quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

AUDIÇÕES PINA BAUSCH

Dreams In Colour Live

David Fonseca vai estar ao vivo no Auditório Jorge Sampaio, no Centro Olga Cadaval em Sintra, no dia 8 de Fevereiro às 22h00. a primeira parte do concerto conta com a actuação de Rita Redshoes.

Depois de ter surgido com o grupo Silence 4, David Fonseca iniciou em 2003 a sua carreira a solo: nesse ano com o disco Sing Me Something New, onde explorou novas facetas de compositor e intérprete; mais tarde, em 2005, editou Our Hearts Will Beat As One, trabalho que o confirmou como uma das vozes mais carismáticas da música produzida em Portugal. Pelo meio, participou no projecto Humanos, dando voz a temas inéditos de António Variações ao lado de Manuela Azevedo e Camané.

Em 2007, surge o seu terceiro trabalho a solo Dreams In Colour, um disco repleto de grandes canções que reafirmam o seu talento e que nos transportam para um imaginário novo na obra de David Fonseca.

Será este novo mundo que o público terá oportunidade de conhecer nas apresentações ao vivo de Dreams In Colour: temas mais recentes como “Superstars”, 1º single deste disco, “Kiss Me, Oh Kiss Me”, “4th Chance” ou “Silent Void”; outros mais antigos, retirados dos discos anteriores, como as baladas “Someone That Cannot Love” e “Who Are U?” bem como os electrizantes “The 80’s” ou “Our Hearts Will Beat As One”; sem esquecer as canções adaptadas como “Rocket Man”, um original de Elton John recriado por David Fonseca em “Dreams In Colour”. A complementar, uma concepção audiovisual original.

Festival Heineken Paredes de Coura

A 16ª edição do Heineken Paredes de Coura, o mais carismático Festival de Verão português tem lugar, nos dias 31 de Julho e 1, 2 e 3 de Agosto, na magnífica paisagem natural da Praia Fluvial do Tabuão.

Os bilhetes para a 16ª edição serão colocados à venda amanhã, nos locais habituais. O bilhete diário custa 40 Euros e o passe para os 4 dias, com direito a campismo gratuito, custa 70 Euros.

Quem comprar o passe de 4 dias antecipadamente, pode aproveitar as duas fases promocionais que o Heineken Paredes de Coura tem para oferecer. Até ao dia 3 de Março, o passe de 4 dias custa 50 Euros e entre 3 Março a 3 de Abril custa 60 Euros, o que representa um desconto de 20 e 10 euros, respectivamente.

3ª temporada de “Ossos”


O canal Fox estreia a 3ª temporada de “Ossos” no dia 7 de Fevereiro às 22h20 - mais uma fornada de aventuras da Dr.ª Temperance Brennan, uma especialista forense com um dom especial para analisar os ossos das vítimas dos piores crimes.

A Dr.ª Temperance Brennan é uma conceituada antropóloga e especialista forense, que trabalha no Jeffersonian Institute e escreve romances nos tempos livres.

Quando os métodos tradicionais para identificar um cadáver se revelam inúteis – quando os restos mortais de encontram num estado avançado de decomposição, queimados ou destruídos – as autoridades recorrem a Brennan e à sua habilidade para examinar pistas deixadas pela análise aos ossos da vitíma.

As forças da autoridade são incapazes de lidar com a inteligência de Brennan, com o seu desejo insaciável de descobrir a verdade, ou com a forma como ela se envolve em todas as investigações. Mas o agente especial Seeley Booth da Homicide Investigations Unit, do FBI, consegue ver para além da inadaptação social de Brennan e aceitar as perspectivas únicas que ela traz a todos os casos.

Booth é um ex-sniper do exército, que desconfia da ciência e dos cientistas na altura de resolver crimes. Mas mesmo Booth não pode negar que a combinação entre os seus anos de experiência a lidar nas ruas e o conhecimento científico de Brennan, faz com que os dois formem uma fantástica equipa.

No início da 3ª temporada de “Ossos”, Brennan e Booth encontram-se no encalço de um serial-killer que se desfaz dos restos das suas vítimas em viadutos de auto-estradas. Brennan também vai ter de lidar com o julgamento do pai, Max Keenan, acusado do homicídio de um Director do FBI.

Estreia: Quinta, 7 de Fevereiro às 22h20 / Emissão: Quinta às 22h20 /Repetição: Sexta às 19h55 e Sábado às 23h40

“Prison Break” 3ª temporada


A 3ª temporada de “Prison Break” estreia já no dia 7 de Fevereiro na Fox. A série será emitida todas as Quintas-feiras às 21h30. No início da dramática e excitante 3ª temporada de “Prison Break”, Michael Schofield encontra-se encarcerado na prisão Sona, no Panamá, onde não há regras, não há guardas e nenhuma hipótese de fuga.

Depois de Michael ter libertado o irmão Lincoln Burrows da Fox River Penitenciary, os dois irmãos e outros fugitivos foram alvo de uma gigantesca caça ao homem que acabou por os conduzir até ao tropical Panamá.

Apesar de ilibado da autoria dos crimes de que foi acusado, Lincoln teve pouco tempo para disfrutar do sentimento de liberdade, que não se manteve por muito tempo devido à conspiração governamental para incriminar Michael. Este apercebe-se rapidamente que a conspiração tem como único objectivo colocá-lo no interior da penitenciária Sona: Michael vai ter de engendrar um plano para tirar da prisão Whistler, um misterioso prisioneiro que se esconde no sistema de esgotos da prisão.

Sona (inspirada na prisão de Carandiru, no Brasil) é diferente de qualquer prisão americana. Um mortífero motim entre os prisioneiros fez com que os guardas e as autoridades abandonassem as instalações da prisão, deixando o estabelecimento entregue a uma hierarquia distorcida e a um código de conduta criado e controlado pelo malicioso barão da droga, Lechero.

Uma vez no interior de Sona, Michael tem de evitar a suspeição de Luchero enquanto protege a sua vida de um trio de inimigos: Alex Mahone, o agente renegado do FBI que revelou estar envolvido na conspiração levada a cabo pelo Governo americano; Brad Bellick, o guarda prisional de Fox River obcecado por capturar os fugitivos; e o pedófilo homicida Theodore ‘T-Bag’ Bagwell.

Com os papéis virados do avesso, Lincoln vai ter de trabalhar fora das muralhas da prisão para arranjar um plano de fuga para o irmão, bem como um plano de resgate para o seu filho, L.J., que foi raptado. No Panamá, Lincoln reúne-se com o colega de fuga Fernando Sucre e envolve-se com duas belas mulheres que irão mostrar-se essenciais para a elaboração de um plano de fuga – Susan B. Anthony, mais uma operacional envolvida na conspiração contra os irmãos, e Sofia, a inocente namorada de Whistler que não pode imaginar o perigo em que está prestes a envolver-se.

Estreia: Quinta, 7 de Fevereiro às 21h30 / Emissão: Quintas às 21h30 /Repetição: Sextas às 19h10 e Quartas às 23h50

BALANESCU QUARTET

“Balanescu Quartet” é a singular formação, liderada pelo violinista e compositor romeno Alexander Balanescu, que o Theatro Circo recebe em concerto a 8 de Fevereiro às 22h00, num regresso que assinala o fim de dez anos de ausência dos palcos nacionais.

Há 20 anos a extravasar todas as fronteiras da música clássica e erudita, o quarteto de cordas, composto por Claire Connors (violino), Bill Hawkes (viola), Nick Price (violoncelo) e pelo próprio Balanescu (violino), distingue-se pelos trabalhos e pelas actuações ao vivo, que levam ao limite as possibilidades de conjugação dos instrumentos de corda e que resulta em sonoridades modernas em fusão com ritmos de música popular romena.

Reconhecido desde a sua formação, em 1987, como «um dos mais importantes grupos de música contemporânea», “Balanescu Quartet” encontra no virtuosismo do violino do seu fundador a chave para territórios musicais desconhecidos, caracterizados por uma fluidez e intercomunicação de estilos sonoros.

Com um percurso que se tem vindo a destacar mais pelas inúmeras colaborações do que pela quantidade de trabalhos editados, o quarteto de cordas, que desenvolveu uma escrita e interpretação que o diferencia de qualquer outro, deixou a sua marca em projectos desenvolvidos com Michael Nyman, Gavin Bryars, “Lounge Lizards”, John Lurie, Jack de Johnette, Ornette Coleman, David Byrne, “The Pet Shop Boys”, “Spiritualized”, Kate Bush e “Kraftwerk”.

Nas centenas de espaços por onde já passaram e de que se destacam o “London South Bank Centre”, a “New York Knitting Factory” ou a “Wembley Arena”, onde abriram o concerto dos “The Pet Shop Boys” para mais de dez mil pessoas, “Balanescu Quartet” distingue-se pelos espectáculos enérgicos e dinâmicos, sempre adaptados ao ambiente e contexto em que se apresentam.

Editado em 2005, “Maria T.”, álbum mais recente do quarteto, restabelece a ligação com as raízes romenas de Balanescu, evocando o espírito de uma das suas primeiras influências musicais, a “glamourosa” cantora e actriz Maria Tanase. Após o lançamento de “Maria T.”, o quarteto deu início a uma digressão que incluiu a colaboração do artista de video Klaus Obarmaier.

A par da composição de todo o material original do quarteto, Alexander Balanescu, que iniciou a sua formação musical com apenas sete anos, na “Special School of Music”, em Bucareste, dedica-se ainda a compor para nomes como Meryl Tankard, Virgilio Sieni, Jochen Urlich, para filmes e televisão – “Angels & Insects”, de Phil Haas, “Il Partigiano Johnny”, de Guido Chiesa, entre outros –, animações de Phil Mulloy e para teatro – “Life’s a Dream”, do “Chicago Court Theatre” e “Supermarket”, do “Theatre de la Place”.

Os ingressos, a 15 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.

"Começar a Acabar" chega a Coimbra

Começar a Acabar
De Samuel Beckett

9 de Fevereiro às 21:30

Teatro Académico de Gil Vicente





Começar a Acabar resulta da amizade de dois homens – o dramaturgo Samuel Beckett e o actor Jack MacGowran. O projecto terá partido de MacGowran que no fim dos anos sessenta começou a tentar juntar fragmentos da obra do seu conterrâneo na forma de um monólogo, que foi sempre, e em primeiro lugar, uma homenagem e um acto de amizade. Primeiro chamou-se End of Day e, ao que se sabe, dele fazia parte o Acto Sem Palavras 1, o monólogo de Lucky de À Espera de Godot e o fabuloso From an Abandonned Work of Art. O monólogo passa a chamar-se Beginning to End e, não sendo uma obra nova de Beckett, é uma revisão de alguns dos seus textos mais emblemáticos montados num monólogo duma espantosa unidade dramática sobre a morte, ou melhor: sobre o fim.
Começar a Acabar” é um monólogo em que um homem se dirige directamente ao público para contar a sua história. A primeira frase que profere dá-nos, desde logo, o tom do discurso: “Em breve estarei morto finalmente apesar de tudo”
Enquanto espera que chegue a sua última hora, este homem recorda momentos significativos do seu passado: as relações tensas com o pai, que morreu cedo, a ligação terna à mãe, com quem nunca se conseguiu entender, uma infância passada em grande agitação interior, a maturidade decorrida sem amor (“Nunca amei ninguém acho eu, senão lembrava-me”), uma velhice vivida em solidão, sem mulher, filhos ou netos que o entretenham. O homem evoca também assuntos comezinhos, à medida que as memórias mais insignificantes lhe acorrem ao espírito, de forma aparentemente aleatória... Uma vez Jack MacGowran perguntou a Beckett se ele queria que o público se risse em Beginning to End ao que Beckett terá respondido “o máximo de gargalhadas que tu consigas”.
Ficha técnica
Começar a Acabar
De Samuel Beckett
Tradução, encenação e interpretação João Lagarto
Música Jorge Palma
Desenho de Luz José Carlos Gomes
Realização plástica Ana Teresa Castelo
Produção Pedro Aparício ACE/Teatro do Bolhão
Operação de luz Celestino Gomes
Operação de som Mário Henriques
Classificação etária M/16

Preçário
Preço normal 10,00€
Preço estudante e sénior 8,00€
Preço família 15,00€
Preço escolas 3,00€
Preço Amigo/a TAGV e protocolo TAGV 5,00€
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt