terça-feira, 18 de setembro de 2007

Os professores e a escola da Operação Triunfo

É já no próximo sábado, dia 22 de Setembro pelas 21.15h, que Silvia Alberto vai receber as novas vozes de Portugal e abrilhantar os serões de sábado na RTP1 e RTP Internacional.


A Operação Triunfo vai dar oportunidade a 16 novas vozes de concretizar os seus sonhos. Durante quatro meses estes jovens vão aprender na escola de música da Operação Triunfo a ser cantores e a enfrentar o público ao vivo.

Foram hoje apresentados à comunicação social a escola e os professores, da Operação Triunfo.

A escola de música é a antiga Escola Secundária Machado de Castro, situada em Lisboa, desactivada hà 2 anos e que será ocupado, apenas, o r/c para o programa.

O corpo docente da escola de música da Operação Triunfo, que nesta edição são:


1- Maria João – Directora da Escola

Nasceu em Lisboa a 27 de Junho de 1956.
Em 1982 entrou para a Escola de Jazz do Hot Club.
O seu primeiro disco foi lançado no ano seguinte.
Além da música, Maria João pratica Akido com cinturão negro.
Em 2003 foi directora da Escola de Música da Operação Triunfo.
Na edição de 2003/2004 repetiu o cargo.
Este ano será novamente a directora da Escola de Música da Operação Triunfo.




2- Paula Oliveira – Professora de técnica vocal (aulas individuais)

Paula Oliveira é uma das maiores vozes do Jazz actual. Com uma voz quente e melodiosa, canta um jazz, muito próprio, com sotaque africano.
Começa no Conservatório de Coimbra os seus estudos, para os terminar, Canto Clássico, no Conservatório Nacional de Lisboa.
Neste momento integra o grupo de músicos professores da Escola de Jazz Luis Villas-Boas no Hot Club de Portugal, em Lisboa.
Foi professora de Canto nas edições anteriores da Operação Triunfo, continuando nesta edição com as mesmas funções.




3- Catarina Santana – Professora de interpretação
Catarina santana tem 31 anos e vive em Lisboa, apesar de sr ter licenciado em Engenheiria do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Técnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi na Análise do Movimento que se especializou pela ècole Internationale de Théâtre Lassad, em Bruxelas.
Conta ainda no seu curriculum com o 4º grau de Ballet pela Escola de Dança Armando Jorge.
Actualmente faz parte de um quarteto luso-suiço de música sediado na Bélgica.




4- Marco de Camillis – Coreógrafo
Nasceu em Roma hà 41 anos e é um coreografo conhecido do público pelos multiplos trabalhos que fez em televisão.
Em 1983 entrou para a acedmia de Dança Clássica em Tremaine, Itália.
Em Portugal coreografou todas as edições da Operação Triunfo, dança Comigo e foi também o coreografo de Sónia Araujo e Ricardo no Festival da Eurovisão da dança.
Foi professor na anteriores edições da Escola de Música da Operação Triunfo, tendo nesta edição a mesma função.




5- Helena Vieira – Professora de técnica vocal (aulas em grupo)


Estudou Canto no Conservatório Nacional de Lisboa.
Foi cantora residente do Teatro Nacional de S. Carlos desde 1984 até 1992, tendo aí actuado como soprano.
Foi distinguida com o Prémio Mozart no Concurso Ópera e Belcanto de Bruxelas, como representante da RTP.
Actualmente faz parte do elenco do musical de Filipe La Féria, "Música no Coração" em cena no Teatro Politeama.
Foi professora de Técnica Vocal na anteriores edições da Operação Triunfo, repetindo a tarefa nesta edição.


6- Ruben Alves – Pianista

Com apenas oito anos começou a estudar piano.
Concluiu o Curso Geral de Música no Instituto Gregoriano de Lisboa, aos 21 anos, inserido no programa oficial do Conservatório Nacional. Teve também formação em jazz e em música improvisada.
Actualmente é professor de música improvisada ao piano na Academia de Amadores de Música e participa com Paula Oliveira em Workshops de Voz.
Foi premiado em Avignon, no Festival de Jazz.
Foi professor e pianista na edições anteriores da Opreção Triunfo, repetindo-as este ano.



7- Rui Pedro Cardoso – Professor de expressão corporal

Rui Pedro tem 38 anos e conta com um grande curriculum como actor de teatro.
Em 1995 terminou o Curso de Formação de Actores na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
Realizou vários workshops como a "técnica da Mácara" ou a técnica de andas.
Na Escola de Música da Opreção Triunfo vai desempenhar o papela de professor de Expressão Corporal.




8 -Francisco Carreira – Professor de fitness


Tem 21 anos e em Junho de 2005 concluiu uma formação no Centro de Estudos de Formação de Actividades Desportivas com média de 17 valores.
Neste momento é Personal Trainer num ginásio de Lisboa e frequenta o Curso de Marketing e Comunicação numa universidade da Capital.
Na Escola de Música da Opreção Triunfo vais ter a seu cargoas aulas de Fitness.
Francisco Carreira diss ao Harmusica.com que vai trabalhar em simultâneo no Ginásio e na Escola de Música da Opreção Triunfo.






9- Nádia Vissram – Psicóloga (terapia de grupo)

Orquestra Gulbenkian no TAGV

Ciclo A Cor do Som: Recitais e Concertos TAGV
Orquestra Gulbenkian
20 de Setembro às 21:30

Comemorações dos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian

O concerto enquadra-se na abertura do ano académico da Universidade de Coimbra, integrado no ciclo mensal «A Cor do Som: Recitais e Concertos TAGV».
Sob a direcção de Joana Carneiro serão tocadas duas peças de Johannes Brahms: a Abertura Festival Académico, op. 80 e a Sinfonia n.º 2, em Ré Maior, op. 73 e o concerto para piano nº3, op.30 de Sergei Rachmaninoff interpretado pelo pianista António Rosado.

maestrina Joana Carneiro

piano António Rosado

Programa

I

Johannes Brahms (1833-1897)

Festival Académico, Op. 80

Sergei Rachmaninov (1873-1943)

Concerto N.º 3 em Ré menor, Op. 30, para Piano e Orquestra

II

Johannes Brahms

Sinfonia N.º 2 em Ré Maior, Op. 73

Organização TAGV, Reitoria da UC e Fundação Calouste Gulbenkian

Festival da Juventude em Braga

Braga acolhe primeiro Festival da Juventude
A Câmara Municipal de Braga, através do seu Pelouro da Juventude, promove de 20 a 23 de Setembro, na Avenida Central, um “Festival de Juventude”, iniciativa corporizada por um vasto e ecléctico conjunto de actividades e que pretende envolver sobremaneira o movimento associativo juvenil concelhio.
Actividades desportivas radicais, música de dança, mostra associativa, postos de livre acesso à “Internet” e uma exposição de tecnologia educativa são componentes permanentes deste festival, que pretende atrair até ao coração da cidade grande número de jovens «e não só».
«Queremos criar uma espaço de convívio e de reforço dos laços sociais entre a comunidade mais jovem do concelho; em simultâneo, este evento apresenta-se igualmente como uma plataforma de apresentação e divulgação do movimento associativo juvenil, provando a importância que o mesmo tem assumido, designadamente em contexto de Conselho Municipal da Juventude», refere a vereadora da tutela.
Das várias actividades programadas, Palmira Maciel destaca diversos “workshops” culturais (música, dança e teatro), a mostra associativa, debates, concertos e representações dramáticas.
As várias acções dividem-se pelo “Espaço Palco”, destinado a vários concertos; o “Espaço Bracara”, que acolhe uma feira de artesanato; “Espaço CMJ”, onde decorre a mostra associativa; “Espaço Auditório”, para conferências e oficinas de trabalho; “Espaço Internet”, para acesso livre sem fios; “Espaço Graffiti”, para “grafitters” e palestras sobre esta “arte de rua”; e “Espaço Radical”, para actividades desportivas radicais.
O “Festival de Juventude de Braga” tem a sua sessão de abertura às 15h00 de 20 de Setembro (quinta-feira), com a presença do Presidente da Câmara Municipal, altura em que é inaugurada a mostra associativa, que se mantém patente ao público até 23 de Setembro. Seguem-se-lhe sessões de “paintball urbano” e oficinas de máscaras, teatro e fantoches de dedo.
Neste primeiro dia, antes de uma “queimada galega”, promovida pela “Associação Jacobeus”, ao palco da Avenida Central sobe a dramaturgia “Atrás da Palavra”, um texto adaptado de Gaspar Peter Handke trabalhado pelas “Acto Contínuo” e “Fazer Acontecer”. A noite prolonga-se com a música do “disc-jockey” Ricardo Carneiro.
Na sexta-feira (21 de Setembro), o programa abre às 10h30 com uma conferência sobre “Novas Tecnologias Interactivas para a Educação”, seguindo-se-lhe oficinas de mimos, máscaras, “grafittis”, fantoches de dedo e música de dança. À noite, a música toma conta do festival, com o Grupo de Gaitas da Equipa Espiral e “Sons do Mundo” e com o programa “Soulmates” dos “dj’s” Pedro Tabuada e King Bizz.
A inauguração do “Trilho dos Dois Montes”, no Complexo Desportivo da Rodovia, às 9h45, abre o programa do dia 22 (sábado), que continua com um concurso de “sudoku” oficinas de “yoga”, máscaras e capoeira, uma demonstração robótica e um encontro de “skaters”. A animação nocturna cabe a três bandas participantes no “BRG Sound Festival” (“Egg Box”, “Soul Shakers” e “Party in Your Mouth”) e ao “dj” Miguel Rendeiro.
Para o último dia deste festival (domingo, 23) fica um percurso de bicicletas todo-o-terreno (10h00), orientação urbana (11h00) e as oficinas de mimo e “hip-hop” (15h00). A festa de encerramento reúne o Grupo de Bombos da Equipa Espiral, Gigantones e Gaitas de Foles.
O Festival da Juventude regista o apoio das marcas “Red Bull”, “Bragatel”, “Famasete”, “Uni-Yoga”, “Gym Tónico”, “Rádio Universitária do Minho” e “Skills”.

Musicália – A maior feira do espectáculo!!


Musicália – Música, Luz, Som e Imagem

20 a 23 de Setembro na FIL



A Musicália já vai na 5ª edição e assume-se desde o primeiro momento como o maior evento de música, luz, som e imagem é o grande palco para os profissionais da Indústria da Música e do Espectáculo.

Este ano, com um crescimento de 38% na área dos instrumentos musicais, também conta com um novo espaço dedicado às escolas de música. Reunirá deste modo uma oferta significativa para esta área de aprendizagem através de um mini auditório onde poderão realizar-se workshops, apresentações entre outras demonstrações.
Para todos os amantes de música, amadores ou profissionais, este evento promete muitas surpresas, entre elas a oferta de novos produtos tecnologicamente avançados e o lançamento de novas bandas, no sentido de promover e apoiar a música portuguesa.
A Musicália, evento de grande dinamismo e animação, promove este ano conferências sobre o mundo da música e do espectáculo, desta vez organizadas por entidades relevantes no sector, como a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), a GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) ATSP (Associação dos Técnicos de Som Profissional) e APR (Associação Portuguesa de Radiodifusão).
Em destaque estará o auditório exclusivo para concertos, que conta já com um cartaz bastante convidativo e que reserva ainda outras surpresas. Paulo Gonzo, Christina Q e o Projecto Belz Blues do Kálu dos Xutos e Pontapés são já garantia de uma animação de sucesso!!
Mais informações em
www.musicalia.fil.pt

Acordo entre Carris e Ministério da Cultura


No dia em que comemora o seu 135º aniversário, 18 de Setembro, a CARRIS assina um protocolo de colaboração com o Ministério da Cultura, com o objectivo de aumentar o interesse pelo património e oferta cultural na Área Metropolitana de Lisboa, para o biénio 2007/2008, junto da população lisboeta.


Norton "Kersche" Tour Portugal Espanha 2007


Novo disco na digressão da banda de Castelo Branco
O novo disco dos Norton é isso mesmo. Um disco novo. Hoje em dia quase que como se de um objecto não identificado se tratasse. Um disco. Um álbum de canções novas onde se aplicam conhecimentos, experiências, onde se registam e documentam para sempre um período da vida de uma série de músicos.

É um disco para se ir ouvindo, sem pressas. Há ainda a força das guitarras que nos faz virar a página para um rock inteligente e com olho nas estéticas que no passado eram a maior marca da banda. Das palavras que se cantam surgem frases que apontam destinos íntimos, com vistas largas – “…the most beautiful view ” – cantam na segunda música.