terça-feira, 17 de junho de 2008

Centenário de Manoel de Oliveira tem Comissão de Honra presidida por Cavaco Silva



O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ANÍBAL CAVACO SILVA,
VAI PRESIDIR Á COMISSÃO DE HONRA
DESTINADA A CELEBRAR OS 100 ANOS DO
REALIZADOR MANOEL DE OLIVEIRA


A convite do Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, Cavaco Silva aceitou presidir á comissão de honra do centenário do realizador Manoel de Oliveira.

No final de uma audiência com o Chefe de Estado, Pinto Ribeiro e o Presidente da Cinemateca, João Bénard da Costa, anunciaram que as comemorações do centenário de Oliveira incluem uma homenagem no Festival de Cinema de Veneza, que começa em Agosto, e uma exposição sobre a obra do realizador, na Fundação de Serralves.

O centenário de Manoel de Oliveira já foi assinalado nos Estados Unidos com um ciclo de cinema apresentado em várias cidades norte-americanas e no Festival de Cannes, durante o qual o cineasta portugês recebeu uma Palma de Ouro pela sua carreira.
Manoel de Oliveira completa 100 anos em Dezembro!

Cidade da Praia recebeu ontem Simone de Oliveira




SIMONE DE OLIVEIRA ACTUOU ONTEM
NA CIDADE DA PRAIA


A cantora portuguesa Simone de Oliveira actuou omtem na Cidade da Praia, Cabo Verde, num concerto único patrocinado pelo Instituto Camões -Centro Cultural Português.
Simone de Oliveira, 70 anos, estreou-se nos palcos em 1958, tendo marcado a canção portuguesa durante meio século.

A cantora participou em diversos festivais nacionais e internacionais, num trabalho reunido em mais de 10 albuns e 50 edições discográficas.

Além de carreira como cantora, Simone de Oliveira participou em peças de teatro e revista e em filmes, destacando-se nos últimos tempos como actriz em telenovelas portuguesas.


O concerto de piano e voz , na Cidade da Praia insere-se ainda nas comemorações do dia de Portugal , na passada terça-feira, quando o Centro Cultural Português da capital cabo-verdiana promoveu um espectáculo com o guitarrista José Peixoto ( Madredeus) e a cantora de jazz Maria João.

Ainda no âmbito das comemorações do 10 de Junho, o Centro Cultural Português tem patente até dia 25 a exposição Portugal Património da Humanidade.

Portugal ratificou em 1979 a Convenção para a Protecção do Património Mundial da Cultura e Natural da Unesco, que define os critérios para a selecção de sítios com carácter excepcional a incluir na lista do Património Mundial ( hoje com mais de 800 lugares inscritos de todo o mundo).

Desde 1983 que foram integrados nessa lista 13 monumentos, sítios e paisagens de Portugal. A exposição Portugal, Património da Humanidade dá a conhecer esses 13 bens considerados pela UNESCO de valor excepcional.

Último Concerto da temporada hoje no S.Carlos



Hoje, no São Carlos
o último concerto da temporada.

MARCHA FESTIVA, de Fernando Lopes-Graça, é a obra de abertura, hoje, do último concerto da temporada a realizar no São Carlos, com o maestro David Parry a didrigir pela primeira vez a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Neste concerto poderá ainda ouvir e apreciar:
O violinista Ylia Gringolts vai interpretar o Concerto para Violino, op.64, de Felix Mendelssohn e a segunda parte do concerto será preenchida com excertos de Romeu e Julieta, de Serguei Prokofiev.

Apesar de ser o último concerto da temporada a realizar-se no São Carlos, a Orquestra Sinfónica Portuguesa regressa no próximo dia 24 ao Centro Cultural de Belém para encerrar a série de concertos intitulados THE SPIRIT OF ENGLAND, que começou no início do ano.


Este ciclo dedicado à presença artística britânica começou em Janeiro e o programa do último dos quatro concertos realizados no CCB inclui A Midsummer Night's Dream, de Mendelssohn, e The Planets de Gustav Holst.
































O MEU IRMÃO É FILHO ÚNICO estreia a 19


O MEU IRMÃO É FILHO ÚNICO

DE DANIELE LUCHETI


Accio, um fascista susceptível, é a causa do desespero dos seus pais.
Conflituoso, impulsivo e explosivo, arranja facilmente sarilhos, enfrentando cada batalha como se fosse uma guerra.
O seu irmão, Manrico, é um comunista fascinante. É bonito, carismático, amado por todos, mas igualmente perigoso…
No dia-a-dia de uma pequena cidade italiana nos anos 60 e 70, os dois irmãos lançam-se em crenças políticas opostas, estão apaixonados pela mesma mulher e, em permanente confronto, vivem um período das suas vidas pleno de fugas, retornos, conflitos e grandes paixões.
É uma história sobre o crescimento de dois irmãos e 15 anos de história da Itália passam, enquanto vemos as vivências de Accio e Manrico, tão diferentes.

Elio Germano (Accio)
Elio Germano
nasceu em Roma em Setembro de 1980.

Começou a ter aulas de teatro ainda muito novo. Sempre gostou de representar mas também de
escrever histórias, algumas das quais publicadas. Gosta de rap e hip-hop e tem uma banda que se chama “Bestie Rare”. Estreou-se como protagonista em Il Cielo In Una Stanza , realizado por Carlo Vanzina.

Da sua filmografia como actor fazem parte Concorrenza Sleale , de Ettore Scola, Respiro , de Emanuele Crialese, Quo Vadis Baby, realizado por Gabriele Salvatores, e Romanzo
Criminale
, de Michele Placido.


Riccardo Scamarcio (Manrico)
Riccardo Scamarcio
nasceu em Trani em Novembro de 1979, filho de um pintor,mudou-se para Roma aos 18 anos e estudou representação no Centro Sperimentale di Cinematografia. A sua carreira começou na série de televisão italiana Compagni di Scuola . Contudo, a sua estreia no grande ecrã foi no filme A Melhor Juventude (2003), de Mario Tullio Giordana. O seu grande sucesso foi em 2004, em Three Steps Over Heaven, que levou à sequela I Want You, pela qual ganhou o Globo de Ouro da Foreign Press Association para Melhor Jovem.


Este filme de Daniele Luchetti, baseado no romance de Antonio Pennacchi, ‘Il Fasciocomunista’, e escrito pelo famoso duo de autores Sandro Petraglia e Stefano Rulli, é uma enérgica, perspicaz, divertida e inteligente meditação sobre a herança fascista italiana.
Cruzando os anos 60, segue as experiências de dois irmãos divididos politicamente.
Sem ser tão longo e aprofundado quanto a magna obra de Petraglia e Rulli, A Melhor Juventude , cobre no entanto o mesmo território de uma forma divertida, sério-cómica. Uma boa parte da leveza e humor do filme provém dos actores,principalmente dos deliciosos, afiados e atractivos desempenhos de Vittorio Emanuele Propizio e Elio Germano, que representam Accio enquanto adolescente e adulto, respectivamente.
É uma visão fundamentalmente doméstica e satírica de uma destrutiva “guerra civil” que serve como gentil crítica a um mais sério e pesado exame ao passado italiano (incluindo o dos próprios escritores), que consegue evocar, mas nuncade forma trivial, os loucos, mortais conflitos da história política recente italiana.
Energicamente realizado terá talvez um fim demasiado sentimentalista. É no entanto um retrato criterioso e real das guerras ideológicas que atravessaram a Itália depois de 1945.

Um filme a não perder!

Exposição de Arte no Optimus Alive!08



EXPOSIÇÃO DE ARTE

SAM: “NÃO RIA! O HUMOR É UM ASSUNTO MUITO SÉRIO”



O Optimus Alive!08 orgulha-se de apresentar uma exposição única, onde o espólio do artista plástico e cartoonista Sam será apresentada ao público, pela primeira vez, na sua totalidade.

Samuel Azavey Torres de Carvalho, engenheiro de formação, cartoonista de alma e coração, foi ,para José Augusto-França, responsável por introduzir “uma dimensão nova na arte portuguesa: o humor”.

O Guarda-Ricardo, provavelmente a mais marcante das personagens de Sam, acompanhou durante mais de uma década os leitores do Diário de Notícias e do Público.

Mas nem só de cartoons se fez a obra do artista, os particulares funis, as singulares cadeiras, as inquietantes torneiras e o majestoso “Chá da Vovó”, são outras das obras de Sam que marcaram o panorama cultural português e que vão estar expostas ao público no Maior Evento de Música e Arte do ano, o Optimus Alive!08.

Braddigan no Optimus Alive!08



BRADDIGAN (OF DISPATCH)

12 DE JULHO



O cartaz do Optimus Alive!08 encontra-se encerrado, com a confirmação de Braddigan, vocalista dos Dispatch, para abrir o Palco Optimus no dia 12 de Julho.

O músico norte-americano tem sido um elemento fulcral do movimento rock/folk norte-americano, onde começou por se destacar como vocalista dos Dispatch – banda que alcançou a tripla platina com o primeiro álbum, “Silent Steeples”.

A carreira a solo de Braddigan começou em 2003, tendo apenas dois anos depois editado o primeiro longa-duração, “Watchfires”.

Actualmente, Braddigan apresenta-se ao vivo acompanhado de Reinaldo de Jesus, de Porto Rico, e Tiago Machado, do Brasil, com quem gravou o segundo álbum, “The Captive”.


Mais um grande nome confirmado para o Palco Optimus, dia 12 de Julho, onde vai actuar na companhia de Neil Young, Ben Harper & The Innocent Criminals, Donavon Frankenreiter e Xavier Rudd.

My Dream ao vivo em Portugal!


My Dream ao Vivo em Portugal

Muitas são as companhias que apresentam espectáculos por esse mundo fora, mas poucas manifestam esta extraordinária capacidade de emocionar o público.
Nomeados artistas para a paz pela UNESCO, estes jovens mostram em palco uma vontade incrível de vencer as contrariedades da vida.
My Dream é um espectáculo fabuloso que transforma a dura realidade dos artistas envolvidos numa maravilhosa fantasia.
Depois de ter estado em mais de 40 países e ter arrebatado as plateias mais famosas do mundo, desde o mítico La Scala, em Milão, ao Carnegie Hall, em Nova Iorque, a famosa «China Disabled People’s Performing Art Troupe», companhia que integra um elenco de jovens deficientes com excelentes aptidões artísticas, chega finalmente a Portugal.

My Dream é um espectáculo estupendo no qual mais de 80 jovens mostram um talento inigualável em diferentes actividades artísticas.
Com cenários deslumbrantes, coreografias originais e interpretações magníficas, este grupo de artistas consegue ultrapassar as dificuldades através da arte, uma arte alicerçada na coragem e no amor pela vida.
A qualidade artística de My Dream é universalmente reconhecida e são muitas as personalidades a elogiar a companhia chinesa, entre eles, está o norte-americano Al Gore, premiado com o Nobel da Paz: «…estes artistas partilham um tremendo espírito de Humanidade. O seu poder artístico tem inspirado milhões de chineses e agora preparam-se para fazer o mesmo com o resto do mundo.»
LISBOA – COLISEU – 24 e 25 OUT
PORTO – COLISEU – 31 OUT e 1 NOV

As mais importantes descobertas no Discovery Science



AS DESCOBERTAS MAIS IMPORTANTES

DA HISTÓRIA

NO DISCOVERY SCIENCE


O programa examina as descobertas que mais contribuíram para a compreensão da história da vida na Terra.
O apresentador, Bill Nye, narra a descoberta realizada por Walter Alvarez do asteróide KT, que causou uma colossal destruição há 65 milhões de anos e deu lugar ao extermínio dos dinossauros.
Fala-nos da história da Paleontologia e até do nosso conhecimento acerca de como surge o potencial de vida na Terra.

Será que o começo da vida teve lugar próximo de condutas hidrotérmicas, ou as primeiras formas de vida foram sustentadas pelo vapor procedente de enormes super-vulcões subterrâneos?

Nye fala ainda com Bill Ballard, explorador marítimo que descobriu surpreendentes novas formas de vida e temperaturas extremas no fundo do oceano relacionadas com as origens da vida marinha.
Nye dirige-se ao Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian para ver os fósseis de Burguess Shale, que nos oferecem uma nítida imagem da vida primitiva na Terra.

Também retrocede ao sistema de classificação de todas as formas vivas, importante contribuição de Carl Linnaeus.

Este sistema de classificação, que começou a desenvolver-se em 1735, continua a ser a base do nosso actual sistema de categorização de espécies, baseado na nossa compreensão das relações entre espécies procedente da revolucionária teoria da selecção natural de Darwin.

Bill entrevista especialistas em fósseis e evolução em geral e mostra como as grandes descobertas das origens e da evolução da vida nos levam a um melhor entendimento dos padrões de extinção e sobrevivência das espécies existentes na Terra.




Episódio 1, 17 de Junho

“Evolução”: Este episódio inclui uma representação do desenvolvimento da teoria da evolução de Darwin.

Desde que foi publicada em 1859 que os antropólogos se dedicaram a provar que os humanos descendem dos símios.

Nye fala com o especialista Ken Mowbray no Museu Americano de História Natural sobre as descobertas de fósseis de hominídeos para averiguar o progresso da humanidade através da diversidade e da concorrência durante cerca de 7 milhões de anos, a idade de "Toumai", o fóssil de hominídeo mais antigo já encontrado.

As grandes descobertas das origens e evolução da vida levaram-nos a uma melhor compreensão da extinção e dos padrões de sobrevivência das espécies da Terra.

Episódio 2, 24 de Junho

“Ciências da Terra”: O estudo da atmosfera terrestre ajuda os cientistas a compreender o clima e as suas mudanças a longo prazo.

Entre as maiores descobertas acerca deste planeta está a teoria das correntes, a composição interna e externa da Terra e a radiação cósmica.




Estreia: Terça 17 de Junho às 20h12
Emissões: Terças às 20h12

Exposição sobre a Lisboa post terramoto de 1755



“Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje”
na Praça do Comércio



A apresentação da exposição “Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje”, que assinala os 250 anos do plano urbanístico que se seguiu ao terramoto de 1755, tem lugar, durante uma conferência de imprensa, no dia 17 de Junho, às 11h30, no Lisboa Welcome Center, com a presença de António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado e Rosália Vargas, vereadores dos pelouros do urbanismo e da cultura da autarquia, Walter Rossa e Ana Tostões, comissários científicos da mostra, Henrique Cayatte, designer comissário, e de um representante do Turismo de Lisboa.
A exposição “Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje”, que ficará patente até 1 de Novembro, no Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, visa dinamizar o debate em curso sobre a reabilitação da baixa da capital, dando a conhecer ao grande público e aos especialistas o processo urbano de reconstrução do centro de Lisboa pós-1755.
A mostra constitui uma oportunidade única de conhecer, através de material audiovisual, todos os elementos constituintes de um dos planos urbanísticos mais relevantes, consistentes e coerentes jamais produzidos em Portugal.