terça-feira, 7 de outubro de 2008

Mona Lisa Show no Centro Cultural de Belém


MONA LISA SHOW DE PEDRO GIL


9 A 12 DE OUTUBRO21H


SINOPSE


O que é que está aqui a fazer? ILUSÃO! DRAMA! EROTISMO! VIOLÊNCIA! RISO! VIRTUOSISMO!... e muito MEDO!

Mona Lisa Show é um acontecimento onde os seus mais íntimos pensamentos ganham voz e os seus mais secretos desejos se tornam realidade! Do que é que estava à espera? Se está à procura de respostas e ávido de perguntas, não se vá embora! Esta é a experiência que poderá mudar a sua vida! Em que é que está a pensar? Do que é que se lembra? O que está a sentir? Encontre-se! Esqueça quem é ou o dia que teve! Questione-se, conheça o grande amor, descubra o sentido da vida, ou ainda, o caminho para a felicidade! Emocione-se, exorcize-se! Venha libertar-se, encontrar a redenção, ou simplesmente, entregar-se ao prazer! Não se deixe dormir…esteja muito disponível! E tudo isto para quê afinal? ...de que é que se vai lembrar amanhã?


SOBRE O ESPECTÁCULO


Mona Lisa Show é um concerto dramático. Não poderia ser noutra altura, nem noutro sítio. É hoje, em Lisboa. Sete personagens num momento das suas vidas. Uma montra humana onde o presente, contém em si, o passado e o futuro, a memória e o desejo. O que dizem estas personagens? O que não dizem e o que gostariam de dizer? E se dissessem o que pensam? Mona Lisa Show é um espelho, ou uma janela para o desconhecido; um laboratório de personagens que se cruzam numa passerelle vermelha entre a vida que têm e as vidas que não têm. Porque é que fazemos isto? Para que é que isto serve? Quais são as nossas histórias, os nossos dramas? Onde estão os nossos heróis? Estas pessoas não existem. São só ficção.


7 PERSONAGENS


Homem 1 vai ser pai. A sua mulher está grávida. Trabalha no ramo imobiliário e está a tentar abrir a sua própria empresa. Sonha com um Triumph Spit-Fire em segunda mão. Às escondidas masturba-se pela Internet com uma tal de Soraia que nunca viu. Mulher 1 é a última mãe a chegar ao infantário para buscar o filho. O marido estranha que ela hoje não tenha ido à salsa. Nessa mesma noite, depois de fazer o jantar, decide despedir-se. Há meses que tenta acabar o livro que está a ler, mas sempre que chega à cama, adormece na mesma página.

Homem 2 está casado há 26 anos e tem dois filhos. A filha mais velha descobriu que ele trai a mãe com uma mulher “30 anos” mais nova. Ele diz que esta situação era impraticável, que mais tarde ou mais cedo iam ser apanhados. Isto nunca lhe tinha acontecido. É amor?

Mulher 2 tem um relacionamento de quatro meses. Ele acha que devem dar o próximo passo, irem viver juntos. Ela não percebe como é que se deixou arrastar até ali, como é que uma boa cama pode achar que vai ser o pai dos seus filhos. Ela precisa de um homem que não tenha medo, um homem que a deixe ser livre sexualmente.

Homem 3 pelo menos uma vez por mês esforça-se por visitar a mãe que vive sozinha a hora e meia de Lisboa. O seu pai morreu tinha ele 18 anos. Ele quer dar à mãe um neto para lhe sujar a casa. Ele é homossexual e adora praia.

Mulher 3 nasceu na Argentina e veio para cá estudar. É artista. As coisas podem não estar como ela gostaria mas estão à andar. Um amigo dela, também artista, pergunta-lhe quando vai ela desistir de criar, quando vai ela ter a coragem para ir procurar a felicidade noutro lado.

Homem 4 vai visitar os pais a casa este fim-de-semana. O pai tem um cancro e vai ser operado pela segunda vez. Ele tem muitas perguntas para lhe fazer e não acredita que este não tenha perguntas. O pai não aplaude as suas escolhas profissionais. O filho convida o pai para uma viagem. Não percebe como é que os dois nunca se embebedaram.


INTENÇÕES


O que procuro é, parece-me a mim, tirar um retrato personalizado da nossa sociedade. Interessa-me o aqui e o agora. Não se trata tanto de procurar “novas” formas, mas sim as “minhas” formas (consoante o meio pelo qual estou a comunicar). Tudo isto, com a certeza de que a tarefa não é finita e tão pouco concretizável. Estou consciente de que aquilo que faço hoje, amanhã o faria de uma outra forma e que só isso já é razão que baste para o fazer. A arte é aqui expressão do eu, uma necessidade do ego, por isso, procuro criar um objecto que me realize mais e mais ainda, algo que seja mais “eu” do que outra coisa qualquer. É paradoxalmente aqui, ou não, que o trabalho co-criativo com os restantes artistas é fundamental, precisamente para me ajudar a chegar a esse “eu” que procuro.Pretendo retratar a classe média, debruçar-me sobre a vida daqueles que têm tudo para ser felizes - ou não? – e que não o conseguem – ou sim ?-, daqueles que o conseguem às vezes, daqueles que nunca o conseguem, bem como, daqueles que dizem consegui-lo sempre. O retrato ou mostrará a vida como ela é(realidade), ou a vida como ela poderia/deveria/gostaria que fosse(ficção). Poder-se-á misturar as duas, fundindo ficção e realidade. Qual imita qual?O retrato pretende sempre provocar o espectador confrontando-o ou com a realidade que ele vive ou que gostaria de viver. (Pedro Gil Setembro de 2008 )

Tim apresenta o seu novo trabalho



TIM EM DIGRESSÃO APRESENTANDO
O SEU NOVO TRABALHO

Moda Lisboa é.... em Cascais!




ELLIPSE VIDEO REFLASHION
A ModaLisboaEstoril associa-se à Ellipse Foundation


"Reflashion" será o tema da próxima ModaLisboaEstoril, a realizar dias 9, 10, 11 e 12 de Outubro, na Cidadela de Cascais.
Quatro dias de moda e reflexão, quatro dias de intensidade e exposição, numa troca de dinâmicas que pretende provocar o olhar de todos os convidados.
Na sua 31ª edição, a ModaLisboaEstoril associa-se à Ellipse Foundation para um exercício visual que confirma a relação constante entre moda e arte – ou a moda como arte.
A colecção de arte contemporânea da Ellipse, criada por João Oliveira-Rendeiro em 2004, inclui mais de 800 trabalhos em acervo, espelhando uma provocante diversidade de estilos, exercícios e manifestações, desde escultura a desenho, fotografia, pintura, instalação e vídeo-arte.
No espaço da Cidadela, onde decorrerão os desfiles, a Ellipse assegura a apresentação circular de 4 obras de vídeo-arte, denominada Ellipse Video Reflashion, com uma pequena mostra que projecta a ambição da fundação sediada em Alcoitão.
Filmes de Angel Ihosvanny, Paul Pfeiffer, Erin Wurm e Reynold Reynolds com Patrick Jolley servirão de warm-up para as colecções dos designers convidados.
Também durante o fim-de-semana da ModaLisboaEstoril, a Ellipse continua a exibir no Centro Cultural de Cascais, Young At Heart (Remix), onde o curador e crítico Alexandre Melo pretende reflectir sobre a "visibilidade crescente" da juventude como sujeito e objecto, como "terreno privilegiado de experimentação" na arte do século XX.
O Art Centre da Ellipse Foundation será palco de uma das principais exposições de 2008. "Listen Darling... The World is Yours", é o título que inspira uma selecção de obras de 40 artistas, entre os quais, Louise Bourgeois, Eija-Liisa Ahtila, Nan Goldin, Cindy Sherman, Matthew Barney ou Shirin Neshat.
A exposição é comissionada pela curadora convidada, Lisa Phillips, directora do New Museum de Nova Iorque.
No Domingo das 15h às 17h a ModaLisboaEstoril disponibiliza um serviço regular de shuttles, que fará o transporte dos convidados e jornalistas da ModaLisboaEstoril até à Ellipse Foundation.

Quem segue a moda? Para onde segue a moda?

Conferência sobre Eça de Queiroz e Machado de Assis


Dia 08 de Outubro, Quarta-feiraàs 18h30

Espaço Machado de Assis

Missão do Brasil junto à CPLP

Conferência do Professor Dagoberto Carvalho Júnior, a respeito da obra de Eça de Queiroz e Machado de Assis.


O professor Carvalho Júnior é médico e escritor brasileiro, membro da Academia de Letras do Piauí e do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico do Pernambuco, além de presidente da Sociedade Eça de Queiroz, da cidade do Recife.

Autor de numerosa bibliografia queiroziana, tendo colaborado na edição da Obra Completa de Eça de Queiroz (Editora Nova Aguilar), no Dicionário de Eça de Queiroz e no Dicionário Temático da Lusofonia, entre outras publicações especializadas.

A conferência "Eça de Queiroz e Machado de Assis: o realismo de cada um", realiza-se no contexto das comemorações do Centenário de Morte do autor de Dom Casmurro.

" Desafio à Gravidade" No Teatro João Mota em Sesimbra


“DESAFIO À GRAVIDADE”

ESTREIA

Quinta-Feira dia 9 de Outubro às 21h30

CINE-TEATRO MUNICIPAL JOÃO MOTA -SESIMBRA


“DESAFIO À GRAVIDADE”


No nosso espectáculo, dois cavalheiros malabaristas preparam-se para apresentar o seu espectáculo de monociclos, magia, malabarismo, acrobacia e participação com o público mas infelizmente falta-lhes uma partenaire , problema que é facilmente resolvido, embora com alguns engraçados percalços.

Durante aprox 40 m o público é transportado com o número de aparição e transformação em palco e pelas árias de Ópera e conjugação destas com a arte do malabarismo, a um mundo alternativo, onde nos esquecemos da gravidade devido ás imagens e visuais criados pelos malabares, e onde somos guiados pelas emoções e sentimentos, neste momento cénico de encanto e originalidade.

Póvoa do Varzim lança o 4º Concurso Internacional da Póvoa do Varzim


4º Concurso Internacional de Composição

da Póvoa de Varzim 2009


Já se encontra publicado o regulamento para a 4ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim 2009.

O regulamento pode ser solicitado no Secretariado do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim ( Rua D. Maria I, 56), por telefone: 252 614 145/252 611 955, fax: 252 612 548 ou email: auditorio@cm-pvarzim.pt, e ainda, consultado no portal municipal.

O concurso, aberto à participação de compositores lusófonos ou de outras nacionalidades residentes há mais de quatro anos em países de expressão lusófona, destina-se a premiar obras inéditas em duas modalidades: Música para Orquestra e Música de Câmara.

O prazo para entrega de obras concorrentes termina a 23 de Março de 2009.

O júri – constituído pelos Professores Carlos Azevedo (Presidente), Pedro Burmester, Dimitris Andrikopoulos e João Madureira –, irá revelar, a 27 de Abril de 2009, uma pré-selecção de duas obras finalistas em cada modalidade, as quais serão posteriormente estreadas, durante a edição de 2009 do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

No final do concerto com as obras finalistas, o júri irá anunciar os resultados finais com os títulos das obras premiadas.

Haverá ainda um “Prémio do Público”. O valor dos prémios é de 4.000 euros e 1.500 euros (1º e 2º, respectivamente) para a peça de orquestra; e de 2.500 euros e 1.000 euros (1º e 2º, respectivamente) para a peça de câmara, podendo ainda ser atribuídas menções honrosas pelo júri.

Além da estreia em concerto integrado na 31ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – 2009, as obras vencedoras em cada modalidade serão editadas em partitura e posteriormente publicadas em CD.

Especial Corrector Yui no Animax


F@NIMAX: ESPECIAL CORRECTOR YUI NO ANIMAX


Aos Sábados no espaço F@nimax, às 11h25 e 17h25, o canal oferece a oportunidade de desfrutar de 5 episódios da série Corrector Yui.
Yui Kasuga é uma rapariga aparentemente normal, que vive no futuro, no ano 2020, onde os computadores são o pilar do sistema.

Um dia, quando Yui está a tentar entrar em ComNet – a maior rede de comunicações do mundo, ou a Internet avançada do mundo de Yui – descobre um pequeno objecto cor-de-laranja no ecrã.
Em casa, quando a protagonista está a fazer um trabalho para a escola, esse objecto volta a aparecer e diz chamar-se I.R.

O estranho ser, que é um dos oito componentes do programa “Corrector” que o professor Inukai – inventor da ComNet – conseguiu introduzir na rede antes de ser descoberto pelo malvado computador Grosser, afirma que Yui é a única que pode deter o caos que está a provocar.
Mas para isso Yui deverá reunir todos os “Corrector” e salvar a humanidade tirando partido das habilidades que lhe transmitem estes seres.

Emissão: Sábados a partir das 11h25 e 17h25
Realização: Yuji Mutoh

Fado em indiano no Museu do Oriente




Fadista indiana apresenta-se em Lisboa



O Museu do Oriente apresenta, pela primeira vez em Portugal, a fadista indiana Sónia Shirsat, com o espectáculo Mundo Fado, no dia 10 de Outubro, às 21h30, no Auditório.
O concerto conta com a participação especial de António Chainho, na guitarra portuguesa, Manuel Leão, no sitar, e do Grupo Ekvât, da Casa de Goa, nos coros e dança.
Além de fado, o repertório inclui música indiana e goesa, numa celebração das várias influências musicais da artista.
Sónia Shirsat faz-se, ainda, acompanhar por Eduardo Rodrigues na guitarra portuguesa, e Tiago Oliveira, na viola de fado.



Gala da Fundação Luso-Brasileira



4ª Gala da Fundação Luso-Brasileira


A Fundação Luso-Brasileira tem o prazer de anunciar a 4ª edição dos seus prestigiados prémios de Reconhecimento.
O Prémio Fundação Luso-Brasileira é um galardão que visa distinguir entidades e indivíduos dos países de língua oficial portuguesa, que pelo mérito da sua actividade mereçam um especial relevo.
Este prémio é atribuído anualmente nas seguintes categorias:
• Política e Responsabilidade Social,
• Cultura e Ciência,
• Actividade Empresarial, e
• Revelação

A Gala deste ano vai ter lugar no Casino do Estoril, no salão Preto e Prata, hoje, dia 7 de Outubro.
Para além da entrega dos prémios, esta 4ª Gala contará com momentos inéditos, entre músicos portugueses e brasileiros, como por exemplo a dupla inesperada composta por Carlos do Carmo e Ivan Lins.
Os prémios deste ano foram desenhados pelo artista Vasco Araújo. Num formato peculiar, remontando ao ovo de Colombo, celebram a reunião e mistura de dois povos.
Sempre atenta às causas sociais, as receitas da Gala da fundação Luso-Brasileira revertem a favor da Fundação Gonçalo da Silveira e do seu projecto “Mulheres do Futuro”, empenhado na recuperação do “Lar Feminino de Santa Paula”, uma instituição angolana de apoio a mulheres, que tem, neste momento, as suas
instalações em elevado grau de degradação.

Fundação Luso-Brasileira

Desde 1992 que a Fundação Luso-Brasileira tem na língua portuguesa uma ponte que liga pessoas por todo o mundo.
De Portugal ao Brasil, passando, também, pelos restantes países de língua oficial portuguesa, a Fundação pretende estimular o encontro de realidades destes países tão diferentes e tão distantes, mas ligados pela mesma História e pela mesma língua.
Assumiu como missão a promoção das relações luso-brasileiras, organizando e apoiando iniciativas de carácter cultural, educativo, cientifico, empresarial e assistencial.
Concretizando estas acções prioritariamente em Portugal e no Brasil, mas também nos restantes países e territórios de língua oficial portuguesa.

A acção da Fundação Luso-Brasileira divide-se nas seguintes áreas:
Cultura
Conhecimento
Reconhecimento.

Os " Mundo Complexo" têm novidades


NOVIDADES DOS "MUNDO COMPLEXO"

“HEY DJ”- NOVO SINGLE/VIDEOCLIP


“HEY DJ” é o 3º single e videoclip dos MUNDO COMPLEXO, retirado de“Estamos Juntos”, o segundo álbum de originais da banda.
Este tema serviu de base para “Hey Mini”, tema que os Mundo Complexo produziram para sonorizar a campanha televisiva da Sagres Mini, que começou em Julho e ainda decorre.
O single entrou em playlist no dia 2 de Outubro na Antena 3 e a 6 de Outubro já pode ser feito o download gratuito do tema no site ww1.rtp.pt/antena3.
11 de Outubro
marca a estreia do videoclip em exclusivo no programa TOP + e no MYSPACE Portugal.

Enérgico e com grande dinâmica, o cenário criado é uma grande festa em que a banda reúne, ao ar livre, convidados como Writters, B-Boys e B-Girls, DJ’s e produtores conhecidos do universo do hip-hop.

PRÓXIMOS CONCERTOS:
Festa de Apresentação do videoclip “HEY DJ”

10 OUT (6ª f) às 23h00
Discoteca W (Lisboa) integrado nas “R&B Sessions”
Mundo Complexo ao vivo c/ Melo D, NBC e outros convidados surpresa
DJ’sKwan + Kamala + Glue (Da Weasel)


Conhecidos por explorarem de forma descomprometida, a partir do rap, outros géneros como
funk, soul, reggae, rock ou até a pop, os diferentes percursos musicais e pessoais dos Mundo
Complexo representam um compromisso consistente entre a cultura hip-hop e o formato canção.
Para celebrar em grande o encerramento do capítulo “Estamos Juntos”, os Mundo Complexo preparam uma grande festa de apresentação do novo videoclip “HEY DJ”.
Com Melo D, NBC e outros convidados surpresa num line-up de luxo (algumas figuras do hip-hopbem conhecidas que participaram na gravação do último disco) e a presença de B-Boys e B-Girls, esta promete ser uma noite que vai seguramente deixar marcas no cenário do hip-hop nacional.

8 NOV (sáb) FESTIVAL MUSIDANÇAS
O FUTURO …
Prestes a completarem 10 anos de carreira, os MUNDO COMPLEXO pretendem celebrar a
ocasião com pompa e circunstância, estando já a preparar um 2009 em cheio e com vários
projectos.
“10 ANOS, 10 MANOS” é um disco onde 10 conhecidos produtores nacionais - parceiros e
cúmplices da banda ao longo de uma década - são convidados a remisturar os temas de Mundo
Complexo
( entre eles Sam The Kid, SP ou Max dos Expensive Soul) e será acompanhado por um documentário – da autoria da Radio Fazuma – que resume o trajecto do colectivo até agora.

A edição está prevista para o 1º trimestre de 2009.
O terceiro disco de originais está previsto para Setembro do próximo ano.
Esta é a história dos Mundo Complexo, que esperam continuar a chegar às pessoas e transmitirlhes sensações através da música, que esperam continuar a apontar o dedo quando necessário,a gritar amor sem complexos ou a advogar positividade, continuando a acreditar que o mundo é complexo mas não é irresolúvel.
10 anos depois acreditam que continuam a trazer algo diferente à cena Hip-Hop nacional e que há espaço para essa diferença.


Os Mundo Complexo são:
Ridículo (produtor/ MC)
Tony (MC/percussionista)
Tranquilo (MC)
Kwan (DJ)

Receitas de Turismo duplicam na Madeira



Madeira duplica receitas de turismo em dez anos

Tendência de crescimento mantém-se A Região Autónoma da Madeira duplicou o número de hóspedes e os proveitos registados em estabelecimentos hoteleiros entre 1997 e 2007, de acordo com dados fornecidos pela Direcção Regional de Estatística do Governo Regional da Madeira.

Em 1997 o número de hóspedes em estabelecimentos hoteleiros totalizava 584 mil e os proveitos 154 milhões de euros.

Em 2007 estes números passam para 970 mil e 282 milhões de euros, respectivamente.

Em 2008 deverão ultrapassar 1 milhão de hóspedes e 300 milhões de euros de receitas.

Este crescimento foi acompanhado por um aumento do número de estabelecimentos hoteleiros que passou de 153 em 1997 para 243 em 2007, e da capacidade de alojamento que passou de 19.041 para 29.661 camas.

Se compararmos o número de quartos em 1997 (9.328) com o número de quartos em 2007 (13.586) constata-se que o aumento é de cerca de 45 por cento. Esta constatação remete para duas conclusões.

Por um lado, o investimento turístico da Madeira nos últimos anos concentrou-se em unidades hoteleiras de grande dimensão.

Por outro, a taxa de ocupação cresceu substancialmente porque o aumento do número de turistas foi superior ao aumento da oferta de unidades hoteleiras.

O turismo no espaço rural foi um dos segmentos de mercado que assinalou maior crescimento atingindo em 2007, 50 estabelecimentos e 50 mil dormidas contra 15 estabelecimentos e 9 mil dormidas registados em 1997.

Nos últimos anos a taxa de ocupação na Madeira tem reflectido um crescimento relevante.

Entre 2005 e 2008 a taxa média de ocupação na Madeira registou uma variação de 10,2 por cento, tendo atingido o valor record de 77,3 por cento em Agosto de 2007.

Até 2012 a Região Autónoma da Madeira (RAM) prevê alcançar uma capacidade de alojamento de 39 mil camas, das quais 35 mil na ilha da Madeira e 4 mil em Porto Santo, os limites máximos definidos pelo Plano de Ordenamento Turístico.

A aposta contínua num turismo de qualidade vocacionado para as classes alta e média alta contribui para que o peso do turismo na economia da região cresça de ano para ano.

Conferência no Instituto de Ciências Sociais


CONFERÊNCIA NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XVIII)

Perspectivas historiográficas recentes


Maurits Ebben(Universiteit Leiden)


La pérdida del Brasil neerlandés y el debate político en los Estados Generales

8 de Outubro de 2008 - 18h00
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Sala de Aulas 1 ICS-UL
Av. Professor Aníbal de Bettencourt, 9 1600-189 LISBOA

Organização:
Nuno Gonçalo Monteiro, Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa
Mafalda Soares da Cunha, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades – Universidade de Évora
Pedro Cardim, Centro de História de Além-Mar – Universidade Nova de Lisboa
José Damião Rodrigues, Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais – Universidade dos Açores

Paula Rego em entrevista no Janela Aberta







Entrevista a Paula Rêgo no «Janela Aberta»


Esta Terça-feira, a partir das 17h25, no programa «Janela Aberta», o Rádio Clube vai conversar com a Pintora Paula Rêgo, a propósito da sua exposição no CAMB- Centro de Arte Manuel de Brito, em Algés, no Palácio Anjos, desde dia 3 de Outubro.

Esta iniciativa mostra mais de 45 anos de trabalho, que incluem alguns inéditos que vão desde os anos 50 até o ultimo trabalho datado de Setembro de 2008, intitulado: "A Marquesa sai às 5", baseado no livro de um escritor Sul-Americano, Donoro.

A pintora que trabalha incansavelmente de segunda a sábado a partir das 9.00 até sair por norma já muito tarde, aborda nos seus quadros temas polémicos como o misogenismo, o aborto, o abuso da mulher, agora a excisão feminina.

Diz que pinta os fantasmas que tem em casa.

Nesta conversa, a pintora que bate recordes no valor que as suas obras atingem em todo o mundo necessita de distância para trabalhar e, por isso vive hoje em Londres, mas o trabalho e observação que sai nas suas obras, são o País onde nasceu permanecendo uma das mais atentas observadoras da realidade Portuguesa e, nesse sentido o Rádio Clube vai perguntar o que é Portugal para a artista.

Também amanhã, a partir das 10h00, o Rádio Clube vai passar uma reportagem sobre a história de 20, dos oitenta reclusos do estabelecimento prisional de Vila Real que estão a participar em cursos de formação profissional.

Neste trabalho da autoria de Aureliana Gomes, o Rádio Clube durante o programa «Minuto a Minuto» vai dar conhecer o dia-a-dia desses homens, que aproveitam o tempo para aprenderem um pouco mais e darem largas à imaginação, entre jogos de cartas ou dominó e trabalhos manuais.

Esta peça será desenvolvida ao longo do dia também no «Grande Jornal», às 14h00 horas e no «Janela Aberta», a partir das 17h30.

Aureliana Gomes contou com o depoimento da directora do estabelecimento Prisional, Ascensão Machado que explicou que estes cursos de formação profissional são uma oportunidade única para qualquer daqueles homens, tendo em conta que a reintegração na sociedade é a tarefa mais complicada para qualquer ex-recluso.