sexta-feira, 27 de junho de 2008

Museu do Oriente programa férias para os mais novos!


Férias de Verão no Museu do Oriente
Durante os meses de Julho e Agosto, os mais novos vão poder conhecer o Museu do Oriente através das Oficinas de Verão, especialmente concebidas para a aprendizagem, aliada a uma forte componente lúdica.
Sujeitas a marcação, as Oficinas de Verão são propostas pedagógicas pensadas para que as crianças possam descobrir as colecções do Museu, através dos cheiros, sons, cores e sabores, à sua disposição, e que servem de estímulo para a criatividade, a sensibilização, a cultura e a partilha de experiências.
A aventura estival começa com "Tintas de Sabores", entre 7 e 11 de Julho, onde os participantes poderão confeccionar e pintar iguarias do Oriente, e termina com o ateliê "Glória do Oriente", entre 4 e 8 de Agosto, no qual cada uma das crianças descobrirá as "coisas" da Ásia: deuses, budas, costumes, trajes, comidas.
O Museu do Oriente está aberto das 10h00 às 18h00, de Quarta a Segunda-feira, e às Sextas-feiras encerra às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00.
O museu encerra às Terças-feiras.

Raspa de Tacho tocam no MM Café


RASPA DE TACHO

29 Junho 21H30

Formado em 2002, este grupo, tem como objectivo apresentar o que a música popular instrumental brasileira tem de mais genuíno, aquilo que lhe dá o seu apelo universal.
E é neste "tacho musical" que o grupo vai cozinhando os seus ingredientes - os clássicos do choro, do baião, do samba e da bossa-nova - interpretados criativamente e com todo o respeito que merecem.
Para variar o tempero, adicionam-se alguns temas originais dos membros do grupo, para além de umas pitadas de música portuguesa...
João Vaz saxofone soprano
Tércio Borges cavaquinho
Gabriel Godói violão 7 cordas
Hugo Araújo percussão

Conferência no Instituto Alemão



CONFERÊNCIA DE GUNTER KARL PRESSLER

DA UNIVERSIDADE DO PARÁ

Arraial dos Escoteiros para o "Expresso das Nações"


Depois de um final de tarde na praia nada melhor, para acabar com qualquer energia que exista, que um arraial com jogos didáticos e sardinha assada.

Organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal - Região Norte, o jantar de hoje foi especial, uma vez que se tratou de sardinhas assadas, sumos, broa, pão, batatas fritas e algumas sobremesas.

Para além das iguarias, os participantes do "Expresso das Nações" puderam disfrutar de alguns jogos didáticos, preparados pelos escoteiros, música animada, amplo espaço para brincadeiras de grupo e muita boa disposição.

A dormida hoje será, pela primeira vez, em chão e não num comboio. Será na Escola EB 2/3 em Matosinhos.

Certamente que será uma "grande noite" pois o cansaço já é imenso e o grupo apresenta vários indicios disso mesmo.

Artistas Unidos apresentam " Isto não é um concurso"







É já em Julho que apresentamos ISTO NÃO É UM CONCURSO, três peças que nos foram enviadas por Luís Mestre, Ana Mendes e Inês Leitão.
No Instituto Franco-Português, integrado no Festival de Almada.
E voltamos a apresentar STABAT MATER de Antonio Tarantino. No São Luiz Teatro Municipal.
E a curta A FELICIDADE estreia no 16º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.

ISTO NÃO É UM CONCURSO
TRÊS PEÇAS INÉDITAS de Luís Mestre, Ana Mendes e Inês Leitão
Com António Filipe, Cândido Ferreira, Custódia Gallego, João Delgado, Luís Godinho, Rosa Villa e Sofia Correia
Cenografia e figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos
Direcção dos espectáculos António Simão, João Meireles e João Miguel Rodrigues
Direcção de produção António Filipe e Luís Godinho
Coordenação Jorge Silva Melo e Andreia Bento
Projecto integrado no Festival de Teatro de Almada
No Instituto Franco-Português de 4 a 18 de Julho
NUMA CERTA NOITE de Luís Mestre M164 e 5 de Julho às 21h30 6 e 7 de Julho às 19h00
O LAGO de Ana Mendes M129 e 10 de Julho às 21h30 11 e 12 de Julho às 19h00
A ÚLTIMA HISTÓRIA DE WERTHER de Inês Leitão M1615 e 16 de Julho às 21h30 17 e 18 de Julho às 19h00
"Não, não é um concurso, é só uma hipótese. Não, não queremos concorrência, nem competitividade, nem empurrões uns aos outros. Queremos peças de teatro. De pessoas que conhecemos ou que não conhecemos. Queríamos que tivessem voz própria. Que fossem únicas. Frágeis, fortes, conseguidas, por acabar, por resolver, com interesse para nós."


STABAT MATERde Antonio Tarantino Tradução Tereza Bento Com Maria João Luís Cenografia e figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Encenação Jorge Silva Melo M18Integrado no Festival de Teatro de AlmadaNo São Luiz Teatro Municipal de 9 a 13 de Julho9, 10, 11 e 12 de Julho às 21h0013 de Julho às 17h30Maria, à procura do filho desaparecido. Miserável, sozinha, resignada e cheia de ódio. O texto é uma longa diatribe, a heresia de uma dor que não serve nem salva, e da história que impiedosamente repete o seu ciclo sem evoluir. O texto está editado nos Livrinhos de Teatro (nº 11).A tradução teve o apoio do ATELIER EUROPÉEN DE LA TRADUCTION / SCÈNE NATIONAL D'ORLÉANS com o apoio da UNIÃO EUROPEIA Comissão de Educação e Cultura – Programa Cultura 2000 e do Ministero degli Affari Esteri de Itália. Reservas e informações: 213 257 650 bilheteira.teatrosaoluiz@egeac.pt


A FELICIDADEde Jorge Silva MeloA FELICIDADE (c.m.) Com Fernando Lopes, Pedro Gil e Miguel Borges Imagem José Luís Carvalhosa Som Armanda Carvalho Montagem Vitor Alves Produção Manuel João Aguas e João Matos Realização Jorge Silva MeloNo 16º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.Dia 11 de Julho no Auditório Municipal de Vila do Conde. Um pai e um filho. O pai terá setenta anos, o filho pouco mais de vinte. O filho leva o pai ao hospital. Na rádio, música clássica. O Exsultate, Jubilate de Mozart cantado por Teresa Stich Randall. Nem o pai sabia que o filho gostava de música clássica, nem o filho sabia que aquela seria a última conversa que teria com o pai.Mas Mozart pede que as almas se alegrem, que os homens rejubilem.


Paralímpicos em evidência em Cascais!!



Dia do Paralímpico na Baía de Cascais

Cascais recebe dia 28 de Junho, a partir das 10H00, o “Dia do Paralímpico”, uma acção que vai transformar a Baía de Cascais numa pequena aldeia olímpica para proporcionar ao público uma experiência marcante na companhia dos nossos atletas Paralímpicos, alguns dos quais estarão em Setembro na China .

2008-06-27
"Em casa dos Couve-Flor"
Nos dias 27 e 28 de Junho, às 21H30, o Teatro Gil Vicente, em Cascais recebe a nova produção de Eduardo Viana “Em Casa dos Couve-Flor”, uma adaptação para o teatro da obra “Mr. Chouffleuri restera Chez lui…” do célebre compositor J. Offenbach.

2008-06-23
XV Cursos Internacionais de Verão de Cascais
A XV edição dos Cursos Internacionais de Verão de Cascais realiza-se de 23 de Junho a 5 de Julho.
Promovidos em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais e a Universidade de Lisboa, os cursos versam temas da actualidade, contando sempre com a colaboração de reputados especialistas.

Homenagem ao Maestro Fernando Lapa


CORO ACADÉMICO DA UNIVERSIDADE DO MINHO
homenageia MAESTRO FERNANDO LAPA

A Sala Principal do Theatro Circo acolhe a 28 de Junho (21h30) um espectáculo de homenagem ao músico e compositor português Fernando Lapa, interpretado pelo Coro Académico da Universidade do Minho.
A circunstância é igualmente marcada pelo lançamento de um trabalho discográfico e de um livro, compostos por parte da obra do maestro que dirigiu o agrupamento académico durante 16 anos.
Quanto ao espectáculo, constitui «uma união de luzes e sons» na evocação do Homem, Maestro e Compositor que marcou a história do Coro Académico da Universidade do Minho».
Em colaboração com o Sindicato de Poesia, o Coro Académico – na ocasião dirigido por Rui Paulo Teixeira, que, «sob uma chuva de tangerinas», revisita a música coral do maestro, bem como, as memórias, lugares e espaços contidos em cada melodia – faz-se acompanhar pelo violino de Danylo Gersev, violas de António Pereira e Mariana Blanc, violoncelo de Natércia Ribeiro, órgão de Célio Peixoto, pianos de Lígia Madeira e Francisco Reis, guitarras de Paulo Peres e Maria Paula Marques, e flauta de Luís Meireles.
Em actividade há quase três décadas, o Coro Académico da Universidade do Minho, constituído actualmente por mais de oitenta elementos, apresenta-se como uma associação cultural sem fins lucrativos que se tem vindo a dedicar a um trabalho de prática e divulgação de música coral de todas as épocas, com especial destaque para a música portuguesa.
Com um percurso que se distingue pela realização de mais de três centenas de concertos por todo o país e estrangeiro, de que se destacam “Puer natus est” e “Vozes Sobre a Cidade”, o Coro Académico da Universidade do Minho apresenta um reportório em que é notória a primazia do canto “a capella”.
Director deste agrupamento coral desde a sua formação, em 1989, até 2004, Fernando Lapa foi responsável, também, ao longo deste período, pela composição de várias obras e peças que assinalaram o percurso do colectivo académico e dos seus elementos.
Nascido em Vila Real, em 1950, Fernando Lapa, licenciado em Composição pelo Conservatório de Música do Porto, frequentou ainda diversos cursos nas áreas de Pedagogia Musical, Música Antiga, Direcção Coral, Análise e Composição.
Galardoado em vários concursos de Composição, tem mantido uma intensa actividade nesta área, o que se expressa em cerca de uma centena de obras, que vão dos corais, para formações de câmara ou instrumento solo, às obras sinfónicas, electroacústicas e outras.



Agenda preenchida no "Expresso das Nações"


No penúltimo dia da viagem do "Expresso das Nações", as cidades do Porto e Matosinhos preenchem, por completo, não dando lugar a descanso aos participantes.

Pouco passava das 7h, quando o comboio do "Expresso das Nações" entrou na estação de Campanhã. menos de uma hora depois já todos tínhamos embarcado em direcção a S. Bento, onde os músicos percursores do QPI nos aguardavam para nos presentear com mais uma actuação, tal como aconteceu na Gare do Oriente por ocasião da partida.
Todos os passageiros da CP, que estavam ou passavam pela estação de S. Bento, ouviram com agrado a, curta, interpretação dos músicos.

Seguidamente subimos até à casa Museu Guerra Junqueiro, localizada na Sé, onde se realizou, pelas 10h, um Peddy Paper com perguntas alusivas às ruas e monumentos das imediações. Uma das perguntas que constava era "Porque se dá o nome a esta rua de Rua Escura?", as opções de resposta eram "Porque os prédios são altos e não deixam passar o Sol", Porque existem muitos gatos pretos", "Porque existem muitas viúvas". A resposta correcta era a primeira.

Após um, curtíssimo, descanso descemos à Ribeira onde apanhamos o Funicular até próximo dos Paços do Concelho, onde fomos recebidos, no hall, pelo vereador da Juventude. O grupo ofereceu a faixa alusiva à cidade e o vereador retribuiu com um galhardete e um livro sobre o Porto.
Foi-nos, também, possível subir a escadaria central que nos levou à, famosa, varanda da câmara para apreciarmos a vista da Av. dos Aliados e um pouco da Praça da Batalha.

O grupo já apresenta um cansaço forte, mas isso não impede que se pare as visitas. para "carregar baterias" deslocamo-nos até Salgueiros, onde fomos almoçar na Escola EB Augusto Lessa.

A tarde continua em Matosinhos, com uma visita à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, à Câmara e ao jardim.

A parte mais aguardada do dia, para os participantes é a ida até à praia, situação que irá acontecer agora com uma caminhada de cerca de meia hora.
Na praia está previsto acontecer actividades desportivas, como por exemplo volei.

Agenda Cultural de 27 de Junho a 6 de Julho





Verão em movimento em Portimão




MÚSICA

Grandes Espectáculos Musicais
27 de Junho “Copélia”, pelo Ballet Clássico Nacional da Moldávia
Auditório Municipal
5 Julho “Carmen Flamenca”, pelo Ballet Flamenco de Maria Carrasco (Madrid) com a participação especial do 1.º Bailarino da Compañia de António Canales: JUAN de JUAN
Pavilhão do Arade – Centro de Congressos Arade-Algarve

Org.: Câmara Municipal de Portimão
Patrocinador Oficial: Multiopticas
Rádio Oficial: Rádio Renascença

BILHETES
Bilhete individual: €12,50 (à excepção do espectáculo de 5 Julho - Carmen €15,00)
Desconto de 40% no bilhete individual para Portadores do Passaporte Sénior e Cartão-jovem Municipal, bem como crianças até aos 10 anos.

Bilhete conjunto (3 espectáculos primeiros ou 3 últimos): € 35,00
Bilhete conjunto (6 espectáculos): € 60,00
Para mais informações 282 418 547 ou visite www.cm-portimao.pt
Allgarve Jazz

4 de Julho - Lucky Peterson
Estádio da Restinga - Alvor 22h00
Org.: Turismo de Portugal e Expo Arade

Venda e reserva de bilhetes: www.ticketline.pt; tel: 707 234 234, FNAC, Worten, Megarede e Agências Abreu.
FESTAS E COMEMORAÇÕES

Marchas Populares – Festas dos Santos Populares

Dia 27 Praia da Rocha – 22h00
Dia 28 Zona Ribeirinha de Alvor - 22h00
Org.: Câmara Municipal de Portimão
Até 25 AGOSTO
Portimão Summer Park
Descrição: Show Multimédia, Pista de Gelo Natural, Concertos e Animação, Cinema ao Ar Livre, Parque Radical, Parque Insuflável, Campo de Mini-golf, Kartódromo, Bar Tropical, Zona de Restauração, Estádio de Apoio à Selecção Nacional com um Ecrã Gigante para a transmissão dos jogos do Euro 2008
Horário: 2.ª a 6.ª Feira: 12h00-24h00
Sáb. e Dom.: 12h00-01h00
Preço dos bilhetes: 3 €

Local: Marina de Portimão
Org.: New Wave
Apoio Institucional: Câmara Municipal de Portimão e Expoarade
Apoio: ACRAL e Associação de Comerciantes de Portimão


Um livro de História apresentado em Braga


Conhecido historiador poveiro, João Francisco Marques apresenta, sexta-feira, 27, o primeiro volume da sua Obra Selecta.

Religião e Política são abordadas nesta publicação, resultado de rigorosas e exaustivas pesquisas documentais do autor que contribuem, significativamente, para a renovação da historiografia do universo religioso em Portugal.

O livro reúne análises de referência para a compreensão de temas que vão desde o Sebastianismo e o Quinto Império até à questão dilemática do papel dos Jesuítas como confessores da corte portuguesa e os liames do poder.

A apresentação da obra irá decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 21h30 e será realizada por José Eduardo Franco do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa/ESAD-FRESS e Ana Cristina da Costa Gomes do Centro Científico e Cultural de Macau.

Uma exposição que deve visitar no Terreiro do Paço- Páteo da Galé


"Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje"

Exposição inédita mostra plano histórico

que transformou a cidade


A exposição "Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje" está patente no Páteo da Galé, Terreiro do Paço, até dia 1 de Novembro.

A mostra assinala a passagem dos 250 anos sobre o plano urbanístico elaborado na sequência do terramoto de 1755.

"Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje" visa dinamizar o debate em curso sobre a reabilitação da baixa da capital portuguesa e dar a conhecer, ao grande público e aos especialistas, o processo urbano de reconstrução do centro de Lisboa pós-1755.

Trata-se, igualmente, de uma oportunidade única para ficar a conhecer, através de material audiovisual, todos os elementos constituintes de um dos planos urbanísticos mais relevantes, consistentes e coerentes jamais produzidos em Portugal.

Três anos depois do terramoto que destruiu Lisboa em 1755, uma série de decretos reais, então elaborados, definiram o futuro desenho urbano e arquitectónico, as regras administrativas e a engenharia financeira subjacentes à renovação da baixa da cidade.

Este conjunto codificado de regras urbanísticas muito precisas constitui, provavelmente, o primeiro plano urbano moderno nacional, que apresenta como particularidade o facto de ter sido concretizado.

A mostra está organizada em três secções principais, a primeira referente aos contextos e antecedentes ao plano.

A segunda secção é alusiva ao plano de 1758, em todas as suas perspectivas e características, com especial relevância para as questões metodológicas.

Por último, a terceira fase é relativa à evolução da área-plano da baixa entre a segunda metade do século XVIII e a actualidade, incluindo a estratégia delineada pelo actual Executivo para a revitalização desta zona de Lisboa.

Comissariada por Ana Tostões, do Instituto Superior Técnico de Lisboa e por Walter Rossa, da Universidade de Coimbra, com design do ateliê Henrique Cayatte, a exposição "Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje" disponibiliza, também, um espaço destinado às actividades do Serviço Educativo e outro local onde os visitantes poderão fixar sugestões sobre a regeneração da Baixa-Chiado.

"Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje" constitui uma oportunidade única de celebrar e conhecer a história e o planeamento urbanístico de uma das zonas mais importantes do país: a baixa lisboeta.

O " Optimus Alive! 08 " está a chegar!!


UNFAIR * 11 DE JULHO


Os Unfair são os grandes vencedores das Cornetto Auditions e vão ter o direito de actuar ao vivo no Maior Evento de Música e Arte do ano, o Optimus Alive!08, no dia 11 de Julho.


Das 126 novas bandas portuguesas a concurso, a escolha do público e de um júri especializado recaiu sobre o projecto de Portimão, que pratica um rock musculado, condimentado com muita atitude.

Dia 11 de Julho actuam no Metro On Stage, onde vão poder mostrar todos os predicados que lhes garantiram a vitória no Cornetto Auditions.

ARTISTAS CONFIRMADOS PARA O OPTIMUS ALIVE!08:


10 Cientistas
Ben Harper & The Innocent Criminals

Bob Dylan

Boys Noize

Braddigan Brodinski

Buraka Som Sistema

Busy P

Cansei de Ser Sexy

DJ Mehdi

Donavon Frankenreiter

Galactic featuring Lyrics Born and Boots Riley (of The Coup)

Gogol Bordello Gossip

Hercules & Love Affair

John Butler Trio

Kalashnikov

Krazy Baldhead

Kumpania Algazarra

Lucent Dossier Vaudeville Cirque

Midnight Juggernauts

MGMT

MR Flash MSTRKRFT

Neil Young

Nouvelle Vague

Peaches

Rage Against The Machine

Róisín Murphy

Sam * Guarda Ricardo *

SebastiAn

Sizo

Sons of Albion

Spiritualized

The Hives The National

Tiga

Unfair

Uffie and Feadz

Vampire Weekend

Vicarious Bliss

Within Temptation

Xavier Rudd

PREÇO DOS BILHETES E LOCAIS DE VENDA

Bilhete diário ¬ 45,00 EurosPasse 3 Dias ¬ 80,00 EurosCampismo ¬ 15,00 Euros (Válido apenas para portadores de Passe de 3 Dias)WORTEN, FNAC, CTT, AGÊNCIAS VIAGENS ABREU, AGÊNCIAS ABEP E ALVALADE, BULHOSA (OEIRAS PARQUE E C.C. CIDADE DO PORTO), BLISS (FORUM MONTIJO), MEGAREDE, PLATEIA (http://www.plateia.pt/), http://www.everythingisnew.pt/E TICKETLINE (RESERVAS: 707 234 234 E http://www.ticketline.pt/).EM ESPANHA: BREAKPOINT (http://www.breakpoint.es/) E TICK TACK TICKET (http://www.ticktackticket.com/) EM INGLATERRA: SEETICKETS (http://www.seetickets.co.uk/)