sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Os Buraka Som Sistema vão a Liverpool


Buraka Som Sistema vencem categoria

‘Portuguese Act’ dos MTV Europe Music Awards



Os Buraka Som Sistema foram os artistas escolhidos pelo público para representar Portugal na edição deste ano dos MTV Europe Music Awards, que se realiza em Liverpool, no dia 6 de Novembro.
Os vencedores da categoria ‘Portuguese Act’ entram agora na competição ‘Europe´s Favourite Act’, que irá eleger o artista europeu preferido do público entre os 23 projectos vencedores em cada um dos países onde a MTV está presente.
Nomeados pela segunda vez para o ‘Portuguese Act’ – a primeira foi em 2007 – os Buraka Som Sistema vão estar presentes no espectáculo em Liverpool, onde o vencedor a nível europeu será anunciado em directo.

“Este prémio visa distinguir os projectos de inquestionável qualidade produzidos em Portugal e contribuir para a divulgação da música nacional em território europeu”, afirma Lorenzo De Stefani, Director da MTV Portugal. “Como fundadores de um novo som electrónico, os Buraka Som Sistema já conquistaram o seu próprio espaço e são excelentes representantes da música portuguesa, tal como os restantes nomeados”.
Este prestigiante galardão – ao qual concorriam também Rita Redshoes, Sam The Kid, Slimmy e The Vicious Five – é entregue aos Buraka Som Sistema num momento particularmente feliz da banda que acaba de atravessar a fronteira europeia para chegar ao competitivo mercado norte-americano.


No início deste mês, actuaram nos EUA para apresentar o seu último álbum, "Black Diamond" e vão regressar em 2009 para uma digressão por este país. Agendada para o próximo ano está também uma passagem pela Austrália e, provavelmente, pelo Japão, países onde o grupo irá lançar o seu trabalho.
Lil´John (João Barbosa), Conductor (Andro Carvalho) Riot (Rui) e Kalaf são os elementos dos Buraka Som Sistema, banda formada em 2006 nos subúrbios de Lisboa. 'Yah!' foi o primeiro single do grupo e também a música com que se tornaram populares em todo o país. Com o EP ‘From Buraka to The World’, o kuduro saiu do espaço que lhe era reservado e fundiu-se com o techno, o drum’n’ bass, o hip hop e a música de dança, um estilo musical que contaminou meio mundo, com uma África nunca antes ouvida.
Esta fusão faz com que os Buraka Som Sistema sejam frequentemente apelidados como os fundadores de um novo som electrónico, designado por kuduro progressivo.



O álbum "Black Diamond", recém-editado em Portugal, vai ser apresentado no dia 15 de Novembro, na Voz do Operário, em Lisboa.


Na Europa será lançado a 10 de Novembro.
Inglaterra recebe MTV Europe Music Awards pela segunda vez
A categoria Portuguese Act foi lançada em 2003 – o mesmo ano em que a MTV Portugal iniciou emissões – servindo simultaneamente para projectar internacionalmente a música portuguesa e confirmar a riqueza e diversidade da música nacional, visível no elenco de artistas e bandas que foram premiados com o galardão: Blind Zero (2003), Da Weasel (2004 e 2007), The Gift (2005) e Moonspell (2006).
A 15ª edição dos MTV Europe Music Awards realiza-se na Echo Arena no dia 6 de Novembro, em Liverpool, com transmissão em directo na MTV Portugal.

Pela segunda vez, Inglaterra recebe os MTV Europe Music Awards, evento que passou por Londres em 1996 e agora é a vez da cidade-berço dos Beatles o acolher.

O MTV Europe Music Awards tem sido recebido nos últimos 15 anos por várias outras cidades europeias, de entre as quais Lisboa em 2005.
Os MTV Europe Music Awards são considerados, pela sua reputação, os mais espectaculares prémios de música na Europa, sobretudo graças às maiores estrelas mundiais que se juntam, todos os anos, ao evento e à atmosfera electrizante onde tudo pode acontecer.

Ikebana para crianças no Museu do Oriente



Ikebana para crianças

O Museu do Oriente organiza, em colaboração com a Academia Michi, uma oficina de arranjos florais japoneses, dedicada a crianças entre os 8 e os 12 anos, no dia 25 de Outubro, entre as 10h30 e as 12h30, com o objectivo de dar a conhecer esta arte decorativa.
Com recurso a plantas e flores, os mais novos vão aprender a compor os três elementos representados pelo Ikebana – Céu (Universo), Terra (esfera terrestre) e Humanidade – e encontrar o equilíbrio entre estes componentes recorrendo a várias técnicas, como a de encurtar as hastes ou corrigir o formato das folhas, alisando-as.
Ikebana é uma arte floral originária da Índia, país onde os arranjos eram dedicados a Buda.


No entanto, a versão japonesa, que consiste na criação de uma harmonia linear que enfatize a simplicidade do arranjo, é a mais conhecida, um pouco por todo o mundo.
O simbolismo do Ikebana está, ainda, associado às tradições e costumes japoneses, sendo que cada feriado nacional e celebração familiar possuem o seu próprio arranjo floral.
Esta é uma oportunidade única para os participantes ficarem a conhecer algumas ideias básicas sobre esta prática e desfrutarem da experiência harmoniosa do contacto com a Natureza.

Exposição em Vendas Novas


Mais de 200 artistas plásticos

representados em Vendas Novas


No sábado, dia 25 de Outubro, pelas 15h00, no Auditório Municipal, abre as portas ao público a 14ª. Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas.

A mostra estará patente até dia 23 de Novembro, de terça a domingo, das 13h00 às 17h00, no espaço de exposições do Auditório Municipal e no Centro Sócio-Cultural.

É uma iniciativa que junta, todos os anos, mais de 200 obras e artistas dos quatro cantos do mundo.

Peças de pintura, escultura, cerâmica, arte têxtil, instalação, de países como Portugal, Bélgica, Brasil, Cabo verde, Roménia, Espanha, Timor-Leste, Colômbia, poderão ser apreciadas nesta mostra que é uma das maiores do país pelo número de participantes e por se realizar anualmente.

Paralelamente serão agendadas outras actividades como visitas guiadas à exposição por um dos artistas participantes e ateliers para crianças dos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do concelho.

Em Fevereiro de 2009 parte da exposição deslocar-se-á até Villa Franca de Los Barros, província de Badajoz, em Espanha, no âmbito de um intercâmbio cultural entre o Município vendansovense e esta cidade espanhola.


Nome: 14.ª Exposição Internacional de Artes Plásticas

Data: 25 de Outubro a 23 de Novembro

Horário: de terça-feira a Domingo, das 13h00 às 17h00

Local: Auditório Municipal (Jardim Público de V. Novas – R. de S. Domingos Sávio, 7080-071 Vendas Novas)

Notícias Atalanta



NOTÍCIAS ATALANTA



Esta semana estreia ENTRE OS DEDOS de Tiago Guedes e Frederico Serra.

Depois do sucesso de Coisa Ruim, a dupla de realizadores apresenta-nos um drama íntimo e poderoso, uma visão da realidade de uma família.
ENTRE OS DEDOS é o retrato do presente, o retrato de todos os que sobrevivem à batalha diária do quotidiano.

ENTRE OS DEDOS tem argumento de Rodrigo Guedes de Carvalho e conta com excelentes interpretações de Filipe Duarte, Isabel Abreu, Lavínia Moreira, Gonçalo Waddington, Luís Filipe Rocha, Fernanda Lapa, Paula Sá Nogueira e João Pedro Vaz.


O ESTADO MAIS QUENTE e OS AMORES DE ASTREA E CELADON em dvd em exclusivo na FNAC


O ESTADO MAIS QUENTE, auspiciosa estreia do actor Ethan Hawke na realização e o último filme do veterano da Nouvelle Vague, Eric Rohmer,



OS AMORES DE ASTREA E CELADON, são os próximos lançamentos DVD da Atalanta Filmes em exclusivo com a FNAC.


De 22 a 26 de Outubro 9ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS


Da mais recente produção francesa, do cinema de autor às obras para o grande público, ou ainda, em retrospectiva, 6 filmes da colheita da Quinzena dos Realizadores, secção do Festival de Cinema de Cannes que agora comemora os 40 anos (foi fundada na sequência do Maio de 68), e que sempre esteve na primeira linha de descoberta das novas formas de regeneração e renovação do cinema.


São 5 dias de oportunidades únicas. 5 dias de descoberta de filmes inéditos em Portugal. De 22 a 26 de Outubro o cinema é francês. On aime ce cinéma.Em exibição no Cinema Medeia Cidade do Porto.


EM BRUGES estreia nos Cinemas Medeia a 30 de OUTUBRO

EM BRUGES, uma comédia de Martin McDonagh.


Com Colin Farrell, Ralph Fiennes e Elizabeth Berrington.


Estreia nos Cinemas Medeia Monumental-Saldanha e King.

Nova biografia sobre Júlio César apresentado na próxima semana


Adrian Goldsworthy, historiador inglês e autor do livro Generais Romanos (obra que se encontra em 2ª edição) vem a Lisboa nos dias 28 e 29 de Outubro, apresentar o livro

César. A Vida de um Colosso.



O lançamento decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no dia 28 de Outubro, às 11h00.


Caio Júlio César contínua a ser o romano mais famoso que alguma vez viveu.

Carismático líder de homens, sedutor nato de mulheres, era um homem culto, um político brilhante e um génio militar, tendo saído vitorioso de algumas das batalhas mais espectaculares da História.

Júlio César morreu aos 56 anos, depois de ter sido nomeado ditador vitalício, assassinado por um grupo de senadores que pretendia defender a República.

Nesta biografia completa e definitiva, o prestigiado historiador Adrian Goldsworthy coloca César no seu tempo e na vasta tela do Mundo Mediterrânico no qual viveu, descrevendo a rica e turbulenta sociedade da época.

Uma biografia empolgante do político, do general e do homem. «Um forte sentido de drama sustenta César, A vida de um colosso de Adrian Goldsworthy... um retrato fidedigno e estimulante não apenas de César mas também da complexa sociedade na qual ele viveu.» New York Times «Excelente... Goldsworthy conta-nos a história com grande habilidade e poder narrativo, usando os relatos do próprio César assim como os de outras fontes.»

Wall Street Journal «O relato de Adrian Goldsworthy deste extraordinário período é uma proeza soberba... Trata-se de um modelo da forma como as biografias antigas devem ser escritas.»

Adrian Goldsworthy estudou no St. John’s College Oxford e leccionou em várias universidades.

Publicou diversas obras como The Roman Armyat War, Roman Warfare, The Punic Wars (publicado como The Fall of Carthage em livro de bolso), Cannae.

Dança pela Psoriase

Decorreu ontem no Teatro Camões uma gala, com duas peças de bailado, de apoio aos doentes de Psoriase.

Entre muitos desconhecidos esteve o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Dalila Carmo e André Gago.


Four Reasons
Em quatro ambientes luminosos o músico e compositor Milko Lazar e a violinista Jelena Zdrale, situados em plena esquerda média do palco, criam pequenos diálogos de interacção com os bailarinos, impulsionando-os com variações de escalas em pequenas melodias.
Visualmente o coreografo Edward Clug apresenta uma metonímia, apresentando-nos pequenos fragmentos de silêncio e escuridão, salientado os corpos, que em ritmo de desafio á melodia oscilam entre movimentos de grande amplitude e de detalhe pontual.
A composição possibilita ao espectador projectar naquela constante narrativa abstracta diálogos entre os dois músicos e os oito bailarinos, que concretizam diferentes histórias e diversas leituras de razões distintas.


Come Together

Numa atmosfera geometricamente simples entre rectas e semi-rectas que se cruzam num jogo entre o claro e o escuro, da luz e da sombra, organizam-se corpos com movimentos enérgicos que rompem abruptamente com a matriz do seu espaço.
Nesta tipologia “Hortense” destaca-se o dinamismo da constante criação de espaços individuais e singulares que se miscigenam numa escrita de movimentos constantes onde o pensamento do indivíduo toma relevância em relação ao corpo, tendo como objectivo fulcral interpelar o espectador e inquietar a sua passividade.
A construção ganha diversas formas convidando assim, o espectador a reflectir sobre o meio onde nos inserimos quotidianamente, que ao mesmo tempo nos condiciona e nos exige originalidade.

Texto de: João Figueiredo Dias