quarta-feira, 17 de outubro de 2007

2ª Mostra do Cinema Brasileiro

2.ª Mostra de Cinema Brasileiro

Segundo dia do festival dedicado a Glória Pires e Daniel Filho

O trabalho da actriz Glória Pires e do realizador Daniel Filho marcam a 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro, a 20 de Outubro. “A Partilha”, “Se eu fosse você” e “O Primo Basílio”, são os filmes exibidos neste dia, a partir das 18h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A actriz e o realizador vão participar, também, numa mesa redonda aberta ao público, sobre o tema “Cinema baseado em Literatura”, às 21h00, que conta, ainda, com a presença do realizador português Jorge Paixão da Costa, que apresentou este ano “O Mistério da Estrada de Sintra”, baseado numa obra de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão e do actor português Nicolau Breyner.

Glória Pires estreou-se na TV Globo aos 7 anos, e aos 14 ganhou o prémio Actriz Revelação da Associação de Críticos de São Paulo, pelo seu desempenho na novela “Dancin’ Days”. Ao longo de 34 anos de carreira, desenvolveu um percurso sólido na televisão, com actuações marcantes em mini-séries e novelas, entre elas “Dancin’ Days”, “Cabocla”, “O tempo e o vento”, “Vale Tudo”, “Mulheres de Areia”, “Belíssima” e, actualmente, no papel de Lúcia em “Paraíso Tropical”. As suas últimas aparições no cinema foram em parceira com o realizador Daniel Filho, nos filmes “A Partilha”, “Se eu fosse você” e “O Primo Basílio”.

Daniel Filho é um dos mais consagrados e premiados realizadores brasileiros. Em 1966 começou a trabalhar na TV Globo, transformando-se num dos grandes renovadores da televisão brasileira. Ao estabelecer um novo padrão dramatúrgico, artístico e de produção para novelas e séries, consolidou o sucesso deste género televisivo, até hoje o principal produto de exportação da indústria audiovisual do Brasil.

A 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro decorre de 19 a 21 de Outubro, no Cinema São Jorge, por iniciativa da Fundação Luso-Brasileira, em co-produção com a EGEAC E.M..
Durante os três dias do evento, vão ser exibidos 11 filmes e realizadas duas mesas redondas, nas quais participam personalidades conhecidas do cinema brasileiro e português, com o objectivo de aproximar o cinema brasileiro contemporâneo do público português e da comunidade brasileira residente em Portugal.

Desobediências continuam no Teatro da Trindade

DESOBEDIÊNCIAS
ciclo de actividades paralelas ao espectáculo “A Desobediência”

O espectáculo “A Desobediência” que o Teatro da Trindade apresenta desde 11 de Outubro parte do gesto e da conduta humanitária de Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus, que, num dos momentos mais dramáticos da 2ª Guerra Mundial, a capitulação da França diante da invasão nazi, e em desobediência ao Governo Português, permite a fuga de milhares de refugiados.
Assim e tendo em conta a complexidade deste gesto e o seu valor cívico e histórico, resolveu a Direcção do Teatro da Trindade enquadrar a apresentação do espectáculo com um conjunto de iniciativas que pudessem dar o devido destaque não só àquele mas também à valorização da atitude de Aristides de Sousa Mendes.
Essas iniciativas e actividades são de natureza multidisciplinar, tanto no plano artístico como da comunicação, envolvendo as artes plásticas, o cinema e vídeo e actividades lúdicas e expressivas para público escolar (Aristides de Sousa Mendes é estudado em vários programas escolares, nomeadamente 6º Ano, 9º Ano e 12º Ano).

O PODER E A DESOBEDIÊNCIA
23 OUT 19h00 // Teatro-Bar
[Tertúlia com Prof. José Bragança de Miranda]

“ La Boétie encontrou no «mistério da obediência» o segredo da política. A escolha foi sempre entre obedecer ou morrer. Foi preciso fazer tudo para que se esquecesse esta alternativa. Trata-se de obrigar a obedecer até que aquele que obedece tire alegria do obedecer, profundamente entregue à sua submissão. Depois virão aqueles que querem desobedecer, que tiram alegria da sua desobediência. Em ambos casos lá ao longe mantém-se a ameaça de morte (…/…).”
José Bragança de Miranda
Tendo como pretexto o gesto de desobediência de Aristides de Sousa Mendes, a conversa desenvolver-se-á a partir do olhar que a teoria política lança sobre as relações entre o poder e a (des) obediência.

José Bragança de Miranda é professor no Departamento de Ciências de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo publicado várias obras na área da Filosofia e da Teoria Política. É autor de, entre outros ensaios, Teoria da Cultura, Lisboa, Século XXI, 2002; Traços. Ensaios de Crítica da Cultura Lisboa, Vega, coll. Passagens, 1997, Política e Modernidade e Lisboa, Colibri, 1996 Analítica da Actualidade, Lisboa, Vega, 1994.

ARISTIDES SOUSA MENDES – ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE
30 OUT 19h00 // Salão Nobre
[Debate]

A relação entre a história de Aristides de Sousa Mendes e as diferentes narrativas ficcionais hoje existentes, será o ponto de partida para este debate com Luiz Francisco Rebello (dramaturgo), Rui Mendes (encenador), José Ruy (ilustrador), Júlia Nery (romancista), Diana Andringa (jornalista e argumentista), Irene Flunser Pimentel (historiadora), Rui Afonso (historiador) e Álvaro de Sousa Mendes (Fundação Aristides de Sousa Mendes). Moderação do jornalista Daniel Cruzeiro.
Luiz Francisco Rebello é autor da peça “A Desobediência”, Rui Mendes, o encenador da versão que será apresentada no Teatro da Trindade, José Ruy, o autor da Banda desenhada “Aristides Sousa Mendes, Herói do Holocausto”, Júlia Nery é autora do romance “O Cônsul”, Diana Andringa é, com a realizadora Teresa Olga, a autora do documentário “Aristides Sousa Mendes, o Cônsul Injustiçado”, Irene Flunser Pimentel é uma investigadora e professora académica com profusa obra sobre os refugiados na 2ª Guerra Mundial (entre os quais a obra “Os Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Em fuga a Hitler e ao Holocausto, Lisboa, Esfera dos Livros, Maio de 2006”), Rui Afonso é o autor da biografia de Aristides de Sousa Mendes (Injustiça. O Caso Sousa Mendes e Um Homem Bom. Aristides de Sousa Mendes, o «Wallenberg Português») e Álvaro de Sousa Mendes é o presidente do Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes. Daniel Cruzeiro é jornalista na SIC, sendo actualmente coordenador da Reportagem SIC.

Inscrições para o Rock in Rio Solar estão a terminar

“Rock in Rio Escola Solar”
inscrições nacionais terminam já a 30 de Outubro
As escolas de todo o país já só têm duas semanas para participarem no concurso “Rock in Rio Escola Solar”.
A inscrição deverá ser feita até 30 de Outubro, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do evento – em www.rockinrio-lisboa.sapo.pt.
O “Rock in Rio Escola Solar” é um concurso nacional para os alunos do 2º e 3º cliclos e do ensino secundário. 1000 bilhetes para o Rock in Rio-Lisboa e painéis fotovoltaicos serão oferecidos a 20 escolas de todo o país – 18 no continente, 1 nos Açores e 1 na Madeira.
Essas escolas vão poder vender a energia captada pelos painéis à rede pública de distribuição de energia eléctrica, sendo a totalidade dessa verba arrecadada revertida para causas sociais ao longo dos 15 a 20 anos de tempo de vida dos painéis.
Esta é a primeira iniciativa de uma série que serão promovidas pelo Rock in Rio e pelos seus parceiros e patrocinadores, envolvendo artistas e formadores de opinião, com o objectivo de provocar mudanças de comportamento na sociedade portuguesa no que respeita à problemática das alterações climáticas e das energias renováveis.
O maior evento de música e entretenimento do mundo volta a Lisboa para a sua terceira edição em Portugal assumindo, mais uma vez, um verdadeiro compromisso social e ambiental utilizando o seu forte poder de comunicação para mobilizar crianças e jovens de todo o país.
Conscientes da sua importância, os Xutos & Pontapés associam-se a este movimento comprometendo-se a mobilizar todos os elementos das famílias portuguesas.
O Rock in Rio-Lisboa é muito mais do que um espectáculo de música: é um evento catalisador de emoções e um mobilizador social.
Depois de duas edições com enorme sucesso, o Rock in Rio-Lisboa volta a Portugal nos dias 30 e 31 de Maio, 6, 7 e 8 de Junho de 2008, em Lisboa.

Adriano Correia de Oliveira lembrado 25 anos depois


Adriano Correia de Oliveira, 25 anos depois,

revisitado por diferentes gerações de músicos

Vinte e cinco anos depois da sua morte, o cantor de intervenção Adriano Correia de Oliveira foi recordado terça-feira em Lisboa com um espectáculo onde vários artistas seus contemporâneos recordaram as trovas que o eternizaram.

Ontem, terça-feira, precisamente o dia em que passaram 25 anos sobre a morte do cantor, na Sociedade Vóz do Operário, em Lisboa, José Fanha, Carlos Paulo e Maria do Céu Guerra ler am poemas que Adriano Correia de Oliveira cantou.

Foi também inaugurada uma exposição sobre o músico e realizou-se um colóquio para debater a vida e obra de Adriano com a participação de Luís Cília, José Barata-Moura, Lopes de Almeida, Paulo Sucena e José Viale Moutinho.

No próximo dia 20, no mesmo local, decorrerá o espectáculo "25 anos - 25 canções", que contará com a presença, entre outros, de Amélia Muge, Fausto, Fernando Tordo, Brigada Victor Jara, o padre Francisco Fanhais, Manuel Freire, Janita Salomé, Luís Represas, Pedro Abrunhosa, Paulo Carvalho e um grupo de guitarra e cantares de Coimbra

Portugal Masters



Elite mundial do golfe reunida no Algarve
As estrelas do golfe reunem-se nos dias 18 a 21 de Outubro, no Oceânico Victória, em Vilamoura, para o maior encontro de golfe em Portugal.
Este evento, integrado no programa ALLGARVE, é considerado o mais importante torneio de golfe jamais realizado em Portugal, quer pelo atractivo “prize Money” de três milhões de euros, quer pela qualidade dos jogadores que estarão presentes no Algarve, como é o exemplo do inglês Lee Westwood, que venceu recentemente o prestigiado British Masters, em The Belfry.

O Algarve, que em 2005 foi o palco eleito para a realização dos Campeonatos do Mundo, foi o local escolhido para a realização do Portugal Masters, confirmando assim a excelência da Região enquanto destino privilegiado para a prática do golfe.

Os Fugidores, produção nacional do AXN

O AXN apresenta um novo projecto de produção própria, como mais um elemento de desenvolvimento do canal. Viagens, humor e entretenimento pela mão de humoristas profissionais, com um estilo original e divertido.

O AXN deixa de lado por um momento a ficção, para oferecer uma atrevida produção da Sony Pictures Television Producciones España intitulada Os Fugidores.

Tal como nas grandes séries de ficção, uma equipa muito especial reúne-se para resolver casos. Os nossos protagonistas são três especialistas em humor, dois rapazes e uma rapariga, dispostos a mostrar ao espectador as possibilidades de destinos de fim-de-semana com os quais sonhamos indefinidamente e que não podemos usufruir. Roma, Madrid, Budapeste, Marselha, Liverpool… De certeza que não podemos dar uma escapadela…?

Por 300€ por pessoa, com tudo incluído, viajaremos para todos estes destinos… de outra forma. Eles organizam tudo e dão-nos as “dicas”.


Miguel – Miguel Rocha – é o chefe da expedição e o tesoureiro. Controla os gastos ao cêntimo e que ninguém gaste mais que o devido... Miguel tem uma longa trajectória como actor em televisão, publicidade e teatro. Colaborou como guionista e intérprete nos conhecidos sketches de “A Revolta dos Pastéis de Nata” (Videomedia).

Fabíola
– Fabíola Lebre – é a intelectual… Com um currículo de que fazem parte uma licenciatura em educação especial e reabilitação e até um primeiro lugar num concurso de poesia, o percurso de actriz de Fabíola inclui participações no programa televisivo “A Revolta dos Pastéis de Nata”.

Ricardo
– Ricardo Cruz – é o mais cosmopolita do grupo... De talentos múltiplos (actor, performer, encenador e apresentador) nas artes teatrais, Ricardo participou também como actor na curta-metragem “Mergulho no Fim do Ano” (1994) de Marco Martins e João Braz.

Na realidade, o programa propõe uma forma diferente de viajar, com um máximo de 300€ por pessoa. Fabíola, Miguel e Ricardo são os 3 artífices desta nova alternativa para viajar e levam a cabo um intercâmbio muito rico e divertido com as pessoas de cada local visitado.

Ao longo do Outono viajaremos para destinos muito diversos. Veremos Os Fugidores, por exemplo, debatendo-se com gladiadores no Coliseu de Roma, em “peregrinação” na Liverpool da “beatlemania”, ou passeando nas ruas de Marselha, as mesmas percorridas por Zidane. E tudo isto por 300¤ por pessoa e, por certo, uma boa dose de humor. Turismo, humor e entretenimento num só programa.


Em Outubro, Os Fugidores viajam até Roma (dia 20) e Praga (dia 27). Em Novembro, os destinos a visitar serão: Marselha (dia 3), Madrid (dia 10), Atenas (dia 17) e Amesterdão (dia 24).

Estreia: Sábado 20 de Outubro às 15h25
Emissão: Sábados às 15h25

Título original: Os Fugidores
Ano de produção: 2007
País de produção: Espanha
Género: documentário, viagens
Duração: 30 minutos
Realizador: vários
Intérpretes: Fabíola Lebre, Miguel Rocha, Ricardo Cruz

Mark Knofler actua no Campo Pequeno


Considerado um dos melhores 100 guitarristas de todos os tempos, MARK KNOPFLER, voz e guitarra dos Dire Straits, está de regresso a Portugal para um concerto único. Dia 4 de abril a arena do Campo Pequeno não será suficiente para todos os fãs deste talentoso guitarrista, autor de álbuns como Ragpicker’s Dream (2002), Golden Heart (1996), All The Roadrunning (2006) e, mais recentemente, Kill to Get Crimson (2007).


MARK KNOPFLER live in concert
Campo Pequeno - 4 Abril - 21h30 (abertura de portas às 20h)
Bilhetes à venda no Campo Pequeno, FNAC, Abreu, Worten, Bliss, Bulhosa e em http://www.ticketline.sapo.pt/
Informações & Reservas 707 234 234
Preço: entre 25€ e 60€

A evolução do serviço público de televisão


Evolução do Serviço Público de Televisão em debate na Gulbenkian
RTP ORGANIZA TERCEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
NO ESPAÇO DE UM ANO



A Evolução do Serviço Público de Televisão é o tema da terceira e última grande conferência internacional que a Rádio e Televisão de Portugal organiza este ano, no dia 18 de Outubro, por ocasião das comemorações dos 50 anos da RTP.


O evento tem lugar no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e é aberto ao público, mediante inscrição prévia no sítio da RTP.


A necessidade de reestruturar os serviços públicos de televisão europeus, habilitando-os a incorporar as novas tecnologias e a enfrentar a concorrência dos operadores privados, constitui o ponto de partida para mais esta iniciativa da RTP.


O programa do evento comporta duas conferências principais, que abordam os desafios que se colocam ao serviço público de televisão na Europa, estando a primeira a cargo de André Lange, do Observatório Europeu do Audiovisual, e a segunda de Christian S. Nissen, da Copenhagen Business School.


O Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, preside à sessão de abertura, onde têm também assento Almerindo Marques, Presidente da RTP e José de Azeredo Lopes, presidente da ERC.


O novo quadro legislativo nacional e internacional será igualmente tratado num painel que conta com a participação da Directora Jurídica da União Europeia de Radiodifusão (UER / EBU), Jane Wizard; de Alberto Arons de Carvalho, deputado e professor na Universidade Nova de Lisboa; e de Pedro Garcia Marques, professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica.


Os problemas do financiamento do serviço público de televisão serão abordados num painel que conta com as presenças de Teresa Ribeiro, Directora do Gabinete para os Meios de Comunicação Social; e de Robert G. Picard, docente da Jönköping International Business School (Suécia), que já tinha estado em Portugal num outro evento realizado pela RTP em Março deste ano.
Outro painel tratará da reestruturação do serviço público e conta com a participação de Elísio de Oliveira, Vice-Presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social; de Nuno Santos, Director de Programação da RTP; e de Manuel Iglésias Díaz, responsável pela televisão pública da Galiza.


As questões tecnológicas serão discutidas num painel animado por Enrique Bustamante, professor da Universidade Complutense de Madrid; por Eduardo Cardadeiro, administrador da ANACOM; por Gustavo Cardoso, Presidente do OBERCOM e docente do ISCTE; e por Carlos Zorrinho, Coordenador da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.
Participam nos debates, como presidentes de mesa ou moderadores, diversos administradores e quadros da Rádio e Televisão de Portugal.


Esta iniciativa foi precedida por duas outras conferências internacionais, a primeira das quais, realizada em Março, focalizou-se nos problemas da concorrência e da qualidade dos produtos televisivos; e a segunda, que teve lugar em Junho, abordou a experiência dos canais internacionais portugueses de televisão e de rádio no contexto do audiovisual dos países lusófonos.


A componente cultural das comemorações dos 50 Anos da RTP envolveu também a organização de nove debates universitários descentralizados sobre televisão digital, o último dos quais teve lugar na passada semana na Universidade de Coimbra.