segunda-feira, 3 de novembro de 2008

" O Mundo do Amnhã" no Discovery Channel



O DISCOVERY CHANNEL ABRE-NOS A PORTA DO FUTURO
EM “O MUNDO DO AMANHÔ

O futuro promete a chegada de tecnologia que irá tornar a vida mais fácil, mais divertida, melhor e mais segura.

Com “O Mundo do Amanhã”, o Discovery Channel assume a liderança em levar as pessoas ainda mais longe no século XXI e mais além.

“O Mundo do Amanhã” apresenta os visionários, a ciência, os construtores e as inovações que parecem, de momento, impossíveis, mas que irão tornar-se realidade nas nossas vidas: cidades debaixo dos oceanos, fatos biónicos, turismo espacial, comboios super rápidos e drogas experimentais que poderão aumentar a esperança média de vida para 150 anos.

Entre dentro da malha inteligente dos sistemas de transportes urbanos do futuro, do trânsito rápido pessoal aos carros empilháveis e às auto-estradas subterrâneas mecanizadas, ou viaje pelos céus de amanhã para conhecer o último grito em aviões militares secretos.
Esta série sem precedentes oferece uma percepção única das ideias radicais de hoje que se tornarão na tecnologia do futuro.

Estreia: Terça 4 de Novembro às 21h15
Emissões: Terças às 21h15

Madredeus & a Banda Cósmica no Teatro Ibérico


MADREDEUS & A BANDA CÓSMICAapresentam
«Metafonia» ao vivo


Após o lançamento do álbum METAFONIA, os MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA apresentam-se pela primeira vez ao vivo com a nova formação no Teatro Ibérico em Lisboa no próximo mês de Novembro.
Há muito que Pedro Ayres Magalhães acalentava o desejo de actuar no local onde os Madredeus começaram, e onde em cada canto deste lindíssimo Teatro se respira e conta a história de um dos mais importantes grupos de música cantada e escrita em português. Finalmente os MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA escolheram para os concertos de apresentação de METAFONIA o Teatro Ibérico.
A nova formação dos Madredeus pretendeu inventar uma nova concepção de música cantada em português para grandes espectáculos, inspirada na diversa tradição das suas próprias composições, e nos arranjos da música popular da Europa, da África Ocidental e do Brasil.
MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA (Formação):
Mariana Abrunheiro – Voz
Rita Damásio – Voz
Ana Isabel Dias – Harpa
Sérgio Zurawski - Guitarra Eléctrica
Gustavo Roriz – Guitarra Baixo
Ruca Rebordão – Percussão
Babi Bergamini – Bateria
Pedro Ayres Magalhães – Guitarra Clássica
Carlos Maria Trindade – Sintetizadores
Convidado especial: Jorge Varrecoso – Violino

Dias 6, 7 e 8 de Novembro
13, 14 e 15 de Novembro
Teatro Ibérico (em Xabregas)
21h30

O Chinezinho Limpopó ( Badaró) deixou-nos aos 75 anos!




Morreu humorista e comediante Badaró


O humorista e comediante Badaró morreu, aos 75 anos, vítima de cancro.
Badaró, que estava internado no Instituto Português de Oncologia (IPO), faleceu durante a madrugada, e as cerimónias fúnebres realizaram-se domingo, em Paço de Arcos.
As 10:30 realizou-se uma missa de corpo presente na Igreja de Paço d'Arcos e o corpo seguiu depois para a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, cumprindo o desejo do artista de que o seu corpo fosse entregue à ciência, disse o filho ,Ruben Badaró.

Badaró é lembrado por colegas como um homem "inteligente, culto e extremamente humano" que nem sempre foi bem acolhido pelo meio artístico português.

Alina Vaz, que trabalhou com Badaró por mais de um ano na peça "Empresta-me o teu apartamento" lembra uma amizade que começou quando o humorista foi escolhido para substituir na peça o protagonista Henrique Santana.
"Começou uma amizade grande. Era muito esperto e culto e, pouca gente será dessa opinião, mas para mim sempre foi um senhor", afirma Alina Vaz.
Apesar de nos últimos tempos se terem distanciado, a actriz recorda os encontros para tomar café, as longas conversas e também os espectáculos em que Badaró era arrasado pelos colegas.
"Foi sempre muito afastado pela classe teatral vigente na época e nunca percebi porque acontecia. Qualquer coisa que fizesse era para dizer mal e um espectáculo em que eu também entrei foi pateado pelos colegas", lembrou, sublinhando que a maior parte da classe teatral não o aceitava.
Alina Vaz destaca ainda a grande sensibilidade e boa disposição do humorista, e aponta a decisão de doar o seu corpo à ciência como exemplo da sua "grande humanidade".
Raul Solnado lembrou "o grande sucesso na revista" alcançado por Badaró quando chegou a Portugal no final da década de 50 integrado na companhia brasileira "Fogo no Pandeiro".
"Fez um grande sucesso na revista e ficou em Portugal. Trabalhou muito e muito bem para crianças e foi muito popular. Fez "one man shows" que ficaram na nossa memória", comentou Raul Solnado, ressalvando que profissionalmente nunca se encontraram.
O actor, que reencontrou Badaró quando dirigia a Casa do Artista, recorda-o como "um bom amigo, um homem de bem, muito inteligente e culto".
"Agora resta-me desejar-lhe que descanse em paz", disse.

Manílio Haidar Badaró, conhecido apenas como Badaró, chegou a Portugal em 1957 integrado no elenco da companhia brasileira "Fogo no Pandeiro" que aqui manteve durante dois anos uma revista em cena.
Fixou residência e acabou por se naturalizar português, tendo trabalhado em teatro, rádio e televisão.
Era ele o "Chinezinho Limpopó" que divertia os mais pequenos e não só.

Ao informarmos do falecimento de Badaró não podemos deixar de recordar que outra grande actriz, Aida Batista, faleceu a semana passada. Mas só a família ficou a saber! É de lamentar!

Hardmusica.com/Lusa

Notícias Atalanta, Clap e Medeia Filmes

A OUTRA MARGEM, MAL NASCIDA e O CAPACETE DOURAD
no Festival Internacional de Cinema da Índia

Três produções da Clap Filmes -

A OUTRA MARGEM, de Luís Filipe Rocha, MAL NASCIDA, de João Canijo, O CAPACETE DOURADO, de Jorge Cramez – participam na secção “World Cinema” da 39ª edição do Festival Internacional da Índia a decorrer em Goa, de 22 de Novembro a 2 de Dezembro.
CARAVAGGIO e DORA em competição no Faial Filmes Fest -
Festival de Curtas das Ilhas


CARAVAGGIO, de José Maria Vaz da Silva, e DORA, de Isabel Aboim, ambas produzidas por Paulo Branco, estão em competição na 4ª edição do Faial Filmes Fest - Festival De Curtas Das Ilhas, que está a decorrer. »



ENTRE OS DEDOS - Sessão Especial, seguida de debate com os realizadores, Tiago Guedes e Frederico Serra

Não perca a oportunidade de conversar com os realizadores sobre o filme! Dia 3 de Novembro em Setúbal (Cinemas Charlot às 21h30) e dia 9 de Novembro em Lisboa (Cinema Medeia King, hora a confirmar).
Tiago Guedes e Frederico Serra estarão presentes no final da sessão, para um debate com o público.»


PROMESSAS - filme inédito de Emir Kusturica em DVD
a partir de Novembro
A 21 de Novembro, a Atalanta Filmes lança directamente em DVD a última comédia de Emir Kusturica, PROMESSAS (ZAVET).

Este lançamento é feito exactamente no mesmo dia em que o cineasta e músico actua em Portugal, mais concretamente no Pavilhão Municipal de Gaia, com a já habitual companheira de sonoridades burlescas, The No Smoking Orchestra.
Emir Kusturica (Palma De ouro em Cannes, com o filme O PAI FOI EM VIAGEM DE NEGÓCIOS de 1985, e UNDERGROUND de 1995, filme disponível no catálogo da Atalanta Filmes. »

EM BRUGES estreou nos Cinemas Medeia
a 30 de OUTUBRO


EM BRUGES, uma comédia de Martin McDonagh. Com Colin Farrell, Ralph Fiennes e Elizabeth Berrington.
Estreia nos Cinemas Medeia Monumental-Saldanha e King. »


GUERRA, S.A estreou nos Cinemas Medeia
a 30 de OUTUBRO
GUERRA, S.A, um filme de Joshua SeftelCom John Cusack, Joan Cusack, Hilary Duff e Ben KingsleyEstreia nos Cinemas Medeia Monumental-Saldanha »


007 QUANTUM OF SOLACE estreia nos Cinemas Medeia
a 6 de NOVEMBRO
007 QUANTUM OF SOLACE, um filme de Marc Forster
Com Daniel Craig, Judi Dench e Mathieu AmalricEstreia em Lisboa nos Cinemas Medeia Monumental-Saldanha (duas salas e em projecção digital) e Fonte Nova; no Porto nos Cinemas Medeia Cidade do Porto; e em Setúbal no Auditório Charlot »

1º Mostra Internacional de Cinema de Portimão

De 4 a 8 de Novembro no Museu de Portimão

Programação

Terça-feira, 4 de Novembro, às 21h30

O Adeus à Brisa

de Possidónio Cachapa, doc., Portugal, 55’, 2008

Um homem fala sobre o seu passado, que se confunde com o da História do seu país. Num discurso comovente, evoca a luta pela liberdade e a sua crença nas revoluções e na supremacia da Beleza. Sentado na sua sala, Urbano Tavares Rodrigues mantém-se o escritor, o resistente, o que acredita no melhor do Homem. E se as coisas em que acreditou nem sempre lhe corresponderam foi porque ainda não tinha chegado o tempo certo. Mas vai haver um mundo novo. No meio do Tempo, Urbano reflecte, enquanto a brisa do sul não cessa de soprar.

Quarta-feira, 5 de Novembro, às 19h

Meduzot / Jellyfish

de Etgar Keret e Shira Geffen, fic., Israel, 75’, 2007

Keren parte uma perna durante o seu casamento e acaba por não ir de lua-de-mel para as Caraíbas. Batya é surpreendida por uma criança que surge vinda do mar e a persegue como uma sombra; a sua vida transforma-se assim que decide tomar conta dela. Joy é uma criada de origem filipina que trabalha para uma velha rezingona; inconscientemente, ela contribui para a reconciliação da sua patroa com a sua distante filha. Um filme mosaico composto por histórias de um quotidiano à beira do absurdo. Um retrato de um mundo confuso em que cada um procura safar-se o melhor possível, procurando amor ou alguma coisa para lembra ou para esquecer. Assim se vive em Tel Aviv…


Quarta-feira, 5 de Novembro, às 21h30

Voyage en sol majeur / Voyage in G Major

de Georgi Lazarevski, doc., França, 54’, 2006

Aimé tem 91 anos e desde há muito que acalenta o sonho de fazer uma viagem a Marrocos. Leu guias, anotou mapas, só não tinha ainda descoberto a companhia ideal para o seu destino. Até que um dia o seu neto, realizador e fotógrafo, descobre o sonho do avô e leva-o a cumprir o seu desejo. Aimé prepara a sua viagem com uma obsessão inquieta, que antecipa reflexões sobre a vida de grandes emoções de um homem aparentemente simples. Uma viagem terna e amarga, cheia de alegrias, de remorsos e de acontecimentos desastrosos.

As The Sun Begins to Set
de Julie Moggan, doc., Reino Unido, 60’, 2006

Houve uma altura em que uma viagem a bordo do cruzeiro Queen Elizabeth II era o máximo do luxo, apenas acessível a milionários. Os tempos mudaram e o navio está agora cheio dos mais diferenciados passageiros, quase todos ingleses e quase todos idosos. Hoje, os reformados ingleses médios concretizam o sonho das suas vidas viajando a bordo. Ficamos a conhecê-los melhor durante um destes cruzeiros. A observação social torna-se um pretexto para contar uma história agridoce sobre o amor e o tempo que se esgota.


Quinta-feira, 6 de Novembro, às 19h

Gitmek / My Marlon and Brando

de Hüseyin Karabey, fic., Turquia/ Holanda/ Reino Unido, 92’, 2008

Ayça, uma actriz turca e Hama Ali, um actor curdo, conhecem-se durante a rodagem de um filme na Turquia e apaixonam-se. No final das filmagens Ayça volta para Istambul e Hama regressa a Süleymaniye, a sua terra natal no Norte do Iraque. Em vésperas dos ataques americanos ao país, os dois amantes continuam a amar-se por carta, telefone e mensagens em vídeo, que nem sempre chegam ao seu destino. Num acto de desespero contra a distância que a separa do amante, Ayça decide viajar até ao Norte do Iraque para o reencontrar. História real sobre personagens reais, Ayça e Hama Ali vestem a pele deles próprios para criar nesta longa-metragem um equilíbrio tenso entre realidade e ficção.


Quinta-feira, 6 de Novembro, às 21h30

WWW - What a Wonderful World
de Faouzi Bensaidi, fic., Marrocos/ França/ Alemanha, 99’, 2006

Kamel, assassino profissional impiedoso, vive em Casablanca, recebendo ordens directamente por internet. Após o cumprimento de cada missão, Kamel liga a Souad para fazerem amor, mas quem atende o telefone é sempre Kenza.
Muito rapidamente, ele apaixona-se pela sua voz. Hicham, um hacker profissional, infiltra-se acidentalmente nas ordens recebidas por Kamel. Na atmosfera única de uma cidade ao mesmo tempo arcaica e moderna vive-se uma história de perseguição, de verdadeira liberdade e de sentimentos fortes...


Sexta-feira, 7 de Novembro, às 19h

Yo / Me
de Rafa Cortés, fic., Espanha, 98’, 2007

Hans é um trabalhador alemão que chega a uma pequena aldeia na ilha de Maiorca para aí viver. Não obstante, descobre que vai substituir um trabalhador alemão chamado Hans que deixou a aldeia com suspeições sobre ele. Hans tenta manter um dia-a-dia normal mas à medida que se vai ambientando, mais se sente perseguido pelas memórias do outro Hans. Ele sofre uma crise de identidade que o aproxima do seu verdadeiro problema: ele próprio.


Sexta-feira, 7 de Novembro, às 21h30

Taxi wala
de Lola Frederich, fic., França, 16’, 2007

No início do seu dia de trabalho, um taxista conduz uma mulher que lhe indica um destino específico. Quando aí chegam, ele apercebe-se de que o lugar já não existe. Enquanto guia, o taxista apercebe-se que a mulher está cada vez mais perdida. Impedida de voltar para casa, ela só tem uma certeza: através da janela do seu apartamento vê os comboios passar.

Offside
de Jafar Panahi, fic., Irão, 99’, 2006

Num autocarro cheio de fãs a caminho de um jogo de futebol da selecção do Irão, esconde-se uma mulher disfarçada de homem. Um soldado descobre-a antes do jogo começar e leva-a para um recinto onde estão outras mulheres vestidas de homem. Amantes de futebol, privadas de ver o jogo, as mulheres vão ouvindo, com uma ansiedade genuína, os escassos relatos que um dos guardas deixa escapar. Entre conversas mulheres e homens deixam cair o pano das convenções numa comédia inteligente que ilustra a luta pelo direito das mulheres no Irão.


Sábado, 8 de Novembro, às 16h

L’armée des Fourmis / An Army of Ants

de Wissam Charaf, fic., França, 23’, 2007

A viver em casa dos avós no sul do Líbano, Hassan reencontra dois amigos, com quem leva uma vida aparentemente despreocupada. As lúdicas aventuras dos três escondem o cenário familiar e cruel da guerra do Líbano: tráfico de armas e bombas não detonadas são alguns dos vestígios bélicos que surgem sem perturbar a sua calma inquietante. Ali, há objectos estranhos por baixo da terra, tão estranhos que podem provocar a perda de um emprego ou mesmo a perda de si próprio.

Sous les Bombes / Under the Bombs
Philippe Aractingi, fic., França/Líbano, 98’, 2007

Zeina é xiita e vive no Dubai. O seu filho Karim está a viver temporariamente em Kherbert Selem, uma pequena aldeia no sul do Líbano com a sua irmã. A guerra eclode no Líbano. Muito preocupada, Zeina parte para o Líbano entrando pela Turquia. Devido ao bloqueio, ela só chega ao porto de Beirute no dia do cessar-fogo onde conhece Tony. Ele é cristão, vive em Beirute e é taxista. Tony e Zeina têm pouco em comum mas nestas circunstâncias isso pouco interessa. Quando chegam a Kherbert Selem, a vila está em ruínas. A irmã de Zeina foi assassinada e All, um jovem, diz-lhes que Karim foi levado dali por jornalistas franceses. Zeina e Tony partem em busca da criança perdida...


Sábado, 8 de Novembro, às 19h

Bab Sebta
de Frederico Lobo e Pedro Pinho, doc., Portugal, 110’, 2008

Bab Sebta significa em árabe a porta de Ceuta e é o nome da estreita passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde convergem aqueles que, vindos de todas as partes de África, procuram chegar à Europa. O filme Bab Sebta percorre quatro cidades ao encontro dos rituais da espera e das vozes desses viajantes.


Sábado, 8 de Novembro, às 21h30

L’immeuble Yacoubian / The Yacoubian Building
de Marwan Hamed, fic., Egipto, 165’, 2006

Construído em 1930 no coração da cidade do Cairo, o Edifício Yacoubian é o vestígio de um esplendor de outra era. Hoje, entre os habitantes do edifício que aí se cruzam, desenha-se um retrato natural de um Egipto moderno, onde se misturam corrupção política, a subida do islamismo, a fragmentação social, a ausência de liberdade sexual e a nostalgia do passado: o espelho de uma sociedade complexa e colorida, surpreendente e cativante.

RTP2 apresenta novas séries em Novembro


Novas Séries em Novembro na RTP2



Quinta-feira, dia 6 de Novembro, às 22h40 na RTP2


SOBRENATURAL – Série III



Nesta terceira temporada Dean não consegue enterrar o seu irmão. Um sentimento de culpa domina-o. Ele resolve fazer um pacto com o demónio, o mesmo pacto que o seu pai John fez para o salvar.


No 1º Episódio: Depois de Sam e Dean libertarem os demónios do Inferno, a possibilidade de guerra entre os demónios e os humanos aumentam e os irmãos sabem que agora têm a enorme tarefa de caçar todos os demónios que deixaram escapar pela Porta do Inferno.


Com apenas um ano para viver, Dean começa a levar a vida mais louca possível o que deixa Sam muito incomodado, já que ele está à procura de uma solução para o "negócio".


Bobby convence os irmãos a irem para o Nebraska, para caçar sete demónios que são manifestações reais dos sete Pecados Capitais.


Realização: Eric Kripke

Com: Jared Padalecki (Sam Winchester) e Jensen Ackles (Dean Winchester)




Terça-feira, dia 11 de Novembro, às 22h40, na RTP2



CLÍNICA PRIVADA – Série I

Shonda Rhimes, vencedora de um Globo de Ouro e criadora de Anatomia de Grey traz-nos "Private Practice", uma série derivada da "Anatomia de Grey", que se desenrola à volta da Drª Addison.



Addison Forbes Montgomery, uma cirurgiã de renome, deixa para trás o Seattle Grace Hospital, um casamento desfeito com Derek “McDreamy” Shepherd e um tórrido relacionamento com Mark “McSteamy” Sloan.


Muda-se para Los Angeles em busca de uma nova vida. Em Los Angeles, Addison junta-se aos seus antigos amigos da faculdade, Naomi e Sam Bennett na clínica Oceanside Wellness Center, em Santa Mónica.


Naomi é uma especialista em fertilidade e Sam um especialista em medicina interna. Embora recém–divorciados são obrigados a conviverem por causa de Maya, a sua filha adolescente, mas o seu relacionamento nem sempre é muito amigável.

O pediatra da clínica é o doutor Cooper Freedman, cujo sucesso na profissão encobre a sua fracassada vida pessoal. Cooper acaba por encontrar consolo e conselhos, no ombro da sua melhor amiga, a psiquiatra da clínica, a doutora Violet Turner – que definitivamente não tem sorte no amor.O doutor Peter Wilder é o especialista em medicina alternativa da clínica. Atraente e seguro de si, Pete é um “bom partido” a todos os níveis. Apesar da química entre Pete e Addison ser real e imediata, a ousadia e a confiança de Pete ocultam um homem que ainda sofre com a trágica morte da sua mulher, há oito anos.


Em directo conflito com os doutores da clínica, está Charlotte King, a chefe da equipa do hospital vizinho. Charlotte acredita que os métodos utilizados pelos médicos da clínica não são ortodoxos e são inferiores aos métodos utilizados pelos médicos do seu hospital…

Argumento: Shonda Rhymes

Com: Kate Walsh, Tim Daly, Audra Mcdonald, Paul Adelstein



Segunda-feira, dia 17 de Novembro, às 22h40, na RTP2



PERTO DE CASA – Série II




CLOSE TO HOME é uma série norte-americana exibida originalmente pela CBS, com Jennifer Finnigan interpretando a personagem principal.

Annabeth Chase é uma nova magistrada, agressiva com um registo perfeito de convicção que resolve os casos que ocorrem no seu próprio quintal.


Drama com toques de suspense, mostra de maneira convincente o subúrbio americano através dos olhos de uma jovem e agressiva promotora que cuida de casos que muitas vezes aconteceram na sua própria vizinhança.


Regressando ao trabalho após o nascimento de sua primeira filha, Annabeth está pronta para assumir os mais complicados casos, alimentada pela paixão em proteger sua comunidade e sua família. Desafiando as estratégias legais de Annabeth estão a sua nova chefe, Maureen Scofield (Kimberly Elise), uma advogada muito dura sem medo de exigir o máximo dela.


E liderando a equipe está Steve Sharpe (John Carroll Lynch), o maior apoio de Annabeth — embora sempre preocupado em diminuir a repercussão dos seus casos nos media.

Jack (Christian Kane), o seu marido, é devotado à família, mesmo quando os desafios de Annabeth para conciliar as suas novas responsabilidades como mãe com a sua vida profissional começam a afectar a vida deles.


Autor e Realizador: Jim Leonard

Com: Jennifer Finnigan, Kimberly Elise, John Carroll Lynch, Christian Kane, Erich Anderson