domingo, 30 de novembro de 2008

"O Tigre e o Dragão" de Ang Lee no AXN



- O TIGRE E O DRAGÃO -

“Este filme é uma espécie de sonho sobre a China, uma China que provavelmente nunca existiu a não ser nas minhas fantasias de uma infância passada em Taiwan...”. É assim que Ang Lee descreve o filme que realizou e que mistura habilmente as artes marciais e o romance, coisas que ocupavam a sua mente de criança e o distraiam dos trabalhos da escola.

“O Tigre e o Dragão” é uma história de amor épica filmada nas magníficas paisagens da China. O belo e poderoso Li Mu Bai (Yun-Fat Chow), considerado um dos melhores lutadores de artes marciais da sua geração, chega ao Yuan Security Compound gerido pela sua amiga de longa data Yu Shu Lien (Michelle Yeoh). O clima de romance que se instala entre eles torna-se evidente de forma imediata.

Li pede a Shu Lien, que está de partida para Pequim, que dê a sua espada (a mítica Destino Verde) a Sir Te (Lung Sihung), um respeitado líder que havia sido muito amigo do pai de Shu Lien.

Ela mostra-se relutante em levar a espada, até que Li lhe explica que abdica da espada porque depois de muitos anos a lutar pretende dar um novo rumo à sua vida.

Shu Lien tenta persuadi-lo a viajar até Pequim com ela e dar a espada pessoalmente a Sir Te, mas Li está de partida para Wudan Mountain (o retiro de treino dos melhores lutadores de artes marciais) para prestar homenagem ao seu falecido Mestre, envenenado no passado por uma criminosa notável, Jade Fox. No entanto, ele concorda em juntar-se mais tarde a Shu Lien em Pequim.

Quando Shu Lien entrega a Destino Verde a Sir Te, ele mostra-se renitente em aceitá-la, concordando apenas em ficar como guardião da espada, permitindo assim que Li a recupere quando o desejar.

Nessa mesma noite, a espada é roubada por um ladrão mascarado. O chefe de segurança de Sir Te, Bo, e Shu Lien, lutadores de primeira linha, tentam em vão apanhar o ladrão. As suspeitas recaem mais uma vez sobre Jade Fox.

Shu Lien tem contudo as suas próprias suspeitas, que não revela a ninguém sem investigar primeiro...
Estreia: Domingo 30 de Novembro às 22h30

Título original: Crouching Tiger, Hidden Dragon
Realização: Ang Lee
Intérpretes: Yun-Fat Chow, Michelle Yeoh, Ziyi Zhang, Chang Cheng