sábado, 13 de outubro de 2007

PAREDE DE SEGREDOS em exposição em COIMBRA


PAREDE DE SEGREDOS
De 15 a 21 de Outubro

TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE

Uma peça-instalação de poesia a partir da obra de Almeida Garrett «Folhas Caídas» direcção artística Berta Teixeira e Gonçalo Antunes de Azevedoconcepção do dispositivo cénico e instalação Cecil Balmond e Gonçalo Antunes de Azevedono âmbito da estreia do espectáculo “Parede de Segredos”

Quando falamos em instalação, reportamo-nos, numa primeira abordagem, a uma estrutura que se propõe intervir com o espaço tridimensional onde se insere e com o indivíduo que habita e frui esse mesmo espaço. Institui-se uma deliberada procura de comunhão entre o sujeito e o objecto, o qual deixou de ser escultura finita, autónoma, fisicamente impermeável e estanque, para se constituir como algo transformável, mutante e, neste sentido, vivo e pleno de possibilidades físicas e emocionais, ou seja, poéticas. E, no caso da instalação que se apresenta, podemos falar em dupla poesia, uma vez que ao convite de acção recíproca que a instalação naturalmente propõe, é acrescido um conceito de “Parede-Confessionário”, que se pretende constituir como depositária de alegrias e amarguras de um qualquer transeunte.

Do ponto de vista histórico e artístico, a prática da instalação começou por se desenvolver, ainda de modo prematuro, a partir das experiências dadaístas, acabando por “Dada” ser retomado como eixo de orientação nos desenvolvimentos da segunda escola de vanguardas, ou neovanguarda, dos anos sessenta e setenta, numa redefinição do olhar sobre e através do objecto estético. A instalação passaria agora de algo mais ou menos periférico para o centro da prática artística, que se deseja actuante e interactiva com a vida, imbuída de fragmentos, dúvidas, mas plena de possibilidades operatórias. Assim pode ser também entendida esta “Parede de Segredos”. Isabel Nogueira
seg a sex 10h00 – 01h00
sab e dom 14h00 – 01h00
Informações
Teatro Académico de Gil Vicente

teatro@tagv.uc.pt



Bilheteira
Horário - 17h00-22h00

Telefone - 239 855 636


8ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS EM COIMBRA


8ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS
De 15 a 19 de Outubro
TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE
COIMBRA

Programa

La vie privée [2006, 1h15]

Realização Zina Modiano Argumento Zina Modiano, Mehdi Ben Attia (Baseado em La Coupe d’or de Henry James) Elenco Ouassini Embarek, Darry Cowl, Claire Nadeau, Aurélien Recoing, Marie Modiano Fotografia Mário Castanheira Produção Gémini Films (Paulo Branco)

Sofiane, um jovem com cerca de vinte anos, vai de férias com a mãe para o palácio dos Mellifond, no centro do Pays Noir. A ideia é espairecer, pois acabou de perder a avó que o criou. Nos três dias da estadia, Sofiane vai viver acontecimentos que o vão mudar para sempre.

23h30
Coeurs [2006, 2h05]

Festival de Veneza 2006 / Prémio de Encenação
Realização Alain Resnais Argumento e diálogos Alan Ayckbourn, baseado na obra de Jean-Michel Ribes Elenco Sabine Azéma, Lambert Wilson, André Dussollier, Pierre Arditi, Jaura Morante, Isabelle Carré Fotografia Eric Gautier Música Mark Snow

Thierry, agente imobiliário, faz os possíveis para encontrar uma casa para Nicole e Dan, um casal de clientes muito exigentes. Na agência, Charlotte, sua colaboradora, empresta-lhe a cassete de um programa de variedades religiosas que ela adora e com o qual Thierry fica profundamente perturbado. A irmã mais nova de Thierry, Gaëlle, procura secretamente o amor, chegando ao ponto de recorrer a anúncios. Dan, um militar de carreira expulso do exército, passa os dias no bar de um hotel onde desabafa com Lionel, o barman. Para assegurar o turno da noite, Lionel recorre a uma auxiliar domiciliária benévola para cuidar de seu pai, Arthur, um velho doente e rabujento. É Charlotte que se apresenta. E, assim, o movimento de uma personagem pode mudar o destino de outra, sem para tal conhecê-la ou sequer cruzar-se com ela.

Dia 16

19h00

Naissance des pieuvres [2007, 1h25]

Selecção oficial Un Certain Regard no Festival de Cannes Prémio da Juventude no Festival de Cabourg 2007
Realização e argumento Céline Sciamma Elenco Pauline Acquart, Louise Blachère, Adèle Henel, Serge BrincatFotografia Crystel Fournier Música Para One (Jean-Baptiste de Laubier)Produção Jérôme Dopffer e Bénédicte Couvreur (Les Productions Balthazar)

Ao assistir por acaso a um espectáculo de natação sincronizada, Marie tem uma verdadeira epifania. A jovem de 15 anos desenvolve uma obsessão pela disciplina, mas esse desejo parece esconder outro: Marie, fascinada pela sensual Floriane, começa a segui-la, entra no seu universo solitário e acaba por se apaixonar. Na solidão dos seus quartos, as duas jovens de 15 anos não são o que pensamos. Se as primeiras vezes são inesquecíveis, é porque não têm leis.

21h30

Mauvaise Foi [2006, 1h28]

Realização Roschdy Zem Argumento e diálogos Roschdy Zem e Pascal Elbé Elenco Cécile de France, Roschdy Zem, Pascal Elbé, Jean-Pierre Cassel Fotografia Jérôme Alméras Música Souad Massi Produção Philippe Godeau

Clara é judia, Ismaël é árabe. Formam um casal feliz e harmonioso. Quando Clara descobre que está grávida, é o dia mais feliz das suas vidas. Está tudo bem…

23h30

Anna M. [2007, 1h46]

Festival Internacional do filme de Berlim 2007 / Selecção Panorama

Realização Michel Spinosa Argumento e diálogos Michel Spinosa Elenco Isabelle Carré, Gilbert Melki, Anne Consigny Fotografia Alain Duplantier Música CocoRosie, Au Revoir Simone Produção Patrick Sobelman (Ex Nihilo)

Anna, uma jovem mulher doce e reservada que sofre de psicose delirante, convence-se de que o Dr. Zanevsky a ama, depois de ter tomado umas palavras suas, anódinas e estritamente profissionais, por uma paixão tácita. Nada poderá demover Anna M. da sua convicção de ser a eleita deste médico de conduta irrepreensível. E quanto mais ele negar, resistir ao seu assédio, tentar fugir dela, mais Anna implorará, convencida de que está a ser posta à prova, rejeitada por sentimento de culpa.

Dia 17
10h30

Serko [2005, 1h40]

Realização Joël Farges Argumento e diálogos Joël Farges e Michel Fessler (adaptado da obra de Jean-Louis Gouraud)Elenco Aleksei Chadov, Jacques Gamblin, Marina Kim Fotografia Igor Luther Música Béatrice Thiriet Produção Catherine Dussart (CDP)

No princípio do Inverno de 1889, Dimitri, montando no Serko, um pequeno cavalo cinzento, abandona as margens do rio Amur, situado nos confins orientais do Império Russo. Após extraordinárias peripécias, chega à corte do Tzar, em Saint-Petersbourg. Tendo percorrido mais de 9.000 quilómetros em menos de 200 dias, o jovem cavaleiro e a sua montada realizaram uma das mais fantásticas proezas equestres de todos os tempos.

19h00

Nue Propriété [2006, 90`]

Mostra internacional de cinema – Veneza 2006 / Competição oficial

Realização Joachim Lafosse Argumento e diálogos Joachim Lafosse et François Pirot Elenco Isabelle Huppert, Jérémie Renier, Yannick Renier Fotografia Hichame Alaouie Produção Joseph Roushop et Martine De Clermont-Tonnerre

Divorciada, Pascale vive numa antiga quinta restaurada com os filhos gémeos – François e Thierry – jovens adultos incapazes de tomarem conta de si próprios. Quando a mãe decide vender a casa de família, os irmãos apercebem-se de que vão ter de viver uma vida de adultos e opõem-se violentamente à venda. A sua relação fusional transforma-se, então, numa guerra fratricida, sob o olhar impotente da mãe.

21h30

Avida [2006, 1h23]

Festival de Cannes 2006 / Selecção oficial – Fora de competição

Realização Benoît Delépine e Gustave Kervern Argumento e diálogos Benoît Delépine e Gustave Kervern Elenco Benoît Delépine, Gustave Kervern, Velvet Fotografia Hugues Poulain Música Jef Benech’ Produção Benoît Jaubert e Mathieu Kassovitz (MNP Entreprise)

Um surdo-mudo e dois viciados em quetamina falham o rapto do cão de uma multimilionária voluptuosa, que aproveita para os obrigar a realizar as suas últimas vontades.

23h30

L`Avocat de la Terreur [2007, 2h15]

Realização e argumento Barbet Schroeder Elenco Jacques Vergès, Béchir Boumaza, Hans-Joachim Klein Fotografia Caroline Champetier, Jean-Luc Perréard
Música Jorge Arriagada Co-produção Rita Dagher (Yalla productions), Wild Bunch

Comunista, anticolonialista, de extrema-direita? Que convicções guiam Jacques Vergès? Barbet Schroeder procura elucidar o "mistério". No início da carreira do enigmático advogado: a guerra da Argélia e Djamilah Bouhired, a pasionaria que encarna o desejo de liberdade do seu povo. Jacques Vergès abraça, então, a causa anticolonialista e casa-se com Djamilah. Em seguida, desaparece durante oito anos. Quando regressa, Vergès defende terroristas de todos os quadrantes (Magdalena Kopp, Anis Naccache, Carlos, …) e monstros históricos como Klaus Barbie. De casos escaldantes em explosões terroristas, Barbet Schroeder percorre os meandros seguidos pelo "advogado do terror" até aos confins do político e do judiciário.


Dia 18

19h00

L’invité [2006, 1h26]

Realização Laurent Bouhnik Argumento David Pharao Elenco Daniel Auteuil, Valérie Lemercier, Thierry Lhermitte, Hippolyte Girardot Fotografia Jean-Paul Agostini Produção Maurice Illouz e Pierre-Ange Le Pogam (Europa Corp.)

Cinquenta anos, há três no desemprego e com os subsídios a diminuir… Gérard já esgotou todos os recursos, quando surge uma oportunidade de emprego na Indonésia. Para lograr os favores do novo patrão, Gérard convida-o para jantar em sua casa. Erro fatal! Apavorada com a ideia de não estar à altura, a mulher, Colette, implora a Alexandre, um vizinho, que os ajude. Guru da comunicação, Alexandre aceita o desafio e, em vinte e quatro horas, dá um novo visual ao casal. Casa, decoração, estilo de vida, ementa do jantar, roupas, cultura geral… Nada lhe escapa! Reviravoltas, golpes de teatro, gaffes e imprevistos… De tudo acontece até que, com os nervos em franja e uma angústia enorme, o casal abre finalmente a porta ao convidado.

21h30

Ensemble, C’est Tout [2007, 1h37]

Realização Claude Berri Argumento e diálogos Claude Berri (Baseado na obra de Anna Gavalda) Elenco Audrey Tautou, Guillaume Canet, Laurent Stocker, Françoise BertinFotografia Agnès Godard Música Frédéric Botton Produção Pathé Renn Productions

O encontro de quatro destinos cruzados, que vão acabar por se aproximar, conhecer, amar, viver debaixo do mesmo tecto. Camille faz limpezas em escritórios à noite e desenha nas horas vagas. Philibert, um jovem aristocrata apaixonado por História, tímido, emotivo e solitário, vive num grande apartamento que pertence à família. Franck é um cozinheiro viril e meigo que adora a avó, Paulette, uma velha senhora frágil e divertida. Juntos vão aprender a suavizar as dúvidas e as mágoas para avançarem e realizarem os seus sonhos.

23h30

Gradiva [2006, 1h58]

Selecção oficial Fora de Competição – Mostra de Veneza 2006

Realização e argumento Alain Robbe-Grillet Elenco Arielle Dombasle, James Wilby, Dany Verissimo, Farid Chopel Fotografia Dominique Colin Produção Pascal Judelewicz (Acajou Films)

Um jovem crítico de arte inglês, John Locke, instala-se nas ruínas de um antigo palácio perto de Marraquexe, onde trabalha na redacção de um livro sobre o orientalismo pictural e, em especial, sobre o tema da mulher como objecto: objecto de arte, objecto erótico, objecto de amor louco. A pretexto de lhe arranjar esboços autênticos executados por Delacroix em Marrocos, um falsário leva John para uma cilada em que irá ser acusado do crime sexual cometido por outro.

Dia 19

17h00

Dialogue avec mon jardinier [2006, 1h50]

Realização Jean Becker Argumento Jean Becker, Jean Cosmos, Jacques Monnet (Baseado na obra de Henri Cueco)Elenco Daniel Auteuil, Jean-Pierre Darroussin Fotografia Jean-Marie Dreujou Produção ICE3, Studio Canal

Um pintor parisiense quarentão bastante famoso regressa ao centro da França profunda para tomar posse da casa da sua juventude. O casarão tem em volta um terreno bastante grande, mas o pintor não tem nem a vontade nem o talento necessários para o tratar. É um antigo colega da primária, que perdera de vista e que volta assim a encontrar miraculosamente, que será o jardineiro. O pintor descobre nele um homem que, primeiro, o intriga e, depois, o maravilha, com a franqueza e a simplicidade do seu olhar sobre o mundo.

19h00

Michou d´auber [2005, 2h04]

Realização Thomas GilouArgumento Thomas Gilou, Messaoud Hattou Diálogos Jean Cosmos, Thomas Gilou, Messaoud Hattou Elenco Gérard Depardieu, Nathalie Baye, Mathieu Amalric, Samy Seghir Fotografia Robert Alazraki Música Alexandre Desplat Produção Europa Corp. (Michel Feller), TF1 Films Production (Pierre-Ange Le Pogam)

Estamos em 1960, no contexto conturbado dos "acontecimentos" da Argélia. Messaoud, 9 anos, vive em Aubervilliers. Com a mãe doente, o pai vê-se obrigado a colocá-lo numa família de acolhimento. Gisèle vive na região do Berry com o marido, Georges, um antigo militar. Para acolher Messaoud, Gisèle decide ocultar a sua identidade perante a população da aldeia, mas também perante Georges. Messaoud torna-se então Michel, "Michou", e é com esta identidade que vai descobrir a França profunda. Mas a mentira de Gisèle acabará por ser descoberta.

21h30

Je crois que je l’aime [2007, 1h30]

Selecção oficial do Festival City of Lights de Los Angeles 2007

Realização Pierre Jolivet Argumento Pierre Jolivet Simon Michael Elenco Vincent Lindon, Sandrine Bonnaire, François Berléand Fotografia Pascal Ridao Co-produção François Hamel (Vendredi Film), StudioCanal, TF1 Films Production

Lucas, um rico empresário de 43 anos, solteiro, acaba de passar por um profundo desgosto de amor. Conhece então Elsa, de 38 anos, uma bela ceramista famosa, a quem encomendou um fresco para decorar o átrio da empresa. Irresistivelmente atraído por ela, Lucas vai tentar conquistá-la. No entanto, apesar de ser muito hábil nos negócios, sente-se completamente inseguro no amor. Por isso, decide incumbir o detective privado da empresa de descobrir por que estranho motivo é que esta bela mulher ainda está solteira. Mas se Elsa descobre, coitado do Lucas...

23h30
Les chansons d’Amour [2007, 1h40]

Selecção oficial/ Festival de Cannes 2007

Realização Christophe Honoré Argumento e diálogos Christophe Honoré Elenco Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Chiara Mastroianni, Clotilde Hesme, Brigitte Roüan Fotografia Rémy Chevrin Música Alex Beaupain Produção Paulo Branco

Todas as canções de amor contam a mesma história:
« Il y a trop de gens qui t’aiment »...
« Je ne pourrais jamais vivre sans toi »...
« Sorry Angel »...
Les Chansons d’Amour conta também esta história: Julie e Ismaël, um casalinho que convidou Alice a participar na sua vida conjugal, é confrontado com o "amor sem tabus", onde cada um procura ser amado…

Preçário 3.50€
Sessão para a infância 1.00€
Filmes legendados em português

Organização Alliance Française de Coimbra e Instituto Franco – Português de Lisboa
Informações
Teatro Académico de Gil Vicente
teatro@tagv.uc.pt
Bilheteira
Horário - 17h00-22h00
Telefone - 239 855 636

Mostra de Cinema Brasileiro no Cinema S.Jorge



Fundação Luso-Brasileira
Mostra de Cinema Brasileiro

homenageia Glória Pires e cineastas




A 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro, que decorre de 18 a 21 de Outubro, no Cinema São Jorge, organizada pela Fundação Luso-Brasileira, em co-produção com a EGEAC E.M. presta homenagem à actriz Glória Pires e aos realizadores brasileiros Jorge Furtado e Daniel Filho, entre outros.
Com o objectivo de apresentar o cinema brasileiro contemporâneo ao público português e à comunidade brasileira residente em Portugal, vão ser exibidos 11 filmes.

A iniciativa conta ainda com duas mesas redondas, nas quais participam personalidades conhecidas do cinema brasileiro e português.
A Mostra tem início dia 18 de Outubro.

Para o primeiro dia, está agendada a exibição, reservada a convidados, da comédia “Saneamento Básico” (2007), de Jorge Furtado. Uma longa-metragem que, apesar do tema contemporâneo, tem um enredo de estrutura clássica, baseado nas personagens da Commedia Dell’Arte e onde se faz referência às desigualdades sociais existentes no Brasil, bem como às necessidades básicas ainda distantes da população brasileira. Do elenco fazem parte nomes conhecidos do grande público, como Camila Pitanga e Wagner Moura, protagonistas na novela “Paraíso Tropical”, actualmente em exibição no nosso país.
O filme será exibido ao público, no segundo dia da Mostra, data dedicada ao cineasta.

Jorge Furtado estreou-se como realizador em 2002 com “Houve uma vez dois Verões”, mas foi com “O Homem que Copiava” que chegou ao grande público, tendo ganho o Grande Prémio Cinema Brasil, em 2003. Ambas as películas são exibidas neste dia, realizando-se também uma mesa redonda com a presença do realizador.
O dia 20 de Outubro é dedicado ao trabalho conjunto de Glória Pires e Daniel Filho. “A Partilha”, “Se eu fosse você” e “O Primo Basílio” são os filmes a exibir e que contam com a participação da actriz. Baseado no romance homónimo de Eça de Queiroz, o “Primo Basílio” conta a história de uma jovem romântica, casada com um engenheiro, mas que acaba por se envolver com o seu primo, um elegante bon-vivant. Vivendo entre a paixão e o amor, a jovem é chantageada pela empregada, interpretada por Glória Pires, que descobre o seu caso extraconjugal.
Daniel Filho, depois de ter trabalhado vários anos na Rede Globo como actor e realizador, tornou-se num dos mais poderosos executivos, dirigindo várias telenovelas de sucesso.

Actualmente possui a sua própria produtora e exerce a função de supervisor artístico na Globo Filmes. Glória Pires estreou-se na televisão com apenas 5 anos de idade, em 1969. Ganhou o prémio de melhor actriz no Festival de Cinema de Havana (1995) com o filme “O Quatrilho”. Actualmente integra o elenco da novela “Paraíso Tropical”. Também a actriz e o realizador marcam presença na mesa redonda marcada para este dia.
No último dia da Mostra de Cinema Brasileiro são exibidos “Proibido proibir”, de Jorge Dúran, “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz, “Dois filhos de Francisco”, de Breno Silveira e “O Ano em que meus pais partiram de férias”, de Cao Hamburguer.
A Mostra conta ainda com a presença de Ilda Santiago e Breno Silveira. Directora do Festival do Rio, um dos maiores eventos na área de cinema da América Latina, Ilda é também uma das fundadoras do Grupo Estação, uma das mais dinâmicas empresas de exibição, distribuição e promoção de filmes no Brasil. Breno Silveira, festejado director de fotografia de importantes longas-metragens, estreou-se na realização com a cine biografia de uma das duplas caipiras mais famosas do país, Zezé di Camargo e Luciano, em “Dois Filhos de Francisco”, um êxito de bilheteira.

Sobre a Fundação Luso-Brasileira

A Fundação Luso-Brasileira é uma entidade de utilidade pública que promove iniciativas de carácter cultural, educativo, científico, empresarial e assistencial, nos países lusófonos.
Tem como principal objectivo representar a excelência da cultura portuguesa e concretizar a aproximação entre Portugal e o Brasil.
João Rendeiro é o presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso-Brasileira, do qual fazem parte, também, personalidades da sociedade portuguesa tais como Miguel Horta e Costa e Vasco Rocha Vieira. O Conselho de Administradores é, ainda, composto por Francisco Murteira Nabo e Horácio Roque.
André Jordan, António Guterres, Clara Ferreira Alves, Diogo Vaz Guedes, Fernando Pinto, Stefano Saviotti, Teresa Caeiro e Vasco de Mello são algumas figuras destacadas que integram o Conselho de Curadores.

2.ª Mostra de Cinema Brasileiro

18 a 21 de Outubro
Cinema São Jorge
Entrada: 3,50€

Programa:
Dia 18
“Saneamento Básico”, de Jorge Furtado reservado a convidados

Dia 19 (dedicado ao trabalho de Jorge Furtado)
16h30 – “Houve uma vez dois Verões”
18h00 – “Meu tio matou um cara”
19h30 – “Homem que copiava”
21h00 – Mesa redonda com Jorge Furtado
22h00 – “Saneamento Básico”

Dia 20 (dedicado ao trabalho de Daniel Filho e Glória Pires)
18h00 – “ A Partilha”
19h30 – “Se eu fosse você”
21h00 – Mesa redonda com Daniel Filho e Glória Pires
22h00 – “O Primo Basílio”

Dia 21
16h00 – “Proibido proibir”, de Jorge Dúran
18h00 – “ O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz
19h30 – “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira
22h00 – “O ano em que meus pais partiram de férias”, de Cao Hamburguer

Música de Percussão em Braga

“SONS DO CONSERVATÓRIO”
TRAZEM RITMOS DA PERCUSSÃO
AO THEATRO CIRCO






“Litle Sea Gongs”, “Mister C”., “Rock Trap”, “Blow and Clap” e “Drummers go Latin” são alguns dos compositores que a Classe de Percussão do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga apresenta, a 14 de Outubro (11h00), no Theatro Circo.

Designado “Sons do Conservatório”, o programa – que resulta de uma parceria entre o Pelouro Municipal da Cultura, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e o próprio Theatro Circo – dá mais uma vez cumprimento aos objectivos deste complexo cultural: fomentar e induzir a produção e co-produção de conteúdos culturais de iniciativa local e regional.

Com direcção musical de Helena Pereira e Hugo Vieira, o concerto didáctico tem como protagonistas os alunos deste estabelecimento de ensino integrados na Classe de Percussão.

Realçando a importância da participação de alunos muito jovens – a partir dos 5 anos –, «aspecto inédito em todo o país», Carlos Meireles, vice-presidente do Conselho Executivo do Conservatório de Braga salienta igualmente o resultado positivo que estes concertos têm vindo a proporcionar, constituindo «uma forma privilegiada de mostrar à cidade as actividades da instituição».

Para além de dar a conhecer à comunidade o trabalho efectuado nesta escola de artes musicais, o concerto didáctico, composto pela apresentação e interpretação das obras musicais e pela inédita execução de uma peça com interacção do plateia, tem ainda como objectivo a maior familiarização do público com os instrumentos que compõem a classe de percussão e a sua sensibilização para os sons que produzem e os movimentos que implicam.

Os ingressos, a 2€, podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo.