sábado, 16 de agosto de 2008

Padre António Vieira recordado na Byblos




20 de Agosto a 6 de Setembro › Exposição
Padre António Vieira - Palavras de Futuro



Assinalando o quarto centenário do nascimento do padre António Vieira (1608-2008), a Byblos destaca alguns dos livros mais significativos para a evocação da vida e obra deste que é um dos protagonistas mais marcantes da cultura lusófona, verdadeira ponte entre os dois lados do Atlântico.
Vieira, o “Imperador da Língua Portuguesa”, como lhe chamou Fernando Pessoa, foi jesuíta, missionário, orador, diplomata e defensor dos direitos humanos.



Deixou uma obra literária imensa, composta por sermões, cartas, tratados proféticos e dezenas de escritos filosóficos, teológicos, espirituais, políticos e sociais.


Quarta-feira, 20 › 18h30 › Encontro com...
José Carlos Brandi Aleixo, Rui Rasquilho, Lauro MoreiraVieira e o seu Tempo


No âmbito da comemoração do ano vieirino, José Carlos Brandi Aleixo, padre jesuíta e professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e do Instituto Rio Branco, vem à Byblos explicar o lugar da obra do padre António Vieira, uma figura ímpar da cultura portuguesa e brasileira tanto no seu tempo como na actualidade.
Esta palestra-espectáculo será ilustrada pela leitura de trechos dos sermões e cartas de Vieira pelo Prof. Rui Rasquilho e pelo embaixador Lauro Moreira.




Organização: Missão do Brasil junto à CPLP e Byblos Amoreiras

Hoje na RTP2 um filme a não perder!!!

Hoje, a partir das 22h40, na RTP2







TAXI DRIVER







Uma noite de cinema onde a política, eleições e a corrupção nos EUA são o centro da história 22h40 - TAXI DRIVER



Um veterano da guerra do Vietname conduz um táxi e estabelece uma relação com uma jovem prostituta.


A vida sórdida que testemunha, levam-no a actuar de forma violenta... Travis Bickle (De Niro) é um jovem de 26 anos que sofre de insónia e arranja um emprego como condutor de táxis em Nova Iorque.


Travis passa o seu tempo livre assistindo a filmes pornográficos em cinemas imundos, dirigindo-se sem rumo pela periferia de Manhattan.


Uma noite Travis acolhe no seu táxi uma jovem prostituta de 12 anos que está a fugir do seu proxeneta.



Travis decide salvar aquela jovem. Simultaneamente Travis vive obcecado com a imagem de Betsy (Shepherd), que trabalha no comité eleitoral do senador Palantine, candidato à presidência e cuja campanha promete mudanças sociais drásticas.



Este é indubitavelmente um dos grandes filmes da história do cinema, um dos grandes filmes de Scorsese e um dos grandes filmes de De Niro.







Autoria: Paul Schrader

Produção: Julia Phillips, Michael Phillips

Realização: Martin Scorsese

Fotografia: Michael Chapman

Música: Bernard HerrmannCenografia: Charles Rosen
Com: Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd, Harvey Keitel

Veja hoje "Ainda bem que apareceste". Apareça também!



HOJE,ÀS 21H30, NA RTP1

AINDA BEM QUE APARECESTE





Um programa de humor onde o improviso é a palavra de ordem...



Esta semana é a vez de José Carlos Malato, Isabel Angelino, Mané Ribeiro e Fernando Ferrão passarem pela experiência hilariante que é o “Ainda Bem que Apareceste”.



Isabel Angelino transformar-se-á na representante de um desconhecido país num concurso internacional de misses, Mané Ribeiro terá de encarnar uma especialista em recursos humanos, Fernando Ferrão será o dono de um restaurante que ver-se-á obrigado a despedir uma funcionária e José Carlos Malato será o experiente comandante de uma nave espacial.

No final os quatro convidados encarnarão quatro freiras a serem repreendidas pela madre superiora.