segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Maria Alice edita TOCATINA


MARIA ALICE "TOCATINA "


Hoje, dia 15 de Setembro, Maria Alice edita “Tocatina”, seu novo trabalho discográfico.

Depois de “Ilha d’Sal”, “D'Zemcontre” e de “Lágrima e Súplica”, a voz quente característica de Maria Alice traz-nos “Tocatina”, um disco inteiramente dedicado às mornas de Cabo Verde.

Neste novo trabalho, produzido por Humberto Ramos, Maria Alice tenta recriar o ambiente vivido nos anos 60/70, através do uso de uma formação tradicional com guitarras e cavaquinhos. Na gravação deste disco, composto por mornas populares, a cantora de “Rotcha Nú” teve o apoio de Vaiss na guitarra de 6, 10 e 12 cordas, Jon Luz no cavaquinho, violino e viola de 10 cordas, Adérito Pontes na guitarra de 6 cordas e por Tó Barbosa no violino.

Um novo trabalho, no qual, uma vez mais, se confirma o talento de Maria Alice - uma voz cristalina, sensual e intensa.

Uma voz que revela um estilo próprio e uma personalidade única no panorama da música cabo-verdiana.

No dia 23 de Outubro, Maria Alice apresenta “Tocatina”, num espectáculo no Teatro da Trindade.

Correos em baixo

Para espanto de quem pretende procurar alguma informação refrente a produtos postais, códigos postais e qualquer outra informação no site dos Correios de Portugal, deparou-se com a seguinte informação:




Lamentamos, mas de momento o site encontra-se em manutenção.
Por favor, tente de novo mais tarde.
Obrigado pela sua compreensão!

De salientar que a mesma esteve a ser apresentada ao longo de toda a tarde do dia de hoje.
Não nos foi possivel obter qualquer informação, até a esta hora, por parte dos CTT.

Portimão Arena recebe Sultões da dança


“FIRE OF ANATÓLIA” FECHA CICLO DE GRANDES ESPECTÁCULOS MUSICAIS

Ritmos exóticos e coreografias arrojadas fazem parte de “Fire of Anatólia”, o derradeiro de seis Grandes Espectáculos Musicais que marcaram o Verão e que vai ter lugar a 19 de Setembro no Portimão Arena, a partir das 22h00.

Mais do que um simples espectáculo, o projecto a cargo dos Sultões da Dança vai buscar as suas raízes à mitologia e à cultura milenar da Anatólia, em plena Turquia, berço da primeira chama e da roda, lugar escolhido por deuses e reis para admirar as costas do Mediterrâneo.

São quase 70 bailarinos a protagonizar, de forma intensa, aquele que é considerado o maior espectáculo de música e dança da Turquia e que já foi aplaudido por mais de oito milhões de pessoas em todo o mundo. Um dado sintomático da trepidante experiência que aguarda o público – “Fire of Anatólia” está registrado no Livro dos Recordes do Guiness como a actuação de dança mais rápida, com 241 passos por minuto.

Os bilhetes custam 12,50 € e podem ser adquiridos no Auditório Municipal de Portimão (nos dias úteis das 14H00 às 20H30) e no Portimão Arena no dia do espectáculo, a partir das 18h00. Titulares do Passaporte Sénior, Cartão Jovem Municipal, e crianças até aos 10 anos beneficiam de 40% de desconto. Informações e Reservas: 282 418 547

Recorde-se que continua ao dispor o Serviço de Acompanhamento de Crianças entre os 3 e os 8 anos. Assegurado por animadores com experiência, este serviço de entretenimento gratuito vai ser disponibilizado nos dias dos espectáculos a partir das 21h00, até ao fim do mesmo, mediante marcação prévia para o telefone 282 480 492 e apresentação de bilhete.










Mariela Michelena vem a Lisboa explicar o seu Livro


Mulheres Mal-Amadas

Liberte-se das relações destrutivas e sem futuro

de Mariela Michelena, psicanalista espanhola, membro da Associação Psicanalista de Madrid (Associação Psicanalítica Internacional).


Quando falamos de mal-amadas, não nos referimos apenas a mulheres vítimas de violência doméstica.

Falamos de mulheres que estão presas a relações impossíveis, furtivas, clandestinas ou proibidas.

Relações que as consomem emocionalmente, que as vão destruindo psicologicamente aos poucos. Mulheres que choram por um amor sem futuro.

Que são fiéis e submissas a um homem que não lhes quer bem.

Mulheres extraordinárias, fortes em todos os campos da sua vida, menos no amor.

Mulheres enganadas, assustadas, traídas, dispostas a anularem-se perante um homem que não as quer como elas merecem ser queridas. A psicóloga Mariela Michelena traça nestas páginas um mapa das relações conjugais, define os pecados capitais que devemos evitar, responde às questões da infidelidade e da submissão e dá-lhe as ferramentas necessárias para que tome as rédeas da sua vida e recupere a sua autonomia emocional.

Mariela Michelena desenvolveu a sua prática clínica em Caracas, Houston e Lima. Actualmente exerce no seu consultório, de Madrid.

Publicou Un año para toda la vida (2002) e Saber y no saber.

Curiosidade sexual infantil (2006).


Conferências no Instituto Franco Português



EFÉMERO.CRIAÇÃO.ACONTECIMENTO ENCONTRO DE
ESTÉTICA E TEORIA CULTURAL
16 e 17 de Setembro
Institut Franco-Portugais (ENTRADA LIVRE)


A Arte… não produz conceitos, ainda que proponha problemas e provocações. Mas gera sensações, afectos e intensidades. Esse é o seu modo de propor problemas, que por vezes se alinham com… conceitos. (Elizabeth Grosz)
O Encontro Efémero.Criação.Acontecimento visa reunir investigadores universitários, criadores e mediadores culturais para uma reflexão e um debate capazes de aprofundar o conhecimento sobre a Arte, em particular a que é realizada em Portugal.
Objectivo complementar: discutir criticamente os caminhos que a Criação pode percorrer quando lhe importa rever a sua dimensão estética e política, no seio da sociedade actual.
Repensar a nossa relação com o Efémero e aceitar o desafio do Acontecimento, em antecipação de uma Bienal da Luz, são duas acções articuladas que motivam uma visão estratégica sobre a problemática da criação na contemporaneidade.
Se os convidados estrangeiros Christine Buci-Glucksmann [França] e Malcolm Miles [Reino Unido] representam duas posições particularmente ricas e sólidas sobre as duas categorias que o Encontro procura debater, o conjunto de convidados nacionais oferece uma panorâmica abrangente e transversal da produção artística na actualidade, nomeadamente na sua relação não apenas com o mundo das ideias, mas com o próprio espaço urbano e o presente quotidiano.
Participantes, modelo e objectivos
Christine Buci-Glucksmann, José Manuel Rodrigues, Margarida Medeiros, Pedro Costa, Luís Oliveira, Susana Mendes Silva, João Fernandes, Pedro Amaral, Paulo Ferreira de Castro, Luís Carmelo, Malcolm Miles, Manuel Gusmão, Teresa Cruz, Jacinto Lageira, Pedro Bandeira, Delfim Sardo, João Tabarra, Miguel von Hafe Pérez, Tiago Guedes, Ana Pais, Pedro Cabral Santo, Carlos Vidal e Idalina Conde debatem a articulação entre dois conceitos filosóficos – o Efémero e o Acontecimento – fundamentais no âmbito da produção artística contemporânea.
Relevando o pensamento e experiências marcantes no campo da investigação, da mediação cultural e da actividade artística, em áreas diversas – das artes plásticas à música, do cinema à fotografia –, o encontro propõe-se não apenas como gesto cartográfico, mas sobretudo enquanto modelo de reflexão estratégica para a criação artística na actualidade e a sua afirmação em sentido lato.

Destinatários
Investigadores e estudantes do Ensino Superior, com relevo para as áreas da Filosofia e da Estética, da História e Crítica de Arte, das Artes Visuais e Performativas, das Ciências Sociais e de áreas projectuais como a Arquitectura, o Design ou o Urbanismo. Revestir-se-á de interesse também para quaisquer agentes e mediadores culturais, sem exclusão de outros profissionais do Desenho Urbano ou da Arte Pública, assim como de um público geral interessado nas questões da produção e da recepção da actividade artística.

Comissão de curadores
Jean-Paul Lefèvre, Levina Valentim, Mário Caeiro, Sílvia Rosado

Editores
Pedro Andrade, Teresa Alves

" Long Way Down " um documentário no National Geographic Channel



Série com 10 episódios emitidos entre
17 de Setembro e 12 de Novembro

‘Long Way Down’: NGC estreia série documental
com Ewan McGregor e Charley Boorman


Dupla de amigos percorre 24 000 km desde o norte da Escócia até à extremidade mais a sul de África

Ewan McGregor – embaixador da UNICEF – e Charley Boorman angariaram um milhão de dólares para caridade


O National Geographic Channel estreia na próxima quarta-feira, dia 17 de Setembro, às 21h15, ‘Long Way Down’, a série documental de dez episódios protagonizada pelos actores Ewan McGregor e Charley Boorman.


A paixão pela aventura e pelas motos levou a dupla de amigos de longa data a “cair na estrada” e a percorrer 24 mil quilómetros: com início em John O’Groats, na Escócia, viajaram por terrenos inóspitos – atravessando estradas perigosas e zonas de conflito – até chegarem à Cidade do Cabo, na África do Sul, passados 85 dias.
Através de vídeos diários e das imagens das câmaras e do som dos microfones instalados nos capacetes de Ewan e Charley, os espectadores do National Geographic Channel vão poder partilhar a viagem e senti-la através dos olhos dos seus protagonistas. ‘Long Way Down’ promete muitas emoções e aventura!


Ewan McGregor e Charley Boorman viajaram, entre Maio e Agosto de 2007, por países como Inglaterra, França, Itália, Tunísia, Líbia, Egipto, Sudão, Etiópia, Quénia, Uganda, Ruanda, Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Botswana e Namíbia.
Durante a viagem, fizeram paragens para partilhar a riqueza da cultura africana, trocar histórias com os nativos e visitar as delegações africanas da UNICEF, ONG da qual Ewan McGregor é embaixador.


Angariaram quase um milhão de dólares, donativo oferecido às instituições Children’s Hospice Association (CHAS) e Riders for Health pela dupla de actores.


Esta dupla de motards foi até ao limite! Passaram três meses a desafiar as suas capacidades físicas e psicológicas: conduzir através de uma tempestade no deserto na Líbia; viajar acompanhados por guardas armados no Egipto; voar sobre as planícies do Quénia; caminhar nas montanhas do Uganda; ou conduzir ao longo da costa da África do Sul foram algumas das aventuras que fizeram com que Ewan e Charley ganhassem uma nova perspectiva sobre África.
Se, por um lado, as paisagens são belíssimas, ao ponto de cortarem a respiração, por outro a viagem está cheia de armadilhas – na estrada e fora dela.


A tensão entre Ewan e Charley atinge proporções críticas quando discutem sobre como gerir o dinheiro que ainda têm.


Contudo, quando Eve, a mulher de Ewan, se junta à equipa no Malawi, os dois amigos já estão bem e prontos para todas as dificuldades motorizadas que possam encontrar.
Esta não foi a primeira viagem sobre duas rodas que Ewan McGregor e Charley Boorman fizeram.


Em 2004 partiram de Londres iniciando assim a sua aventura pelo globo conhecida por ‘Long Way Round’.


Foi durante esta viagem, que passou pela Sibéria, Cazaquistão e Alasca, que Ewan adoptou a sua terceira filha, de 4 anos, na Mongólia.



LONG WAY DOWN – Lista dos 10 episódios e data/horário de emissão:


17 de Setembro, às 21h15:

‘LONG WAY DOWN: Liguem os Motores’


17 de Setembro, às 22h15:

‘LONG WAY DOWN: Da Escócia à Itália’


24 de Setembro, às 21h15:

‘LONG WAY DOWN: De Roma a Tobruk’


1 de Outubro, às 21h15:

‘LONG WAY DOWN: De Tobruk a Cartum’


8 de Outubro, às 21h15:

‘LONG WAY DOWN: Do Sudão à Etiópia’


15 de Outubro, às 21h15:

‘LONG WAY DOWN: No Quénia’


22 de Outubro, às 21h15:

‘LONG WAY DOWN: Do Quénia ao Ruanda’


29 de Outubro, às 21h15:

‘LONG WAY DOWN: De Kigali ao Malawi’


5 de Novembro, às 21h15:

‘LONG WAY DOWN: Do Malawi ao Botswana’


12 de Novembro, às 21h15:

‘LONG WAY DOWN: Do Botswana à Cidade do Cabo’

Termine o Verão em Festa


Mega Festa de Dj´s no dia 20 de Setembro de 2008 no Paradise Kabana na Praia do Pescador na Costa da Caparica.










Doc Lisboa'08 arranca dentro de 1mês


A presença recente e massiva do documentário nos grandes festivais internacionais de cinema (Cannes, Veneza, Berlim, Sundance) revela algo de importante sobre o renascimento desta forma de expressão e sobre uma mudança global nos hábitos de ver cinema. O documentário afirma-se
mundialmente como um género cada vez mais livre, interveniente e ousado.

Em Portugal, o doclisboa continua a ser o ponto de encontro incontornável do documentário.
Além de já ter fidelizado um público expressivo (cerca de 33 mil espectadores em 2007), o doclisboa é hoje reconhecido internacionalmente como um dos maiores festivais de cinema documental.
Na última edição, o doclisboa abriu com a estreia europeia de Taxi to the Dark Side, de Alex Gibney, que poucos meses mais tarde viria a ganhar o Oscar de melhor documentário. Este ano teremos novamente uma programação de peso.

O convidado de honra em 2008 é uma referência absoluta, um monstro do cinema e, para alguns, o maior documentarista vivo: Frederick Wiseman.
O grande mestre – que dedicou a vida a retratar as instituições e a sociedade americana – discutirá em Lisboa dez dos seus filmes e fará uma masterclass, respondendo às perguntas do público.

Este ano vamos mergulhar na China de hoje, através das obras dos maiores documentaristas chineses da actualidade : Jia Zhan-Ke. Zhang Yuan e Wenhai, entre outros.
A Polónia (curtas Metragens) e Moçambique (da Independência ao presente) serão outros países em destaque.
Como sempre, podemos viajar aos quatro cantos do mundo no doclisboa. Mas também podemos fazer viagens interiores. A secção Diários Filmados e Autoretratos e a secção Novas Famílias, Novas Identidades permitem-nos descobrir territórios íntimos e fascinantes, tanto
no campo da psicologia como no da sociedade.
No que diz respeito aos espaços, o doclisboa continua com sede na Culturgest, a casa-mãe do festival. Tal como no ano passado, o Cinema Londres vai assegurar a repetição dos filmes – desta vez de todos os filmes.
A grande novidade desta edição é uma ocupação diária do Cinema São Jorge com uma programação específica, essencialmente ligada à música (filmes, festas) e à reflexão sobre a mudança da sociedade (Novas Famílias, Novas Identidades). Também é no São Jorge que tem lugar a segunda edição da Maratonadoc no último dia do festival.