quarta-feira, 6 de agosto de 2008

" Campeões" no Museu do Oriente


Documentário retrata Telma Monteiro


O Museu do Oriente exibe um documentário sobre a atleta Telma Monteiro, integrado na série “Campeões”, a 9 de Agosto, sábado, às 15h00, no Auditório.

A iniciativa, conjunta com o Comité Olímpico Português e a RTP 2, apoia a Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de 2008, organizados pela República Popular da China.

“Campeões” é um conjunto de seis retratos de atletas – Naíde Gomes, Nelson Évora, Vanessa Fernandes, Joaquim Videira, João Rodrigues e Telma Monteiro – que, através de percursos muito díspares são, cada um a seu modo, encarnações do espírito olímpico.

A série chama a atenção para as qualidades e características de quem aspira a ser um campeão, sem esquecer a sofisticação técnica e científica que hoje é indispensável no mundo da alta competição.

Festa no Mescal do Porto. Vá até lá!!


Esta Quarta, 6 de Agosto, pelas 22h, a Academia vai organizar uma festa de Verão no bar Mescal com a banda cubana Los Classicos de La Salsa e exibição do par da Academia Hugo Ribeiro e Denise Macedo.
Será uma noite dominada pela salsa e todo o tipo de ritmos caribenhos.
Vai ser uma grande noite!
Mesmo que não possa ficar até tarde, não deixe de vir tomar um café connosco ao som de umas magníficas salsas!
Chega-se ao Mescal descendo a Rua D.Pedro V que vai dar à Ribeira do Porto.
O Mescal fica por baixo do Mau Mau.










Sudoeste começa a encher...



7.500 jovens acampados no SWtmn
a três dias do arranque do festival


A três dias do arranque oficial do Festival Sudoeste TMN, já tinham ontem sido dadas 7.500 pulseiras de acesso à zona do campismo do SWtmn, aberta desde 2 de Agosto.
São, por isso, altas as expectativas para o arranque oficial, marcado para o próximo dia 7 de Agosto, daquele que é conhecido como um dos eventos de música mais importantes do Verão: o SWtmn.
Faltavam três dias para o início do Festival Sudoeste TMN e, na zona do campismo, estavam ontem já cerca de 7.500 pessoas acampadas.

Aberto desde o passado dia 2 de Agosto, o campismo do SWtmn é este ano alvo de um conjunto de novas atracções, com destaque para as diversas actuações musicais, que terão lugar num palco reservado a esta zona do recinto, ao qual vão subir alguns nomes da música electrónica, caso do mediático Bob Sinclair, já no dia 6 de Agosto, um dia antes do início oficial do festival.
De recordar que do cartaz do SWtmn fazem parte nomes sonantes da música internacional, como Vanessa da Mata, Tinariwen, Chemical Brothers, Tindersticks e Nitin Sawhney, e da música nacional, como Clã, David Fonseca, Jorge Palma, Camané e Xutos e Pontapés & The Rock n’ Roll Big Band, com um título incontornável à cabeça: Björk.


Também a marcar o cartaz do SWtmn de 2008, com uma vertente multidisciplinar, estarão ainda três companhias de teatro de rua: Transe Express – Mobile Homme, Strange Fruit e João Paulo Santos – Mastro Chinês.
Para além da música, o SWtmn apresenta um conjunto de espaços de paragem obrigatória, de que é exemplo o ‘lounge tmn’, onde é possível experimentar e aderir a diferentes serviços da TMN, e disponibiliza gratuitamente um hotspot wi-fi green, deixando desta forma a promessa de que o Sudoeste TMN vai este ano voltar a ser o grande palco, não só da música, mas também de entretenimento do país.


Fernando Tordo na Feira do Artesanato de Estoril


Fernando Tordo faz retrospectiva

de 40 anos de carreira


Fernando Tordo actua na Feira de Artesanato do Estoril, num espectáculo que faz a retrospectiva dos 40 anos de carreira, no sábado, 9 de Agosto, às 21h30.
“Estrela da Tarde”, “Adeus Tristeza” e “Tourada” são alguns dos êxitos incontornáveis que Fernando Tordo apresenta neste espectáculo, a par dos temas dos três últimos trabalhos de edição de autor: “Lisboa de Feira” (1995), “Peninsular” (1997) e “E no Entanto Ela Move-se” (2002).
Neste fim-de-semana é ainda possível assistir à noite de fado, com Isabel Noronha, que actua na sexta-feira, 8 de Agosto.

A fadista recebeu o Prémio Revelação da Casa da Imprensa em 2001, pelo desempenho no musical “Amália”, de Filipe La Feria.


Os grandes musicais da Broadway são recriados no domingo, às 21h00, com um elenco de seis actores a interpretar “Cats”, “Phantom of the Ópera”, “Os Miseráveis”, “My Fair Lady”, “Jesus Christ Superstar”, “Miss Saigon” e “Cabaret”, entre outros.
O certame decorre até 31 de Agosto, junto ao recinto do Centro de Congressos do Estoril, dando a conhecer o ofício e a obra de mais de três centenas de artesãos oriundos de todas as regiões do país.


Feira de Artesanato do Estoril:
2.ª a 6.ª feira das 18h00 às 24h00

Sábados, Domingos e Feriados das 17h00 às 24h00
Até 31 de Agosto

Crianças até aos 12 anos: gratuita
Adulto (2.ª a 5.ª feira): 1 euro
Adulto (6.ª, Sábados e Domingos): 2,5 euros
Seniores - maiores de 65 anos (2.ª a 5.ª feira): 0,50 euros
Seniores - maiores de 65 anos (6.ª, Sábados e Domingos): 1 euro


Programa de animação da Feira de Artesanato do Estoril:
Sexta-Feira 8 de Agosto 21h30 Noite de Fado – Isabel Noronha
Sábado 9 de Agosto 21h30 Fernando Tordo – 4Teto
Domingo 10 de Agosto 21h00 Musicais da Broadway

Música no Adamastor( miradouro).Gostará?



Sons de África no Festival dos Oceanos

O Ethnos – Raízes Atlânticas entoa sons de África no Festival dos Oceanos, num espectáculo gratuito no dia 8, às 22h, no Miradouro do Adamastor (Santa Catarina).
O grupo é composto por músicos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e Moçambique e apresenta temas originais e novas interpretações.
Com a cidade de Lisboa e o rio Tejo como cenário, o emblemático miradouro junto à Bica recebe um projecto musical lusófono original, que cruza influências de músicos de quase todos os PALOP, de que resulta uma cumplicidade de sonoridades.
Os elementos do grupo são Ruça Rebordão (Angola), na percussão; António Palma (Portugal), no teclado e acordeão; Gustavo Roriz (Brasil), com contrabaixo, baixo eléctrico e flauta transversal; Rolando Semedo (Cabo Verde), em guitarras e voz; e Anabela (Portugal), com voz. Rita Lobo (Cabo Verde) e Costa Neto (Moçambique) são os convidados do Ethnos, ambos com guitarras e voz.

Ruca Rebordão é um conceituado percussionista que nasceu em Angola, emigrou para o Brasil e veio para Portugal nos anos 80.
Trabalhou com Rão Kyao, Teresa Salgueiro e Couple.

Rita Lobo
Nasceu na Ilha do Sal em 1976 numa família de músicos.
Muito cedo, Rita revelou um talento ímpar, ganhando com naturalidade o primeiro prémio no Concurso dos Pequenos Cantores em 1987 com apenas 11 anos.
Em 1994 passava a pisar regularmente os palcos, na sequência de convite para participação no grupo “Mobafuco”, grupo que anima as noites do famoso Hotel Morabeza, na Ilha do Sal , com as suas mornas, baruques, funanas e coladeras.
A culminar esse seu primeiro passo no sentido de uma carreira profissional chegaria a gravar um disco com o mesmo grupo.
Natural da Ponta do Ouro, sul de Moçambique, Costa Neto é considerado por muitos como o mais fiel intérprete da música moçambicana na Europa, tendo participado em diversos festivais internacionais em representação do seu país.
O cantor e multi-instrumentista é autor do single “Sinónimo Vida”, que se tornou no hino das vítimas da catástrofe das cheias de Moçambique em 2000.
No currículo musical do brasileiro baixista e compositor Gustavo Roriz incluem-se actuações em locais tão diversos como Moçambique, África do Sul, Japão e Estados Unidos.
Actualmente a residir no nosso país, o músico tem trabalhado com artistas nacionais e internacionais, nomeadamente Fernando Girão, Fernando Tordo, Joel Xavier, Paulo de Carvalho, Bárbara Lagido, Philip Hamilton, Daniel Mile, entre muitos outros.
A voz feminina de Ethnos pertence à cantora e actriz Anabela.
No seu já vasto currículo, destacam-se diversas participações nos musicais de Filipe La Féria e a vitória do Festival RTP da Canção de 1993 com “A Cidade até ser dia”.
O pianista António Palma conta com uma carreira de mais de vinte anos, em que dirigiu diversos espectáculos e artistas.
Parte do seu percurso profissional foi dedicado ao jazz (género de música de que é autodidacta), mas também participou em projectos de géneros musicais diversos, com, entre outros, Massimo Cavalli, Alice Day, Alexandre Frazão, David Gausden, Eddie Goltz, Carlos Miguel, Laura Ferreira, João Ferreira, Laurent Filipe, Maria Anadon.

Ethnos – Raíses Atlânticas é o primeiro concerto da edição deste ano do Festival dos Oceanos.
O britânico Craig David e o brasileiro Zeca Baleiro actuam no dia 9, na Praça do Comércio; no dia 14, no Largo de Santos, actua a portuguesa Yolanda Soares, numa simbiose perfeita entre o fado, o bailado flamenco e a canção napolitana.

Em Reportagem, hoje na RTP



ESTRELA DO MAR




A praia de Bells Beach fica no sul da Austrália, a 100 quilómetros de Melbourne.

Chamam-lhe a capital do surf. É onde decorre há 50 anos, o campeonato de surf mais antigo do mundo.

Os 45 melhores surfistas do planeta garantem o espectáculo a mais de 10 mil pessoas.

Entre eles há agora um português: Tiago Pires, o primeiro surfista nacional que está a lutar pelo título de campeão do mundo.

Esta semana no “Em Reportagem” vamos conhecer o atleta da Ericeira, considerado o melhor surfista nacional de todos os tempos.

A RTP viajou até à Austrália para assistir à estreia de Tiago Pires.

A reportagem mostra os bastidores de um campeonato de surf, conta a história deste português de sucesso que nem queria ser surfista em menino e que agora consegue viver exclusivamente deste desporto.

“Estrela do Mar”, dá ainda a conhecer a fã número um de Tiago: a mãe.

Graça segue todas as provas do filho, em directo pela Internet.

“Estrela do Mar” é uma reportagem da jornalista Sandra Vindeirinho, imagem de Rui Rodrigues e edição de Paula Meira.

Museus abertos à noite! Aproveite! Consolide a sua cultura!


Museus de Lisboa ganham vida à noite


Os museus da zona ribeirinha de Lisboa alargam o horário até à meia-noite, a 7 e a 14 de Agosto (quintas-feiras), sendo a entrada gratuita.

A iniciativa insere-se no âmbito do programa de actividades culturais e de entretenimento do Festival dos Oceanos.
Entre os museus que aderiram à iniciativa contam-se o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional da Arqueologia; o Museu Nacional dos Coches, o Museu Colecção Berardo e o Museu da Electricidade, em Belém; o Museu da Marioneta, em Santos; O Panteão Nacional, em Santa Apolónia; o Museu de Arte Antiga, nas Janelas Verdes (Alcântara); e o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações.
A programação dos dois dias vai dinamizar a zona oriental de Lisboa, reabilitada aquando da EXPO’98 e a zona ocidental, junto à entrada do rio Tejo no Atlântico.
Classificado como Património Mundial pela UNESCO, pela beleza arquitectónica e ligação histórica à época dos Descobrimentos Portugueses, e eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos localiza-se em Belém.

Poderá usufruir do belíssimo Claustro e visitar a exposição comemorativa dos seus 500 anos “Um lugar no tempo”.
Contíguo ao Claustro do Mosteiro dos Jerónimos é possível visitar o Museu Nacional de Arqueologia e conhecer as exposições permanentes, Tesouros da Arqueologia Portuguesa e Antiguidades Egípcias.

Pode-se ainda visitar as exposições temporárias Religiões da Lusitânia, Sit Tibi Terra Leuis e Impressões do Oriente, De Eça de Queiroz a Leite de Vasconcelos, exposição comemorativa do 150º aniversário do nascimento de José Leite de Vasconcelos, fundador e primeiro director do museu.
O Museu Nacional dos Coches, situado junto ao Palácio da Presidência da República, expõe uma colecção única no mundo de viaturas reais do século XVII a finais do século XIX.

O museu terá em destaque o Coche dos Oceanos, um veículo do século XVIII que fez parte do cortejo da embaixada enviada ao Papa Clemente XI.
Também em Belém, encontramos a Colecção Berardo - reconhecida a nível mundial como uma colecção de arte moderna e contemporânea de enorme significado, expressiva dos principais movimentos artísticos internacionais do século passado.

O Museu Colecção Berardo apresenta ainda várias exposições temporárias, como é o caso da exposição de Le Corbusier, Arte da Arquitectura que já recebeu mais de 53.000 visitas.
Junto ao Tejo, em Belém, o Museu da Electricidade abre as portas do seu jardim e esplanada exterior, sugere a fruição do seu edifício monumental, património classificado, e convida à visita da antiga Central Tejo, à experimentação interactiva da electricidade e das energias renováveis e às exposições.
À sua espera no Museu estão Maria Callas, A Exposição de Lisboa, 50 anos depois da Traviata de Lisboa, e Vieira da Silva Arpad Szenes e o Castelo Surrealista e ainda a exposição fotográfica A Noite e o Dia.

O Museu Nacional de Arte Antiga, na bela Rua das Janelas Verdes, possui importantes colecções de Pintura, Escultura, Desenho e Artes Decorativas, portuguesas e internacionais, do século XIII até cerca de 1850.
Instalado primeiro no antigo Palácio Alvor foi-lhe anexado na década de 1940 um novo edifício para expor a Arte Portuguesa.
As salas de exposição do Palácio Alvor, dedicadas à Arte Europeia, estarão abertas aos visitantes, onde poderão apreciar, entre muitas outras obras-primas, as pinturas de Jeronimus Bosch, Albrecht Dürer, Lucas Cranach, as belas esculturas cerãmicas dos Della Robbia, ou o sumptuoso serviço de prata do ourives Thomas Germain, encomendado pelo nosso rei D. José I.

Estará, igualmente, aberto o restaurante e o jardim do Palácio, com vista sobre o Tejo, onde poderá ouvir a musica que escolher.
No Museu da Marioneta o visitante é convidado a viajar ao mundo fantástico das marionetas, provenientes de diversas partes do mundo e de várias culturas.
O espólio é constituído também por adereços de cena, teatros, exemplares de maquinaria de cena, vestuário, cenários, entre outros.
Poderá ainda visitar a Exposição “You can’t go home again… ou a revolta dos Manequins” (no dia 7); a “Mostra Fotográfica – Noite” (nos dias 7 e 14) e assistir ao espectáculo de música acústica “Metafotos” (no dia 14 às 21h30).
O Panteão Nacional, que se ergue sobranceiro à zona histórica da cidade e ao Tejo, é uma referência na imagem de Lisboa.

A sua origem remonta ao século XVI com a construção da primeira igreja de Santa Engrácia, só terminando em meados do século XX.

Apesar de uma longa e atribulada história de quase 400 anos - que originou a expressão “Obras de Santa Engrácia” como algo de difícil ou improvável conclusão - manteve, no essencial, o projecto barroco do século XVII, sendo considerado um dos seus mais belos exemplares.
Desde 1966 acolhe e homenageia algumas das grandes figuras da história portuguesa recente.
O Pavilhão do Conhecimento é um espaço interactivo dedicado ao conhecimento científico, com o objectivo de tornar a ciência acessível a todos através da experimentação.

Além de grandes exposições temáticas, quem visitar o Pavilhão do Conhecimento pode participar em diversas iniciativas de carácter educativo.

O Festival dos Oceanos é uma iniciativa do Turismo de Lisboa, a que este ano se associa às comemorações dos dez anos da Exposição Mundial de Lisboa – EXPO´98.
A Zona Ribeirinha de Lisboa, entre o Parque das Nações e Belém, passando pelo Centro Histórico, usufrui, entre os dias 2 e 16 de Agosto, de um programa recheado de eventos de cultura, desporto e entretenimento na Zona Ribeirinha de Lisboa.

Vá ao Oeiras Parque e divirta-se!!!






VÁ AO OEIRAS PARQUE!
DIVIRTA-SE!

Magalhães de novo na RTP2

NOS PASSOS DE MAGALHÃES







Durante o mês de Agosto todas as 4ª e 5ª feira é possível rever a série Nos Passos de Magalhães, a série relatada por Gonçalo Cadilhe que seguiu a vida e as viagens de Fernão de Magalhães, o maior navegador português da História da Humanidade


23h30 -

NOS PASSOS DE MAGALHÃES



Ao longo de sete meses, percorrendo 15 países e atravessando três oceanos, Gonçalo Cadilhe seguiu a vida e as viagens de Fernão de Magalhães, o maior navegador português da História da Humanidade.

Da luminosidade equatorial das ilhas Molucas ao vento gelado da Patagónia, dos caminhos medievais de Espanha aos monumentos coloniais das Filipinas, da Lisboa de D. Manuel I ao Marrocos português de quinhentos, seguimos Gonçalo Cadilhe numa moderna e trepidante volta ao mundo.

Com a imprescindível mochila às costas e o polegar estendido, apertado nos autocarros precários do terceiro mundo ou sentado em tascas onde o prato do dia é cão esquartejado com molho de malaguetas, Gonçalo Cadilhe propõe-nos um documentário algures entre um programa de viagens e um programa de História universal, com uma abordagem divertida, despretensiosa e informada.

A versão televisiva “Nos Passos de Magalhães” resultou de uma ideia de Daniel Deusdado e Nuno Artur Silva, a partir da viagem desenhada por Gonçalo Cadilhe.

Uma expedição que se tornou numa singular série televisiva de oito episódios nunca antes realizada.

Cinco séculos depois, o feito de Magalhães continua – apesar de considerado um dos mais notáveis de toda a história da navegação – relativamente pouco explorado.

Gonçalo Cadilhe segue a rota do navegador, mostra as terras e as gentes que ele terá visto e revela-nos quem era o homem que realizou a primeira viagem de circum-navegação.


No programa de hoje

Em 1505, o jovem soldado Fernão de Magalhães embarca na armada que inaugura a pretensão de erguer um império português no Índico.

O nome de Magalhães sai do anonimato na conquista e colonização de algumas cidades da costa oriental africana.

E nós vamos conhecê-las.

La Furia Dels Baus em Portimão

14º Festival da Sardinha em contagem decrescente...

O grupo de teatro La Fura Dels Baus apresenta o espectáculo “Naumaquia”, no 14.º Festival da Sardinha, a 8 de Agosto, às 22h30, na Zona Ribeirinha de Portimão.

Esta é a última oportunidade para assistir à representação deste espectáculo anfíbio, que tem por cenário o barco teatral Naumon.

A peça desenrola-se com o diálogo entre duas marionetas gigantes, os personagens Tamor e Dai. Enquanto o primeiro representa o espírito guerreiro, o humano enquanto viajante que sofre diversas metamorfoses ao longo da vida, o segundo é a defesa dos costumes e das tradições, encarnando as diferentes formas do mundo, durante a peça.

“Naumaquia” divide-se em quatro partes, que caracterizam o espírito criativo, do ponto de vista da Natureza, do Cosmos e da Humanidade. O espectáculo utiliza diversos recursos cénicos, como música, dança, pirotecnia, e interacção com o público.












Mais de um milhão de espectadores no Porto e Lisboa


Jesus Cristo Superstar em Portimão
A estreia há 5 dias foi um sucesso e desde então somam-se os espectadores da ópera-rock de Filipe La Féria.
Com direcção artística, adaptação, encenação e cenografia de Filipe La Féria, produção e direcção musical de Telmo Lopes e coreografia de Inna Lisniak, o espectáculo narra a história de Cristo através dos olhos de Judas.

O enredo conta com as interpretações de Anabela no papel de “Maria Madalena”, David Ventura na figura de “Jesus Cristo” e Pedro Bargado na de “Judas Iscariotes”. O elenco tem no total 58 representantes, entre actores, cantores, bailarinos e músicos.

Para acolher esta peça durante o mês de Agosto, o Portimão Arena foi transformado em sala de teatro, com capacidade para 1.500 espectadores, num trabalho que contou com 150 pessoas na montagem de uma estrutura, implantada numa área superior a seis mil metros quadrados. O palco tem oito mil metros cúbicos.

Inspirado na maior história de todos os tempos, Jesus Cristo Superstar mantém-se relevante e intemporal, tal como quando subiu, pela primeira vez, ao palco, identificando-se com as grandes audiências actuais.
Jesus Cristo Superstar

Data: De 1 a 31 de Agosto
Horário: 22h00
Local: Portimão Arena – Parque de Feiras e Exposições – Portimão
Público-alvo: Para maiores de 6 anos
Bilheteira:
Cadeiras de Orquestra 30 euros
1.ª Plateia 25 euros
2.ª Plateia 20 euros
Bancada 15 euros

Grupos iguais ou superiores a 25: 20 por cento de desconto + dois convites
Grupos iguais ou superiores a 50: 30 por cento de desconto + dois convites
Crianças até aos 12 anos: 50 por cento de desconto
Cartão-jovem: 20 por cento de desconto
Séniores (+65 anos): 20 por cento de desconto

Elenco
Anabela: “Maria Madalena”
David Ventura: “Jesus de Nazaré”
Pedro Bargado: “Judas Iscariotes”







Hoje na RTP2 às 22.30


QUAL SAMANTHA?


Já imaginou acordar um dia com amnésia, sem saber quem são as pessoas à sua volta e até mesmo sem saber quem você é?

"Samantha Who?" conta a história de Samantha Newly, uma mulher que acorda de um coma sem saber absolutamente nada sobre si.

Aos poucos, ela vai sabendo factos sobre a sua vida, conhecendo as pessoas que a rodeiam e vendo que as suas atitudes não eram, sobretudo, honrosas.

Samantha vê a oportunidade de mudar e de se tornar uma pessoa melhor, porém, a sua antiga personalidade algumas vezes sobrepõe-se e atrapalhar a sua boa índole.

Os primeiros factos que ela descobre sobre si são que tem um namorado, um amante e uma antiga rixa com a sua mãe, da qual, obviamente, não se lembra do motivo.

Tudo isso lhe é mostrado pela sua melhor amiga, Andrea Belladonna (Jennifer Esposito), que quer de todas as formas trazer à realidade a personalidade tóxica da sua antiga amiga.

No primeiro episódio: Após ser vítima de um atropelamento, Samantha Newly - Sam passa uma semana em coma, e ao acordar cercada pelos seus pais e amigos, para a surpresa de todos não se lembra de ninguém, nem mesmo de quem é.


Origem: E.U.A – 2007

Duração: 30M

Com: Christina Applegate (Samantha), Jennifer Esposito (Andrea), Kevin Dunn (Howard), Melissa McCarthy (Dena), Tim Russ (Frank), Barry Watson (Todd) e Jean Smart (Regina)