do Arelho





GREENHILL REABRE COM FESTIVAL DE MÚSICA E SOM

Dia 5 de Outubro comemora-se a Implantação da República


Cerimónia Comemorativa do 98º Aniversárioda Implantação da República5 de Outubro de 2008 - Praça do Município


No próximo domingo, dia 5 de Outubro, a partir das 10h20, a Praça do Município será o palco privilegiado das habituais comemorações da Implantação da República.
Programa
10h20 - Formação do Batalhão da GNR na Praça do Município.
10h30 - Chegada dos Convidados.
10h40 - O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Senhora Presidente da Assembleia Municipal, o Senhor Vice-Presidente e os Senhores Vereadores deslocam-se para o átrio dos Paços do Concelho.
10h45 - Chegada de Sua Excelência o Primeiro Ministro.Recebe Honras Militares. Após a recepção é conduzido ao Salão Nobre pelo Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
10h50 - Chegada de Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República. Recebe Honras Militares. Após a recepção é conduzido ao Salão Nobre pela Senhora Presidente da Assembleia Municipal.
10h55 - Chegada de Sua Excelência o Presidente da República. Recebe Honras Militares. Após a recepção é conduzido ao Salão Nobre pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Dois contínuos em grande uniforme abrem o cortejo, segue-se Sua Excelência o Presidente da República e o Senhor Presidente da Câmara acompanhados pelos Senhores Vereadores.
11h05 - Início da Cerimónia Sua Excelência o Presidente da República, Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, Sua Excelência o Primeiro Ministro, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a Senhora Presidente da Assembleia Municipal, o Senhor Vice-Presidente e os Senhores Vereadores são conduzidos pelo protocolo à varanda do Salão Nobre.
Segue-se o hastear da Bandeira Nacional por Sua Excelência o Presidente da República, coadjuvado pelo Senhor Presidente da Câmara, ao som do Hino Nacional, tocado pela Banda da Guarda Nacional Republicana e cantado pelo Grupo Coral Stella Vitae.
No Salão Nobre, breve explicação do Quadro “O Sufrágio”, da autoria de Veloso Salgado, pela Dra. Cristina Leite, Chefe da Divisão de Museus e Palácios da Direcção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.
As individualidades descem em cortejo para a Praça do Município ocupando os respectivos lugares. Intervenção do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Intervenção de Sua Excelência o Presidente da República. Desfile das forças em parada.
11h45 - Fim da Cerimónia

Hoje na Byblos inauguram-se as " Cores da Tailândia"











"CORES DA TAILÂNDIA"
Com a presença do Embaixador da Tailândia é inaugurada , hoje na Byblos pelas 17 horas, uma mostra da cultura tailandesa, com a demonstração de massagens, um cocktail tailandês, e ainda um filme que passará pelas 21 horas.
Este evento, a que se associa mais uma vez a Livraria Byblos, pretende dar a conhecer hábitos e costumes de um país distante da Europa mas bem conhecido talvez por razões nem sempre muito positivas.
O filme , que passa pelas 21 horas , é de realização tailandesa, mas legendado em...inglês! É pena! A legendagem em portugês facilitaria ainda mais a aproximação entre os dois países.
Fica a sugestão aos responsáveis pela divulgação da Tailândia em Portugal.

Fernando Tordo amanhã no Teatro Circo em Braga


FERNANDO TORDO & STARDUST ORCHESTRA


Fernando Tordo, acompanhado pela “Stardust Orchestra” é o novo espectáculo que o cantor e compositor português apresenta a 4 de Outubro (21h30) na sala principal do Theatro Circo.


No momento em que completa 43 anos de carreira, Tordo regressa aos palcos com um conceito inédito que faz renascer em novas sonoridades os êxitos de outros tempos, na sua maior parte canções do imaginário cultural português, associadas não raras vezes a acontecimentos de grande expressão social e política da história nacional das últimas décadas.

Com um colectivo musical de 24 elementos, na circunstância dirigido pelo maestro Pedro Duarte, “Cavalo à Solta”, “Lisboa de Feira”, “Tourada”, “Adeus Tristeza” ou “Só Ficou o Amor Por Ti” são alguns dos clássicos que Fernando Tordo, denominado por Carlos do Carmo como o “Tony Benett português”, interpreta agora num registo renovado pelas secções de cordas e de metais da “Stardust Orchestra”.

Considerado um dos mais notáveis cantores da música ligeira portuguesa ainda em actividade, afirmou-se desde cedo pela riqueza poética e musical de um reportório constituído por temas assinados não apenas pelo próprio, mas também por alguns dos mais significativos autores e compositores, designadamente Ary dos Santos, Manuel da Fonseca, Natália Correia ou Sophia de Mello Breyner.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1948, Fernando Tordo iniciou o seu percurso artístico com o projecto “Deltons”.

Embora tenha integrado, a partir de 1967, a formação dos “Sheiks”, foi com as participações e vitórias no Festival RTP da Canção – “Cantiga” (1969) e “Cavalo à Solta” (1971) – que Fernando Tordo concentrou as atenções do público e das editoras, tendo lançado “Tocata”, o seu álbum de estreia em 1972.

O reconhecimento prossegue em 1974 com mais uma vitória a do tema “Tourada” no Festival RTP da Canção e com o “Prémio Casa da Imprensa”, distinção que se repete três anos mais tarde.

Após uma longa e cúmplice parceria com José Carlos Ary dos Santos, cujo final ficou assinalado com a edição de “Cantigas Cruzadas”, Fernando Tordo assume integralmente, em 1981, a autoria, composição e interpretação dos temas desde então lançados.

A par do percurso musical que se notabilizou em momentos como a edição de “Adeus Tristeza”, distinguido com o prémio para “Melhor LP de Música Ligeira”, do disco de homenagem “O Menino Ary dos Santos” (1988) ou do álbum “Tributo a Los Laureados Nobel” (2006), trabalho considerado por José Saramago como «ponto alto da inspiração numa carreira tão extensa», Fernando Tordo destacou-se ainda nos projectos televisivos “Só Nós Três”, com Carlos Mendes e Paulo de Carvalho e “Falas Tu ou Falo Eu”, com Carlos Mendes.

Comendador da Ordem de Mérito, título atribuído em 2006 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, e distinguido, um anos depois, com a Medalha de Prata da Cidade de Lisboa, Fernando Tordo é também responsável pela autoria dos livros “Fantásticas, Fingidas e Mentirosas” (2003) e “Quando Não Souberes, Copia” (2007).

Museu do Oriente recebe a " Imperatriz da Pipa"




A “imperatriz da pipa” apresenta-se em Lisboa

O Museu do Oriente recebe um espectáculo único de música tradicional chinesa com a “imperatriz da pipa”, Liu Fang.

A exibição apresenta o álbum Le Son de Soie.
Liu Fang
é conhecida pela sua interpretação expressiva e cheia de sentimento da música tradicional para pipa, uma guitarra chinesa de quatro cordas, e guzheng, uma cítara chinesa, dentro das tradições clássicas e folclóricas.
Apelidada de “imperatriz da pipa”, a intérprete representa em palco a riqueza da música ancestral e as sonoridades eruditas da música chinesa através do poder e da sensibilidade com que os toca.

A artista já foi premiada com vários prémios internacionais, nomeadamente o prestigiado Future Generations Millennium Prize, em Junho de 2001, no Canadá.
Segundo a crítica, Liu Fang cria novas formas musicais ao combinar a sabedoria e prática nas tradições orientais com a música clássica ocidental, a música contemporânea e o improviso.
Liu Fang estudou na Escola de Arte de Kumning e prosseguiu a sua carreira académica no Conservatório de Xangai.

Em poucos anos construiu um perfil artístico que cativou audiências de todo o mundo, tendo sido convidada para leccionar na Escola de Música Chinesa da Orquestra de Kumning.

Mostra de Premiados do FATAL













FATAL Outras Cenas
Mostra de Premiados do 9º Festival Anual
de Teatro Académico de Lisboa




1 OUT. Prémio Fatal do Público 2008


Othello, a partir de William Shakespeare


Encenação de David SilvaRastilho


da Fac. Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa




2 OUT. Prémio Fatal do Público 2008


Chez Kantor, a partir de Tadeusz Kantor


Encenação de Pedro Manuel


NNT – Fac. Ciências e Tecnologia, Univ. Nova de Lisboa




3 OUT. Prémio Fatal Cidade de Lisboa 2008


Avarento, a partir de Molière


Encenação de Pedro Penim


CITAC – Universidade de Coimbra




4 OUT. Prémio Fatal 2008


Os Feios, a partir de Daniil Harms


Encenação de João Fino


GRETUA – Universidade de Aveiro


O FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, uma organização da Reitoria da Universidade de Lisboa, criou, em 2008, uma plataforma de programação anual específica para a área do Teatro Universitário sob a designação genérica de FATAL Outras Cenas.

Esta Mostra de Premiados do 9º Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa traz, agora, a um dos palcos mais importantes do país, o Teatro Nacional D. Maria II, a festa do Teatro Universitário com a qualidade das peças distinguidas pelos júri e público do Festival.

Depois do sucesso obtido na última edição do Festival, esta será uma ocasião única na cidade para ver ou rever espectáculos que marcaram o 9º FATAL, uma das maiores edições de sempre.

O Júri da 9ª edição do FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa agraciou o grupo GRETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro, com o Prémio Fatal, patrocinado pela REN – Redes Energéticas Nacionais, Mecenas Oficial do FATAL 2008, pela apresentação da peça Os Feios, a partir de Daniil Harms, encenação de João Fino, considerada a melhor peça do Festival; e o grupo CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, com o Prémio Fatal – Cidade de Lisboa, patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa, pela apresentação da peça O Avarento, a partir de Molière, encenação de Pedro Penim, considerada a peça mais inovadora deste ano.

O Prémio Fatal do Público, atribuído pelo público do Festival, em parceria com o jornal Público, coube, ex-aequo, ao NNT – Novo Núcleo de Teatro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pela apresentação da peça Chez Cantor, a partir de Tadeusz Kantor, encenação de Pedro Manuel, e ao Rastilho – Grupo de Artes Representativas da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, pela apresentação da peça Othelo, a partir de William Shakespeare, encenação de David Silva.