quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Um sobrevivente dos campos de concentração nazis em Lisboa


Shlomo Venezia nasceu em Salonica, na Grécia, a 29 de Dezembro de 1923, no seio de uma família judaica.
A 11 de Abril de 1944, Shlomo e a sua família chegaram ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde Shlomo integrou o Sonderkommando.
O autor dedica-se, actualmente, a dar a conhecer ao mundo o que foi o horror do holocausto.
Béatrice Prasquier é jornalista e entre 3 de Abril e 21 de Maio de 2006 realizou uma série de entrevistas a Shlomo Venezia.

"Concerto Prestígio" HEPATURIX - Orquestra Clássica do Centro

Concerto Prestígio HEPATURIX
Orquestra Clássica do Centro
25 de Setembro às 21h30
Pavilhão Centro Portugal - Coimbra



PROGRAMA
1ª Parte
Abertura “Flauta Mágica”
Mozart
Concerto em Fá M, op.:75 para Fagote
C. M. Weber
Allegro
Adagio
Rondó
Allegro
Fagote: Raquel Saraiva
2ª Parte
1º Andamento da Sinfonia nº 40
Mozart
Pensamento Livre (V. Caseiro)
Arrj. Eurico Carrapatoso
Nocturno
António Fragoso
Valsa das Flores
Tchaikovsky

Bilhete - €5
www.orquestraclassicadocentro.org
Informações
Casa Municipal da Cultura; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt
; www.cm-coimbra.pt

Fado no café Santa Cruz

Noites de Fado no Café Santa Cruz
Quarta e Quinta-feira às 21h45
Coimbra

Entrada livre

Destaques do dia no Queer Lisboa


Quarta-feira, dia 24, no Queer Lisboa 12 – Festival Gay e Lésbico de Lisboa, a decorrer no cinema São Jorge, o documentário em destaque é Improvvisamente l'Inverno scorso (Subitamente no Inverno Passado) de Gustav Hofer e Luca Ragazzi. Teve origem nas grandes movimentações homofóbicas em Itália que se seguiram à proposta do governo que visava garantir direitos aos casais gays (sala 3, 21h30). O Vaticano e os conservadores iniciaram, na altura, uma luta contra o decreto-lei, argumentando o fim da moralidade e da "família" caso a legislação das uniões de facto não fosse travada.
Parceiros há mais de oito anos, Luca e Gustav - ambos presentes neste dia no Queer Lisboa 12 - quiseram compreender os diferentes argumentos a favor e contra esta lei, encetando uma viagem por um país que não conheciam e que não esperavam encontrar: o seu.

Sobre Gustav Hofer: Nasceu em Sarthein (Tirol do Sul, Itália) em 1976. Após os seus estudos em Ciências da Comunicação na Universidade de Viena e em Cinema na Universidade de Middlesex em Londres, mudou-se para Roma. Trabalha como jornalista free-lancer e realizador independente. É o correspondente italiano para a área da cultura no canal televisivo franco-alemão "Arte", onde também apresenta o programa de cultura diário "Journal de la Culture – Arte Kultur".

Sobre Luca Ragazzi: Nasceu em Roma, em 1971. Formou-se em Literatura e Filosofia na Universidade La Sapienza de Roma. Jornalista, crítico de cinema e fotógrafo, Improvvisamente, l'lnverno scorso é o seu primeiro filme como realizador.


Outra obra a não perder é Lucky Blue, curta-metragem de ficção realizada por Håkon Liu – presente na sessão a decorrer pelas 19h30, na sala 1. Centra-se na história de Olle que, apesar das suas inseguranças e medos, descobre finalmente a coragem para expressar o seu amor. Numa noite de Verão, num acampamento algures na Suécia…

Sobre Håkon Liu: Nasceu em Kirkenes, na Noruega, em 1975, e cresceu em Taiwan. Formou-se na Escola de Realização Cinematográfica da Universidade de Gotemburgo, em 2005. Anteriormente, tinha estudado Arte na Academia Nacional de Artes de Oslo.

Estádio da Luz palco de um evento especial


“Espondilite Anquilosante – vencer os limites”
27de Setembro, Sábado, às 15h00
Campo de futebol de relvado sintético do Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Av. General Norton de Matos, Lisboa)


A Associação Nacional da Espondilite Anquilosante (ANEA) tem o prazer de o convidar para o “Espondilite Anquilosante – vencer os limites”, que terá lugar no próximo sábado, dia 27 de Setembro, às 15h00, no estádio do Benfica.
Esta iniciativa, que visa dar conta das limitações físicas dos portadores desta doença e da possibilidade de as superar, vai contar com a presença de José Henrique (Zé Gato), Nené; Vitor Paneira, Paulo Sousa, Hernâni; Zé Gato; Veloso (pai de Miguel Veloso) e Hilário, entre outras personalidades ligadas ao futebol.
Outras individualidades que também irão participar são Nelson Évora; Vanessa Fernandes, Telma Monteiro; Carlos Alberto Moniz; António Melo; Zé Reza; José Nuno Martins; To Zé Brito e António Manuel Ribeiro.
Nesta acção, os portadores de Espondilite Anquilosante terão oportunidade de praticar futebol com estas personalidades, demonstrando que o exercício físico é uma componente essencial do tratamento, a par da terapia.
A iniciativa visa ainda chamar a atenção para a necessidade de um diagnóstico precoce que permita o encaminhamento para a consulta da especialidade.
Após esta partida amigável de futebol, jornalistas e figuras públicas serão convidados, pelas 17h00, para assistir ao jogo de Futebol Benfica – Sporting.

Lançamento do novo album dos Black Foot



Queer Lisboa 12 - hoje uma surpresa!


Mais um dia de Festival de Cinema Gay e Lésbico


Continua no S.Jorge a exibição de filmes escolhidos para este festival que termina sábado.


O documentário " A Jihad for Love" de extrema actualidade foca o significado real deata palavra e a deturpação que tem sofrido face a alguns radicalismos cometidos por facções islâmicas.Explica~se que Jihad é a resistência do indivíduo no caminho de Deus. Curioso que todos os protagonistas são gays.


She´s a Boy I Knew conta a história de Gwen Haworth e a sua transformação na mulher que hoje é. Nascida rapaz é todo o confronto com a família e consigo que dá a este documentário um forte cariz humano.


Campilho, si Quiero tem uma história de uma simplicidade surpreendente. Em Junho de 2005 o parlamento espanhol aprovou a Lei do Casamento Homossexual.Dado que compete ao Alcalde ( Presidente da Câmara) a celebração dos matrimónios, alguns interpuseram recurso exigindo a não implementação da Lei.


Acontece que em Campilho de Ranas, Francisco Maroto, o Alcalde, decidiu que :eu caso. A partir desse momento os casais homossexuais recorrem a este Pueblo para oficializar a sua união.

Francisco Maroto, ele também homossexual, fez questão de também ele contrair matrimónio com o seu companheiro de 14 anos.Segundo ele foi "a afirmação pública do carinho que sinto por ele."Este documentário pretende alertar os legisladores de cada país para o facto de que não são as leis que impedem os Homens de se amar.Neste momento, em Portugal, esta questão foi mais uma vez adiada. Talvez fosse bom reflectir sobre Campilho de Ranas, um povoado com 50 habitantes e que é conhecido em toda a Europa e não só.