sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O livro de Magik em artes circences e dança


OS TRUPILARIANTE & COMPª

" O LIVRO DE MAGIK"


Um Espectáculo De Novo-Circo Para Miúdos e Graúdos

Dois distintos professores entram em conflito por discordarem sobre a existência do livro de MagiK, um antigo Tomo perdido que regista a história da magia ao longo dos tempos e que, como todos os objectos mágicos, foi ganhando poder com o passar dos anos.

A recuperação deste poderoso livro, irá permitir, finalmente, a confirmação da história da magia através dos tempos.
Magot , um antigo ser mágico primordial , aproveita-se da pesquisa dos dois professores para tentar apoderar-se do livro de Magik e, finalmente, libertar-se da prisão que os antigos alquimistas lhe impuseram para segurança da humanidade.

Os dois professores, esquecendo as suas divergências e na tentativa de o derrotar e novamente prendê-lo, acabam por unir as suas forças, conseguindo, após muitas peripécias e contratempos e com a ajuda do público, sair vitoriosos, no final desta aventura.Um espectáculo que utiliza as artes circenses conjugadas com o teatro, a interactividade com o público, o canto e a dança.

Ordem dos Arquitectos edita livro


Álvaro Siza à conversa

com Souto Moura



“Álvaro Siza, Candidatura ao Prémio UIA Gold Medal 2005” é o novo livro editado pela Ordem dos Arquitectos, que transcreve uma conversa de Eduardo Souto Moura com Álvaro Siza sobre o tipo de linguagem das suas obras e ainda um conjunto de 14 projectos do arquitecto, fotografados por José Manuel Rodrigues.

A conversa entre Souto Moura e Siza, que aconteceu na cidade do Porto, a 30 de Janeiro deste ano, relata pormenores acerca das suas obras e a reacção das pessoas ao seu trabalho.

A selecção de imagens destaca, entre as obras de Siza Vieira, as Piscinas de Leça, a Biblioteca de Viana de Castelo, o Reservatório de Água, em Aveiro, a Igreja e Centro Paroquial de Santa Maria, em Marco de Canavezes, e a Fundação de Serralves, no Porto.

O autor das fotografias, José Manuel Rodrigues, é o fotógrafo português mais premiado e mais conhecido a nível internacional.
A obra é o 5.º volume da colecção Prémios UIA 2005. As publicações da Ordem dos Arquitectos na área da Arquitectura Portuguesa podem ser consultadas em http://www.arquitectos.pt/


NOTAS BIOGRÁFICAS

José Manuel Rodrigues nasceu em Lisboa em 1951.

Viveu em Paris, França (1968/1969) e na Holanda entre 1969 e 1993.

Estudou fotografia na Holanda, nas Escolas Superiores de Fotografia em Haia (1975/1989) e Apeldoorn, e tirou um curso de realização em vídeo no prestigiado Instituto Santbergen, em Hilversum (1990).
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1986/1987, 1995 e 1996). Recebeu, em 1992, uma bolsa de trabalho do Fonds voor de Beeldende Kunst (Fundação para as Belas-Artes, Holanda).

Foi-lhe atribuída uma bolsa de trabalho pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal, em 1997.

Recebeu o prémio Vrije Creatieve Opdracht (Prémio de Fotografia Criativa) pelo Amsterdamse Kunstraad (Conselho para as Artes, Amesterdão) em 1982.

Em 1999, foi galardoado, em conjunto com o poeta Manuel Alegre, com o Prémio Pessoa pelo conjunto da sua obra artística e pela sua contribuição às artes em Portugal.

Ensinou fotografia em várias instituições em Roterdão, Porto, Évora e Caldas de Rainha.
A sua obra está representada em várias colecções privadas e públicas, em Portugal e no estrangeiro, Dutch Art Foundation, Van Reekum Galerie (Apeldoorn), Prentenkabinet (Leiden), La Bibliothèque Nationale (Paris).

A sua obra está presente em numerosos catálogos, monografias, publicações periódicas e obras colectivas, destacando as recentes incursões na fotografia da arquitectura e da cidade nos livros: As Cidades de Álvaro Siza (Livreira Figueirinhas, Porto, 2001); (In)formar a modernidade. Arquitecturas Portuenses, 1923-1943 (FAUP publicações, Porto, 2001); Panorâmicas (Câmara Municipal de Matosinhos, 2003); Habitar J.P.Falcão de Campos (Edições Caleidoscópio, Casal de Cambra, 2004) e Habitar Portugal 2003-2005 (Ordem dos Arquitectos, Lisboa, 2006).


Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira nasceu em Matosinhos em 1933. Estudou Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955, sendo a sua primeira obra construída em 1954.

Ensinou na ESBAP entre 1966 e 1969; reingressou em 1976 como Professor Assistente de "Construção".

Foi “Professor Visitante” na Escola Politécnica de Lausanne, na Universidade de Pensilvânia, na Escola de Los Andes em Bogotá, na Graduate School of Design of Harvard University como "Kenzo Tange Visiting Professor" e leccionou na Faculdade de Arquitectura do Porto.
Exerce a profissão na cidade do Porto.

Foi distinguido com vários Prémios, designadamente o «Pritzker Prize» (conhecido como o Prémio “Nobel” da Arquitectura) e o Prémio Secil de Arquitectura em 1996, 2000 e 2006.
É membro da American Institute of Arts and Science e "Honorary Fellow" do Royal Institute of British Architects.

Doutor "Honoris Causa" pela Universidade Politécnica de Valência (1992), pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (1993), pela Universidade de Palermo (1995), pela Universidade Menendez Pelayo, Santander (1995), pela Universidad Nacional de Ingeniería de Lima, Peru (1995), pela Universidade de Coimbra (1997), pela Universidade Lusíada (1999) pela Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa - Brasil (2000); pela Università degli Studi di Napoli Federico II, Polo delle Scienze e delle Tecnologie, Nápoles – Itália (2004); Pela Universidade de Arquitectura e Urbanismo de Bucareste “Ion Mincu” – Roménia (2005).


Canal AXN apresenta " Assassinos"



Assassinos



Título original: Assassins
Ano de produção: 1995
País de produção: EUA
Género: acção
Duração: 132 minutos
Realização: Richard Donner
Intérpretes: Sylvester Stallone, Antonio Banderas, Julianne Moore


Robert Rath (Sylvester Stallone) é um assassino a soldo já de certa idade, que pretende abandonar a profissão e retirar-se.

Mas as coisas não vão ser tão fáceis como ele pretendia, sobretudo porque subitamente se vê acossado por um jovem assassino chamado Bain (Antonio Banderas) que pretende acabar com a sua vida e tomar o seu lugar.

Rath associa-se então a uma pirata informática de nome Electra para enfrentar o obcecado Bain.

Richard Donner, responsável, entre outros, pela saga “Arma Mortífera” ou “Super Homem”, dirige este trepidante filme de acção.

Emissão: Sábado 3 de Novembro às 22h30

Prison Break em repetição no canal Fox



ESPECIAL PRISON BREAK
Episódios 9,10 e 11 da 2ª temporada



No primeiro fim de semana do mês, a Fox oferece um especial de programação com a repetição dos espisódios 9, 10 e 11 da 2ª temporada de “Prison Break”. Para ver ou rever as aventuras de Michael Scofield & co.

Emissão: Sábado, 3 de Novembro às 17h00
Repetição: Domingo, 4 de Novembro às 23h35

Ep. 9: Unearthed
Ep. 10: Rendezvous
Ep. 11: Bolshoi Booze

Espectáculo no Auditório Espaço Monsanto


"NO BAIRRO DO TROLARÓ"

Local : Auditório Espaço Monsanto (Parque Florestal de Monsanto - Lisboa)

Lotação:144

Datas e Horários: Às 15h, Sábados e Domingos dias 3,4,10 e 11 de Novembro.

(durante a semana às 10h 30 e 15 h para escolas por marcação).

Bilheteira: Adultos – 7 euros / Crianças (4 aos 14) – 6,50 euros / Crianças com menos 3 anos - entrada livre / público escolar – 6 euros

Marcações : tel. 218460738


Nota: Auditório com acesso a cadeiras de rodas

No Bairro do Trolaró



UM ESPECTÁCULO CÓMICO DE TEATRO-CIRCO

COM MUITA INTERACTIVIDADE.



Neste bairro de faz de conta onde o real é fantasia, onde a alegria e boa disposição são evidentes, a aventura de um espectáculo de Teatro-Circo transporta-nos a um mundo onde todo e qualquer contratempo, é contornado com uma gargalhada e tropelia matreira.


Dona Prudência e o Senhor Bartolomeu, são vizinhos neste bairro do Trolaró e colegas na sociedade Recreativa que este ano, como em todos os precedentes, realiza o seu grande evento, o “Concurso de Danças de Salão Bairro do Trolaró”, mas Cupido resolve atingir com as suas famosas setas este par de bairristas catitas que, no meio de vários percalços, vai vivendo o seu romance.

Quem também está muito contente, é o polícia nocturno que vai, finalmente ver, a sua sobrinha entrar no concurso, mas infelizmente o par de ladrões acompanhado pela gata ladra, vão afugentar todos os concorrentes para poderem ser eles a possuir a taça de ouro, cravejada de diamantes , rubis e esmeraldas, já que não a conseguiram roubar do salão da sociedade.

Conseguirão os ladrões obter a taça? Dona Prudência e o Senhor Bartolomeu viverão o seu romance de amor e conseguirá a sobrinha do guarda-nocturno participar no concurso?





Existirão mães como esta?

Sonata de Outono




Estreia hoje, no Teatro Municipal de S. Luis, Sonata de Outono, uma adaptação de Fernanda Lapa do filme de Ingmar Bergman.


Nesta peça o instinto maternal é uma mentira.
Mãe e filha separadas há sete anos encontram-se. Charlotte , a mãe , é uma pianista famosa capaz de interpretar as delicadas composições de Chopin, mas sempre incapaz de" interpretar "e amar a própria filha, Eva.

Eva sente-se " filha de uma mãe que nunca fica frustrada, decepcionada ou infeliz", uma mãe incapaz de demonstrar afecto o que a deixa incapaz de amar.E o conflito é inevitável.
Bergman destrói a convenção das relações afectuosas entre mães e filhas.

Sonata de Outono é um delicado drama sobre a dor, o abandono, a culpa, numa subversão do amor " intocável " entre mães e filhas.

Sonata de Outono tem encenação de Fernanda Lapa e Cucha Carvalheiro, e como intérpretes, Fernanda Lapa ( a mãe ), Ana bustorff ( Eva), Virgílio Castelo e Marta Lapa.


Uma peça que estará em cena até 25 de Novembro e que aconselhamos vivamente a quem nos consulta.sonata

Da Weasel afirmaram-se nos MTV Award


A pouco mais de uma semana da mega-produção no Pavilhão Atlântico (10 de Novembro), os Da Weasel venceram ontem à noite o MTV Award na categoria de "Best Portuguese Act", atribuído pela MTV, no âmbito dos prémios europeus do prestigiado canal de música. O maior evento musical da Europa, que este ano decorreu em Munique, consagrou os Da Weasel pela segunda vez.


Mais: em 5 anos de existência da categoria "Best Portuguese Act" os Da Weasel foram nomeados 3 vezes.
São agora o único artista/ banda portuguesa a somar duas vitórias!
O feito é ainda maior se considerarmos que esta foi a primeira edição em que o público foi o único responsável pela escolha dos vencedores.

O prémio é atribuído poucos dias após os Da Weasel anunciarem o 3º single retirado do álbum platinado "Amor, Escárnio e Maldizer". "Toque-Toque", que assim sucede a "Mundos Mudos" e "Dialectos da Ternura", já se encontra a tocar nas rádios e em breve terá o videoclip disponível.
Editado a 02 de Abril último, o álbum encontra-se há 30 semanas consecutivas no top 50 nacional de vendas!

Um grande êxito que promete ter a sua consagração no próximo dia 10 de Novembro no Pavilhão Atlântico!

Mc Virgul e Overule no Arte Café


Na Bela Cruz elas são belas



Gonçalo Sipoa e Pedro Ricciardi no Frágil


Este fim de semana no FRÁGIL actuam os seguintes DJs:




SEX_02
Gonçalo Siopa







SAB_03
Pedro Ricciardi