sexta-feira, 17 de outubro de 2008

KMo com mais bandas que merecem ser ouvidas



Norberto Lobo, Lobster e Mikado Lab

no próximo KM0


“Esta semana chegamos ao fim da tournée do KM0 pelo país.

A despedida vai ser em Lisboa, inspirada pelo fôlego e sabedoria ímpares da guitarra de Norberto Lobo, o rock insolente dos Lobster e a luminosidade dos Mikado Lab”, explica JP Simões, apresentador da série documental sobre a nova música portuguesa, exibida sábados, pelas 19h30, na RTP2.
Conheça e divulgue a música de Norberto Lobo, Lobster e Mikado Lab, publicadas em discurso directo no blog do KM0:


Para mais informações:

quilometro.zero@gmail.com
km0.press@gmail.com










Tim apresenta-se com " Braço de Prata"no Centro Cultural de Belém


TIM ACTUA SÁBADO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM


" Império Norte" um projecto que une musicalmente Portugal e Espanha


IMPÉRIO NORTE

17 de Setembro – 22.00 – Barcelos – Portugal Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos


Mundo e Ex-Peão + Dj Guze de “ Dealema” com Woyza e El Puto Coke [ LicorKafé] continuam a mostrar o seu projecto comum : Império Norte, uma voz contestatária das duas regiões nortenhas de cada um dos Paises: Portugal e Espanha , VigoZoo e NovaGaia representados nos Palcos num Ping-Pong curioso entre um lado e o outro, entre um estúdio e o Palco até que o Rio Minho assista ao parto do primeiro rebento deste projecto feito num namoro entre o Douro e a Ria de VigoPorto/Gaia cada vez mais perto de Vigozoo!!! Vigo cada vez mais “cerca” de NovaGaia!!

Império Norte, um projecto que une musicalmente o Norte à Galiza!

" Percursos Literários na Minha Terra" em Vila Franca de Xira



“Percursos Literários na Minha Terra”


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através da Divisão de Bibliotecas, e no âmbito do projecto Comunidade de Leitores, está a promover uma nova iniciativa denominada:
“Percursos Literários na Minha Terra”, na Biblioteca Municipal da Quinta da Piedade
(Póvoa de Santa Iria)
.


A terceira sessão terá lugar no próximo Sábado, dia 18 de Outubro, entre as 15.30 e as
17.30 Horas.

As sessões seguintes (4) terão lugar a 8 de Novembro, 22 de Novembro, 6 de Dezembro e 20 de Dezembro, no mesmo local e horário.
As Comunidades de Leitores têm por objectivo pôr em comum o prazer dos livros, criar ou
reforçar elos de sociabilidade em torno da leitura, discutir e problematizar pontos de vista
não necessariamente convergentes.
A ideia é contextualizar a obra de Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Álvaro Guerra,
Jorge Reis e Arquimedes da Silva Santos
, em termos históricos, sociais e culturais,
através de uma sucinta panorâmica histórico-cultural que viabilize o enquadramento do
Neo-Realismo e possibilite a compreensão da funcionalidade estético-ideológica do movimento, de molde a criar as condições para a irradiação de uma reflexão crítica e criativa a partir dos livros propostos:

Esteiros / Soeiro Pereira Gomes
Olhos de água / Alves Redol
Cantos cativos / Arquimedes da Silva Santos
Barranco de cegos / Alves Redol
Matai-vos uns aos outros / Jorge Reis
Os mastins / Álvaro Guerra

As obras seleccionadas para leitura atrás referidas são previamente emprestadas aos
participantes (limite máximo: 30), que serão convidados a comentar os textos,
complementarmente às explanações do Prof. Dr. Vitor Viçoso, moderador /orientador das sessões.

David Fonseca recebe galardão de platina


DAVID FONSECA “DREAMS IN COLOUR”

RECEBE GALARDÃO DE PLATINA


“Dreams in Colour”, o terceiro álbum de originais de David Fonseca a solo, editado em Outubro do ano passado, acaba de ser galardoado com o Disco de Platina, por vendas superiores a 20.000 unidades.
Esta é a primeira vez que David Fonseca conquista o Galardão de Platina na sua carreira a solo.
David Fonseca dificilmente esquecerá 2007 e 2008, anos que o consagraram como um dos mais importantes músicos da sua geração.

Para além de ter conquistado pela primeira vez o Galardão de Platina, David Fonseca viu “Dreams in Colour” entrar directamente para o 1º lugar do Top Nacional de Vendas, dois singles – “Superstars” e “Kiss Me, Oh Kiss Me” – chegarem ao 1º lugar do Top Nacional de Airplay, percorreu todo o país no espaço de 1 ano e esgotou o Coliseu de Lisboa em Abril passado.

Entretanto, “Dreams in Colour” foi também editado em Itália e na Grécia e será editado brevemente em Espanha.

Actuou a solo em Milão, Itália e também em Atenas, Grécia, num evento promovido pela MTV.

Ney Matogrosso em Lisboa e no Porto


NEY MATOGROSSO

A OUSADIA ESTÁ DE VOLTA


O regresso de Ney Matogrosso à ousadia do tempo dos Secos e Molhados está de volta e Portugal não podia ficar de fora da apresentação deste grande show.

Os Coliseus de Lisboa e Porto vão receber "Inclassificáveis", o novo espectáculo do artista brasileiro.

“Inclassificáveis” é um espectáculo de música popular brasileira com uma roupagem pop que tem direcção musical de Emílio Carrera, ex-integrante do grupo Secos e Molhados.

O cantor incorpora no reportório canções novas e clássicos da MPB.

“O Tempo não pára” (Cazuza), “Divino e Maravilhoso” (Caetano Veloso), “Um Pouco de Calor” (Dan Nakanawa), “Ouça-me” (Itamar Assunção) e “Inclassificáveis” (Arnaldo Antunes) estão entre as músicas escolhidas por Ney Matogrosso.

O novo espectáculo conta com figurino de Ocimar Versolato e cenário de Milton Cunha.

Em palco Ney é acompanhado por Carlinhos Noronha (baixo), Júnior Meirelles (guitarra e violão), Sérgio Machado (bateria), Emilio Carrera (piano, teclado e direcção musical), DJ Tubarão (percussão e pick up) e Felipe Roseno (percussão).

Em Outubro de 2007, quando estreou em São Paulo (no Citibank Hall), “Inclassificáveis” mostrou imediatamente ao que vinha: bilhetes esgotados com antecedência, frisson na plateia e o regresso de Ney Matogrosso ao universo exuberante do qual se havia afastado nos trabalhos mais recentes.

Alguns meses depois, em Janeiro de 2008, Ney Matogrosso levou “Inclassificáveis” para o Rio, depois de percorrer algumas cidades, e o sucesso foi ainda maior: duas semanas de casa cheia no Canecão.
“Gosto de fazer uma coisa mais solta, mais para fora, e intercalar com outras menos - gosto desse movimento. E acredito que o público também. Eles sabem desse meu lado e talvez sintam falta. Mas fiz porque era uma necessidade minha, mesmo,” diz Ney Matogrosso.“Por eu ter feito um show que era um recital (“Canto em qualquer canto”), me interessava fazer alguma coisa mais pop. Enquanto fazia aquele trabalho, já estava procurando repertório para esse – e eu sabia que ele teria muitas coisas inéditas. Me interessava voltar a um trabalho mais pop; não rock, mas próximo ao rock.”

Últimos dias para visitar " Lisboa 1758..."



“Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje”
Últimos dias da exposição


A exposição “Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje”, que exibe algumas das peças mais curiosas relacionadas com a cidade e a sua reconstrução na sequência do terramoto de 1755, encerra as portas ao público no próximo dia 1 de Novembro.
Até ao encerramento estão previstas três visitas guiadas, a cargo dos comissários científicos e outros convidados, aos sábados, mais concretamente nos dias 18 e 25 de Outubro e 1 de Novembro, pelas 17h00.
A próxima visita, a realizar no dia 18 de Outubro, é conduzida por Raquel Henriques da Silva e José Sarmento de Matos.

Helena Barreiros e João Vieira Caldas acompanham a visita seguinte, em 25 de Outubro, e no último dia, 1 de Novembro, o comissário Walter Rossa é o anfitrião.

A primeira visita, conduzida pela comissária científica Ana Tostões e por Gonçalo Byrne, teve lugar no dia 11 de Outubro.
Nesta mostra, organizada pela Câmara Municipal e pelo Turismo de Lisboa, é possível ficar a conhecer a réplica do modelo da estátua equestre de D. José, na Praça do Comércio, uma maqueta de Lisboa antes do terramoto de 1755 e um desenho panorâmico da capital, da autoria de Bernardo de Caula, entre outras obras de notável interesse para a História da cidade.
“Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje” assinala a passagem dos 250 anos sobre o plano urbanístico elaborado na sequência do Terramoto de 1755, e visa dinamizar o debate em curso sobre a reabilitação da baixa da capital portuguesa.
As marcações podem ser efectuadas até às 16h00 da sexta-feira anterior à visita para o endereço conceicao.pinto@cm-lisboa.pt ou através dos telefones 21 798 89 96 e 21 798 85 26.

Fim de semana diferente no Hotel Caminhos de Santiago



Fim-de-semana gastronómico com o chef Vítor Sobral
No Hotel Caminhos de Santiago
Dias para palatos exigentes.
Sob a batuta do chef Vítor Sobral,descubra os mercados locais e os sabores do Alentejo num curso para casais e amigos gourmet
Que me diz da ideia ir ao mercado comprar os produtos do dia, os mais frescos e apetecíveis que encontrar, para de seguida os aprender a conjugar e cozinhar em diversos pratos?
É o desafio do Hotel Caminhos de Santiago, em Santiago do Cacém, em parceria com o chef Vítor Sobral, responsável pela carta do restaurante O Peregrino.
O programa é simples. Traga companhia. Na sexta-feira, o check in é acompanhado por um licor de poejos ou um chá de poejos, e o chef Vítor Sobral dá as directrizes do que vai acontecer nos próximo dois dias.
Sábado é altura de acordar cedo. Às nove em ponto está marcada a partida para o mercado local.
Depois de escolhidos os produtos, às 11h30 toca a sineta.

Na cozinha, um dos elementos do casal ou um dos amigos começa a preparar – e sobretudo a aprender – os pratos seleccionados.
De bloco e lápis em punho, anota os truques e conselhos profissionais para realizar as receitas.
O almoço é a partir das 14h, para ambos.


Depois de tanto trabalho, a tarde é livre e à noite a confecção do jantar fica por conta da equipa do hotel.
No Domingo o programa e os horários repetem-se, mas quem cozinha é o outro elemento do casal ou amigo: 11h30 começa-se a confecção,14h a degustação, claro que de pratos diferentes do dia anterior.
No Peregrino o importante é aprender pratos novos e as técnicas para os fazer!

Este é apenas o primeiro dos muitos fins-de-semana gastronómicos que o Hotel Caminhos de Santiago vai realizar nos próximos meses.
Uma opção ideal para um fim-de-semana cozy no Alentejo.

FIM-DE-SEMANA GASTRONÓMICO
HOTEL CAMINHOS DE SANTIAGO Preço: €650,00/casal 2 noites em quarto duplo standard (entrada a 31/10 e saída a02/11/08),3 refeições incluídas para duas pessoas.
Oferta de: 2 aventais de cozinha e as respectivas receitas das aulas,juntamente com um bloco de notas e lápis.



HOTEL CAMINHOS DE SANTIAGO

RUA CIDADE DE BEJA

7540-163 SANTIAGO DO CACÉM

Eça de Queirós e Manuel Lopes evocados na Póvoa de Varzim



Numa noite em que as atenções se centraram no futebol, a Biblioteca Municipal foi local de recordações e homenagens a dois homens das Letras, Eça de Queirós e Manuel Lopes, na sessão de apresentação de dois livros de Dagoberto Carvalho Júnior.


Eça de Queirós porque é na bibliografia deste grande escritor português que se concentram as publicações de Dagoberto Carvalho Júnior e Manuel Lopes porque para além de partilhar com o escritor brasileiro o gosto por Eça, foi ele o elo de ligação entre este e a Póvoa de Varzim.

Esta amizade é testemunhada em A Boa Mesa de Eça de Queiroz, um dos livros apresentados, na crónica “Tributo a Manuel Lopes”: “Pela amizade que nos prendeu, a partir de 1995, ano em que nos conhecemos – através do jornalista Celso Pontes – quando fez a apresentação pública, em festa que organizou, nos Paços de seu Concelho, de A Cidadela do Espírito, a cuja edição portuguesa dedicou parte do seu precioso tempo”.


A 2ª edição desta obra foi também ontem apresentada, na Biblioteca Municipal, e inclui um prefácio de Manuel Lopes, no qual se pode ler “Para Dagoberto Carvalho Júnior o final da caminhada é simbolizado pela redescoberta de um retábulo maneirista que Eça de Queiroz teria conhecido e admirado, não se adivinhando porque estranhos desígnios o não tenha transfigurado nas igrejas dos seus romances”.

Mas o contributo do ex-Director da Biblioteca não se ficou pelo prefácio, como revelou Dagoberto Carvalho Júnior, “ele comprometera-se com o projecto como um todo: a edição, o prefácio e a selecção de ilustrações, a partir da rica exposição de arte sacra que “assinou” para o lançamento da 1ª edição na Póvoa”.

A este propósito, Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura referiu que “É um pouco o ressuscitar de Manuel Lopes”, manifestando também o orgulho em ter alguém como o Dagoberto Carvalho Júnior a falar de Eça de Queirós, um clássico e, cada vez mais, um escritor universal, na Póvoa de Varzim.

Assinalando a presença invisível de uma amigo comum desaparecido, a Dr.ª Conceição Nogueira também prestou uma sentida evocação a Manuel Lopes, “sempre presente neste espaço, que era a sua casa” e saudação ao médico e escritor Dagoberto Carvalho Júnior em quem encontra a “imagem e saudade de Manuel Lopes a unir-nos”.

Por isso mesmo, a actual directora do Boletim Cultural informou que o próximo volume da publicação, número 42, irá incluir um testemunho do escritor brasileiro sobre Manuel Lopes em quem reconhece “notório saber aurido na universidade da vida e na erudição das bibliotecas”.

Romance Histórico em Tertúlia na Byblos



TERTÚLIA Byblos
18 Outubro, 18h30
Ana Cristina Silva; Paulo Moreiras; Miguel Real (coordenação)
Romance Histórico


As nossas histórias, ou as histórias da nossa História. Ficção da realidade ou realidade que se conta de forma ficcionada, o romance histórico é um género que cada vez tem mais leitores. Entre o documento e a criação, entre o passado e o presente, um elo de ligação que apaixona e polemiza.
Este é o tema do primeiro módulo da Tertúlia Byblos, coordenado por Miguel Real, que começou na passada sexta-feira, dia 10, com a presença dos escritores João Aguiar e Sérgio Luís de Carvalho.
No próximo Sábado, 18, às 18h30, Ana Cristina Silva e Paulo Moreiras conduzem mais uma conversa em torno deste género literário.
No dia 31, Sábado, à mesma hora, dois nomes maiores da literatura portuguesa, José Jorge Letria e Fernando Campos, juntam-se para falar sobre a forma como encaram e produzem uma escrita própria na área do romance histórico.
Júlia Nery e Pedro Almeida Vieira fecham o primeiro capítulo desta Tertúlia, dedicado ao Romance Histórico, a 8 de Novembro, pelas 18h30.



A TERTÚLIA Byblos continua com um novo módulo Repensar Portugal: Ensaio e Romance Pós 25 de Abril, com duas sessões conduzidas pela Prof. Maria das Graças Moreira de Sá, nos dias 21 e 29 de Outubro, às 18h30.
A Tertúlia Byblos, para que todos estão convidados (entrada livre, por inscrição, até ao limite da lotação disponível), tem a coordenação geral de Annabela Rita, envolvendo várias instituições ligadas à escrita e à investigação universitária nos campos literário, cultural e artístico.
Promovendo o diálogo entre diferentes áreas disciplinares através de representantes seus, esta é a tertúlia que queremos efectivamente trazer até à Byblos: temas e obras provocando conversas em encontros que desejam ser um verdadeiro convívio entre escritores, investigadores e público. Com nomes consagrados da cultura portuguesa, mas também com jovens autores.



Até Julho próximo, a Tertúlia Byblos organizar-se-á como um ciclo feito de módulos temáticos que se interligam, cada um deles apresentado por um coordenador, que convidará um ou mais protagonistas para as diferentes sessões. Do romance histórico à literatura de viagens, dos mitos fundadores ao futuro da língua portuguesa e à lusofonia.
Em contra-luz relativamente à cultura portuguesa, em ciclos mensais, outras culturas serão convocadas, favorecendo a reflexão e o debate sobre identidade e alteridade.


Dando espaço privilegiado às letras do Brasil, de Angola, Moçambique, entre outros países de expressão lusa, para além de outras literaturas que mereceram programas especiais na Byblos, como os já previstos sobre os autores norte-americanos e franceses.



Memórias de Mar no Padrão dos Descobrimentos



Conferência ,no próximo sábado , dia 18 de Outubro – Canoas do Brasil: aproximação etno-arqueológica preliminar, que integra o 3º Ciclo de Conferências Memórias do Mar - A Alma do Navio a decorrer actualmente no Padrão dos Descobrimentos, aos sábados de manhã, até finais de Novembro.


O Ciclo organizado pelo Arqueólogo Naval Jean-Yves Blot, procura dar a conhecer uma cultura marítima e fluvial de grande riqueza, em que se salientam as mais distintas tipologias, viva expressão da diversidade de soluções estruturais e das suas diferentes funcionalidades.
Do barco de pesca no Mar da Nazaré ao gigante de metal lavrando a vaga oceânica durante anos a fio, o navio constitui o desafio do homem perante um dos meios mais duros do planeta, realidade ilustrada pela imagem que serve de emblema ao presente ciclo.
No próximo sábado é a vez do actual director da Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática / IGESPAR, responsável pela coordenação de inúmeras missões arqueológicas em águas portuguesas e internacionais nos dar a conhecer o resultado de algumas das suas pesquisas.
Francisco J.S. Alves, o Arqueólogo que há quase três décadas se dedica à Arqueologia Náutica e Subaquática regressa esta semana da sua mais recente missão na Namíbia, onde procede à investigação de uma Nau portuguesa do séc. XVI recentemente descoberta.
O arqueólogo dedica assim a sua comunicação de sábado próximo a algumas das suas mais recentes descobertas e investigações operadas em território brasileiro.

Quimera edita album de fotografia sobre BEBÉS



BEBÉS
Uma Miscelânea de Afectos


Com 100 belíssimas imagens da autoria da fotógrafa Rachael Hale, BEBÉS apresenta uma miscelânea afectuosa de factos e citações fascinantes acerca dos bebés.

Desde as canções infantis e os contos de fadas mais apreciados, até aos nomes atribuídos aos bebés em todo o mundo, passando por alguns factos relativos aos gémeos múltiplos, este livro é um sensacional presente para novos pais, avós e todas as pessoas que adoram bebés.
Características:
Álbum de 160 páginas, com 23x26 cm

Rachael Hale
Celebrizada pela fotografia de animais, Rachael Hale revela-se eximia da arte de fotografar bebés com este álbum.

As suas obras anteriores, 101 Salivations: For the Love of Dogs, 101 Cataclysms: For The Love Of Cats, It’s a Zoo Out There, Smitten e Snog, venderam mais de dois milhões de exemplares e foram traduzidos em 11 línguas.
Rachael Hale vive em Auckland, na Nova Zelândia, com os seus três gatos - Edmund, Gianni e Versace - e o seu cão Kizzie.


Quimera Editores
Com 21 anos de existência a Quimera dedica-se essencialmente à publicação de álbuns, com destaque para as obras sobre Lisboa e para os livros de Marina Tavares Dias, uma das melhores olisipógrafas dos nossos dias. Esta autora estreou-se na Quimera com Lisboa Desaparecida, álbum que no ano passado viu publicado o seu 9.º volume, uma obra comemorativa do 20º aniversário da editora.
A Quimera edita livros de pequeno formato – como a célebre colecção“Descobrir” (Gallimard) – e grandes álbuns, que constituem a sua principal imagem de marca.
A editora tem actualizado o seu portfolio com novas colecções e álbuns concebidos também a pensar em leitores estrangeiros (Lisboa Iluminada, Porto Iluminado, Portugal Iluminado e a nova série “Panoramas”), publicando ainda ensaios, livros sobre arquitectura, obras de carácter biográfico e uma série de livros de introdução ou divulgação em diversas áreas temáticas, abordadas de diferentes perspectivas.
Até ao Natal de 2008, a Quimera vai editar um conjunto de livros destinados a diferentes tipos de público, dilatando colecções já conhecidas e publicando também obras com formato e conceito inovadores no contexto nacional.


Omara Portuondo no Porto e em Lisboa


A DIVA DE BUENA VISTA SOCIAL CLUB VEM A PORTUGAL


Adiamento da exibição de " Guernica"


"GUERNICA" ESPECTÁCULO ADIADO


POR LAPSO INFORMÁMOS QUE A ACTRIZ LESIONADA SERIA ALEXANDRA MARQUES, QUANDO NA REALIDADE ESSE IMPREVISTO ACONTECEU COM PAULA FREITAS.

AS NOSSAS DESCULPAS E RÁPIDO RESTABELECIMENTO