segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Estreia de Daqui P'ra Frente

Estreia no dia 24 o filme da realizadora Catarina Ruivo, Daqui P'ra Frente. O filme conta a historia de Dora uma esteticista que divide o seu tempo entre a profissão, o marido, António, que é polícia, e as reuniões do pequeno partido de esquerda a que pertence. Uma história de amor e como temos que aprender a existir e a resistir no quotidiano enquanto procuramos a felicidade.

Este é a segunda obra da jovem cineasta. Aclamado pelos festivais e crítica internacionais, este filme conta com uma grande panóplia de actores nacionais, contribuindo para uma solidez do conjunto talvez tanto como a espantosa fotografia de Rui Poças. A já conhecida segurança e fluidez de Catarina Ruivo a filmar contribui desta forma para um conjunto homogéneo e um argumento pertinente e impulsivo. A aposta em Adelaide de Sousa, uma cara nova nestas andanças e monstros do cinema como Luís Miguel Cintra e Isabel Ruth reaparecem aqui com uma prestação igual a si mesmos. Valores do Teatro português como Ricardo Aibéo e Rita Durão e também António Pedro Figueiredo contribuem para um campo onde se esgrimam personagens e histórias de luta, mas sobretudo de persistência, amor e sensibilidades. Este filme esteve presente no Festival do Rio 2007.

RTP Mobile lança novo Programa

Hot Spot substitui Quinze
A partir das 19 horas do próximo dia 25 a RTP Mobile lança um novo programa de informação e não só.
Hot Spot é um programa dedicado a temáticas culturais de raiz urbana. Será um novo espaço de encontro em que se cruzam os temas mais quentes da actualidade, sempre abordados numa perspectiva de entretenimento e de informação.
Segundo Carlos Vargas será um programa destinado a servir os gostos das diferentes comunidades sócio-culturais do nosso tempo. Hoje em dia não podemos pensar em cinema sem pensarmos em música ou livros, não podemos pensar em música sem pensarmos em bares e restaurantes.
Definitivamente o mundo é uma aldeia global e Hot Spot pretende explorar temas ligados entre si, talvez à velocidade da luz!
O programa será apresentado por Sónia Balacó, a apresentadora de Quinze e tem a sua génese nas Produções Fitícias.
O programa é apresentado todos os dias às 19 e 1.45, excepto aos fins de semana em que tem um horário mais alargado: 12.45; 19.00;01.45.
O mesmo programa será apresentado durante uma semana, contendo as mesmas notícias , e as mesmas novidades.
Este programa da RTP Mobile pode também ser visto no site da RTP.

Tomar rendida aos CLÃ

A comemorarem os quinze anos de carreira e o lançamento do álbum CINTURA, a tournée dos CLÃ passou por Tomar.


Foi na passada sexta-feira que a banda liderada por Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves actuou no palco do histórico cine-teatro Paraíso, repleto de incondicionais fãs.
Eram 22H10 quando se ouviram os primeiros acordes do novo trabalho. E a resposta do público não se fez esperar.
Este quinto registo editado em finais de 2007, apresenta uma sonoridade diferente dos anteriores; mais feminina e sensual, mas não menos vibrante. CINTURA é formado por doze temas, grande parte dos quais compostos por Hélder Gonçalves (a partir de letras escritas por músicos convidados) e magnificamente interpretados pela voz e estilo inconfundíveis de Manuela Azevedo.
Para além das novas canções e do já muito rodado single “Tira a teima”, a banda também revisitou anteriores registos. Desde o álbum “ LusoQualquerCoisa” (1996) até ao “Rosa Carne” (2004), ouviram-se, entre outros, os temas “GTi”, “H2Omem”, “Dançar na corda bamba” ou o “O sopro do coração” entoado a uma só voz pelo público. E num momento mais íntimo da noite, Manuela Azevedo confidenciou que “Loja de porcelanas”, com letra de Carlos Tê, é o seu tema favorito do segundo álbum de originais, de 1997, KAZOO.
A salva de palmas que ecoou na sala trouxe o grupo para um ancore de mais meia hora. Pelo que ouvimos; “Um problema de expressão” é mal do qual este CLÃ não sofre.
Mas, como nem só de música se faz um concerto, também o cenário, o desenho de luz e o som da sala merecem uma nota de destaque positiva, assim como a simpatia e o acolhimento da equipa do cine-teatro Paraíso e da produção dos CLÃ.


Para esta reportagem o HARDMUSICA.COM levou como convidada a jovem Inês Dinis, que foi fazer a cobertura jornalística para o jornal “O Gualdim Pais” da escola básica e secundária homónima.

Texto e fotografias: Teresa Arsénio