segunda-feira, 6 de outubro de 2008

" Entre Os Dedos " Vai competir no Festival de Turim


ENTRE OS DEDOS em competição no FESTIVAL DE TURIM


ENTRE OS DEDOS, o mais recente filme de Tiago Guedes e Frederico Serra, com argumento de Rodrigo Guedes de Carvalho e produção de Paulo Branco, acaba de ser seleccionado para a principal secção competitiva do 26º FESTIVAL DE CINEMA DE TURIM, a decorrer entre 21 e 29 de Novembro, na Itália.

Nanni Moretti é o director artístico responsável pela programação do Festival de Turim desde a edição de 2007.

A competição internacional de longas-metragens em que concorre ENTRE OS DEDOS – Turim 26 – é dedicada à descoberta dos novos autores do cinema contemporâneo.

Depois da estreia no Festival de San Sebastian – competição Zabaltegi, onde reuniu os mais altos elogios da imprensa Espanhola e Internacional, ENTRE OS DEDOS segue já em Outubro para a 32ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO e ESTREIA EM PORTUGAL a 23 de Outubro.

Odivelas Parque apresenta " Um Dia no Circo"



Estão todos convidados a passar um dia inesquecível no Odivelas Parque, na companhia de palhaços, malabaristas e mágicos. Um dia cheio de truques e gargalhadas que a grandes e pequenos vai agradar.
Os Shoppings Mundicenter, com o apoio de várias companhias circenses, promovem uma viagem ao "Mundo do Circo" - com o objectivo de ensinar miúdos e graúdos sobre o universo colorido e animado que comõe as fantasias circenses, promover o desenvolvimento do imaginário infantil e proporcionar momentos bem divertidos e criativos.
Espectáculos, workshops e uma exposição vão dar a conhecer o que de nacional se faz nas artes circenses.
Passem um dia no maior espectáculo do mundo,
O CIRCO - DE 6 A 26 DE OUTUBROHORÁRIOS:Espectáculos: - 2 a 6ª feira - às 11h00 e às 15h30Fim-de-Semana - às 15h30 e às 17h30
WORKSHOPS:Das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00 (Inscrições no Local)

Séries de acção no Animax



NOITES DE ACÇÃO ANIMAX
- OUTLAW STAR, DEVIL MAY CRY e GUNGRAVE -


Todos os Sábados a partir das 19h30 chega ao Animax o momento da acção, com três séries onde as lutas se desenvolvem em diversos planos, desde a ficção científica e o futurismo de Outlaw Star, passando pelas aventuras demoníacas de Devil May Cry, até aos confrontos que acontecem em Gungrave.


Emissão: Sábados às 19h30 e 23h20


OUTLAW STAR


Em Outlaw Star, o seu protagonista, Gene Starwind, sempre quis ser um fora-da-lei.

Gene e o seu jovem sócio James “Jim” Hawking dirigem um pequeno negócio no planeta Centinela III, onde fazem desde reparações mecânicas a serviços como guarda-costas, passando por realizar envios espaciais, sempre e quando não se infrinja a lei. Uma mulher chamada Hilda pede-lhes que actuem como seus guarda-costas, e sem o saber irão ver-se envolvidos na descoberta de um bioandróide que será vital para o funcionamento de uma misteriosa nave que sequestrarão, de modo a chegarem a um dos pontos mais enigmáticos do universo: a Linha Galáctica.
Encontramo-nos num futuro em que o homem conseguiu colonizar diferentes planetas assim como construir naves espaciais que superam a velocidade da luz. A humanidade não está só no universo, existindo raças de todo o tipo que vivem em harmonia, sem necessidade de guerras de conquista. No entanto, a possibilidade de explorar os seus múltiplos recursos leva ao aparecimento da delinquência e da pirataria, de modo que é frequente existirem grupos de piratas, ladrões ou terroristas, que trazem grandes doses de acção à série.


Título original: Outlaw Star
Ano de produção: 2001
País de produção: Japão
Género: acção
Duração: 30 minutos


DEVIL MAY CRY


Em Devil May Cry, Dante é o melhor no seu trabalho: caçar demónios. Como proprietário da pequena empresa Devil May Cry, as suas eternas dívidas obrigam-no a aceitar todo o tipo de missões. Mas uma vez contratado, as suas pistolas gémeas, “Marfim” e “Ébano”, e a sua mortífera espada “Rebelião”, jamais perdoam.
Na realidade, ele mesmo é um meio-humano meio-demónio com um legado como filho do cavaleiro negro Sparda, um demónio que há dois mil anos atraiçoou os seus para dar uma oportunidade à raça humana. Para levar a cabo a missão para a qual nasceu, Dante conta com a colaboração – e às vezes a atrapalhação – de Lady, uma colega manipuladora e sem escrúpulos, e de Trish, uma antiga companheira demoníaca criada à imagem e semelhança de sua mãe.


Título original: Devil May Cry
Ano de produção: 2007
País de produção: Japão
Género: acção
Duração: 25 minutos



GUNGRAVE


O que pode levar um homem a voltar da sepultura para procurar vingar-se daqueles que um dia foram os seus melhores amigos? Brandon Heat e Harry MacDowell, amigos desde a infância, pertencem a um gang errante e sobrevivem dando golpes de pouca importância. A sua vida relativamente tranquila sofre um revés inesperado no dia em que lutam com o gang errado e dá-se uma tragédia que os obriga a tomar uma decisão drástica em relação às suas vidas.
A aspiração de Harry sempre foi ser livre e chegar o mais longe possível e assim decide unir-se à organização mafiosa Millenion, a mais poderosa da região.
Enquanto isso, Brandon segue-o com o único propósito de proteger todos os que lhe são queridos. Os dois amigos envolvem-se numa espiral de ambição e poder que vai levá-los a converter-se em “Bloody Harry”, um sanguinário para quem os fins justificam os meios, e “Beyond the Grave”, para quem nem a morte é um obstáculo para cumprir o seu desejo de vingança. Brandon Heat e Harry MacDowell, ou por outra “Beyond the Grave” e “Bloody Harry”, passam de melhores amigos a piores inimigos.
Realizado por Toshiaki Tsuru, Gungrave conta com outros profissionais de peso como Yousuke Kuroda (guionista de Honey & Clover, Ookiku Furikabutte, Excel Saga ou Trigun), o compositor Tsuneo Imahori (Trigun) e Masanori Shino (Urusei Yatsura, Black Lagoon) responsável pelos desenhos das personagens fazendo dupla com o próprio Yasuhiro Nightow.


Título original: Gungrave
Ano de produção: 2003
País de produção: Japão
Género: acção
Duração: 25 minutos

O Tango no Teatro Circo de Braga



O TANGO THE ULTIMATE TANGO SHOW
A ESSÊNCIA DA DANÇA ARGENTINA QUE DESCONHECE FRONTEIRAS

Pela primeira vez em Portugal, vindo do coração de Buenos Aires, o espectáculo “O Tango – The Ultimate Tango Show” chega ao Theatro Circo a 8 de Outubro (21h30), colocando em palco dez bailarinos de renome, seis músicos da “Orquestra Tanguissimo” e os cantores Jose Luis Barreto e Claudia Pannone.
Com interpretação original baseada num argumento, o prestigiado musical concilia a representação teatral, a música e a carismática dança argentina numa produção complementada por cenários sublimes, um guarda-roupa que remonta à década de 1910 e artistas como Christian Marquez e Virgínia Gómez, dupla de bailarinos do video “Diferente”, dos “Gotan Project”, e Fernando Gracia e Natalia Tonelli Attori, dupla vencedora do “Tango World Contest” no Mundial de Tango’07.

Recriando a história da lendária dança argentina, perpetuada por Carlos Gardel e exaltada por Astor Piazzolla, “O Tango” vai transportar o Theatro Circo para o misterioso, sensual e nostálgico ambiente do antigo café “Quays’ Moistness”, que, enquanto a noite desce sobre o porto de Buenos Aires, serve de refúgio para arruaceiros, prostitutas e pensadores.
Relato de uma história de amor em dois actos, seis cenas e mais de sessenta trajes originais, “O Tango” coloca em palco figuras proeminentes do mundo dos “tangueros”, designadamente Adrian Veredice & Alejandra Hobert, dançarinos solistas que dirigem as coreografias do grupo com a mesma mestria a arte com que moldaram os notáveis percursos pessoais.
Ao grupo de bailarinos, constituído ainda pelas duplas Melina Brufman & Cláudio González e Mariano Galeano & Paula Rubin, juntam-se as vozes de Claudia Pannone – artista multifacetada que protagonizou espectáculos como “Tango Emotion” ou “Esquina Homero Manzi” – e José Luis Barreto – cantor de talento precoce, dividido entre o tango e a ópera, que o próprio Astor Piazzolla escolheu para interpretar “El Duende”, do tango/ópera “Maria de Buenos Aires”.

Lipton traz música às ruas de Lisboa

LIPTON TRAZ MÚSICA E RITMO ÀS RUAS DE LISBOA

Projecto LIPTONE – Cria o Teu Ritmo enche a cidade de sons e ritmos intensos
Grupo de músicos Plastic Funk percorrem pontos chave da cidade ao final da tarde, de 1 a 7 de Outubro
Música, ritmos citadinos e Lipton Ice Tea...todos os elementos juntos num animado final de tarde. É já na próxima quarta-feira que a animação LIPTONE – Cria o Teu Ritmo chega à cidade de Lisboa, para receber o Outono e dar um tom de alegria e vitalidade à rentrée.
O espectáculo LIPTONE – Cria o teu Ritmo irá consistir numa performance musical itinerante que irá animar as ruas de Lisboa durante seis dias.
LIPTONE – Cria o Teu Ritmo irá contar com a actuação dos Plastic Funk, um grupo de músicos cuja espectacular performance de música fará os mais apressados parar por minutos para desfrutar o momento.
Os Plastic Funk irão surpreender e contagiar as pessoas nas ruas com ritmos intensos criados a partir de materiais recicláveis do dia-a-dia como latas, garrafas de vidro e plástico, caricas, etc.
Mas há mais! Se quiser fazer parte deste espectáculo, terá apenas que aparecer num dos locais onde irá decorrer esta iniciativa, a partir das 17h30, e poderá ter a oportunidade de se juntar aos músicos de LIPTONE e criar o seu próprio ritmo!
Junte-se a nós depois do seu dia de trabalho ou de aulas e venha beber um Lipton Ice Tea ao som da banda sonora ideal. Contamos consigo! Consulte o programa em baixo e veja qual o local mais perto de si.
Lipton…este é o poder do chá.

Programa de espectáculos
06 de Outubro (segunda-feira), das 17.30 às 19.30
Rua das Portas de Santo Antão - junto ao Coliseu
07 de Outubro (terça-feira), das 17.30 às 19.30
Praça do Campo Pequeno



"Trabalho Sujo" no Discovery Channel



O DISCOVERY CHANNEL ESTREIA
TRABALHO SUJO COM PETER SCHMEICHEL


A série de 6 episódios apresentada pelo “gigante” dinamarquês dá-nos a conhecer um outro lado do Velho Continente
Lembra-se de Peter Schmeichel, o lendário guarda-redes dinamarquês que jogou no Sporting?

Pois bem, a partir deste mês ele volta ao activo, mas agora nos ecrãs do Discovery Channel, onde é o novo apresentador da conhecida série “Trabalho Sujo”, dedicada – como o nome indica – às profissões mais difíceis da Europa.


Nesta nova série de programas, Peter Schmeichel é o guia do Discovery Channel pelos trabalhos e indústrias menos conhecidos da Europa.

Todas as semanas, o famoso ex-futebolista parte à descoberta de um novo lugar e de um novo “trabalho sujo”, juntando-se (literalmente!) a profissionais como taxidermistas, criadores de porcos, limpadores de esgotos ou tratadores de lixo nas suas árduas e pouco invejadas tarefas: das minas de carvão da Polónia à indústria dos curtumes em Itália, esta é uma série que nos mostra as profissões mais "porcas" que alguém pode desempenhar.


Veja como o corajoso Peter lida com os trabalhos mais sujos da Europa…


Ep. 1: Trabalho Sujo com Peter Schmeichel - Dinamarca


O antigo guarda-redes do Sporting e do Manchester United, Peter Schmeichel, enfrenta alguns dos trabalhos mais sujos da Europa e conhece os desconhecidos heróis que trabalham em empregos vitais.


No primeiro episódio, Schmeichel visita o seu país, a Dinamarca, e trabalha lado-a-lado com tratadores de porcos, onde terá que fazer uma inseminação artificial a um dos animais e ainda aprende como custa fazer fogo de artíficio.



Ep. 2: Trabalho Sujo com Peter Schmeichel – Polónia


Peter Schmeichel experimenta os trabalhos mais sujos da Polónia, como a taxidermia, limpar chaminés e trabalhar numa mina de carvão a 850 metros de profundidade.


Ep. 3: Trabalho Sujo com Peter Schmeichel – Holanda e Bélgica


Peter Schmeichel aventura-se em alto mar a apanhar enguias, limpa um petroleiro que transporta combustíveis e, com um calor de 100ºC, limpa os barris utilizados para fazer cerveja.


Ep. 4: Trabalho Sujo com Peter Schmeichel – França

Neste trabalho, Peter balança-se a 45 metros de altura quando pinta um guindaste. Mais tarde, rema contra a corrente para cobrir ostras com algas.


Ep. 5: Trabalho Sujo com Peter Schmeichel – Rússia


Na Rússia, Peter recolhe e processa lixo. Mais, ele visita o maior rio da Europa e descobre o trabalho subaquático mais difícil.


Ep. 6: Trabalho Sujo com Peter Schmeichel – França


Peter junta-se à equipa municipal de limpeza em Veneza e varre a famosa Praça de São Marcos. Mais tarde, descobre como curtir peles.

É um trabalho sujo, mas alguém tem que o fazer!


Emissões: Domingos às 20h20

O Primeiro Festival da Cherovia na Covilhã


A BANDA da COVILHÃ APRESENTA:
1º FESTIVAL da CHEROVIA
COVILHÃ – CAPITAL NACIONAL da CHEROVIA
9-10-11-12 de Outubro 2008
Programa Cultural, Educativo e Gastronómico

Quantas vezes ouviram falar na importância de preservar a biodiversidade, as espécies autóctones, as tradições da terra, etc… A cherovia é sem dúvida um excelente exemplo da forma como desprezamos o que de melhor a nossa terra nos dá.
Por outro lado encontramos uma óptima oportunidade de recuperar uma cultura que nos oferece um legume fantástico, tanto pelo seu aroma e sabor, como pelas suas propriedades.

É nesse sentido que a Banda da Covilhã com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã apresenta o 1º Festival da Cherovia – Covilhã 2008.
Cherovia (Pastinaca sativa), também conhecida por cherivia, cheruvia ou pastinaga.


A cherovia é uma planta pertencente à família da Apiaceae, plantas Angiospérmicas (plantas com flor).

A esta família pertecem ainda a cenoura, a salsa, o aipo, os coentros e o funcho. Quem descobre a cherovia, rapidamente se apaixona por este legume, de fácil preparação e simples utilização na cozinha, desde sopa, saladas, legumes salteados, frita, puré, etc…O seu intenso sabor, muito agradável, passeia-se pelos paladares da salsa e cenoura, embora mais intenso e há quem diga que o seu aroma tem algo parecido com o cheiro a coco.

O Cultivo da cherovia remota aos tempos da Eurásia, antes do uso da batata, sendo que esta ocupava o seu lugar.
É curioso analisarmos este facto, pois a introdução da batata no Sex. XVI pelos espanhóis na Europa veio retirar progressivamente espaço à cherovia na nossa alimentação. A esse facto, não será seguramente alheio, o facto de a batata ser uma cultura mais produtiva.
Em termos nutritivos a cherovia acaba por ser mais rica em vitaminas e sais minerais do que a cenoura, sendo que se destaca essencialmente pela quantidade de potássio, fósforo, vitamina A, vitamina B e ainda algum valor calórico.

Tradicionalmente a cherovia em Portugal é cultivada na zona da Serra da Estrela, sendo contudo possível o seu cultivo noutras zonas do país.

Esta planta no entanto não cresce em climas quentes e necessita da geada para desenvolver o seu sabor.
Pelo tipo de raiz que é, a cherovia prefere terrenos arenosos e/ou limosos. Terrenos argilosos ou pedregosos dificultam o seu crescimento, provocando raízes deformadas e de pequeno tamanho. Finalmente deixamos o desafio de experimentar. Teremos todo o gosto em apresentar a cherovia e ensinar como a introduzir na sua cozinha diariamente. Estará assim a contribuir para uma alimentação mais variada e rica, para além da preservação da biodiversidade.

RECEITA: Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão. Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se.

VALOR NUTRITIVO em 100g: Glúcidos: 19 g - 55 kcal, 230 kJ - Fósforo: 360 mg -Fibra: 2g - Ferro: 0,7 mg - Sódio: 12 mg - Potássio: 541 mg - Vitamina A: 30,0 UI - Tiamina: 0,08 mg - Riboflavina: 0.09 mg - Niacina: 0,2 mg - Vitamina C: 16 mg

CONCURSOS:

A Direcção da ARMC - Banda da Covilhã leva a efeito o 1º Festival da Cherovia – Covilhã 2008 de 9 a 12 de Outubro no Jardim Público da Covilhã.

No âmbito do mesmo, terá lugar o 1º Concurso Gastronómico – “Cherovia no Prato” e 1º Concurso “Maior Exemplar”.
Gostaríamos de contar com vossa participação nos CONCURSOS.
1 - O prato confeccionado será apresentado no dia 12 (domingo) pelas 15:00 a um júri, que atribuirá uma classificação.
Haverá um prémio para o 1º Classificado, bem como Diplomas para todos os participantes. Deverá entregar o prato confeccionado na tenda (Jardim Público até às 14:45).

2 – Para o concurso “Maior Exemplar” – cada participante deverá levar a sua cherovia no domingo (dia 12) até às 14:45.
O Júri terá uma balança em que a cherovia que pesar mais receberá o 1º prémio.

Todos os participantes receberão um Diploma.
Caso queira participar, deverá indicar o nome do estabelecimento comercial, e contacto para o telefone 914905596 ou dirigir-se ao Festival.

QUANTO ao PROGRAMA CULTURAL/RECREATIVO:

Quinta-feira – Dia 9

17:00 – Abertura Oficial do Festival – Visita à exposição e prova de cherovia. Momento Musical.
23:00 – Actuação da Desertuna
00:00 – Noite Académica - DJs

Sexta-feira – Dia 10

10:00 – 17:00 – Visitas Guiadas à exposição pelas Escolas da Cidade, jogos e outras actividades.
22:30 – Actuação do Ilusionista – Rui Bouquet
23:30 - Actuação da TunaMus (Tuna de Medicina)
00:30 – Festival de Karaoke

Sábado – Dia 11

16:00 – Colóquio – Eng. Agostinho Ferreira – Escola Profissional QT.ª da Legiosa.
22:30 – Animação com grupo de música popular
23:30 – Baile à Moda Antiga com LEONEL NUNES – O Homem do Garrafão

Domingo – Dia 12

16:00 - 1º Concurso – Cherovia no Prato (prova pelo júri) com participação dos restaurantes da Cidade e 1º Concurso – Maior Exemplar
17:30 – Momento Musical e Entrega de Prémios
19:00 – Encerramento

AXN apresenta Mulheres de Coragem aos Sábados


MULHERES DE CORAGEM AOS SÁBADOS NO AXN


O AXN seleccionou alguns filmes para os serões de Sábado à noite que contam diversas histórias cujas protagonistas são Mulheres de Coragem.




SÓ TU



Quando Faith (Marisa Tomei) tinha onze anos, pediu ao tabuleiro de que lhe soletrasse o nome do homem da sua vida e sua alma gémea.


A resposta foi Damon Bradley. A vida foi passando e apenas alguns dias antes do seu casamento, uma união segura e prática, Faith recebe uma chamada de um velho amigo do noivo a desejar as maiores felicidades e a avisar que vai a caminho de Veneza.


O nome desse amigo? Damon Bradley! Determinada a perceber quem é esse homem antes de dizer o “sim”, ela desafia Kate (Bonnie Hunt), a sua melhor amiga e cunhada, e apanha o primeiro avião em direcção a Itália, na esperança de encontrar finalmente a sua alma gémea…



Emissão: Sábado 11 de Outubro às 22h30
Título original: Only You
Ano de produção: 1994
País de produção: EUA
Género: comédia, drama, romance
Duração: 108 minutos
Realizador: Norman Jewison
Intérpretes: Marisa Tomei, Robert Downey Jr., Bonnie Hunt, Joaquim de Almeida

Novo Circo no Arena Lounge do Casino Lisboa




A arte do Novo Circo surpreende
no Arena Lounge do Casino Lisboa



As exibições de Novo Circo continuam a oferecer momentos únicos aos visitantes do Casino Lisboa.

No espaço vanguardista do Arena Lounge, o duo Love Story estreia um ciclo de Forças Combinadas, enquanto a dupla Tofokay propõe uma série de actuações em Aerial Silk.

Pela primeira vez no Casino Lisboa, o duo Love Story apresenta um número de Forças Combinadas. Trata-se de um ciclo de actuações que se prolonga, até ao dia 15, no espaço central do Arena Lounge.
Com uma notável carreira internacional, o duo Love Story actuou já em importantes teatros e festivais, nomeadamente, na Alemanha, em Berlim, Hanover ou Dusseldorf, bem como no Festival de Shizuoko e no Festival International du Cirque de Monte-Carlo.

Noutra estreia absoluta, agendada para 16 de Outubro, os Tofokay propõem um exercício em Aerial Silk. As artistas Dany e Miss Mo apresentam um tango aéreo de grande beleza e sensibilidade, até ao final do mês.
O Duo Silk distingue-se pela força e expressividade de Dani, que se aliam à elegante presença de Miss Mo.

Dany (Daniela Vairo) é uma acrobata/bailarina/performer aérea de renome internacional, com diversas participações em espectáculos e campeonatos mundiais.

Por seu lado, Miss Mo (Monica Riba) é outra trapezista e acrobata aérea reconhecida internacionalmente.
Com entrada livre, os exercícios de Novo Circo proporcionam momentos únicos na animação do Arena Lounge do Casino Lisboa.

Novas Artes Circenses no Casino Estoril



Artes circenses renovam-se em Outubro
no Du Arte Lounge do Casino Estoril


As artes circenses continuam a surpreender o público no Du Arte Lounge do Casino Estoril. Nas duas primeiras semanas de Outubro, o francês Dom Dom protagoniza um ciclo de exercícios de malabarismo, enquanto no dia 16, a alemã Mandy Mercedez estreia uma série de actuações de antipodismo, que se prolonga até ao final do mês.


Pela primeira vez no Casino Estoril, Dom Dom propõe um inovador número de Novo Circo, de 1 a 15 de Outubro.

Inspirado nos míticos Jacques Tati e Charlie Chaplin, o artista construiu um exercício burlesco e excêntrico, onde as raquetas e as bolas ganham vida, ao som de melodias heavy, oriundas da Europa de Leste.
Dom Dom desenvolveu as suas qualidades de malabarista com o italiano Italo Medini, e de mímica, com Guérassim Dichliev.


Por sua vez, Mandy Mercedez apresenta, a 16 de Outubro, um original exercício de antipodismo.

Sem tocar com os pés no chão, a artista revela todo o seu virtuosismo, exprimindo uma evoluída técnica de equilibrismo.
Filha de pais portugueses, Mandy Mercedez nasceu, em 1989, na Alemanha.

Aos 16 anos, estreou-se profissionalmente no espectáculo “Da Capo”, no Variete, precisamente, na Alemanha.

Romântica FM lançou mais um CD com as preferências dos ouvintes


Romântica FM lança sétimo CD com músicas de artistas românticos que passam na estação


A Romântica FM lança pela sétima vez a compilação “Romântica FM”, o CD oficial da estação da Media Capital Rádios que já é uma referência na música ligeira em Portugal.
Após vender mais de 115 mil exemplares no total dos seis CD’s já editados, entre os quais dois de platina, chegou já às lojas uma nova compilação que junta os maiores êxitos nacionais e brasileiros num disco que enaltece a música portuguesa, apelando ao coração e aos sentimentos.
Ao todo são 18 temas nacionais e brasileiros como Tony Carreira, Marco Paulo, Santamaria, Beto, Axel, Mónica Sintra, Rita Guerra, João Portugal, Romana, Maxi, EZ Special, Adelaide Ferreira, Guigui da Bahia e Rick & Renner, que fazem parte do leque de artistas seleccionados e que espelham a preferência dos ouvintes da Romântica FM.
A chancela deste CD é novamente da FAROL, editora encarregue do lançamento de todos os volumes da Romântica FM, ao ritmo de um por ano.
Miguel Cruz, director da Romântica FM, explica o sucesso desta iniciativa «A edição deste sétimo CD é quase uma exigência do público que ouve a Romântica FM! Neste “Romântica FM VII” encontram-se os temas mais apreciados nos últimos meses, por quem ouve habitualmente a nossa rádio.

São canções românticas, todas cantadas em português, interpretadas por alguns nomes da música brasileira da actualidade e pelas figuras de proa da música ligeira portuguesa contemporânea. Este “Romântica FM VII” resume bem, afinal, o conceito da Romântica FM e vai totalmente ao encontro de quem gosta de ouvir a estação».

Hoje, no Museu da Música, Trovas do Sertão Brasileiro




ELOMAR – TROVAS DO SERTÃO BRASILEIRO

O Museu da Música abre excepcionalmente na próxima segunda-feira para acolher um concerto de Elomar, um dos mais importantes compositores brasileiros da Bahia. Acompanhado da sua voz e violão, Elomar partilhará o palco com o Maestro João Omar no violão clássico, naquela que é uma iniciativa conjunta da Associação Cultural ETNIA e da Fundação Casa dos Carneiros, em parceria com o Museu da Música.




ELOMAR FIGUEIRA MELLO tem vindo a retirar da cultura baiana os elementos chave do seu cancioneiro e das suas composições eruditas.

Cantor, compositor e "violonista" com mais de 300 músicas gravadas em 15 discos (5 dos quais a solo e 10 com participações em discos de outros artistas), tem uma vasta obra escrita para instrumentos sinfónicos, música de câmara, solística, operística e concertante.

Com o disco "Na Quadrada da Águas Perdidas" recebeu o prémio da crítica de melhor disco da década de 70, pela APCA (1980) e com "Dos Confins do Sertão" recebeu o prémio de melhor disco estrangeiro não europeu no festival Ibero-americano de 1987, na Alemanha.

Ainda que não se sinta ligado ao "mundo erudito" por excelência, mais precisamente ao mundo académico que reclama para si a propriedade do saber, Elomar é pesquisador da música secular, das festas populares do Brasil nordestino e caboclo.

Procura no samba tradicional, na chula e nos géneros da cantoria nordestina a expressão da "brasilidade".

Na obra, organiza, remodela e estiliza a cultura popular, consolidando-se como artista que influencia toda uma geração de cantores e cantautores da música nordestina.


Hoje, pelas 21,30 no Museu da Música.

Gala da Fundação Luso-Brasileira




4ª GALA DE PRÉMIOS FUNDAÇÃO LUSO-BRASILEIRA
7 de Outubro, 20h30 Casino Estoril

ENTREGA DOS PRÉMIOS FUNDAÇÃO LUSO-BRASILEIRA

JANTAR E ESPECTÁCULO MUSICAL COM DUETOS DE:

CARLOS DO CARMO & IVAN LINS,

ANTÓNIO ZAMBUJO & ROBERTA SÁ,

RUI REININHO & SÍLVIA MACHETE,

MAFALDA VEIGA & CELSO FONSECA