segunda-feira, 23 de junho de 2008

João Garcia parte è conquista de mais uma montanha!



JOÃO GARCIA PARTE À CONQUISTA DO
BROAD PEAK 2 SEMANAS DEPOIS DO ÊXITO
DO MAKALU


João Garcia parte amanhã,terça-feira, para o monte Broad Peak, duas semanas depois de ter alcançado o cume do Monte Makalu.

O alpinista João Garcia altera o plano inicial do calendário da escalada de montanhas, no âmbito do projecto “À conquista dos picos do Mundo” que conta com o apoio do Millennium bcp, e parte amanhã, terça-feira, dia 24 de Junho,para uma expedição ao Monte Broad Peak, duas semanas depois de ter regressado do Makalu.
Esta alteração no calendário consiste em trocar a época de escalada no Outono na Cordilheira dos Himalaias pelo verão na Cordilheira do Karakorum. Com esta alteração João Garcia pretende evitar os efeitos, cada vez mais prolongados, da pós Monção, que tem vindo a dificultar as ascensões na época do Outono.


O Broad Peak, originalmente K3, com 8.047 metros de altitude, é a décima segunda montanha mais alta do mundo. O Broad Peak faz parte dos montes de Gasherbrum, situado na região de Karakoram, nos Himalaias, e está localizadoaproximadamente a 8 km do monte K2. O Broad Peak é localmente conhecido como Faichan Kangri.
Com regresso previsto na 1ª quinzena de Agosto, esta será a próxima montanha que irá ser escalada, do conjunto de expedições “À conquista dos picos doMundo”, que João Garcia se propôs conquistar por forma a atingir o topo das 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude, sem recorrer a oxigénio artificial.

As montanhas com mais de 8 mil metros de altitude que faltam escalar são:

1. Broad Peak, Paquistão/China: 8.047m – Verão 2008
2. Manaslu, Nepal: 8.163m – Primavera 2009
3. Nanga Parbat, Paquistão: 8.125m - Verão 2009
4. Annapurna, Nepal: 8.091m – Primavera 2010

XIX Semana da Cultura Tauromáquica




XIX Semana da Cultura Tauromáquica

28 DE JUNHO A 3 DE JULHO 2008




28 de Junho – Sábado



17h - Salão Nobre dos Paços do ConcelhoInauguração oficial da XIX Semana da Cultura Tauromáquica - Inauguração da Exposição do Pintor e Matador de Toiros espanhol Ricardo Sánchez Marcos


17h30 - Clube VilafranquenseInauguração da Exposição “Família Salgueiro, 5 Gerações de Cavaleiros Tauromáquicos” Inserida nas comemorações dos 20 anos de Alternativa de João Salgueiro


18h30 - Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de XiraVacada Popular (Org. Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira)


22h - Praça de Toiros Palha BlancoConcurso Internacional de Recortadores (Org. “Tauroleve”)

23h - Encerramento das Exposições


29 de Junho – DomingoDia dedicado ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira


15h - Abertura das Exposições


15h30 - Praça de Toiros Palha BlancoTreino do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira (antigos, actuais e juvenis), comentado por Sérgio Perilhão 3 vacas, 1 novilho para treino de cernelhas e 1 bezerro para crianças


19h - Festa convívio na Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira


21h - Encerramento das Exposições


30 de Junho – Segunda–Feira


15h - Abertura das Exposições



21h - Encerramento das Exposições


21h30 - Clube VilafranquenseConferência:“Família Salgueiro, 5 Gerações de Cavaleiros Tauromáquicos”Com Fernando Salgueiro, João Salgueiro, João Salgueiro da Costa e o apoderado António Manuel Cardoso.Moderador: Vítor Escudero, crítico taurino.

1 de Julho – Terça-Feira

15h - Abertura das Exposições

21h - Encerramento das Exposições

21h30 - Salão Nobre dos Paços do ConcelhoConferência:“História da Dinastia Bienvenida”Intervenientes: Elementos do Círculo Taurino Amigos da Dinastia Bienvenida • Juan de Lamarca – ex-presidente da Praça de Toiros de Las Ventas (Madrid) • Miguel Bienvenida – Filho do Maestro Angel BienvenidaO Círculo Taurino Amigos da Dinastia Bienvenida irá homenagear: Augusto Gomes, José Júlio, Mário Coelho, Ricardo Chibanga, José Falcão, Victor Mendes, Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, D. Maria da Luz Rosinha, Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, Escola de Toureio José Falcão e Clube Taurino Vilafranquense (Pelo 25º Aniversário)

2 de Julho – Quarta-Feira

15h - Abertura das Exposições

21h - Encerramento das Exposições

Clube Vilafranquense
Conferências:“Encastes e Origem do Toiro Bravo” Orador: • Javier Morales – Veterinário da Praça de Toiros de Las Ventas (Madrid)“A Importância Das Escolas De Toureio” Orador: • Filipe Murillo – Presidente da Escola Taurina de Madrid Participam: • Maestro Victor MendesJosé Manuel Rainho – Gerente da Associação Escola de Toureiro José FalcãoHomenagem da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e do Clube Taurino Vilafranquense ao Círculo Taurino Amigos da Dinastia Bienvenida:D. Juan de Lamarca, D. Javier Morales, D. Filipe Dias Murillo D. Miguel Bienvenida

3 de Julho – Quinta-Feira

15h - Abertura das Exposições

21h - Encerramento das Exposições

22h00 - Largo da Igreja da MisericórdiaApresentação do filme “75 Anos dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira”

23h00 - Largo da Igreja da MisericórdiaFados com “Os Câmara a Cantar”Homenagem a D. Vicente da Câmara na Comemoração dos 60 Anos de Fadista, com:D. Vicente da Câmara, D. José da Câmara, D. Manuel da Câmara e D.a Teresa da Câmara Fonseca

24h - Encerramento da "XIX Semana da Cultura Tauromáquica"

Horário das Exposições:
28 de Junho – das 15h00 às 23h00

29 de Junho a 3 de Julho - das 15h00 às 21h00

Midnight Juggernauts no Optimus Alive! 08


MIDNIGHT JUGGERNAUTS
12 DE JULHO
O trio australiano de New Rave, Midnight Juggernauts, junta-se à festa dia 12 de Julho, no Optimus Alive!08, com a promessa velada de não deixar ninguém quieto.
Com apenas um álbum editado, os Midnight Juggernauts são uma das mais elogiadas bandas do novo movimento que mistura o rock com a música electrónica, em composições que não convidam, antes obrigam, a dar um pezinho de dança.
“Dystopia”, o afamado disco, viaja algures entre David Bowie e Justice, explodindo em músicas ideais para banda sonora de uma qualquer festa.
O single, “Into the Galaxy”, sintetiza na perfeição todas as qualidades que nos trazem o admirável mundo novo dos Midnight Juggernauts.

Novo trabalho de Aldina Duarte


NOVO TRABALHO DE ALDINA DUARTE


A fadista Aldina Duarte editou já o seu terceiro álbum, "Mulheres ao espelho", o primeiro com uma capa colorida, como sublinhou à Lusa, por ser o que revela "maior harmonia entre a alegria e a tristeza".
"Espelho de mulheres" é editado pela Roda-Lá Music, etiqueta criada pela artista que, perante "portas fechadas", decidiu "arriscar".
Neste álbum de capa colorida, design de Rui Garrido e fotografia de Isabel Pinho, além do fado tradicional, Aldina Duarte canta fados canção.
A fadista canta cinco poemas seus e dois de Rosário Pedreira, “poeta” com que fecha o CD declamando "Mãe", de sua autoria.
O primeiro verso do poema reza assim: "Mãe, eu quero ir-me embora - a vida não é nada".
Aldina afirmou à Lusa que "o poema da Maria Rosário fala de uma coisa que ninguém quer ouvir mas sobre a qual devemos pensar, para a qual temos de conseguir olhar e até por solidariedade com quem viveu por aquela situação".
"Foi uma situação pela qual uma amiga minha passou e há coisas que são duras e não queremos pensar, mas essa não é atitude certa", acrescentou.
Maria José da Guia, Hermínia da Silva e Lucília do Carmo são três fadistas a quem presta homenagem por lhe "servirem de espelho".

De Maria José da Guia, falecida em 1992, canta "Bairro divino" (Álvaro Duarte Simões); de Hermínia Silva, que morreu a 13 de Junho de 1993, "A rua mais lisboeta" (Lourenço Rodrigues/Vasco Macedo); e de Lucília do Carmo, falecida há nove anos, interpreta "Não vou, não vou" (Júlio de Sousa/Mário Moniz Pereira).
"São três mulheres que me servem de espelho na minha profissão de fadista", sublinhou.
Mas não é "este espelho" a razão única da escolha do título do álbum. Segundo Aldina, "este espelho espelha também histórias com princípio, meio e fim de muitas mulheres".
"Vi-me em muitas mulheres quando idealizei este álbum", explicou.
Acompanham a fadista os músicos que com ela gravam desde o primeiro álbum, José Manuel Neto na guitarra portuguesa e Carlos Manuel Proença na viola (Prémio Amália Rodrigues 2008), que também assina a direcção musical.
Interessada nas "coisas do fados e nas suas histórias e história", Aldina Duarte afirmou à Lusa que este seu trabalho de "constante pesquisa" é "um instrumento do fado" e que ouvindo e conhecendo vai "apurando o ouvido e a sensibilidade".
Actualmente empenhada na divulgação deste álbum, a fadista tem em projecto um programa de rádio e agendados vários espectáculos.

Dia 04 de Julho actua no Cine-Teatro Batalha no Porto, mas antes apresenta "Espelho de mulheres", dia 28 de Junho, na FNAC Chiado (Lisboa), pelas 18:00.

Dia 07 de Julho actuará em Berlim, no âmbito do Festival Internacional de Poesia, e 13 do mesmo mês inicia um ciclo de apresentações aos domingos na Fábrica de Braço de Prata, em Xabregas, Lisboa.

"Apenas Amor", de 2004, foi o álbum de estreia da fadista, que começou a cantar aos 24 anos e se afirma admiradora de Camané, Beatriz da Conceição, Maria da Fé, Mariza e Carlos do Carmo.
O disco foi bem acolhido pela crítica e público e em 2006 editou "Crua", um álbum composto exclusivamente por poemas de João Monge.
Aldina Duarte, natural de Lisboa, cresceu em Chelas, começou a trabalhar aos 20 anos num jornal e passou depois pela rádio.
Cantou no coro de uma banda, os "Piranhas Douradas", e trabalhou no Centro de Paralisia Cerebral, onde deu o seu primeiro espectáculo.
Camané, Mariza, Pedro Moutinho e António Zambujo, são alguns dos fadistas que interpretam poemas de sua autoria.


(hardmusica.com/Lusa)

Feio & Friends hoje no Casino lisboa


FEIO & FRIENDS
Em Concerto


António Feio, rodeado por um grupo de amigos, decide formar uma banda para dar um concerto num registo descontraído, bem humorado e de grande cumplicidade com o público.

Ao todo vamos poder ouvir um alinhamento de canções que nos marcaram a todos de forma indelével.

Desde as bandas sonoras de filmes, até às canções de genéricos de séries infantis, passando ainda pelas publicidades clássicas, tudo cabe no repertório desta banda.

Tudo, tudo não é bem assim. Um dos músicos, que Feio com o seu bom feitio permitiu que fizesse parte da banda, contrariando a vontade dos outros elementos, insiste em fazer versões de músicas e solos em... Flauta de Pan.

Mas, nem esta nota dissonante vai conseguir desafinar o harmonioso, fabuloso e mais outra coisa acabada em "oso"(que não nos lembramos agora), concerto dos...Feio & Friends.


Com António Feio e Miguel Camilo nas guitarras, Alexandre Manaia no teclado, Nuno Oliveira no baixo, Mauro Ramos na bateria, Paula Teixeira e Paulo Ramos na voz.

Participação especial de Jorge Mourato e convidados surpresa.

Feio & Friends

Arena Lounge no Casino Lisboa

Dias 23, 24, 25, 30 Junho, 1 e 2 Julho

Concertos às 22h30 excepto dia 24 que é às 23h30

Chuck estreia hoje no AXN


Estreia da série Chuck no AXN


O AXN estreia hoje, dia 23 de Junho às 22h25 uma nova série da Warner Bros. Television intitulada Chuck.

Dos produtores executivos Josh Schwartz (O.C. Na Terra dos Ricos) e McG (Sobrenatural, O.C. Na Terra dos Ricos ou Os Anjos de Charlie) chega-nos uma série de acção e comédia sobre um jovem informático, considerado na gíria como um geek (“maluquinho” por computadores), que é catapultado repentinamente para uma nova carreira como agente secreto da maior importância.

No papel de Chuck temos Zachary Levi (A Promovida), a que se juntam Adam Baldwin (Serenity, Ficheiros Secretos, Nascido Para Matar), Yvonne Strahovski (Gone), Joshua Gomez (Sem Rasto, Invasão) e Sarah Lancaster (Everwood, Os Amigos de Brian, Médicos e Estagiários).
Chuck Bartowski (Zachary Levi) abre um e-mail subliminarmente codificado com segredos do Governo e descarrega inconscientemente um servidor inteiro de dados confidenciais para o próprio cérebro.

Agora, o destino do mundo está acidentalmente nas mãos dum rapaz que trabalha numa loja de electrónica!

Em vez de combater vírus informáticos, Chuck terá agora que enfrentar assassinos e terroristas internacionais.
Com os preciosos segredos do Governo agora na cabeça de Chuck, o Major John Casey (Adam Baldwin) da agência governamental de segurança nacional assume a responsabilidade de o proteger.

A sua parceira nesta tarefa é a agente da CIA Sarah Walker (Yvonne Strahovski), que virá a ser a primeira namorada de Chuck desde há muitos anos.

Casey e Walker vão tentar manter Chuck a salvo a todo o custo.
A completar o elenco estão Joshua Gomez no papel de Morgan Grimes, o melhor amigo de Chuck, e Sarah Lancaster como Ellie, a irmã do protagonista.


Estreia: Segunda 23 de Junho às 22h25
Emissão: Segundas às 22h25
Intérpretes: Zachary Levi, Adam Baldwin, Yvonne Strahovski,
Joshua Gomez e Sarah Lancaster