quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Associação Portuguesa de Museologia premeia Vila Franca de Xira

O Prémio – Melhor Exposição Portuguesa, da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), foi atribuído ao Museu Municipal de Vila Franca de Xira e ao Museu do Neo- Realismo, ambos da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, pela exposição «Dos Anos Quarenta aos Anos Sessenta - Um Tempo um Lugar – Dez Exposições Gerais de Artes Plásticas».

Esta exposição, inaugurada a 23 de Setembro de 2005, no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, foi realizada pelos dois Museus e comissariada pelo Professor Rogério Ribeiro, tendo contado também com o apoio da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo.

A Cerimónia de Entrega dos Prémios Prestígio da Associação Portuguesa de Museologia teve lugar no passado dia 29 de Novembro, no Museu de História Natural em Lisboa.

Debate “Poesia e Neo-Realismo”

No âmbito da sua programação cultural, o Museu do Neo-Realismo apresenta como proposta para o próximo Domingo, dia 9 de Dezembro, pelas 16.00 Horas, um Debate Literário sobre “Poesia e
Neo-Realismo”.

A iniciativa terá como convidados Fernando Pinto do Amaral, Eduardo Pitta e Vitor Viçoso, ficando a moderação a cargo de David Santos.

DAVID FONSECA Tour na Fnac

David Fonseca comtinua o seu Tour na Fnac, e no próximo dia 8 de Dezembro vai estar as 17.00h na FNAC Sta. Catarina, e as 22.00h na FNAC Braga.

Neste fim-de-semana no Braga Parque


Este fim-de-semana, dias 8 e 9 de Dezembro no Braga Parque das 14 às 20 horas Mini Ateliers de Natal - Cartas ao Pai Natal, Pintura, Postais de Natal, Adereços de Natal e Decorações de Árvore de Natal. E das também 14 às 20 horas os mais pequenos podem tirar fotografias, com o Pai Natal do Braga Parque.

ESTORIAS PARA PIANO E GUITARRA PORTUGUESA

“Herança Maldita” vai a Seia


“Herança Maldita”
pelo Grupo de Teatro a Barraca

CASA MUNICIPAL DA CULTURA DE SEIA
9 Dezembro às 21:30


Apresentada em estreia mundial no encerramento das comemorações dos 30 anos da Barraca, “A Herança Maldita”, de Augusto Boal, marca o regresso do dramaturgo brasileiro, com quem a Companhia trabalhou no final da década de 70. Boal dá o nome de “bulevard macabro” a este texto, o que corresponde no nosso vocabulário europeu a “comédia negra”.
Sinopse
Numa peça marcada pelo humor, a história fala de famílias, das relações humanas dominadas pelo dinheiro, num retrato do neo-liberalismo que conduziu à forma conhecida da globalização. A família genética serve de pretexto para revelar outras formas familiares que se manifestam em clubes, etnias ou bairros.
Chega o dia das partilhas e a confusão instala-se. Mãe, filhos e nora, todos discutem por uma “Herança Maldita”.
Durante hora e meia de espectáculo os problemas da sociedade moderna passam pelo seio desta família. São personagens avarentas, neuróticas e extravagantes que podem ser qualquer cidadão comum. A peça faz rir, faz rir muito. E também faz pensar. Como todos os espectáculos que a Barraca montou durante a sua já longa existência.

Ficha Artística e Técnica
Texto: Augusto Boal; Adaptação do Texto e Encenação: Hélder Costa; Elenco: Maria do Céu Guerra – Maria Luiza; Rita Fernandes – Maria Pia; Sérgio Moras – Luiz António; Pedro Borges – Luiz Octávio; João D'Ávila – Esmeraldina; Ruben Garcia – Luiz; Eugénio; Direcção Plástica: Maria do Céu Guerra; Adereços: Cecília Sousa, Luís Thomar; Assistência de Encenação: Susana Costa; Luminotecnia: Fernando Belo; Sonoplastia: Rui Mamede; Montagem: Mário Dias; Costureira: Inna Siryk; Apoio Técnico: José Carlos Pontes; Relações Públicas e Produção: Elsa Lourenço; Secretariado: Maria Navarro; Cartaz: Elsa Lourenço, José Carlos Pontes e Rita Lello; Fotografias: Movimento de Expressão Fotográfica;
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa, ISPA, MEF, DN, Antena2, Novos Parodiantes, Rádio Europa, Memorandum, Vitor Hugo Cabeleireiros, FNAC, Super Bock
Espectáculo inserido no programa “Território Artes”
Maiores de 12 anos
Preçário
Normal: 7 € Com Cartão Municipal da Juventude e Idoso: 3,5 €
Informações
Casa Municipal da Cultura de Seia
Telf. 238 310 230/49 * Fax. 238 310 236 * Telm. 96 486 25 21
www.casadaculturadeseia.com

PORTUGAL JAZZ em OEIRAS

Festival Itinerante de Jazz
PORTUGAL JAZZ
Auditório Municipal Ruy de Carvalho
7 de Dezembro às 22:00


Após a celebração do primeiro aniversário, com a Grande Festa do Jazz, no Centro Cultural de Belém, o Portugal Jazz segue viagem rumo a Oeiras.

Informações
Portugal Jazz - Festival Itinerante de Jazz
Jacc - Jazz ao Centro Clube
Tel.239 837 078

RODRIGO LEÃO ACTUOU EM COIMBRA

Rodrigo Leão apresentou ontem o seu último trabalho
"Os Portugeuses"
em Coimbra

Num TAGV praticamente esgotado, mais uma vez Rodrigo Leão encantou e levou ao rubro todos os espectadores presentes.
Numa “primeira parte” dedicada por inteiro ao seu novo trabalho, intitulado “Os Portugueses”, tendo por base a música criada para a série documental “Portugal, Um Retrato Social”, o compositor conseguiu reforçar, com os novos temas, a melancolia de algumas das imagens que iam sendo projectadas, o que manteve o público atento e silencioso. Nesta fase teve ainda a oportunidade de agradecer aos criadores do documentário, António Barreto e Joana Pontes, presentes na sala.
Na “segunda parte” Rodrigo Leão e o seu ensemble, interpretaram alguns temas de trabalhos anteriores, por isso mais conhecidos, tendo a plateia presente correspondido mais acaloradamente manifestando-se com muitos aplausos. O grupo de músicos denota uma grande cumplicidade e transmite ao público o prazer evidente com que executa as composições.
Resumindo, mais um excelente espectáculo proporcionado por Rodrigo Leão e pelo TAGV ao público de Coimbra.
Paulo Parreira e Maria Bastos